Leitora Compulsiva

Vivian Contra a América, de Katie Coyle

vivian contra a américa katie coyle leitora compulsiva agir now harper collinsTítulo: Vivian Contra a América

Série: Vivian Apple #2

Autor(a): Katie Coyle

Editora: Agir Now / Harper Collins Brasil

Ano: 2016

Páginas: 304

Tradução: Flora Pinheirol

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura

***

No início do ano passado participei do evento de lançamento do selo Agir Now e ganhei um kit muito bacana contendo o livro ‘Vivian Contra o Apocalipse‘. Fiquei tão empolgada com o novo selo, com o evento e com a sinopse do livro que mal cheguei em casa e já tinha começado a leitura e no final foi uma ótima leitura. Para ficar melhor, no início desse ano a editora lançou a continuação, chamada ‘Vivian Contra a América’ e recebi um exemplar pela parceria!

Infelizmente esse foi um livro que, embora eu tenha lido em fevereiro, ficou parado na minha ‘Pilha da Vergonha’. Vocês devem lembrar que tive um monte de problemas técnicos aqui no blog e fiquei um tempão sem conseguir postar porque estava tudo travado, então no final das contas os livros foram se acumulando… Mas agora cá estou eu, empenhada em dar jeito nisso! rs…

Para começar, vamos relembrar um pouco do que aconteceu no primeiro livro…

Em ‘Vivian Contra o Apocalipse’ conhecemos Vivian Apple, uma americana de  17 anos, boa aluna e até mesmo meio careta. Seus pais se tornaram crentes e membros fervoroso da Igreja Americana, fundada pelo profeta Beaton Frick, que previu o fim do mundo. De acordo com as previsões de Frick, em três anos, aqueles que seguissem os ensinamentos da Igreja Americana seriam salvos no dia do “Arrebatamento”. Os demais serão deixados para enfrentar o Apocalipse, que aconteceria seis meses depois. Vivian e sua melhor amiga Harp não acreditam em nada disso, mas chegada a data do tal arrebatamento, Vivian descobre que os pais simplesmente desapareceram! Eles deviam estar dormindo no quarto, mas ela encontra o cômodo vazio e dois buracos no teto!

Além dos pais de Vivian, milhares de americanos desapareceram de suas casas. Só que nem todos os crentes desapareceram e o pânico entre os “deixados-para-trás” é enorme. Muito daqueles que duvidavam de Frick passam a acreditar em suas previsões, mas Vivian e Harp sentem que há algo de muito errado nessa história toda e decidem sair em busca da verdade. Para isso elas vão atrás de Peter, um garoto que parece saber o que está acontecendo, e juntos eles partem atrás de pistas dos pais de Vivian. A jornada deles não é nada fácil. As pessoas estão enlouquecidas e os crentes se tornaram pessoas realmente perigosas! Mas ao longo do caminho eles encontram ajuda e vão descobrindo coisas surpreendentes, principalmente que a verdade não é nada daquilo que as pessoas imaginam.

 vivian contra a américa katie coyle leitora compulsiva agir now harper collins

Agora vamos a ‘Vivian Contra a América’!

Depois de descobrirem a verdade sobre o desaparecimento dos milhares de devotos da Igreja Americana, Vivian Apple e sua melhor amiga Harp decidem que precisam revelar tudo o que descobriram. Mas essa não será uma tarefa fácil, já que a Igreja Americana tem um enorme poder de manipulação e ganhou ainda mais devotos depois do arrebatamento. De maneira ardilosa, surge a previsão de um novo arrebatamento e as pessoas ficam desesperadas para seguir os ensinamentos da igreja e quem sabe conseguir uma vaga nessa próxima lista! As pessoas estão dispostas a acreditar em qualquer coisa para sobreviver e garantir sua salvação!

Vivian e Harp estão perdidas em São Franciso e não tem a menor ideia de qual será o próximo passo. Além de expor a Igreja Americana, Vivian ainda precisa encontrar seu crush Peter, que sumiu sem deixar pistas. A garota acredita que ele pode estar em perigo e precisa descobrir o seu paradeiro!

Para a sorte das garotas, a meio-irmã de Vivian – Winnie – surge em cena e as leva para o quartel general de um grupo rebelde, onde elas podem ficar em segurança. A Igreja Americana declarou publicamente que as duas são inimigas de Frick Beaton e de repente a cabeça delas está à prêmio! Enquanto tentam escapar das garras da Igreja Americana, as duas procuram uma forma de tornar público tudo o que elas descobriram e Harp decide criar um blog. No começo as pessoas acham que tudo aquilo é bobagem e as críticas são pesadas, mas aos poucos ela conquista um bom público e as pessoas passam a acreditar no que ela diz. Mesmo assim elas precisam de algo muito mais dramático se quiserem acabar com Igreja Americana.

vivian contra a américa katie coyle leitora compulsiva agir now harper collinsUma pista leva as garotas a Los Angeles e finalmente Vivian terá a chance de salvar seu país, seus amigos e até mesmo evitar o fim do mundo!! Ah… e se ainda sobrar tempo, talvez ela consiga arrumar um namorado!! rs…

Assim como no primeiro livro, a narrativa em ‘Vivian Contra a América’ é envolvente e consegue prender o leitor. O tempo está contra Vivian e por isso ela precisa agir a todo o momento, tornando a trama repleta de ação.  Esse é o tipo de livro para ler num tiro só, sem muitos intervalos…

Uma das coisas mais interessantes de se acompanhar é a mudança que acontece em Vivian. No início do primeiro livro ela é uma menina toda careta e obediente. Apesar de não acreditar na Igreja Americana, Vivian segue os ensinamentos impostos pelos pais e procura ser uma boa menina! Mas então, ao longo da história, vemos o crescimento e o amadurecimento da personagem. Aos poucos sua verdade personalidade é revelado e descobrimos uma personagem forte, determinada e corajosa. Vivian não tem medo de enfrentar a Igreja Americana, não tem medo de ir contra aqueles que dizem estar do seu lado. Ela tem uma intuição muito forte e sabe que precisa agir se quiser salvar as pessoas que ama!

O mais curioso é que essa é uma história que cai bem no momento em que estamos vivendo. Cada dia que passa vemos igrejas brotarem do chão a torto e a direito, não é mesmo?! Sem contar que a temos visto ‘igreja’ se tornar sinônimo de comércio! Então acho que essa é uma ótima leitura para a gente refletir!!

Quando terminei de ler esse segundo livro, fiquei com a impressão que a história terminou mesmo. Não encontrei nenhuma informação sobre uma eventual continuação. Mas sabem como é… Nada mais é garantido nesse mundo literário! rs…

Vale lembrar que os livros foram publicados no Reino Unido com o nome de “Vivian Versus The Apocalypse” e “Vivian Versus America”, respectivamente. Nos Estados Unidos, no entanto, o primeiro livro se chama “Vivian at The End of The World” e o segundo “Vivian Apple Needs a Miracle”. Então, quem lê em inglês ou for procurar mais informações sobre a série pode encontrar essa diferença, mas fiquem tranquilos porque são os mesmos dois livros! rs…

vivian contra a américa katie coyle leitora compulsiva agir now harper collins




10 comentários sobre “Vivian Contra a América, de Katie Coyle

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Se quiser ler me avisa que te empresto!
      Nossa, nem acredito que minha pilha está andando! rs…
      beijos

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    O que você falou no final da resenha é verdade! É como se de repente as pessoas se utilizassem das crenças dos outros para conseguirem o que querem: fama, poder, dinheiro ou até mesmo impor uma lei e comportamentos para as pessoas. E não era para ser assim, independentemente da religião que você ou qualquer pessoa creia.
    Porque a religião deve ser somente uma guia para manter nossa força mesmo quando estamos nos momentos mais difíceis e para temos um comportamento responsável dentro da sociedade, o que também indica respeitar a todos, mesmo aqueles que não compartilham da mesma fé.
    E não é algo que ocorre só no Brasil ou com determinada religião, mas também em vários lugares do mundo, levando até mesmo ao terrorismo.
    Uma coisa é seguir os preceitos de uma religião, outra é impor a força a sua crença ao outros. Porque para mim, o exemplo de uma pessoa que faz o bem e respeita os outros atrai muito mais que supostos “milagres” e “promessas”.
    Como sempre, a Katie usou a ficção para satirizar a sociedade sem medo e para assim dar uma lição que todos precisam: Tenha a sua fé, sem nenhum problema, mas também não deixe de lado a desconfiança!
    Ah, deu para ver que americanos odeiam títulos que indiquem “Vão falar mal da gente!”? Parece até que ainda vivem na era da Guerra Fria!

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      É uma pena que até mesmo a religião tenha sido transformada em uma forma das pessoas ganharem dinheiro e fama.
      A história desse livro pode parecer maluca à primeira vista, mas se começarmos a pensar, não estamos muito longe desse tipo de coisa. E como você disse, isso está acontecendo no mundo todo! A verdade é que as pessoas procuram desculpas para suas próprias falhas, uma forma de colocar a culpa nos outros. E é isso que certas igrejas oferecem…
      Nessa história, as meninas que são contra a Igreja Americana, são perseguidas como terroristas. É uma loucura!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Hum…
      Essa é a dúvida eterna…
      Acho que você pode ler o primeiro para ver se gosta.
      Se não gostar, nem compra o segundo! Se gostar, me avisa que eu te empresto o meu segundo enquanto você não pode comprá-lo! rs…
      beijos

  2. sannzinha

    Camis, como você sabe, eu amei o primeiro livro (por sua causa!) e estou bem ansiosa para ler esse segundo. Já estou com o meu aqui e vou lê-lo muito em breve. A história de Vivian é uma das mais originais que li ultimamente. Tomara que eu goste tanto quanto você.

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, San.
      Estou na torcida para que você goste.
      Esse tema é bem original na literatura e também tem tudo a ver com o momento!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!