Leitora Compulsiva

A Princesa Prometida, de William Goldman

a princesa prometida william goldman intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: A Princesa Prometida

Título Original: The Princess Bride

Autor: William Goldman

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 416

Tradução: Alice Mello

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***




Um dos filmes que marcaram a minha infância – porque sou velha o suficiente para ter sido criança em 1988 – é o clássico A Princesa Prometida, baseado no livro homônimo de William Goldman (que inclusive foi o responsável pelo roteiro do filme). Junto com Os Gonnies e A História Sem Fim, esse era um daqueles filmes que eu nunca me cansava de ver, não importando quantas vezes ele passasse na Sessão da Tarde! Rs…

Imaginem só o quanto eu pirei quando a Editora Intrínseca anunciou o lançamento do livro original de A Princesa Prometida, em uma lindíssima edição capa dura!!! Sim, rolou dancinha da vitória, gritinhos de emoção e tudo o mais! Tratei logo de pedir um exemplar pela parceria…

a princesa prometida william goldman resenha intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “A Princesa Prometida”?

Com o subtítulo Um Conto Clássico de Amor Verdadeiro e Grandes Aventuras, de S. Morgenstern – Versão só com as “partes boas”, editada por William Goldman, A Princesa Prometida é um livro  completamente diferente de tudo o que temos por aí…

Isso porque, o livro começa com o autor William Goldman se dirigindo diretamente ao leitor para contar que esse é o livro preferido dele no mundo inteiro. Quando ainda era uma criança, ele teve uma forte pneumonia que o deixou preso na cama. Para ajudá-lo em sua recuperação, seu pai lia para ele o livro A Princesa Prometida – do autor florinense S. Morgenstern… Mais tarde, quando ele presentou seu filho com o mesmo livro, descobriu que o livro original era muito maior e cheio de descrições enfadonhas sobre a cultura de Florin. E foi por isso que ele decidiu editar o livro e publicá-lo somente com as melhores partes, da mesma forma que seu pai fez quando leu a história para ele!

O livro então conta a história de uma jovem camponesa chamada Buttercup, uma das garotas mais bonitas do mundo. Um belo dia a jovem se descobre perdidamente apaixonada por Westley, um rapaz humilde que trabalha na fazenda de seus pais. Ao descobrir o amor verdadeiro, Westley decide partir para a América, com a promessa de fazer fortuna e mandar buscar Buttercup para juntos viverem pelo resto da vida! Infelizmente, um trágico acidente com o navio de Westley acaba por abrir um buraco enorme no coração de Buttercup, que decide nunca mais se entregar ao amor!

Anos depois, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e desperta o interesse do príncipe Humperdinck, de Florin, que a pede em casamento. Não que ele tenha qualquer interesse nela, já que eles só tem olhos para a caça – sua grande paixão -, mas um casamento por conveniência com uma mulher tão bonita vem a calhar! Às vésperas do casamento, no entanto, a bela Buttercup é sequestrada por três bandidos, em um plano sórdido para colocar Florin em guerra. É então que surge um destemido mascarado para salvá-la e mostrar a ela que o amor verdadeiro nunca morre!!!

Misturando realidade e ficção, William Goldman nos brinda com uma divertidíssima paródia dos épicos clássicos e não poupa seus leitores de cenas completamente surreais e cheias de aventura!!

Como bem resumiu o pai do autor, esse livro tem:

Esgrima. Luta. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes. Caçadores. Homens maus. Homens bons. As moças mais bonitas. Cobras. Aranhas. Criaturas de todos os tipos e formas. Sofrimento. Morte. Homens corajosos. Homens covardes. Os homens mais fortes. Perseguições. Fugas. Mentiras. Verdades. Paixões. Milagres.

O que esperar desse livro?

A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre A Princesa Prometida é que ele não se parece em nada com nenhum livro que eu já tenha lido na vida e imagino que também não se pareça em nada com nenhum livro que vocês leram na vida!! Rs…

Nesse livro, o autor William Goldman ultrapassou os limites da realidade com a ficção e criou uma história em que fica difícil saber o que é verdade e o que ele realmente inventou! Rs… Na verdade, o que o autor fez aqui foi se transformar em um personagem dentro do livro e, para esse personagem, criou uma história de vida ora baseada em fatos reais, ora completamente inventada!

E é esse personagem meio real e meio fictício que dialoga diretamente com os leitores, contando como conheceu a obra de S. Morgenstern e porque decidiu publicar uma versão editada do livro, só com as “partes boas”. Depois dessa apresentação autobiográfica, temos a história do livro propriamente dita e descobrimos então o livro dentro do livro. Passamos a acompanhar a história de Buttercup e de Westley, do surgimento do grande amor entre eles, da tragédia que os separa, da promessa de casamento da jovem com o príncipe, seu sequestro, seu resgate e todas as loucuras que William Goldman criou nessa paródia!

Mesmo já sabendo o que esperar – porque, como eu disse lá em cima, já vi o filme baseado nesse livro uma centena de vezes – durante toda a leitura eu não conseguia parar de rir e pensar no quanto tudo aquilo era louco e sensacional, tosco e genial!!

Com certeza esse é um dos livros de humor/fantasia/aventura mais incríveis que eu já li. Com um senso de humor inteligente e sagaz e criando reviravoltas inusitadíssimas, William Goldman surpreende os leitores a cada página!!! Ainda bem que foi ele quem editou esse livro e não o Stephen King!!! (E agora vocês vão ter que ler o livro para saber do que estou falando!! kkkkkkk)

Por fim vale uma nota aqui sobre a lindíssima edição capa dura feita pela Intrínseca. As imagens da capa são reproduções em desenho das cenas do filme lançado em 1988, o que, para fãs como eu, emociona bastante. E mesmo se vocês não viram o filme, tenho certeza que vão se encantar com os detalhes e com as cores. Normalmente não sou de babar em edições, mas há tempos não encontrava um livro tão bonito!! Rs…

Sobre o autor e seus outros livros…

William Goldman é autor de romances, peças de teatro e roteiros de cinema. Ganhou o Oscar de melhor roteiro original pelo filme Butch Cassidy, de 1969, e de melhor roteiro adaptado por Todos os homens do presidente, de 1976. Escreveu também o roteiro do filme A princesa prometida, de 1988.

Outros livros do autor já foram publicados aqui no Brasil, mas são tão antigos que devem ser muito difícil de serem encontrados! Quem sabe depois de A Princesa Prometida, outras edições apareçam por aqui!

A Princesa Prometida já serviu de inspiração para muitos outros sucessos. Confiram AQUI a lista de séries de TV da atualidade que já fizeram menção a esse clássico!

28 comentários sobre “A Princesa Prometida, de William Goldman

  1. Aline Santos

    Camila!!
    Qro tanto ler esse livro…
    Nunca imaginei algum flar sobre o filme que marcou minha infância… História Sem Fim…
    Eu amo esse filme de todo meu coração…Fiquei feliz por vc ter falado dle aqui…
    Espero conseguir ler A Princesa Prometida o qto antes pois qro conhecer os personagens, te confesso que a expectativa é grande, tentei não criar mto, mas … Impossível qdo se lê opiniões tão boas sobre o livro.
    Bjs!!

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Como tinha falado no mês passado, eu tinha visto uma vez A Princesa Prometida no canal Cinemax, onde o Inigo Montoya me marcou até hoje, principalmente quando notei que ele era o mesmo ator que interpretou o Gideon em Criminal Minds. Nas buscas no IMDB, descobri sobre o livro e quando a Intrínseca anunciou que ele iria ser lançado e com essa capa, eu pirei! Se existissem na época do filme capas baseadas em livros do modo que essa é, todo mundo ia amar capas assim (contanto que os filmes sejam tão bons quantos os livros). Peguei muitas das referencias das capas, que saltam aos olhos como se fossem aqueles vitrais de castelos e igrejas.
    Finalmente entendi que o garotinho a quem o pai conta a história no filme é o próprio William, e foi muito legal ver que o filme pegou essa origem do livro e a incorporou direitinho.

    Um abraço!

    P.S.: Descobri que o livro do qual William Goldman adaptou o roteiro de Todos os Homens do Presidente foi relançado pela Companhia das Letras em uma versão com capa dura. Praticamente dois livros que inspiraram roteiros de filmes feitos pelos William chegaram as livrarias ao mesmo. Uma grande coincidência!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Leticia.
      Esse filme é um clássico dos cinemas e amei poder ler o livro que deu origem a ele.
      Conversei com a responsável pela aquisição do livro na Bienal e ela contou que essa capa era apenas uma arte produzida por uma tailandesa, que ficou chocada quando a Intrínseca entrou em contato para contratar a arte para a capa do livro!! Rs…
      beijos

  3. Rafaella Viegas

    Oiii tudo bem??

    Esse livro já estava nos desejados a um tempo, mas não conhecia a história, e não sabia do filme nem nada assim, talvez eu seja um pouco nova pra ele.
    Adorei ler sua resenha e conhecer essa história que ama tanto.
    Fiquei bem curiosa, quero mesmo ler.
    Adorei
    Bjus Rafa

  4. Aline Souza

    Acredita que nunca ouvi falar nem do filme e nem do livro?
    Adorei sua resenha e confesso que ela me deixou bastante instigada a ler o livro, pela sua resenha ele parece ser uma fantasia maravilhosa e muito bem trabalhada. Fantasia não é bem um gênero literário que eu goste, mas espero poder dar uma oportunidade ao livro em breve, quem sabe eu não acabo me surpreendendo né.

  5. Cabine de Leitura

    Adorei conhecer o livro que originou um filme que fez minhas tardes na infância e olha que já tinha visto o lançamento por ai, mas nem de longe imaginava do que se tratava realmente. Mas fiquei bem curiosa para saber do que estava falando em relação SK. Quero o livro, ainda mais por ser uma edição tão caprichada.

  6. Caos da Leitura

    Falou em clássico de capa dura, eu quero. Não sabia que tinha livro apesar de já ter assistido o filme algumas vezes ao longo da minha vida. Mas eu era muito criança mesmo, então, jamais iria saber da existência. Não vi o lançamento pela íntrinseca, estou feliz em saber e vou comprar assim que puder. Amei a resenha! Quanta paixão, viu! Beijos

  7. Mayara

    Oie…

    Quem nunca assistiu esse filme que atire a primeira pedra!

    Amei a sua resenha, muito linda empolgada e envolvente. Não conhecia esse livro, mas confesso que mesmo eu não sendo uma leitora de clássicos, esse livro eu quero!

    Beijos

  8. Camila de Moraes

    Olá!
    Acredita que não me recordo muito desses filmes?!
    Me sentindo a desmemoriada agora hahaha
    A capa acho intrigante e como um clássico sempre chama minha atenção tenho vontade de ler, talvez não agora pois certamente não aproveitaria, sabe quando sentimos que não é o momento?!
    Geralmente demoro mais nesse tipo de leituras, mas adorei saber os detalhes dessa obra. Sua resenha está muito convidativa.
    Beijos!

  9. Kelly Alves

    Oi Camis,
    Estou louca pra ler, e alguém podia ter um coração iluminado e relançar o História sem fim né? Amo demais essas histórias, são parte da nossa infância e grandes responsáveis pela nossa imaginação e distração hahahahaha amei a resenha, e se já queria ler antes de saber sua opinião, imagina agora?

  10. Yvens Castro

    Olá, tudo bem?

    Eu estou doido para ler “A Princesa Prometida”, parece ser de fato uma bela leitura, sem contar que essa capa é linda. Gostei das suas impressões, a resenha ficou muito boa. Parabéns!
    Abraço!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!