Leitora Compulsiva

Tamora Pierce – A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura

Título: A Primeira Grande Aventura

Série: A Canção de Alanna #01

Autor(a): Tamora Pierce

Editora: Única

Ano: 2015

Páginas: 256

Tradução: Ana Resende

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***

O Dia das Crianças está chegando e já começo aqui a pensar que livros vou dar de presente para os meus sobrinhos! rs… Tudo bem que eles ainda são pequenos e nem sabem ler ainda, mas acho que já estão na idade de começar suas próprias bibliotecas. Além disso, eles não precisam saber ler, só precisam de alguém que leia para eles, né?! No caso é a titia aqui!! rs…

E se tem uma coisa que eu amo são os livros voltados para as crianças e adolescentes! Sério mesmo… Tenho verdadeira paixão e estou sempre de olho nas novidades. As histórias que eu mais gosto são aquelas em que as crianças ou adolescentes são os protagonistas e vivem uma grande aventura! Não é à toa que sou super fã de séries como Harry Potter, Percy Jackson, O Jovem Sherlock Holmes, Como Treinar o Seu Dragão, Rose, A Turma do Gordo…

Exatamente por estar sempre à procura de uma nova boa história infantil ou infanto-juvenil é que me interessei pelo livro “A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura”, lançado pela Editora Única no primeiro semestre desse ano! Fiquei toda animada quando li a sinopse e não perdi tempo em pedir um exemplar pela parceira!

Uma das coisas que mais me chamou a atenção quando procurei informações sobre esse livro é que ele foi publicado originalmente em 1983!! E sim, vocês leram certo!!! rs… Esse livro foi publicado há 32 anos e é o primeiro de uma quadrilogia chamada “The Song of Lioness”, que aqui no Brasil recebeu o nome de “A Canção de Alanna”. Aposto que muitos de vocês ainda nem tinham nascido, não é mesmo?! E a J.K. Rowling e o Rick Riordan nem pensavam em escrever livros nessa época! kkkk

Mas enfim, curiosidades À parte…

A canção de alanna

O livro conta a história de irmãos gêmeos: Thom e Alanna de Trebond, filhos do Lorde Alan de Trebond. Com exceção do fato de um ser menino e outra ser menina, os dois são idênticos, com os mesmos cabelos vermelhos e olhos cor de violeta. Os dois perderam a mãe e o pai deles não é lá um cara muito afetuoso ou até mesmo presente na vida deles. Os dois sempre foram muito unidos, mas agora eles devem se separar. Alanna, por ser menina, será mandada para um convento onde aprenderá a costurar e bordar, além de usar a magia. Já Thom será mandado para o Palácio do Reino de Tortall, para se tornar um cavaleiro. O problema é que os dois odeiam o que o destino lhes reserva!! Na verdade Thom deseja poder estudar magia, enquanto o sonho de Alanna é se tornar um cavaleiro.

E adivinhem só o que eles aprontam? Pois é… No dia da partida deles, Alanna corta os cabelos e decide se tornar Alan de Trebond. Os dois falsificam as cartas de apresentação e assim cada um segue para o destino do outro. E na hora em que eles se separam na estrada, nós leitores seguimos com Alanna e seu fiel escudeiro Coram para Palácio Real, na capital de Corus! rs…

A partir da chegada de Alanna ao palácio é que a verdadeira aventura começa. Nenhuma garota é aceita no treinamento dos cavaleiros, então Alanna precisa se virar nos trinta para manter o seu segredo. Apesar de saber montar e lutar com espadas, Alanna não tinha ideia de como seria difícil encarar esse desafio. Ela precisa assistir as aulas, fazer toda a lição de casa, enfrentar os treinamentos físicos e de luta e ainda servir os nobres do castelo como pajem. Ah… e não se esqueçam que ela tem que fazer tudo isso sem se esquecer de fingir que é um menino!

Logo de cara Alanna, que agora é Alan, já faz alguns amigos, como Gary, Raoul, Alex e, o principal deles, Jon – que é ninguém menos que o príncipe. Mas Alanna/Alan também acaba criando um inimigo – Ralon de Malven. Boa parte do início do livro mostra essa interação da garota com os outros meninos do palácio, mostra as dificuldades que ela enfrenta com todas as tarefas que lhe são passadas e com a implicância de Ralon e tudo mais…

Essa fase de adaptação da protagonista é também uma fase de adaptação para os leitores, que podem se acostumar com o cenário da história, com os personagens e com a escrita da autora, que já digo que é uma delícia!! rs…

Aos poucos Alanna/Alan vai conquistando espaço e a confiança dos outros meninos. Mas há um problema: Alanna e seu irmão Thom nasceram com uma aptidão muito grande para a magia. Antes de partir de Trebond, Alanna foi alertada por Maude (a curandeira da aldeia), que ela tinha o dom da cura e que esse dom deveria ser usado de alguma forma, fosse para dar a vida, fosse para tirá-la. Sem a menor intenção de usar magia, Alanna acaba relegando o seu dom… O que ela não esperava era descobrir era que sua magia é tão poderosa que Alanna pode perder completamente o controle.

E então, quando um mal recai sobre o reino de Tortall e as pessoas começam a ficar muito doentes, Alanna percebe que precisa fazer alguma coisa. A vida de Jon, o herdeiro do trono, passa então a depender dela, o que a obriga a tomar uma decisão: se amedrontar e se esconder ou lutar pela vida do amigo!! E é assim que nasce uma ligação forte entre Alanna e Jon, que acreditando que a garota é um rapaz, a leva para uma aventura nas proximidades da Cidade Negra, um lugar amaldiçoado!!

Como diz o título do livro, essa é apenas a primeira grande aventura de Alanna. Obviamente, por ser um livro introdutório, os desafios de Alanna ainda não são tão grandes. Mesmo assim a autora já deu várias dicas do que a garota vai enfrentar nos próximos volumes e não vejo a hora de ler a continuação.

Alanna é uma graça de personagem. Eu sempre fui muito moleque quando era criança e acho que por isso me identifiquei muito com ela. Acho que se eu tivesse que ir para um convento aprender a bordar, eu teria fugido também!! kkk Um detalhe bem legal é que a Alanna não é uma heroína explícita. Não há nenhuma profecia sobre ela, ela não é famosa e ninguém espera dela grandes feitos. Mesmo tendo o dom da magia, Alanna é sempre muito humilde. Ela não liga em servir, não se sente melhor do que ninguém e nem assume a liderança na batalha! Ela só quer ficar ali no castelo, completar o seu treinamento e se tornar um cavaleiro! rs…

O livro todo é muito bacana e fiquei impressionada como ele é atemporal! Mesmo tendo sido publicado em 1983, ele tem tudo para agradar os jovens leitores de hoje. Não há nada nessa história que pareça ultrapassado ou coisa assim. Até mesmo a linguagem usada é bem atual e se me contassem que o livro foi escrito em 2015, eu acreditaria!! Uma das vantagens, obviamente, é que a história se passa em um reino fictício, na Idade Média. Então não importa se o livro é lido em 1983 ou 2015… Rs!

Com certeza esse é um livro que eu recomendo para quem gosta de livro infanto-juvenil, ou ainda está procurando um presente para crianças a partir de 10 anos!! Acho que é uma ótima pedida!!!

 Unica rosa

14 comentários sobre “Tamora Pierce – A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Mari.
      Se serve para crianças de 33, então tranquilo para as de 18! kkkkk
      Ao todo são 4 livros!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Curiosamente eu também não gosto muito desse nome, mas o livro é ótimo!
      Adorei conhecer a personagem e essa história é muito fofa!
      Beijos

  1. Carolina

    Oi Camila, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e gostei bastante. Achei interessante vermos o crescimento dos personagens com o decorrer do treinamento e adorei a personalidade da Alana.
    Bjkas

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Estou super animada para ler a continuação!
      Fiquei apaixonada pelo Jon! rs… Será que vai ter romance? rs…
      beijos

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          Estou animada para ler o próximo livro, Carol!
          Espero que ele fique mais espertinho, porque aquele tio dele é do mau!! rs…
          Beijos

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    De leve, a trama me lembro um anime e o manga que o inspirou chamado A princesa e o Cavaleiro, em que a protagonista Sapphire também se disfarçava de homem por que todos esperavam que fosse um homem que ocupasse a posição dela. Apesar de ser nascida em 1992, qualquer um que já tenha falado de animes e desenhos já ouviu falar dele e por isso achei até que a autora realmente se inspirou nessas obras para escrever A canção de Alana, já que o mangá data dos anos 60 e o anime também.
    Alias, me pergunto o porque de A canção da Leoa no titulo original? Ei, não estamos no Rei Leão, Tamora!

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Adoro essas curiosidades que você traz, mas não sei se a autora realmente se inspirou nessa história.
      É difícil dizer… Não acho que animes e mangás sejam tão populares a ponto da gente poder afirmar que a autora conhecia as histórias e se inspirou nelas.
      Sobre o título, eu curti o lance da Leoa. Na época em que a história se passa era muito normal que as pessoas usassem animais como seus símbolos. Rs!!!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Acho que você vai amar essa história.
      Agora estou na torcida para que os próximos livros saiam logo!!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!