Leitora Compulsiva

Veronica Roth – Divergente

Esse é o primeiro livro da trilogia distópica escrita por Veronica Roth e que já conquistou milhares de fãs. Depois do sucesso alcançado por Jogos Vorazes, as distopias caíram no gosto dos leitores e continuam em alta. Não sei vocês, mas eu sou uma fã desse tipo de história e tenho vários outros livros do gênero esperando aqui na estante! rs…

Como todo bom livro distópico, a história de Divergente se passa em um futuro não definido e conta a história de como o mundo ficou após uma espécie de apocalipse. As poucas pessoas que sobraram no mundo precisaram mudar de atitude para sobreviver.

Em Divergente temos uma espécie de cidade, na qual as pessoas estão divididas em 5 facções dedicadas a uma virtude: Amizade, Audácia, Erudição, Franqueza e Abnegação. As pessoas de cada facção se dedicam em  tempo integral a essa virtude. A galera da Franqueza diz a verdade acima de tudo, o pessoal da Abnegação está sempre colocando os interesses dos outros acima de seus próprios, a turma da Erudição se dedica aos estudos e à ciência…. Cada facção tem um papel importante nessa sociedade!

Ao atingirem 16 anos, os nascidos em cada facção passam por um teste de aptidão e podem escolher se querem permanecer com sua família na sua facção de origem ou se desejam mudar de facção. Independentemente da escolha, esses jovens precisam passar por algumas provas para mostrar que são dignos da escolha que fizeram, sob pena de acabarem se tornando um sem-facção e viverem às margens da sociedade.

E é justamente com 16 anos que Beatrice se encontra e terá que fazer essa importante escolha. A garota, protagonista e narradora da história, nasceu e viveu toda a sua vida na Abnegação. Seu pai é um dos líderes da facção, mas nem por isso Beatrice é uma garota popular ou de destaque. Ao contrário… Beatrice é praticamente uma garota invisível, com suas roupas cinzas, sem nada que a destaque dos outros… Uma típica menina da Abnegação.

Mas agora Beatrice tem a chance de mudar isso… Apesar do resultado do seu teste ter sido um tanto incomum, Beatrice decide que está na hora de mudar de vida e escolhe uma nova facção. Ao se juntar à turma da Audácia, ela se torna Trix e precisa passar por um intenso treinamento e por provas pesadas, para saber se será aceita nessa nova facção. Além da dureza do treinamento, Trix ainda precisa esconder de todos um grande segredo que poderá colocar sua vida em risco.

Como eu disse antes, já li várias séries distópicas (e tenho outras para ler!) e gosto muito. Me surpreendi com a originalidade dessa história, que mantém os “padrões” de uma história distópica, mas consegue inovar bastante e manter o leitor preso nas páginas, desejando saber logo o que acontece no final disso tudo. E como não podia deixar de ser, existe um romance fofo no meio dessa história maluca! Adoro isso!!

É impossível não parar para pensar em qual facção nós gostaríamos de estar… Com certeza eu ficaria na dúvida entre a Audácia e a Erudição… Bom, a Franqueza também é interessante… Xiii, acho que eu teria um resultado estranho no meu teste de aptidão! hehehe

Será que eu seria uma Divergente?!

Para saber mais sobre a série e acompanhar todas as novidades sobre a série, acessem Divergente Brasil!!

23 comentários sobre “Veronica Roth – Divergente

  1. aionesimoes

    Oi Camis!
    Confesso que eu dei uma esfriada com relação às distopias de tantas que foram lançadas. Eu nem li muitas, mas só de ver os mil lançamentos eu já cansei um pouco.
    De qualquer forma, essa é uma das que mais me chamaram a atenção, porque só vi comentários positivos e eu achei a história interessante. Gostei desse negócio das facções!
    Beijão!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Aione,
      Infelizmente o mercado literário costuma ser assim. Quando uma história vira sucesso, uma porção de outras com temas semelhantes são lançadas e a gente acaba sufocado com tanta história parecida. Isso pode dar um desânimo na gente porque acaba lendo uma história e inconscientemente fica comparando com a outra que fez sucesso. Não tem jeito.
      Por isso é bom variar bastante… para não enjoar!! rs…
      Fiquei muito satisfeita com esse livro e espero que a continuação seja tão boa quanto esse.
      Vamos ver!
      Beijos

  2. Mayara Tashiro

    Oi, Camila! (Não sei porque, mas sempre quero escrever seu nome com dois L!)
    Ainda bem que você pode lê Divergente! Para mim foi um dos melhores livros de 2012, só não venceu de A Aprendiz porque a Trudi arrasou no segundo volume de A Trilogia do Mago Negro (recomendo!!!).
    Bem, eu gostei bastante da Tris e do Tobias! Sinceramente com a Tris não tem consciência pesada e em alguns momentos ela chega a ser cruel. Ela é diferente, ousada e até adulta demais para a idade dela. Achei uma ótima jogada da Veronica Roth ter dado um medo tão adolescente para a Tris. Eu gostei tanto do Tobias que nem tenho palavras… É óbvio que todas as distopias tem seus finais trágico-felizes que coloca aquela ancora de realidade: Você não pode ter tudo…
    Beijos, May.
    http://silenciocontagiante.wordpress.com/

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi May,
      Estou louca para ler a Trilogia do Mago Negro, mas estou esperando para ver se o primeiro volume também sai em e-book.
      Eu adorei esse primeiro volume da série! A Tris é muito louca, né?!
      Quero muito ler o próximo volume e ver se a autora vai conseguir segurar a história!
      Beijos

      1. Mayara Tashiro

        Concordo!!!
        Estou tendo a maior paciência para o lançamento de Insurgente… Eu acho que a escritora pode fazer um excelente trabalho na continuação, ela deixou muitas brechas e mistérios.
        Beijos, May.

  3. antesdovento

    Ahhh, esse livro é muito bom!
    Quando eu lia, eu não conseguia deixar ele de lado um momento!
    Eu ficava imaginando em qual facção eu iria parar. Pensei, pensei e com certeza eu ficaria em dúvida entre a Audácia e a Erudição rs. Mas pelo jeito que sou, iria para a Audácia rs.
    Eu estou ansiosíssima para o lançamento de Insurgente aqui no Brasil. Espero que não demorem muito!
    Sobre distopia, eu tô lendo agora o “Puros” que você fez resenha aqui, Camila.
    Aproveito para parabenizar seu blog! Ele foi o primeiro que encontrei para ver resenhas, e foi por meio dele que eu conheci novos livros, o Skoob, e outros blogs de resenha.
    Parabéns, e sucesso para você! 😉

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Amanda,
      Eu terminei de ler esse livro na véspera do Natal. Tava todo mundo se arrumando para a noite de Natal e eu grudada no livro.
      Vamos torcer para Insurgente não demorar mesmo!!
      E aí, está gostando de Puros?! Achei tenso quando eles descrevem as pessoas fundidas nas coisas!!
      Poxa… muito obrigada pelos elogios! Fico sem graça! rs…
      Beijos

  4. Lorena Alencar

    OI!!! ADORO SEU BLOG! ACHO UM MÁXIMO TODOS OS SEUS POSTS, RESENHAS … ENFIM: TUDO!!!!! EU JÁ TE SIGO E SEU BLOG JÁ ESTÁ ENTRE OS MEUS FAVORITOS!!…. VC PODERIA POR FAVOR DAR UMA OLHADINHA NO MEU TAMBÉM? AI VAI O LINK:
    MUITO OBRIGADA E NÃO ESQUECE DE ME SEGUIR TAMBÉM TÁ?

  5. Nanda

    Ei Mila

    Eu amei esse e estou muito curiosa para ler a continuação. Eu também não sei para onde eu iria, tenho preguiça da erudição hahaha, acho que eu ia escolher a audácia mesmo ou então a amizade, deve ser divertido por lá rsrs.

    bjs

  6. Carolina

    Oi camila, tudo bem com você?
    Eu tenho curiosidade em ler esse livro, mas não é uma das minhas prioridades. Sua resenha destacou alguns pontos que eu não conhecia e achei interessante.
    Parabéns pela resenha!
    beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!