Leitora Compulsiva

Stephenie Meyer e Young Kim – Crepúsculo: Graphic Novel – vol. 2

Não é novidade nenhuma para vocês o fato de eu ser uma fã da série Crepúsculo e, em várias oportunidades, mostrei a vocês alguns itens da minha coleção, tanto aqui no blog quanto pelo Twitter!

Há duas semanas chegou em minhas mãos o exemplar em hard cover do segundo volume de Twilight – Graphic Novel e agora, finalmente, recebi a versão em português, lançada pela Editora Intrínseca.

A edição nacional, com exceção da capa dura e da língua, é idêntica à americana.

A tradução está impecável e imagino que tenha sido um trabalho bem difícil de se fazer. Um grande problema de se traduzir quadrinhos é que as frases em inglês normalmente são bem menores que o texto equivalente em português, então, além de se preocupar em ser fiel ao texto, o tradutor ainda tem que fazer o texto caber no “balãozinho”! rs…

Os desenhos de Young Kim são sensacionais. Para mim, ela tem o traço mais bonito que já vi em quadrinhos e o fato de manter os desenhos em preto e branco dá um ar onírico à história.

Vale lembrar que a Graphic Novel conta a história do livro Crepúsculo e não do filme. Essa informação pode parecer boba, mas não é. Depois que vemos o filme, acabamos gravando as imagens na cabeça. Quando pegamos a Graphic Novel nas mãos e novamente nos deparamos com imagens, é bem provável que a gente acabe lembrando das cenas do filme e não das descrições do livro, o que nos leva a achar que tem alguma coisa de errado! Acontece, viu?! Isso é normal!! rs…

Outro detalhe importante é que a desenhista desse Graphic Novel trabalhou diretamente com a Stephenie Meyer, então as imagens retratadas tendem a ser fiéis àquilo que a autora imaginou!

No primeiro volume da Graphic Novel acompanhamos a chegada de Bella a Forks, seus primeiros dias de aula, o dia em que ela conhece Edward e o tempo que eles passam juntos. Termina com o passeio deles pela clareira, quando finalmente Edward beija Bella!! rs… Esse segundo volume começa com a visita de Bella à residência dos Cullen, passa pelo jogo de beisebol, o confronto com James e finalmente o baile!! Todas as passagens importantes estão retratadas nesses livros.

Essas Graphic Novels são itens obrigatórios na estante de todos os fãs da Saga! Gostaria de aproveitar e parabenizar a Intrínseca por trazer esse segundo volume tão rápido ao Brasil! Não faz nem um mês que foi lançado lá fora e já temos nossa edição, tão linda e bem feita quanto a americana!!

E por fim, que tal dar uma olhada nos dois volumes juntos e em como as capas se completam? Lindo, não?!

40 comentários sobre “Stephenie Meyer e Young Kim – Crepúsculo: Graphic Novel – vol. 2

  1. Cacá

    Ainda não tenho – ênfase no ‘ainda’ – mas acho essas GN tão lindas! E eu prefiro esse Edward ao do filme, hihi. Ele é mais parecido com o que eu imaginei quando li pela primeira vez. É, eu sou fã das antigas, de antes de existir o filme, que comprava as sequências em pré-venda, e meu Edward não é o Robert Pattinson, rss
    Essas capas juntas ficam tão fofas! Dá até vontade de deixar assim na estante, não dá?!
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Cacá,
      A imagem que criei sobre a maioria dos personagens da saga é muito diferente da cara dos atores!! hehe E os “meus” personagens se parecem mais com os da Graphic Novel também!! rs… E o mais bacana é que essa é a imagem que a própria Stephenie Meyer imaginou!!
      E as capas juntas são a coisa mais fofa!!
      Beijos

      1. Cacá

        Acho que isso acontece com a maioria dos filmes adaptados de livros. Nunca os atores parecem com o que a gente imaginou, rss
        Acho que o mais legal dessa GN é exatamente isso de os desenhos serem totalmente baseados no que a Stephanie imaginou – e descreveu!
        Beijos

        1. Camila - Leitora Compulsiva

          Oi Cacá,
          Essa missão de encontrar um ator que se pareça com a descrição de um personagem é praticamente impossível, né?!
          Ainda mais no caso desse livro, em que os personagens vampiros são lindíssimos!! rs… E o bom dessa GN é justamente isso… A gente pode saber como é que a autora imaginou os personagens! rs…
          beijos

  2. Mari Carvalho

    Li os livros antes de ver os filmes. O meu Edward é sem dúvida o Robert. A minha Bela é um tiquinho mais feia que a Kristen. Já o lobo tanto faz…. não gosto do lobo mesmo kkkkkkk

    Já tenho o volume I e com certeza vou comprar o II.

  3. carolinaduraes

    Nossa camila.. mais alguns itens para a minha listinha de “aquisições futuras” rsrs… A capa é lindíssima mesmo, e realmente se completam.. você sabe me informar quantos volumes estão previstos ?
    Beijos

      1. carolinaduraes

        Oi Camila, tudo bem??
        Pois é, as vezes eu fico um pouco com receio de sair comprando um livro, HQ, ou Graphic exatamente por isso… não se sabe o número exato de volumes que serão lançados, aí quando já estou no terceiro volume adquirido descubro que serão 10, 12 ou até mais volumes (haja din din rsrs)…
        Beijos

        1. Camila - Leitora Compulsiva

          Oi Carol,
          Como essa HQ é diferenciada, por se baseia nos livros da Saga, creio que esse problema não existe!
          Os dois primeiros volumes contém a história do Crepúsculo. Caso os outros livros virem HQ’s também, creio que cada livro virará dois HQ’s, ou três como no caso do Amanhecer!
          Beijos

  4. Thaty

    Ai que lindos eles juntinhos assim!! *.*
    Estou louca para comprar os dois, os quadrinhos são mesmo lindos, e eu amo a série! O problema é mesmo grana, hehe
    Mas tenho que confessar que estou mais interessada no segundo; dá para imaginar porque, né? kkk
    Bjs querida!!^.^

  5. Viviane Ferreira

    Sabe que minha experiencia com HQ é extremamente limitada, meu primeiro foi PJ e o ladrão de raios, confesso que não tinha parado para pensar que o tradutor tem que fazer o diálogo caber no balãozinho (uou uma salva de palmas).
    Agora que o HQ esta completo com a estória do primeiro livro to inclinada ter ele na minha coleção, tb gostou muito da Saga, já fui mais fã no passado.
    Agora que conheço seu espaço estarei sempre aqui =D.

    Beijocas

  6. Mundo da Leitura

    Falando sério, depois que vi suas fotos no Twitter e percebi que as capas se complementavam, decidi que PRECISO desta Graphic Novel!!! Vc sabe que também sou fãzona da série (mesmo não tendo uma coleção tão grande como a sua, nem os livros em inglês) hehehe!
    Acho muito legal podermos conhecer os personagens da forma como Meyer imaginou, até porque com o filme, ficamos muito presos as formas dos atores, que nem sempre são as idealizadas na hora de escrever a história ^^
    Adorei o post, como sempre né 🙂

    Beijos
    Adriana – Mundo da Leitura

  7. Stéfanni

    Ah, eu ainda não tenho. Coloquei na lista de ”Comprar urgentemente”, mas essa lista está enorme então ainda vai demorar. Estou curiosa pra ver a graphic de VA… pena que ainda não tem aqui na terrinha.

    Blog tá tudãoo! bjs.

  8. cliciagodoy

    Ahhh!
    Antes de mais nada: Como ficou lindo um do ladinho do outro!
    =)

    Sou louca para comprar, mas vou esperar mais um pouquinho!
    Daqui a pouco abaixa um pouco mais e compro!

    BEm bacanas sua dica de que não vai ser igual o filme!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Clícia,
      Ficou fofo, né?! Mas faz isso mesmo… espera baixar um pouco o preço! Se bem que eu vi no Submarino e não está tão caro!!
      Achei importante comentar sobre o lance do livro x filme porque muita gente conhece apenas a história que viu nas telas, ou mesmo que tenha lido o livro, não se lembra das coisas diferentes!! rs…
      Beijos

  9. Juliana

    O desenhos estão lindos, ainda bem que é fiel ao livro e não ao filme, depois que Crepúsculo estreio no cinema eu perdi um pouco a paixão que eu tinha pela saga, mas ela vai sempre ter um lugar no meu coração.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Ju,
      Entendo bem o que você quer dizer! Apesar de ter gostado dos filmes e reconhecer que não foram adaptações ruins, o que me agrada mesmo são os livros!! Acho que os filmes não tem metade da emoção que encontramos nas páginas escritas pela Stephenie Meyer!!
      Beijos

  10. Marcella

    Hey Camila,
    Acredita que eu não li nem Crepúsculo? haha
    Sei lá, nunca me interessei, acho que foi por causa das minha amigas, todas leram, e acabavam me contando e tal, acabei desanimando,rs.
    Mas eu gosto dos filmes, talvez um dia eu dê uma chance para a série, mas com certeza eu compro a Graphic Novel, estas capas são perfeitas, desde que vi que se juntavam fiquei admirada, lindo o desenho!
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Marcella,
      Eu sou suspeita para falar sobre a Saga, porque sou mega fã! Acho o texto da Stephenie leve e fluído e a história super envolvente!!
      Mas é uma pena que você tenha desanimado! Não é legal mesmo ler um livro depois que as pessoas já nos contaram a história!! rs…
      beijos

  11. Evelyn Chen

    Ainda não comprei o primeiro volume (ai que vergonha!), mas vou comprar.
    O trabalho ficou lindo, não era do meu agrado o fato do livro ser dividido em dois volumes, mas vendo como uma capa completa a outra, mudei completamente de ideia.
    bjo!

  12. Fernanda Leite

    AAAAAAH QUE LINDO! *-*
    Eu ainda não comprei o primeiro, mas quero comprar logo MESMO. Crepúsculo é uma das melhores séries que eu já li, apesar de quase todo mundo não gostar. A ideia do grafic novel é muito boa, porque aí realmente fica fiel ao livro. Eu gostei do filme, mas nunca é a mesma coisa, né?
    Os dois juntos ficam MUITO MUITO MUITO lindos!

    Beeijo!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Fê,
      Como assim “quase todo mundo não gostar”?? hehehe Acho que a verdade é que muita gente que diz que não gosta, nunca se deu ao trabalho de ler os livros! Tá cheio de gente que julga o trabalho da autora, com base no que viu nos filmes. Já vi um monte de gente dizer: “Eu não gosto da Bella porque ela tem aquela cara meio sonsa!” Opa, como assim?? Cara sonsa?? Só pode ter visto o filme!! hehehehe
      Mas isso é normal!! Em compensação, entre o pessoal que passa por aqui, Twilight é uma série que agrada, e muito!!
      beijos

  13. Melissa

    Camila, como você sabe eu não sou fã de Crepúsculo, mas eu achei as Graphic Novels bonitas sim. As ilustrações são muito bem feitas. Eu queria que mais séries fizessem GNs… Você sabe se o preço é muito alto? Porque normalmente é…

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Mel,
      Imagino que, sendo uma super fã de literatura de fantasia, essa série (que na verdade é uma história de amor e não um livro de vampiros) deve ser meio melosa pra você, né?!! hehehe
      Eu queria mais GN’a também!! E por incrível que pareça, o preço não é tão alto! Os dois volumes estão saindo por R$ 22,90 cada no Submarino! E perto dos preços das Graphic Novels por aí… não é caro!
      Beijos

  14. Carol D.

    Achei bem legal essa ideia das capas juntarem a imagem de Bella e Edward na clareira. Sou suspeita pra falar pq adoro desenhos, esse graphic novel é muito bonito *_* tem aquelas páginas coloridas no meio da história kkk Agora, to esperando pra ver Amanhecer nos cinemas hein?! Como será que eles vão fazer aquelas cenas do parto?kkk bjs

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: