Leitora Compulsiva

Adultos, de Emma Jane Unsworth #Resenha

intrínsecos adultos emma jane unsworth editora intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Adultos

Título Original: Adults

Autor(a): Emma Jane Unsworth

Editora: Intrínseca

Ano: 2020

Páginas: 400

Tradução: Ana Rodrigues

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No mês de agosto, o Clube Intrínsecos trouxe para os assinantes o livro Adultos, da autora Emma Jane Unsworth, e fiquei animada a fazer essa leitura. Como não ando muito boa para dramas, acabei deixando vários dos livros do Intrínsecos para ler em outra hora… Mas a sinopse desse livro prometia uma história mais leve e engraçada, então resolvi arriscar!!

Hoje conto para vocês o que achei desse livro, que deve ser lançado nos próximos meses…

Sobre o que é “Adultos”?

Adultos nos traz a história da relação entre Jenny McLaine, uma jornalista de 35 anos que escreve uma coluna para uma revista on-line feminista e descolada, tem uma casa incrível e vive um relacionamento de dar inveja com um fotógrafo lindo e bem sucedido!

Tudo isso é, com certeza, a fórmula perfeita para um perfil de sucesso nas redes sociais e deveria ser capaz de garantir a ela uma centena de seguidores e curtidas em suas fotos no Instagram…

Mas a realidade de Jenny é muito diferente!! Completamente consumida pela vida on-line, ela passa o tempo todo angustiada e corroída pela necessidade de ser vista, ser admirada, ser curtida!! Tudo o que ela consegue pensar é em como legendar uma foto de maneira perfeita, qual emoticon usar para comentar na foto dos outros, quantas fotos curtir de alguém sem parecer uma fã perseguidora… Jenny passa seus dias se comparando à uma influenciadora por quem é obcecada e mede seu sucesso pelo número de curtidas que recebe em uma foto!!

Toda essa obsessão de Jenny pela redes sociais e pela obrigação de mostrar nada menos que perfeição na vida on-line, acaba deixando-a cega e afastando as pessoas que fazem parte de sua vida real. Em pouco tempo o namoro de Jenny termina, sua melhor amiga se recusa a ajudá-la com seus dramas imaginários e até mesmo o seu emprego corre risco…

E como se tudo isso não fosse ruim o suficiente, a mãe de Jenny resolve aparecer para passar uma temporada na casa da filha e intervir em sua vida. Responsável por boa parte dos traumas e inseguranças de Jenny, a mãe dela chega para reabrir velhas feridas e tentar mostrar à filha que a vida real pode ser difícil, mas vale a pena!

Adultos é uma verdadeira sátira sobre a vida contemporânea, que nos faz refletir sobre a nossa relação com o celular e com as redes sociais.

O que esperar desse livro?

Se eu tivesse que resumir Adultos em uma única frase, eu diria que essa história é um verdadeiro tapa na cara! Não tem como ler essa história e não pensar: será que eu não estou fazendo a mesma coisa que a protagonista?

Escrito com a intenção de criticar o comportamento compulsivo em relação às redes sociais, Adultos mostra o pior lado da vida on-line e todo o dano que essa vida imaginária é capaz de causar. O obsessão, a ansiedade, a comparação com as outras pessoas, o desespero por seguidores e curtidas, a falsa felicidade, a competição, o ódio despejado nos comentários, o tal “vale tudo por audiência”…

Logo no primeiro capítulo já fica bastante clara a intenção da autora em incomodar o leitor, em despertar o senso crítico, em mostrar que há algo de bem errado na protagonista, que deixa sua vida ser controlada pela compulsão que tem com o Instagram! O episódio inicial dela com um croissant, a foto dele e a legenda para o Instagram é completamente insano, mas mostra bem o tipo de protagonista que Jenny é!

Se eu colocasse tudo o que mais detesto nas pessoas em uma cartela, por muito pouco a Jenny não faria BINGO! Rs… Gente, preciso contar… Acho que nunca fiquei com tanto ódio de uma protagonista, viu?! Nas primeiras páginas já peguei o maior ranço dela e não larguei mais!! O jeito que age, as coisas que ela pensa, a maneira como trata a sua melhor amiga, o comportamento dela, a ansiedade patológica por curtidas… Aff!!

Apesar desse ódio que senti pela Jenny, eu simplesmente não conseguia parar de ler o livro. Cada comportamento bizarro que a Jenny tinha me fazia querer saber qual seria o limite para aquela loucura toda! Quando é que ela ia perceber que precisa parar? Quando ela ia se dar conta que a vida das redes sociais é uma ilusão, uma mentira, algo criado para fazer você se sentir um lixo e consumir tudo o que te oferecem?

O mais doido é pensar em quantas Jennys não existem por aí… Quantas pessoas estão deixando de lado a vida real para mergulhar de cabeça na vida de aparências das redes sociais?! Quanto é que as pessoas estão gastando para fazer a foto perfeita?! O que as pessoas estão deixando de lado?

Essa rede-social-dependência é algo sério e esse livro da autora Emma Jane Unsworth vem para mostrar que precisamos ficar atentos, que temos que nos policiar, que precisamos reagir!!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Emma Jane Unsworth é uma romancista e roteirista premiada. Seu romance Animals foi adaptado para o cinema e a própria autora escreveu o roteiro. O filme estreou no Sundance Film Festival 2019. Ela também escreve para a televisão e várias revistas.

Adultos é o mais recente livro da autora e o primeiro a ser publicado aqui no Brasil. Os outros livro dela se chamam Hungry, the Stars and Everything e Animals (ainda não publicados aqui no Brasil).

A edição do Intrínsecos de Adultos tem capa dura, da cor roxa, apenas com o símbolo do clube impresso na frente. A edição que chegará às livrarias nos próximos meses terá essa capa:

adultos emma jane unsworth editora intrínseca resenha blog leitora compulsiva

SAIBA MAIS SOBRE O CLUBE INTRÍNSECOS

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

9 comentários sobre “Adultos, de Emma Jane Unsworth #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Achei uma sacada inteligente da autora, abordar um tema tão corriqueiro na vida atual de muitas pessoas e mostrar o quanto isso é permissivo.
    E fico imaginando a loucura que deve ser na vida de uma pessoa que vivve em função de redes sociais, deve ser muita loucura viver apenas de e em um mundo virtual.
    Adoro as redes sociais, o blog, o computador, mas nunquinha que deixo de fazer minhas coisas diárias e me divertir de outra forma, para ficar ‘ligada’ em likes, comentários,e tc.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Amanda Almeida

    Não conhecia a autora, mesmo ela possuindo tantos projetos diferentes.. Pode ser por não ser publicada no Brasil ainda. A premissa do livro é boa e realmente nos faz refletir sobre o uso excessivo das redes sociais. A personagem parece ter uma vida perfeita e muito triste, me lembrou (até mesmo pela moça na capa) de um episódio da série Black Mirror, é igualzinho a isso, tudo dos personagens é medido pelas avaliações/curtidas que eles têm.

  3. Helana O'hara Heck

    Achei a sacana da autora excelente em abordar a vida virtual.. A gente está cada dia mais imerso a ela.
    E acredito que a personagem ela explora muito bem isso, adorei.

  4. Any

    Oi, Camis!
    A obsessão da Jenny pelas redes sociais e mostrar as pessoas como sua vida é perfeita é… Nossa! Achei bem doentia, e pior que há muito isso hoje em dia, né?! Eu tenho 100% de certeza que não sou igual a protagonista, sério, não estou mentindo rsrs, prefiro mil vezes ler um livro do que perder tempo nas redes sociais, até fiz contas no facebook, twitter e Instagram por conta dos livros, para poder “conviver” com pessoas que amam os livros como eu, fora isso é difícil eu está navegando nas redes sociais…
    Vixi, Jenny é tão chata assim que você pegou ranço dela já nas primeiras páginas?! Chato quando isso acontece, né?! Como te disse lá no post sobre a caixinha do Clube Intrisecos, não fiquei curiosa para conhecer a história da Jenny, e mesmo após ler sua resenha contínuo com a certeza de que Adultos não é pra mim, mas vou indicar esse livro sim, infelizmente convivo com algumas Jennys no momento e acredito que esse livro é uma excelente dica para tentar fazer com que elas abram os olhos… Valeu pela dica, bjos!

  5. Ana Souza

    Achei bem legal o enredo.
    Não conhecia a obra ,mas fiquei mega curiosa em ler. Amo um bom drama.
    Acho inclusive valido dar esse livro para algumas pessoas de presente, para perceberem o mal que é ser consumido por vidas digitais, seguidores, curtidas e todo o resto do pack.
    Adorei a resenha!
    beijinhos!

  6. CRIS

    Oi Camis!
    Adorei o enredo, a proposta da autora foi maravilhosa porque nos tempos que vivemos com tanta tecnologia, essa trama é importante e nos trás reflexão. Fiquei curiosa sobre o livro e como a personagem Jenny vai resolver seus problemas. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

  7. Maria Luíza Lelis

    Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas o enredo me pareceu muito com outro livro que li. Porém, lendo a sua resenha percebi que a protagonista é bem pior do que eu esperava e acho que isso seria um grande problema para mim. Eu preciso me conectar mesmo que minimamente com os protagonistas para a leitura fluir. Mas acho que a autora trouxe um tema muito importante e atual. Sobre a capa que será lançada, confesso que detestei. Eu costumo achar as edições do Intrínsecos muitos sem graça e por isso cancelei a minha assinatura logo no primeiro que recebi, mas esse capa da versão que vai para as livrarias é bem pior, prefiro a do Intrínsecos kkk.
    Beijos!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!