Leitora Compulsiva

A Torre de Nero, de Rick Riordan #Resenha

a torre de nero as provações de apolo intrínseca rick riordan resenha blog leitora compulsivaTítulo: A Torre de Nero

Título Original: The Tower of Nero

Série: As Provações de Apolo #5

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2020

Páginas: 336

Tradução: Regiane Winarski e Giu Alonso

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo) 

***




Lançado pela Editora Intrínseca no último mês de novembro, A Torre de Nero  é o quinto e derradeiro livro da série As Provações de Apolo, que pode ser vista como uma “sequência” das séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo!

Eu que sempre fui muito fã do trabalho do autor Rick Riordan e há anos venho acompanhando suas séries inspiradas nas mais diversas mitologias, tratei de pedir um exemplar pela parceria para descobrir o que finalmente aconteceria com Apolo e seus amigos nesse final de série. 

a torre de nero rick riordan blog leitora compulsiva

Sobre o que é “A Torre de Nero”?

A Torre de Nero é o quinto e último livro da série As Provações de Apolo, que conta a história do deus Apolo e de como ele acaba se tornando humano, sem nenhum de seus poderes divinos. Na pele do adolescente nada divino Lester Papadopoulos, Apolo encontra Meg, a semideusa que convoca os seus serviços, e juntos eles partem para uma super missão!!

Só para não perder o costume quando o assunto são as séries de Rick Riordan, vamos a um resuminho sem spoiler de tudo o que já aconteceu até aqui:

No primeiro livro da série, chamado O Oráculo Oculto, Apolo/Lester e Meg vão para o Acampamento Meio-Sangue e lá descobrem que há um novo vilão à solta, ou melhor, três novos vilões conhecidos como O Triunvirato. Junto com outros semideuses, Apolo e Meg precisam encontrar e salvar o bosque de Dodona, um dos oráculos mais antigos do mundo grego.

Na sequência – A Profecia das Sombras – Apolo conta com a ajuda de Leo Valdez e Calipso para chegar a Indianápolis, onde eles enfrentam um imperador romano conhecido pelos seus espetáculos cruéis e sanguinários, que raptou muitos dos aliados dos deuses. Nessa nova missão, Apolo e seus amigos tem que encontrar o Oráculo de Trofônio, que pode trazer conhecimento e loucura para quem se arriscar a consultá-lo.

No terceiro livro, Apolo parte em mais uma missão para libertar o terceiro dos cinco oráculos desaparecidos. Para isso, ele terá que encarar o Labirinto de Dédalo, que parece estar possuído por um fogo mortal e insaciável. Junto com seus companheiros de viagem, Apolo vai encarar o mais malígno membro do Triunvirato e as consequências são imprevisíveis.

O quarto livro, acompanhamos Apolo/Lester de volta ao Acampamento Júpiter levando o corpo de um semideus romano, que foi em seu auxílio, mas não sobreviveu! A tristeza de todos é enorme, mas ninguém tem muito tempo para se lamentar, porque o Triunvirato está pronto para atacar o Acampamento! Mas antes de poder se juntar aos seus amigos na batalha, Apolo terá que encarar a morte na tumba de Tarquínio, libertar o deus silencioso e lidar com mais um oráculo: A Sibila de Cumas!

E agora, no capítulo final da história de Apolo, ele finalmente terá que lidar não só com o mais terrível imperador romano, mas também com a sua pior e mais temível inimiga: a serpente gigantesca Píton, que dominou o oráculo de Delfos!

Sempre ao lado de Meg, sua mestra e amiga, Apolo/Lester parte para Nova York pronto para encarar seu destino. Ao longo dessa jornada, o deus aprendeu lições de grande valor sobre a humanidade e tanto sua mente e seu corpo como o seu coração serão colocados à prova. Se antes tudo o que ele queria era realizar um grande feito para recuperar seu lugar no Olimpo, agora o que ele mais deseja é ser capaz de salvar as pessoas que ama e honrar todos aqueles que pereceram no caminho!

O que esperar desse livro?

Terminar uma série do Rick Riordan sempre me traz sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo que é ótimo encerrar mais uma jornada, é triste ter que dizer adeus aos personagens e saber que vai demorar para ler uma nova história do autor!! Rs…

Tive vários altos e baixos com essa série, confesso! Em vários momentos senti como se a história do Apolo seguisse a mesmíssima fórmula das outras séries de mitologia do autor e isso me irritou um pouco por sentir que as coisas eram previsíveis demais! Ao mesmo tempo a quase esquizofrênica aqui achava tudo super original e se animava com todas as reviravoltas inesperadas!! Rs… Fora que achei algumas sacadas do autor simplesmente perfeitas (e dei pulinhos de alegria) e outras tediosamente desnecessárias (e fui obrigada a revirar os olhos e bufar)!! Vai entender… Rs!

Mas no geral, minhas experiência com mais essa história acabou sendo bem positiva. Adorei as várias faces do Apolo, que começa a jornada se achando a última bolacha do pacote e termina entendendo a importância das pessoas a seu redor! Esse crescimento do personagem é o melhor de toda a história!! Outro ponto positivo não só desse quinto livro, mas de toda a série no geral, foi o fato de termos de volta vários personagens queridos das histórias anteriores. E aqui fica o alerta que vale a pena ter lido Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo antes de ler As Provações de Apolo! 

A narrativa continua sendo ótima. Mesmo nos momentos mais tensos da trama, as bobagens que Apolo pensa ou fala acabam deixando as coisas engraçadas e isso é bem gostoso. Dá uma leveza para a história e faz a gente lidar melhor com as coisas mais complicadas ou tristes! Os grandes confrontos acabaram não sendo tão grandes assim, mas entendo que o autor mira no público infanto-juvenil e precisa trabalhar com algo mais simples e palatável!

A Torre de Nero fecha com chave de ouro a série e tenho certeza que o autor não poderia ter planejado um final melhor que esse! Rick Riordan é um escritor brilhante e recomendo de olhos fechados os seus livros para o público infanto-juvenil!

Sobre o autor e seus outros livros…

Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times. Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. (Fonte: Site da Intrínseca).

Rick Riordan é, até o momento, autor:

A série Percy Jackson e Os Olimpianos foi ainda adaptada para os quadrinhos e os três primeiros livros já foram lançados: O Ladrão de Ossos, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã.

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

3 comentários sobre “A Torre de Nero, de Rick Riordan #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Deu para relebrar um pouco os livros anteriores.
    O autor tem uma escrita fantástica para essa mitologia que se propõr a escrever.
    DEve ter sido uma ótima leitura.
    cheirinhos
    Rudy

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!