Leitora Compulsiva

Veronica Roth – Convergente

Título: Convergente

Autor(a): Veronica Roth

Editora: Rocco

Ano: 2014

Páginas: 526

Tradução: Lucas Peterson

Sinopse no Skoob

***

Convergente é o último livro da trilogia distópica escrita por Veronica Roth e  acaba de ser lançado pela Editora Rocco. Os primeiros livros – Divergente e Insurgente – alcançaram um grande sucesso e Convergente entrou rapidinho na lista dos mais vendidos! Tenho certeza que muitos leitores tem esse livro no alto de suas listas dos mais desejados!! rs…

Ganhei meu exemplar de presente da minha super amiga Carol e ele ainda veio com um lindo marcador e um pin com o símbolo da audácia! Parece que a Editora Rocco se programou mesmo para o lançamento desse livro. Assim que peguei o livro em mãos sabia que tinha que deixar outras leituras de lado e mergulhar de cabeça nesse livro!

E o que esperar de Convergente?! Bom, só posso dizer que é bom que vocês estejam preparados para muitas emoções, tanto boas quanto ruins!rs… E por favor… Tomem muito cuidado com spoilers que o povo está dando na internet, please!! Aqui na resenha não tem nenhum, mas já vi muita gente reclamando que pegou o maior spoiler do universo sem querer.

Para quem não conhece a série, a história dessa trilogia se passa em um futuro não definido, no qual o mundo da forma como conhecemos já não existe mais. A única coisa que sabemos é que há uma cidade, onde seus habitantes são divididos em 5 Facções, dedicadas a uma virtude: Amizade, Franqueza, Erudição, Abnegação e Audácia. Cada facção tem um papel importante nessa sociedade. As crianças nascidas dentro de uma facção vivem com seus pais até os 16 anos, quando precisam passar por um teste de aptidão para descobrir qual a virtude que os represente, ou seja, a qual facção devem pertencer! Alguns permanecem na sua facção de origem e outros não!

No primeiro livro – Divergente – conhecemos Beatrice, uma garota da Abnegação que está prestes a passar por seus teste de aptidão. Ela é uma garota pequena, magra e quase invisível, mas seu coração é grande e anseia por mais!! Seu teste de aptidão acaba se tornando uma surpresa para ela, pois indica três resultados diferentes. Beatrice descobre que é uma Divergente, mas essa informação precisa ficar em segredo para sua segurança. De qualquer forma, a garota acaba optando por mudar de facção e vai para a Audácia. Mas não basta uma simples escolha. Para ser aceita em sua nova facção, ela terá que passar por um duro treinamento e mostrar que é capaz! Agora ela já não é mais Beatrice e sim Tris!! Nesse primeiro livro descobrimos mais sobre o sistema de facções e acompanhamos a luta de Tris para sobreviver na Audácia. E o final é simplesmente eletrizante com o início de uma guerra cruel e chocante entre facções!

O segundo livro começa no exato ponto onde o primeiro parou. A Erudição aprontou e sua líder está tramando contra todas as outras facções. Tris e Tobias irão lutar contra a Erudição, mesmo que precisem se aliar aos membros de outras facções ou ainda aos sem facção. A verdade é que o sistema de facções está ruindo. Vários Divergentes começam a aparecer e a Erudição está extremamente interessada neles, mas não que isso seja uma coisa boa. O que a Erudição quer é eliminar todos os divergentes porque eles não podem ser controlados! O livro é cheio de ação, lutas e reviravoltas. A Tris se mete numa enrascada após a outra e acaba envolvida numa trama política alucinante. Assim como aconteceu em Divergente, Insurgente tem um final surpreendente!!

E agora chegamos ao último livro! Diferentemente do que acontece nos dois primeiros livros em que a narrativa se concentra em Tris, nesse último livro temos capítulos narrados tanto por ela quanto por Tobias (Quatro). Dessa forma conseguimos ter uma ideia mais ampla do que está acontecendo.

A sociedade baseada nas facções já não existe mais. Um novo governo se instalou à força, trazendo ainda mais violência, lutas pelo poder e traições! É por isso que, quando a oportunidade de explorar o mundo além dos limites da cidade é oferecida a Tris, ela não pensa duas vezes! No final de Insurgente várias revelações sobre o modo de vida e sobre o mundo exterior foram feitas e agora é a chance de Tris e seus amigos de descobrirem a verdade!! Tris e Tobias acreditam que irão encontrar uma vida descomplicada e livre de mentiras e jogos de poder do lado de fora, mas a realidade do que eles encontram é ainda mais difícil de acreditar… Tudo aquilo em que Tris acreditava perde o significado. Toda a importância que as coisas tinham se esvai e Tris já não sabe mais o que é certo e o que é errado!!

E de repente a trama toda vira o maior caos!! Não é só a Tris que se choca com as revelações… Como leitora eu me senti numa verdadeira montanha russa de emoções. Tudo aquilo que eu sabia sobre o mundo de Divergente se despedaçou e não sei se isso foi uma boa coisa!! A história é muito bem escrita e a trama é super envolvente. Dá para perceber que a autora estruturou toda a trama com muito cuidado e com muita inteligência. Apesar de muita coisa ser chocante, tudo faz sentido e todas as pontas soltas são amarradas!

Mas, sem querer desanimar ninguém e deixando claro que vale a pena terminar de ler a série…

Que b***a foi aquela que a autora fez no final do livro?? Se analisarmos tudo o que aconteceu pelo lado racional, até que as coisas fazem sentido. Fui até ler as explicações da autora para o final que ela criou e entendi perfeitamente os argumentos dela. Mas quem disse que eu quero ser racional quando leio alguma coisa??? Me desculpe, mas por mais sentido que faça e por mais bem escrito que tenha sido esse livro, eu simplesmente odiei como tudo terminou! O livro tinha tudo para ser perfeito, mas não foi… Foi como tomar um balde de água fria na cabeça! Terminei de ler o livro olhando para os lados… Eu tinha certeza que o Sérgio Mallandro ia aparecer do meu lado, dizendo: Glu glu ié ié… Pegadinha do Mallandro!!

Pois é… como eu disse, os argumentos da autora fazem muito sentido e sei que teve muita gente que amou o final. É por isso que quero deixar claro que essa é apenas a minha opinião. Se vocês pesquisarem por aí, vão encontrar muita gente dizendo maravilhas do livro e outras dizendo horrores… Mas o importante e ler o livro e formar a própria opinião!

O filme de Divergente estreia em breve e para terminar essa resenha deixo vocês com o trailer!!!

Rocco Jovens Leitores - Rosa

 

36 comentários sobre “Veronica Roth – Convergente

  1. Julio

    Hey Camis, quanto temo que não comento por aqui! Desculpa por isso…
    A sua foi a primeira resenha que li do livro, pq morro de medo de pegar algum spoiler. Eu comecei a ler a série em inglês, então se eu deixar o nome dos livros no original ignore rs
    Quando acabei de ler Insurgent eu fiquei muito chocado e um pouco sem reação, mas logo que a ficha caiu eu fiquei preocupado. Acho que o final do segundo livro foi muito bom, e não precisava de continuação, mas como ela planejou uma trilogia…
    To com muito receio de ler Allegiant! Depois de terminar Mockingjay, acho que peguei trauma de fim de trilogia distópica haha
    Apesar de todo receio, sei que vou acabar lendo, minha curiosidade sempre fala mais alto, mas é bom saber que vc não curtiu o final. Já estava baixando minha expectativa totalmente, agora então…
    Adoro suas resenhas, pq sei que não vou encontrar spoiler apesar de ser do último da série.
    Parabéns pelo texto.
    Beijos 🙂

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Julio.
      Acho que essa série tinha tudo para ser um grande sucesso, mas de alguma forma a autora se perdeu um pouco!
      Ah… Eu sempre procuro não dar spoilers porque sei o quanto uma leitura pode ir para o buraco quando pegamos uma informação imprópria antes!!
      Obrigada pelo carinho!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Obrigada pelo carinho!
      Essa série é ótima, menos o finalzinho do último livro! hehehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Estou na dúvida com relação ao filme. Eu estava super empolgada para ir ao cinema, mas então depois de ler como tudo acaba, acho que perdi um pouquinho a empolgação!
      Mas enfim…
      Beijos

  2. Vivianne Fair

    Bom, parece meio como me senti quando li o final do terceiro livro de Jogos Vorazes…rsrs Eu também sinto que às vezes isso pode ser uma piada! Fico louca de raiva quando isso acontece!! Tenho medo de ler a série…tenho medo de me sentir como se tivesse sido enganada! rsrs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Se você se sentiu enganada quando leu o final de Jogos Vorazes, então pode ser que goste do final dessa série! hehehe
      Quem sabe?!
      beijos

  3. Sandra Mendes

    Camis, eu não li sua resenha porque até agora eu só li Divergente, então não quis saber mais coisas… rsrs.
    Mas tenho certeza de que o livro é ótimo! Eu amei Divergente. Já tenho o 2º livro, mas ainda não li. Vou ler logo.

    Beijo grande!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, San.
      Eu não costumo dar spoilers, mesmo quando escrevo sobre livros de séries, mas entendo sua preocupação.
      Espero que goste mais do que eu!
      Beijos

  4. Beatriz Araujo

    Sinceramente estava morrendo de medo de ler a resenha e ganhar mais spoilers sdem querer, mas realmente não tem obrigada por isso, pq eu peguei spoilers do final e estou totalmente decepcionada, eu ainda não li e espero poder ler logo, mas ainda não tive menor oportunidade de ler, vou esperar alguém comprar e me emprestar, tenho basicamente certeza que não vou odiar o final e chorar,chorar e chorar

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Que pena que pegou um spoiler do final!
      Infelizmente tá cheio de gente sem noção por aí, que fica desesperado quando lê o final do livro e sai contando para todo mundo!
      Se eu tivesse pegado um spoiler sem querer, acho que teria dado um soco na pessoa maldita! (Sim, eu sou louca!!)
      Mas espero que goste mais do livro do que eu!
      Beijos

      1. Beatriz Araujo

        Acho que teria batido na pessoa tbm, mas foi em uma páginas mesmo :/ e em comentários
        Eu tenho quase certeza que tbm não vou gostar do livro, mas só da pra ter certeza quando eu ler, mas acho que vai ser horrível

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          Só mesmo lendo para saber, né Bia!
          Mas mesmo em páginas ou em comentários, acho sacanagem a pessoa dar spoiler sem avisar antes!
          Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Pah.
      Espero que sua reação com o livro seja melhor que a minha!
      Não foi só o final que me incomodou, mas também várias explicações que ela deu!
      Beijos

  5. Carolina Durães

    Oi Camila, tudo bem?
    Dessa trilogia eu li apenas o primeiro livro e gostei bastante. Estava aguardando o lançamento do último para procurar alguma promoção que envolva os três rs
    Confesso que após ler sua resenha e saber que existe uma reviravolta desse tamanho me deixou com mais vontade ainda de ler.
    Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Acho que em breve as promoções vão começar a aparecer!
      Deve até mesmo sair um box, como a editora fez com Jogos Vorazes!
      Fica de olho!
      beijos

  6. Philip Rangel

    Camis,
    vou pular… li um pouco e fiquei curioso. Reli Divergente, engatei Insurgente e terminando só o O Alçapão- Infinity Ring 3 para cair em Convergente. Afinal, respirar é preciso depois de um final inesquecível de Insurgente.

    bjos
    Philip Rangel
    Entrando nUma Fria

  7. Thaís

    Aii tão bom encontrar alguem que concorda com comigo. Que final horrível. minha vontade era de queimar o livro. Insurgente foi meu livro preferido não podia acabar assim. Chorei tanto que deu até raiva da autora. O que custa colocar um final feliz no negócio. Fui pesquisar na internet e achei um final alternativo ótimoooooo li e considerei ele o final de convergente rs.

    1. Thassila Vieira Gangi

      Me passa esse final alternativo! para ver se eu me sinto um pouco mais feliz com esse livro! rsrrs
      Eu estava super querendo ver o filme e tudo o mais… agora tenho as minhas dúvidas!!!
      Não senti isso nem quando a JK matou o Dumbledore!

      1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

        Oi, Thassila.
        Não encontrei esse tal de final alternativo, mas acredito que ele tenha sido por algum fã indignado. hehehe
        Também estou na dúvida se vou ou não ver o filme!
        Beijos

    2. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Thaís.
      Bom saber que não fui a única a detestar o final dessa trilogia! hehehe
      Que negócio de final alternativo é esse?
      beijos

  8. Thassila Vieira Gangi

    Nossa… concorcordo plenamente!
    sofrer tudo aquilo pra morrer?! cruz credo! acabei o livro… sem acreditar! muito depressivo! odeio livros que mocinhos morrem! e daí que é a realidade!! Que esse tipo de coisa acontece! Eu queria um final deliz e só!! mas…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Thassila!
      Infelizmente acho que a autora pecou um muitas coisas nesse livro!
      Não foi só a falta de um final mais feliz…
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vic.
      Infelizmente, se você ficou triste, então o spoiler deve ser verdadeiro.
      Sobre ler ou não a série toda, vai depender de você e se esse spoiler vai ter muita importância. Será que não vale a pena ler para descobrir como tudo acontece até aquele ponto que você já sabe qual é?! Eu adorei o primeiro e o segundo livro. Me decepcionei com o terceiro, mas nem tanto pela tal coisa triste que acontece, mas porque achei que a autora não soube trabalhar bem um dos personagens e nem achei a explicação dela muito convincente!
      Beijos

  9. Isabelle

    Vou dizer uma coisa essa autora é uma terrorista emocional, fiquei tão chocada que fique até deprimida. Fico imensamente feliz por não ser a única a me sentir assim pois já tinha começado a pensar que eu era louca, então comecei a pesquisar na Internet opiniões sobre o último livro da série e vi que muitas pessoas assim como eu ficaram revoltadas com o final que essa autora deu para Tris. Em uma entrevista ela ainda veio dizer que não é cruel com os personagens dela… COMO assim ela é maluca, pq. Se não for crueldade matar a personagem foco da história o que seria ? Se bem que pensando melhir sobre o assunto de fato ela não é cruel só com seus personagens ela é cruel com os leitores dela foi matando um personagem bom atrás do outro e no final matou uma das melhores ou a melhor personagem, ela mulher tem sérios problemas. Só sei de uma coisa nunca mais na minha vida voltarei a comprar qualquer coisa que essa louca que se intitula escrito venha a escrever a não ser que ela se vire na corda bambu que ela mesma se meteu e resuscite a Tris de algum jeito e dê um final feliz para ela ao lado do Tobias que sofreu a vida toda e quando encontrou alguém que o amava perdeu de forma tão estúpida. Ufa obrigada por disponibilizar um local onde eu possa desabafar sem ser ridicularizada !!!!
    Por último se fosse para viver a realidade eu assistiria jornal e não leria nenhum livro nem assistiria nenhum filme. Escritora idiota!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Isabelle!
      Ao ler a sua mensagem me lembrei do quanto fiquei chateada com esse livro!
      Meu problema não foi nem com o destino da Tris… Para mim o pior de tudo foi ela ter transformado o Quatro numa menininha chata!
      Ele era o melhor personagem da série e ela estragou com ele!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: