Leitora Compulsiva

Pense Nisso: O que anda acontecendo com os blogs literários?


Olá pessoal, esse é mais um Pense Nisso, em plena sexta-feira 13, e o papo de hoje é meio tenso!! Bom, se não fosse tenso não estaria nessa coluna… Mas antes de começar a escrever quero dizer que esse texto não é uma crítica, mas apenas uma reflexão!!

Acredito que, para ser uma boa blogueira literária, preciso estar de olho em tudo o que acontece no mundo dos livros. Lançamentos, eventos, boas indicações… É bom saber bastante para poder trazer o máximo de informações bacanas para vocês! Além disso, nada melhor do que prestigiar o trabalho de outras pessoas!

É por isso que eu, diariamente, visito uma porção de outros blogs literários, blogs de editoras, e fico o tempo inteiro de olho nas novidades postadas no Twitter ou no Facebook.

Com isso, comecei a perceber uma coisa… Os blogs literários estão mudando! E me pergunto se isso é bom ou ruim!!

Não sei como funciona para vocês, mas para um blog me conquistar tenho que sentir afinidade com o blogueiro! Gosto de saber como ele pensa não só sobre os livros, mas sobre a vida em geral. E por que isso? Porque acredito que gostar ou não de um livro depende muito das nossas experiências pessoais. Se uma pessoa que não tem absolutamente nada a ver comigo me indica um livro, vou ficar com um certo pé atrás! Mas quando me identifico muito com o que o blogueiro pensa e ele indica um livro, anoto a dica sem a menor dúvida!!

Sem contar que, como sou uma leitora compulsiva, quando entro em blogs que se dizem literários, quero encontrar informações sobre livros, por óbvio!

E então, em razão desse aumento significativo de blogs literários, causado principalmente pelo desejo de ganhar livros de graça (sejamos sinceros!), cada blogueiro tenta criar alguma coisa nova, fazer qualquer coisa para se destacar e “ganhar a concorrência”.

Nessa busca desenfreada por novidades, já passamos por muitas modinhas. Uma delas é a dos vídeos de “caixinhas do correio”! A idéia é bem interessante, mas a realidade é completamente diferente! Quantos aqui já assistiram vídeos meio deprimentes? Eu já vi vários!! Simplesmente tem gente que não tem o menor carisma em um vídeo! Eu sou uma dessas pessoas… As câmeras simplesmente me odeiam!! hehehe Sem contar que, com o tempo, alguns desses vídeos adquiram um ar de “tô jogando na cara tudo o que recebi”!

E não estou generalizando não! Tem gente que faz vídeos ótimos, super produzidos e divertidos! É aquele lance de vocação: uns tem e outros não!

Na sequência veio a moda dos colunistas! Todo blogueiro tem um colunista em seu blog! E sim, eu também tenho… Meu namorado, o Denis, volte e meia assume os teclados e faz uma resenha diferente aqui no Leitora Compulsiva. E qual o problema nisso? O problema é que alguns blogs passaram a sobreviver às custas dos colunistas. Cadê o criador do blog que não aparece mais? Se lembram do que eu disse sobre criar vínculos com o blogueiro? Pois é, não consigo mais! Cada dia que entro em certos blogs é uma pessoa diferente, falando sobre assuntos diferentes…

Sabem o que mais me dói com isso? É saber que alguns blogueiros estão convidando colunistas somente para poder aceitar mais parcerias! Mais uma vez, não estou generalizando!!! Só estou dizendo que ouvi falar por aí que tem blogueiro que corre atrás de vinte parcerias, mas não consegue dar conta. Então convida “pessoas queridas” para ajudar. E sabem qual é o esquema? O dono do blog recebe o livro da parceria e empresta para o colunista que lê e faz a resenha! Mas tem que devolver o livro depois, porque o dono do blog quer ter todos os livros do mundo só para ele! … E o dono do blog nem quer ler o livro depois! Posso com isso? rs…

Não sei vocês, mas se eu chamo alguém para me ajudar, no mínimo vou dar o livro para a pessoa como uma forma de reconhecimento e agradecimento! Mas enfim, essa é a minha opinião!

E é aí vem a terceira modinha: blogs literários que falam de um monte de outras coisas. Eu amo música, assisto várias séries de tv, sou chegadinha num bom cinema, gosto de estar sempre arrumada (embora tenha preguiça de fazer isso! rs…). Mas quando procuro um blog que se diz literário, quero saber é dos livros. Mas cadê? As resenhas se tornaram raridade. Acho legal encontrar novidades, mas fico chateada quando os outros assuntos se tornam a regra e as resenhas a exceção!

Outro dia abri um blog e fui olhar os últimos 7 posts. Sabem o que encontrei? Três posts de promoções (e um deles era de um kit de maquiagem), dois post de um colunista sobre filmes, um post de outro colunista sobre os lançamentos, um post de um terceiro colunista sobre esmaltes. Cadê o post do criador do blog? Não tinha! Cadê resenha? Não tinha!

Não é possível, onde as resenhas se esconderam? Fui atrás e vi que a última resenha tinha sido publicada naquele blog há mais de 3 semanas! E o blog tem post novo todos os dias! Nem preciso dizer que cancelei a minha inscrição no feed e abandonei, né?

Desde quando um blog tem que ter atualização todo santo dia? Será que alguém vai deixar de acompanhar um blog se não tiver um post novo por dia? Já pararam para pensar que quem acompanha o blog não tem tempo de ver tantas novidades assim? rs…

Então, o que vocês pensam sobre isso??

94 comentários sobre “Pense Nisso: O que anda acontecendo com os blogs literários?

  1. Francisco Souza

    Oi Camila.
    Concordo com você em gênero número e grau (eita expressão velha né). Essa moda estranha de blogar sobre tudo e ainda dizer que são literários não me convence. Acho isso o fim da picada (mais uma do fundo do baú) mas, cada um é cada um né? Eu tento manter a essência do meu blog o melhor que posso. Sei que ele não é perfeito mas acho que vou me virando bem. Meus leitores não são muitos mas são extremamente fiéis e isso faz toda a diferença. Quanto as famigeradas parcerias, eu nem sei como isso é feito e acho que não quero aprender. Ganhar livros seria bacana mas não a ponto de vender a alma como certos blogs tem feito por aí. Bom…chegá né. kkk
    Parabéns pelo seu blog que é top da categoria a continue ditando o padrão do que é ser um blog literário que nós vamos seguindo daqui.
    Beijos.
    Francisco – O Literata.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Francisco,
      Não tem nada de expressão velha. Digamos que são expressões mais usadas por pessoas da nossa geração! rs…
      Que bom que entendeu meu desabafo! Infelizmente alguns blogueiros estão tão desesperados por “fama” que estão se esquecendo do principal!
      Também prefiro ter leitores fiéis a ter uma infinidade de seguidores que nem sequer entram no blog, já que seguir não significa acompanhar, né?
      beijos

  2. Arquivo Passional

    Oi Camila!
    Não considero que meu blog seja exatamente um blog literário, mas como também falo sobre livros, já percebi muita coisa que você escreveu aqui. Notei que vários blogs estão fazendo parceria com dezenas de editoras, e, ao ter que publicar as novidades de todas elas, acabam ficando com cara de vitrine, ao invés de apenas dar uma sugestão vez ou outra. Fiz parceria com 2 editoras, e acho que não daria conta de ter um monte de parcerias, como iria ler todos os livros? Geralmente publico 2 resenhas por semana, no ritmo dos livros que eu leio e dos filmes que assisto. Resisto à tentação de pensar que é pouco, e tento manter a personalidade. Às vezes a onda tenta me puxar, mas tô tentando firmar o pé na areia rsrsrsrs. Beijos… Elis Culceag.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Elis,
      Obrigada pelo comentário.
      Quando resolvi fazer esse post, imaginei que algumas pessoas pudessem não entender a minha crítica, mas fico feliz por ver que vocês entenderam minha lógica.
      Como você disse, alguns blogs mais parecem uma vitrine que um blog!
      É difícil não cair na tentação, mas vamos nos manter firmes… hehehe
      beijos

  3. D_Leitora Compulsiva (@DLeitoraCompul)

    GÊMULA!! Você disse TUDO!!! Se eu começo com um blog literário eu vou manter o blog literário, nem que isso signifique 1 resenha por semana e poucas atualizações… Não ficarei enchendo de outras máterias que NADA tem a ver com o universo literário!!

    Alguns até chamam colunistas para poder ajudar no blog, porque as vezes é dificil manter o ritmo, pois temos nossa vida profissional e academica também, mas acho que se temos um colunista vamos pelo menos entregar o livro a ele e não “emprestar” nessa cara de pau!!

    Eu concordo que até temos que variar um pouco, mas fazer isso só pra parceria?? Peloamor, eu gosto de visitar o blog e reconhecer o estilo do administrador, aquele jeitinho especial de escrever e de nos familiarizar, e quando ele some, o que ocorre com o blog??

    Bom deixando as críticas e a pôlemica de lado… Gostei muito do texto, sempre que posso eu venho aqui refletir junto com você sobre essas questões!!

    Continue o ótimo trabalho!! Mil beijos!!

    Jujuba
    http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com.br/

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Jujuba,
      Que bom que gostou.
      Fiquei com medo que as pessoas fossem entender o texto mais como uma crítica do que como uma reflexão, que era o meu objetivo.
      Não quero dizer o que é certo ou errado, mas gostaria que os blogueiros pensassem mais antes de adotar uma certa modinha! Será que vale a pena?
      beijos

  4. Ana Luiza Rosa

    Olá Camila!
    Tenho que dizer que é a primeira vez que passo por aqui no seu blog, mas estou admirada com todas as suas palavras. Afinal de contas, é a realidade sim! Como sou blogueira posso falar por mim mesma que as vezes algumas situações dessa já aconteceu até comigo ou em meu blog, então tenho tentado muito melhorar a cada dia pois quero passar uma coisa de qualidade, porque gosto de saber que os leitores são como amigos e o que eu posto ali não é só sobre os livros, é a minha opinião e tenho que fazer valê-la também. Gostei muito do “toque” que você deu, isso é uma coisa importante para as pessoas desconfiarem, pois estão perdendo aí, seguidores que acompanham o seu trabalho.

    beijo,
    Ana Lu
    @oficiodoslivros

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Que bom que gostou, Ana Lu!
      Acho bom a gente sempre parar e fazer uma reflexão sobre certos assuntos.
      Será que vale a adotarmos certas posturas?
      Lógico que cada um tem que pensar no que é melhor para o seu blog, já que nem tudo se aplica a todos, né?!
      Beijos

  5. Yule Karoline (@yuleKaroline)

    Camila concordo com você em gênero, numero e grau, pois tem uns blogs que vou te contar viu.
    Olha arrisco a dizer que tem blog que não posta nada a mais de dias e ainda fica lá twittando pro povo seguir, a me faz o favor viu, sem contar que tem trezentos milhões de colunista neste mesmo blog, e ainda assim consegue ficar dias, meses sem uma unica resenha, vou dizer tenho até medo.

    Por isto eu passei a selecionar os blogues que acompanho e agora conto nos desdo e vou dizer ainda sobra viu.

  6. Marcos Tavares

    Olhq, devo dizer que comecei a ler o post com um certo receio de comp seria a sua opinião e termino dizendo: concordo em gênero, número e grau. Hoje em dia as pessoas fazem um blog só para ganhar livros, não se preocupam com o conteúdo, com a qualidade do que está sendo passado, etc.

    Acho bem legal caixas de correio em vídeo, pq é uma forma do blogueiro ficar mais “próximo” dos leitores, mostrando sua face e sua voz, mas alguns vídeos são lastimáveis.

    E vc tocou num ponto ímpar: blogs que falam sobre tudo. Eu particularmente não gosto desse tipo de blog. Fica muito misturado e confuso. Às vezes fico com a sensação que o blog era de outro assunto e só “adotou” o tópico livros para ganhá-los de graça, uma pena.

    Adorei seu post!

    Abraços.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Marcos,
      Imaginei que algumas pessoas fossem ficar um pouco tensas…
      Mas acho que me fiz entender, não?
      Obviamente não foi uma crítica a ninguém e a nenhum blog específico! Só quis mostrar um ponto de vista de leitor, para que os blogueiros refletissem um pouco!
      Beijos

  7. Melissa

    Camila, eu concordo com tudo que você disse! Essa explosão de blogs literários fez com que a qualidade caísse muito. Tanto que eu só leio blogs novos por indicação e fico nos blogs que tratam de livros e oferecem resenhas de qualidade. Eu não tenho nada contra falar de filmes em blogs (inclusive eu falo), mas se um blog literário tem mais resenhas de filmes que de livros, bem, temos um problema, né?

    Essa obsessão por ganhar livros de graça é absurda. Quer dizer, como é possível manter 20 parcerias? Eu fico imaginando que ou essas pessoas não trabalham/estudam, ou elas vivem às custas de colunistas, ou elas simplesmente mentem dizendo que leram livros. E putz, tá cheio de blog mentiroso, que faz resenha baseada em sinopse! (isso quando faz a resenha…)

    Eu acho mais digno ter um blog honesto com menos seguidores, menos parceriais, menos promoções, mas pelo menos ter a certeza de que as pessoas confiam no meu blog e sabem que lá encontrarão informações boas que farão alguma diferença pra elas.

    E pra que essa coisa de atualização diária? Claro que o blog não pode ficar uma, duas semanas sem post, mas dois dias sem atualização não mata ninguém, né?

    Parabéns pelo post! Adorei essa coluna nova! 🙂

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      É triste ver esse tipo de coisa acontecer, né Mel??
      O mais ridículo é que esses blogueiros desonestos acham que isso vale a pena!
      Cansei de ver blog que só posta sinopse de livro, anunciando os lançamentos. Não preciso de um blog para isso… Basta me inscrever nas news das editoras e pronto! rs….
      Falta muita honestidade em certas pessoas!
      Beijos

  8. carolinaduraes

    Bom dia Camila, tudo bem?
    Pois é, eu concordo com você em alguns pontos…. Eu também fuço em diversos blogs, mas infelizmente eu só me cadastrei e comento em meia dúzia deles. O principal motivo é a falta de afinidade com a maior parte deles. Alguns postam resenhas como se fossem relatórios técnicos, super impessoais, o que me deixa totalmente frustrada. Outros, colocam a sinopse do livro e na hora de dar a opinião escreve uma ou duas linhas do tipo “Achei o livro interessante, muito engraçado. ” Que tipo de resenha é essa?
    Quanto as parcerias, como eu não tenho um blog, eu meio que fico por fora, mas realmente acredito que muitas pessoas montam os blogs apenas para ganhar livros e etc. O que eu acho uma tremenda sacanagem.
    Sobre os vídeos, vou ser bem sincera… não assisto mais.. Eu comecei a assistir e acabei vendo vídeos deprimentes, que no final deles eu já nem sabia o porque que eu o assisti rsrs.
    Quanto ao número enorme de colunistas, realmente torna o site meio impessoal mesmo. Eu também adoro séries e filmes, mas não gosto muito de blogs que misturam os temas. Tem apenas uns dois que eu conheço que fazem isso e o blog ficou interessante.
    Mas quando procuro por blog literário, quero mesmo é saber as novidades e resenhas no mundo dos livros rsrs.
    Adorei o seu post… é bom desabafar de vez em quando! Parabéns..
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Carol,
      É muito bom desabafar e fazer as pessoas pensarem.
      Aposto que tem muita gente que passou por aqui e agora está refletindo sobre o próprio blog!
      Não quero ditar regras, longe disso! Só quero que as pessoas passem a pensar antes de sair por aí fazendo qualquer coisa!
      beijos

  9. gatosnabiblioteca

    Ah, Camila, concordo com vc! Eiu tbm não tenho o menor carisma no video… por isso nem entrei nessa onda. Com marido, casa e trabalho, eu consigo resenha um livro por semana e é isso que em no blog, uma resenha por semana e alguns outros posts sobre novidades e tal… Desde o principio meu blog trata de 2 assuntos: gatos e livros. Mas esta foi a intenção inicial do blog, um espaço para eu poder falar sobre as coisas que mais gosto. =)

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Acredito que a grande maioria dos blogueiros tem uma atividade paralela, seja estudo, trabalho, cuidados com filhos, cuidados com a casa… Enfim, todos nós temos que dividir o nosso tempo com outras coisas. Por isso, fico muito confortável com blogueiros que não postam todos os dias. Acho mais honesto! Me incomoda muito quando vejo blogueiros tomando atitudes desesperadas, buscando um número absurdo de seguidores… Para que? Para ter mais parcerias? Mas que adianta ter uma porção de seguidores, incontáveis parcerias, se não dar conta de tudo!!
      Beijos

  10. Juliana Pires

    Eu concordo em tudo, acho que principalmente tenho que ter afinidade com o blogueiro e com o conteúdo que ele posta, preciso me identificar para gostar, e preciso confiar na opinião dele sobre um livro.

    Gosto de novidades de tudo o que pode trazer melhorias, e quem não gosta? Acho as caixinhas de correios bacanas, até faço uma mensal, nunca faria um vídeo por que simplesmente não ficaria bom eu também não me dou bem com cameras, mais é uma febre mesmo já vi em vários blogs e precisa rolar uma empatia com quem assiste né, o problema é que nem todo mundo sabe fazer isso bem.

    Não posso deixar de considerar que receber livros de graça é legal, mas a parceria envolve bastante compromisso e fazer parcerias com vinte editoras diferentes deixa meio dificil cumprir esse compromisso. Outra coisa, acho que eu preciso me identificar com os livros que a editora publica, tem gente que faz parceria só para dizer que tem.

    Gosto de indicações de séries, filmes, musica, mas se você faz um blog literário precisa de resenhas, como não? Eu entro num blog litarario para ler um resenha bacana, mas se a maioria dos post for sobre outra coisa, fica complicado.

    Uma coisa que eu vejo muito é que as pessoas são neuróticas por promoções, toda semana tem uma promoção nova, as vezes três, quatro rolando ao mesmo tempo, não estou criticando promoções, quem sou eu para isso, eu gosto muito até, mas será que é preciso tantas ao mesmo tempo.

    Beijos

  11. VDC

    Oi, Camila! Como você mesma disse, um colunista é bom vez ou outra, mas não freqüentemente! Eu por exemplo não forneço tal opção lá no meu blog, porque sei que a pessoa não terá meu estilo de escrita e muito menos a dinâmica para trabalhar com fãs de livros e música, dar conta de ambas as coisas! Porque é isso que o JTF é: música e livros, mas principalmente livros! Não dou preferencia para um assunto e esqueço do outro! Por isso acho e concordo com você que muitos blogs perderam a graça e identidade inicial! Espero que meu blog, a seu olhar, não se aplique às citações de seu texto!! Rsrs…

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Vini,
      Eu tenho muito ciúmes do meu blog!
      Afinal, ele se chama Leitora Compulsiva e isso significa que o blog é uma parte de mim: eu sou a leitora compulsiva! rs…
      Que graça teria começar a colocar outras pessoas aqui? Nenhuma!
      Você escolheu um título para o seu blog que te permite falar sobre o que quiser e desde o princípio mostrou a que veio! O triste é ver blogs que eram exclusivamente literários mudar de cara!
      beijos

  12. Laise Orsi

    Gostei muito de ler este post, Camila.
    “Oi, eu tenho um blog com resenhas, mas que não é e não pretende ser um blog literário!” Foi o que eu pensei em dizer em uma parte do texto, em resposta a vários pensamentos do que tinhas escrito.

    E concordo com muitas coisas.
    Acho legal algumas diversificações. Gosto de ler blogs e leio blogs de livros, de assuntos ecológicos que me itneressam, de jornalistas e de coisas de beleza. E nos blogs de produtos é comum depois de um tempo quererem começar a falar de moda e etc. E minah resposta nas enquetes é sempre a mesma “Se eu sigo esse blog pelo o que ele tem, não precisa colocar mais linguiça no saco. Assim tá bom!”

    Poxa, mas eu tenho um blog que fala de um monte de coisas.
    Sim, mas eu tenho um blog que pretende ser um diário de desabafos meus. E claro que quero que visitem, que eu troque idéias sobre alguns assuntos. (ME SIGAMMMM!), mas eu quero comentários e seguidores porque escrevo sobre aqueles assuntos porque gosto, por desabafo, pra conversar. Se ninguém ler, me serviu pra por pra fora. (o nome do blog diz, Lili escreve)

    Agora, eu sigo blogs assim também, como o meu e ok. No entanto, se eu entro num blog como o seu. Eu entro para buscar informações sobre um livro em especial, ler algo que me interessa. Do mesmo jeito que se eu entro num blog de maquiagem, é pra saber se o produto é bom, que cores existem e etc.
    Se eu quisesse encontrar tudo sobre um assunto num lugar só, eu ia pra uma loja de departamentos.

    Resumo da ópera: um blog pode ter diversidade, se esse é seu propósito. Se o objetivo não é ser um especialista formador de opinião sobre tudo e qualquer coisa. Blogs podem ser um negócio, se tornar uma profissão. E aí eu volto a lembrar, nesse sentido, nenhum dono de loja de departamentos pode saber tudo de tudo, mas ele deve saber desde o início qual o propósito do negócio que está iniciando.

    liliescreve.blogspot.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Laise,
      Se você criou um blog sobre diversos assuntos, então ótimo! Essa é a sua identidade!
      O que acho errado são blogs que começam como literários e depois começam a mudar de cara só para ter mais seguidores e mais parcerias!
      Vejo blogs com mais de 2 anos, que sempre falaram sobre livros e que agora fazem posts sobre tudo quanto é coisa! Me sinto enganada! Oras, eu seguia um blog de livros e agora me deparo com um post sobre esmaltes? rs…
      beijos

  13. Miriam

    Sabe o que eu penso? Que cada leitor vai escolher o que deve ler, seguir, ou não. Se ele quer um blog literário, vai selecionar quais gosta entre as centenas de blogs que existem por ai.

    Se quer seguir um blog que só tem promoção e nada de conteúdo, é problema dele!

    O que nós temos a ver com o blog alheio? Quem quiser abrir um blog só pra ganhar livro, que abra!

    O leitor vai selecionar.

    No meu blog falo de livros e receitas, mas está bem explícito no nome do blog: Livros, Bobagens e Guloseimas! quem me segue sabe exatamente do que se trata o blog.

    Não tenho tempo, nem saco, para postar todos os dias. Divulgo só o que gosto. Resenho só quando tenho vontade.

    Concordo com algumas coisas que tu falou, principalmente do sumiço do dono do blog, mas vamos combinar: Cada um faz o que quiser do seu blog.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Miriam,
      Acho mesmo que cada blogueiro deve fazer o que bem entende.
      Mas não vim aqui para ditar regras e sim para fazer as pessoas pensarem!
      Você tem um blog e escreve exatamente sobre aquilo que propôs. Então ótimo! O próprio nome que escolheu te permite isso!
      E pelo o que percebi, você mantém sua personalidade.
      beijos

  14. Marina Carvalho

    Oi, Camila!
    Adorei o post. Tudo isso que escreveu ecoa meus pensamentos. A maioria dos blogs ou não encontrou seu foco ou resolveu seguir as tendências e deu com os burros n’água. Não suporto dar de cara com aquele monte de post de promoção e memes intermináveis, que ocupa mais espaço do que as resenhas que os blogueiros se propõem a fazer.

    Blog literário é blog literário.

    Parabéns pelo texto.

    Marina Carvalho

    literarioinstante.blogspot.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Obrigada pelo comentário, Marina!
      A verdade é que tem muito blogueiro por aí que não sabe exatamente o que quer e fica seguindo as modinhas… Tem gente que cria um blog por impulso e depois percebe que não era bem o que queria… Ou então vê outro blog fazer uma coisa interessante e quer copiar!
      Fazer o que?
      Cabe a nós leitores fazer uma seleção!
      Beijos

  15. Camila Cristina

    Eiii Cah… tudo bem? Mais um pense nisso muito bem pensado rsrsrrsrs, eu concordo com você em tudo que você falou, quando entro em um blog literário quero ler coisas sobre livros, dicas de livros que nunca ouvi falar e vou conhecer, opniões sobre livros que já li ou que quero ler, e assim me enriquecer um pouquinho mais nesse universo fantástico chamado literatura, criei um blog a pouco tempo (num faz nem um mês), que é para ser literário, apesar de que em 5 posts, tem duas resenhas, mas vou me absolver de qualquer culpa, pois foi dois posts de desabafo e que na verdade como tinham tudo a ver com o blog pensei que merecia ser postado, mas não pensei nos livros que ganharia (eu sei que é bom ganhar livros) mas não foi e nem é esse o meu intuito, fiz o blog porque gosto de falar sobre livros, e é isso que quero fazer lá… (ops, acho que me afastei um pouquinho do assunto), em resumo existem blogs e blogs, alguns da gosto de entrar e comentar, outros nem tanto né…rsrsrsrrss

  16. juuhsutti

    Camis sua linda, adorei o post!
    Eu tenho colunistas, faço caixa de correio e falo também sobre filmes e séries, mas o foco absoluto do blog são as resenhas. Tanto é que são 3 por semana.
    Acho que o que é necessário é o discernimento. Querer abraçar o mundo não é legal, você tem que pegar o tanto de parcerias que consegue. Tem gente que ainda não entendeu como isso funciona.
    Quando eu percebo que o blog quase não tem resenhas eu também acabo deixando de lado, a não ser que esteja bem claro que o blog não é literário, e sim um blog com assuntos diversos.
    Eu preciso me identificar muito com o criador do blog, tanto é que os blogs que eu mais acesso são de pessoas que eu converso em outros lugares (Twitter, Facebook etc.).
    Mas, cada cabeça é uma sentença 😉

    Beijos
    Livros e blablablá

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Jú,
      Acho que você entendeu bem o que eu quis dizer.
      Seu blog tem vídeos, colunistas e tudo mais, mas nem por isso você perdeu identidade e isso é o mais legal!
      Além disso, seu blog se chama Filmes, Livros e Blá blá blá, então tem mais é que falar sobre filmes, séries, livros… Rs!!
      Beijos

      1. juuhsutti

        Exato! Eu só tirei o “Filmes” do nome quando fui colocar o “.com”, ia ficar muito grande hehehe. Hoje em dia é ó Livros e blablablá, mas tudo que não é literário fica incluso no “blablablá” rs…

  17. Nica (@DraftsdaNica)

    Olá Camilla!

    Ao receber o feed sobre o post de hoje fiquei “com um pé atrás”… Não por não acreditar na sua capacidade de desenvolver perfeitamente o assunto – você fez exatamente isso -, mas porque esse tema é realmente polêmico! Meu blog ainda é novo, tem quase cinco meses, mas desde o começo eu foco em falar sobre livros, sobre literatura, tentando trazer sempre as novidades do mundo literário bem como resenhar sobre os livros que recebo ou compro! Sim! Porque se eu receber um livro de parceria, vou resenhar com muito prazer; mas, caso não receba e “tenha” que comprar, eu compro! Não me importo! Como venho percebendo (e como vc mesma abordou), muitos blogueiros só se interessam em ganhar livros, fecham parcerias exclusivamente assim! Eu acho isso errado… Qual o propósito do blog afinal? Receber livros ou propagar, divulgar a literatura? Resenhar sobre livros ou sobre qualquer outra coisa?
    Vejo muitos blogs falando de cinema… sem problemas! Eu tb falo de cinema no meu! Mas desde que tenha a ver com algum livro! Falar de um filme só pq não tem o que postar, é furada! Infelizmente, esse tipo de post está cada vez mais comum; assim como postar sobre fofocas da rede ou músicas que nem trilha sonoras são! No entanto, acho que esse boom literário tem relação com a postura de algumas editoras também, o que acaba aumentando o número de interesseiros, de blogues de má qualidade, de resenhas que não são resenhas… Enfim, achei o seu post muito bem escrito! Espero que aqueles que se dizem blogueiros literários possam chegar até este e aprender o que é ser blogueiro DE VERDADE!
    Parabéns!

    Um beijo,
    Nica

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Nica,
      Eu sei que o assunto é polêmico e tive medo que as pessoas recebessem mal esse post.
      Felizmente vocês entenderam o meu objetivo, que é o de fazer os blogueiros refletirem.
      Não pretendo que todo mundo concorde comigo, mas se as pessoas pararem dois minutos para pensar sobre isso, já fico feliz!
      E saber que você tem um blog recente mas que está preocupada com a qualidade dele, é muito legal! Parabéns!
      Beijos

  18. Camila Mosqueira

    Tá inspirada, heim? rs Eu gosto do seu jeito autêntico e estouradinho, mas nem todo mundo gosta disso. Talvez, com essa nova coluna, vc consiga filtrar alguns blogueiros que vc não gosta muito, pq quem tem um mínimo de vergonha na cara vai ficar sem graça de aparecer por aqui depois deste tapa de luva! rs
    Pessoalmente tb não gosto muito de blogs que misturam vários assuntos, mas principalmente qndo eles se propõem a falar de livros e depois começam a fazer uma salada mista de tudo mais. Eu já tive um blog de assuntos diversos alguns séculos atrás. A ideia dele era ter diversidade de assuntos, mas logo cansou. Melhor mesmo é ter um foco.
    Bjos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Me empolguei, né?! rs…
      Fiquei com receio de postar esse tema, mas agora, vendo os comentários, sei que fiz o certo!
      Não quero criticar ninguém, mas acho que as pessoas precisam de um ponto de vista diferente para refletirem sobre as decisões que estão tomando!
      As pessoas querem abraçar o mundo com as pernas e isso não dá certo!
      Beijos

  19. ilmakl

    Post maravilhoso, pura verdade , eu por exemplo trabalho e gosto muito de entrar nos blogs, mas como posso fazer isto só a noite , não da pra entrar em todos, o povo pensa que temos muito tempo disponível, mas a maioria não tem, e é verdade mesmo, estão distorcendo a essência dos blogs literários , tem de tudo menos resenha , e quando tem ainda não é lá estas coisas, acho que cada um sabe do seu potencial , se não dá pra fazer tal coisa não faça, é melhor do que fazer mau feito .

  20. celldantas

    Oi Camila!

    Concordo com você que, se um blog se diz literário, ele deve falar sobre livros, ou qualquer outra coisa relacionada ao mundo literário.
    As vezes eu me sinto mal, porque não tenho muito tempo para navegar por redes sociais e blogs de editoras, de forma que o meu blog não tem muitas noticias. Mas ai eu me lembro que eu gosto de escrever, e de falar para as pessoas sobre os livros que eu li, o que achei, como a estória foi se desenvolvendo, o que o autor usou de diferente desta vez. Eu tenho as minhas resenhas no blog… e essa é uma das coisas que eu mais gosto nos blogs literários que visito, encontrar uma boa resenha.
    Concordo com suas observações, hoje em dia a coisa está bem bagunçada.

    Beijos!

    Marcelle – http://bestherapy.blogspot.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Cell,
      Acho que o que acontece nos blogs é apenas reflexo do que acontece na cabeça das pessoas.
      Tenho a impressão que as pessoas pararam de fazer as coisas porque gostam daquilo. A meta é fazer alguma coisa que possa tornar as pessoas conhecidas. Parece a síndrome do “Eu quero ser celebridade não importa como”. rs…
      beijos

  21. Pamela oliveira

    Eu concordo plenamente com você!!! não faz muito tempo que eu comecei a me interessar por blogs literários (mais ou menos um ano) nesse tempo eu conheci vários blogs, mas a maioria deles deixa muito a desejar.
    Além dos problemas que vc citou, e eu já vi muitos assim (em um que eu entri semana passada tava rolando promo de uma pulseira, de uma loja de biju parceira do blog, ????). Tem blog sem nenhum conteudo, com umas coisas bem infantis. Como você disse no video, o blog não precisa ser aualizado todo dia, mas eu entrei em um blog que o último post é do dia 4 de Março!!!
    Eu fico revoltada com essas coisas, poeque eu morro de vontade de ter um blog, e não tenho pois sei que não daria conta. Quando eu critico, meu marido diz que eu tenho que ter paciencia, porque blogueiro trabalha de graça e tal, mas eu penso assim; se você vai criar um blog, você sabe que as pessoas que seguirem o seu blog vão, vamos dizer assim “depender” de você pra saber as novidades, pra receber dicas, pra se orientarem a respeito do assunto que o blog trata, etc… então se você se disponibilizou a fazer, ou faz dureuto ou não faz!!! eu sou bem radical!!
    Por exemplo, eu ganhei uma promoção de final de ano em um blog e até agora não recebi um dos premios. Entrei em contato com a blogueira e ela alegou que meu endereço demorou a ser repassado pra ela pelo pessoal do outro blog, e depois ela ficou sem tempo pra ir ao correio!!! Por favor né??? são três meses!!!!!!!! acho isso falta de respeito e de compromisso com o seguidor.
    Bom é isso, adorei a coluna, parabéns

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Pamela,
      Acho que muito blogueiro não pensa antes de fazer um blog.
      Fico possessa quando vejo blogueiro dizendo que o blog está sem atualização porque ele está ocupado com estudo, com provas e tudo mais… Eu também tenho uma porção de compromissos, mas nem por isso abandono o blog ou deixo de mandar prêmios. Não sei que é esse blogueiro da sua promoção, mas isso me parece mal caratismo. Se não tem tempo ou grana para mandar os prêmios, não faça promoção!
      Beijos

  22. Milena Cherubim (@MilenaCherubim)

    É Camis… esse assunto é sempre complicado. Contudo você acertou em cheio em fala sobre isso. Entro em alguns blogs para ver as postagens, não curto caixinha de correio, não gosto quando falam sobre make’s, moda, unhas, ou sobre coisas que não façam parte do mundo literário. Filmes? Acho legal se forem baseados em livros, fora isso…. dificilmente eu leio, pois quero eu mesma ver. Alguns blogs não pensam em qualidade e sim em quantidade. Alguns têm equipes, outros fazem só, mas sempre estão com vários posts… não sei como fazem, portanto não entro mais. Hoje só acesso 5 blogs não consigo ler outros, as qualidades estão caindo muito….

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      OI Milena,
      Acho que tudo depende da proposta inicial do blogueiro! Acho uma tremenda sacanagem quando o blogueiro começa a mudar o foco do blog, mas jura de pé junto que o blog ainda é literário! A pessoa tem um blog literário mas não faz resenhas? Ou então se diz dono do blog e nem dá as caras? Acho isso péssimo!
      beijos

  23. @Appromances (@Appromances)

    Oi Camila!

    Essa coluna é muito boa, realmente estou apavorada com o que anda acontecendo. O assunto que predomina no twitter é sempre parceria, em alguns momentos chega até irritar e se a gente reclama acha que é despeito porque não temos “tal parceria”. Eu tinha interesse em uma editora como parceira e não consegui, até agora estou sem entender qual foi o critério de escolha porque vi que eles aceitaram blogs que faz plágio de resenha e outros que nem ler a maioria dos livros publicados, acho que é aí que entra um “colunista” e certeza será essa pessoa que vai fazer resenha. Enfim, tenho no meu blog uma coluna livro inesquecível, tenho mais de 1000 seguidores e poucos participaram, acho que é porque não estou oferecendo nenhum brinde, então acho que o que rola é toma lá da cá, são poucos que realmente acessa o blog porque gosta e acredito que a tendência é piorar.

    Um abraço
    Luciana

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Luciana,
      Você também já está de saco cheio desse blábláblá de parcerias? Bom saber que não sou a única!! rs…
      As pessoas precisam parar de reclamar! Se as editoras escolheram certos blogs é porque eles tem algum interesse com isso!
      Não sei se passou por isso, mas vamos supor que uma amiga sua comece a sair com um cara que você acha que não presta. Você pode até dar um conselho para ela e tudo mais… Mas no final, é ela que tem que saber se o cara é bom ou não para ela! De repente vocês só não tem o mesmo gosto!! hehehe
      Beijos

  24. William Souza (@willlbert)

    Mila, eu concrodo com você!
    As pessoas esquecem que blogs literários são literários. Então temos que ter mais resenhas e menos lançamentos de livros e coisas do tipo. Eu mesmo, só coloco poucas notícias sobre os lançamentos para não poluir, não coloco posts sobre séries para não se tornar chato e repetitivo. Claro que algumas vezes faço uns posts especiais, pois ninguém é de ferro! hehehe
    Hoje tem várias coisas tristes na blogosfera, tudo se tornou generalizado e muito armado. Cadê as coisas simples e que são belas por isso hen? Gosto não! hehehe

    Beijos
    Will

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Will,
      É lógico que um post ou outro com alguma coisa diferente é sempre legal!
      Essa coluna mesmo é uma inovação aqui no blog!
      Mas tem gente que só faz essas coisas malucas e esquece das resenhas dos livros… Ora, então não diga que é um blog literários!
      beijos

  25. littlegirlsbighearts

    Oi! Eu assino o feed do seu blog e adoro esse cantinho. Eu tenho um blog também, mas ele não é nada literário. Muito pelo contrário, falo mais sobre dicas de músicas e sobre assuntos que me interessam. Mas comecei a fazer resenhas nele. E só! Não estou a procura de uma parceria com uma editora, e nem pretendo procurar uma parceria, pois meu blog não é literário. Então, eu comecei a fazer as resenhas (até agora só tem uma), porque já ganhei várias promoções de livros, e eu queria expor no blog a minha opinião sobre eles. Outro motivo também é que eu estava muito vidrada no computador e tinha abandonado os livros, é meio que uma “terapia” ler livros e resenhar no blog. As resenhas são as únicas partes no blog que tem algo a ver com o mundo literário. Não espero comentários, faço a resenha somente porque gosto de expor minha opinião. Adorei esse texto. E concordo com você. Assino o feed de vários blogs “literários” e encontro mais dicas de filmes e séries, resenhas de séries, etc… A parte literária do blog aparece raramente… Já deixei de assinar vários feeds, pois agora que comecei a me interessar pelo mundo literário, quero ler mais resenhas (assim posso ter uma boa base pra fazer as minhas), encontrar mais novidades… É isso.
    Beijos, Bia

  26. Mayara Tashiro

    Quis me inscrever no WordPress e acabei criando um blog que nunca usei. Se quero novidades sempre dou aquela olhadinha no meu E-mail para vê mensagens que vem de várias lojas que fiz questão de ir no site e registrar meu e-mail. Já os blogs…. Sempre assino quando é algo que me é recomendado ou bem comentado por outros blogueiros que já sigo, como foi o caso do Leitora Compulsiva que foi indicadíssimo pelo Recanto da Chefa, acabei entrando em contato e adorei e fiquei. Assim também com outros blogs que foram indicados por este blog e assim em diante, mas quando encontro um blog e começo a seguir que vejo que não tem nada ver com meu estilo ou a perspectiva inicial dele e minha corto logo. Tempo é uma coisa rara não só para mim como para muitos outros e até por isso que o meu próprio blog não saiu do zero!

    Beijos, May.

    P.S: Prefiro resenhas escritas, quando pego um vídeo falando sobre caixa de correio nunca tenho tempo para assistir.

          1. Camila - Leitora Compulsiva

            Infelizmente, Mayara, é assim mesmo que funciona!
            A gente não percebe que uma coisa tão simples quanto seguir um blog pode ter influência em outras coisas! Nem sempre um blog com tantos seguidores é bom… Ele pode apenas ter promoções com prêmios bacanas! E o pior é que nem sempre as promoções anunciadas são reais! Fiquei sabendo de um blog que fez sorteio de um tablet, mas era tudo falso. O ganhador não existia. Na verdade, o blogueiro nem tinha o prêmio, mas as pessoas nem desconfiaram da armação! E com isso ele conseguiu pelo menos uns 800 seguidores!
            Fazer o que?
            beijos

          2. Mayara Tashiro

            Uma grande sacanagem!!!
            Essa semana eu ganhei uma promo lá no Recanto da Chefa e tipo estou pulando de alegria!!!!!!
            Já esse problema com promoção falsa é péssimo! Acho que dá para fazer aquela denúncia e manda o blog para o espaço!
            Vou está esperando ansiosamente o próximo Pense nisso!

            Essa semana mesmo eu tava pensando que ter parcerias com editoras tem que deixar de ser “ganhar livros de graça” e passar a ser reconhecido como prestígio se a editora tem uma parceria contigo é porque ela acredita no seu trabalho! Porque ela está valorizando todo o tempo que vc gasta de forma irremunerada fazendo propaganda para eles!

            Beijos, May.

          3. Camila - Leitora Compulsiva

            Mas é exatamente esse o foco, May!
            A parceria é um reconhecimento ao blog que faz um bom trabalho e presta um serviço à editora! É uma troca de favores, só isso!
            E fora que as pessoas não param para pensar no trabalho que dá ter parcerias! Para você ter uma ideia, tenho mais de 120 livros não lidos na estante! E por mais que eu queira ler o que tenho lá, sempre acabo dando preferência para os livros de parceria que chegam e nunca consigo ler o que já tenho aqui! É um sacrifício que eu faço, mas às vezes tenho vontade de mandar tudo para o alto!
            beijos

  27. Filmes,Livros&Séries (@FilmeLivroSerie)

    Sabe cada post desta coluna vejo que temos uma cabeça muito parecida, será a idade??? rsss
    Mas concordo contigo Camis, inclusive falo isso para meus amigos donos de blogs com equipes recheadas de nomes, twitters, sobrenomes e afins, não consigo me identificar com eles, nunca sei quem escreve o que e perde o perfil. Digo que sou egoísta ao extremo com o meu blog, ele é meu e ninguém põe as mãos rsss. Acho que meus poucos e fieis leitores estão lá por se identificarem comigo e até cheguei a fazer um teste enviando livros que eu recebia da NC e não tinha a menor vontade de ler para outras pessoas resenharem (não os pedia de volta, é claro afinal eles estavam me ajudando), mas não houve aceitação dos leitores e foi ai que percebi que os que vão lá é porque gostam dos meus comentários e opiniões sobre filmes, livros e séries e nada além disso.
    Isso de postar sobre notícias etc é algo que também não me agrada, o blog fica cheio de informações que não agregam, acho que uma única fonte de informações sobre news e lançamentos já esta mais do que bom.
    Outro ponto que não entendo são as resenhas que existem por aí, até alguém comentou acima mas não lembro quem foi. Muitos colocam um RESUMO ou até mesmo SINOPSE do livro e um comentário no final falando se gostou ou não, isso pra mim não é resenha. Claro que eu também não faço resenha, mas também não faço resumo, não sei o que este pessoal pensa, blog assim eu deixo de acompanhar (preciso aprender a cancelar o feed =/).
    Adorei o post, esta coluna nova esta ótima.

    Beijocas

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Vivi,
      Que bom que gostou! Acho que ser da mesma geração nos ajuda! rs…
      Eu sou super egoísta em relação ao LC e só o Dê consegue um espaço aqui porque, afinal, é meu namorado!! hehehehe
      Também não gosto de blogs cheios de informação! Nem os layouts excessivos eu gosto!
      beijos

  28. Quemlefazseufilme

    Camis, ahaha ultimamente nada mais me assusta. Tenho o Quem lê faz seu filme há quase 3 anos e sempre que alguém resenha uma série ou um livro que seja, eu ofereço o exemplar. É o mínimo que posso fazer né ?!
    Pra mim o blog é essencialmente um espaço para troca de experiências literárias. Não vou inventar de falar de outros temas porque corro o risco de perder a essência. Acho que é por aí, mas cada um tem seu livre arbítrio e deve fazer bom proveito dele rsrsrs

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Luka,
      É chocante ver essa cara de pau do blogueiro!
      Uma coisa é se o blogueiro quer ler o livro, mas o colunista pede emprestado assim mesmo! Assim tem sinceridade!! Mas vejo que a maioria dos blogueiros que fazem isso, só querem juntar livros, mesmo que não queiram ler!! hehehe
      beijos

  29. Nanda

    Oi Camila,

    Ótimo texto, esta semana este e outros assuntos deram o que falar na blogosfera. Plágio, parceria, blog que plagia com parceria… e por aí vai. Eu fico é muito triste com tudo isto, amanhã vou falar sobre o assunto no Viaje Comigo, mas esta semana até meu astral mudou por causa de certas atitudes.

    Sobre o texto eu pessoalmente não gosto de vídeo de caixinha de correio e similar, com algumas exceções acho a maioria muito sem graça. Gosto de vídeos divertidos como o do Li um livro, ou de quem fala muito bem como os da Andynha e os da Vivi Ferr. O resto raramente assisto…

    Sobre resenhas e colunistas, acho que é um pouco pessoal, depende do perfil e do público alvo de cada site. Acho que ter blog literário para nunca resenhar realmente perde o sentido. Mas tem várias colunas que curto em outros sites, por um lado, você expande conhecimentos e olha para outras coisas, no caso de filmes e séries etc.

    Agora as resenhas eu acho que perde a característica de blog se tem trocentas pessoas postando resenha. O VL está com 2 colunistas atualmente, mas as resenhas são todas minhas. Acho que o leitor que já conhece o site sabe do meu estilo, se muita gente resenhar perde isto. Eu por exemplo sei que temos estilos parecidos, quando vc fala que ama sei que vou gostar e vice-versa hehe.

    Adorei ^^

    beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Nanda,
      Nem precisa dizer que somos muito parecidas, até para esse tipo de coisa! rs…
      Eu acho que ter colunistas é válido quando isso acrescenta ao blog! O problema é quando tá na cara que o colunista só está lá para suprir o buraco deixado pelo dono do blog! Será que os blogueiros acham que somos idiotas e não percebemos isso?
      beijos

  30. Lucy (@lucy_skycats)

    Eu vejo muito essas mudanças em blogs “literários” por aí, falando de maquiagem, moda cinema, várias outras coisas e aí finalmente os livros. rsrs Tanto que no blog q participo só falamos de livros. Qdo muito, filmes adaptados de livros, senão ñ postamos.
    Também não tenho a menor vocação para vídeo. rsrs Acho que um podcast ainda é legal, mas vídeo… no way. XD
    Concordo com o que vc disse, Camila. Bom senso e responsabilidade para os blogueiros, se for pra de colunistas – o ditado de “se quer algo bem feito, faça você mesmo” tá valendo aí – é mais fácil a pessoa passar o blog para o colunista e pronto, né?
    Ótimo texto, como sempre.
    Bjos bjos
    http://www.poressaspaginas.com

  31. HGMagazine

    Cara, show de bola o post! 😀 Arrasou! Eu concordo com tudo o que você falou. O meu blog não é sobre livros, mas eu posto sobre livros sim 🙂 O meu blog é sobre tudo o que gosto, não me foco em nenhum tema específico, mas sim naquilo de que gosto mais. Assim, eu concordo super com você sobre os colunistas e odeio ir em blog que só tem coisa de filme e série sendo que o blog é de LIVRO ==’ Da uma raiva!!! Mas sobre os vídeos de caixa de correio, eu discordo um pouco. A muito tempo eu fiz caixa de correio só mostrando as mãos, e eu gostava, pois era menor de idade e não queria mostrar o rosto, não acho que tenha que aparecer em caixa de correio oO cada um aparece como quiser e todos tem seus motivos. Sobre o negócio de livro de graça, eu acho isso idiotisse DAS EDITORAS! Pq tem tanta escola precisando de livro COMO A MINHA e eles dão para blogueiro que nem se quer faz uma resenha direito ¬¬” e nóis estudantes querendo um livrinho para animar o dia D: Enfim, que comentário lol espero sua resposta e amei o post 😀

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Exatamente esse o ponto…
      Se o blog é literário, então o tema deve ser livros! Se quiser falar sobre outras coisas, tudo bem, mas não defina o blog como literário! É tão simples isso…
      Acho bacana quando a pessoa se dispõe a fazer um vídeo, mas o negócio tem que ser bem feito, não é mesmo? Se for para fazer um vídeo tosco, melhor não fazer!
      Essa sua idéia é muito boa mesmo! Por que não doar os livros?
      beijos

    2. Mayara Tashiro

      Concordo muito com você! Minha escola necessita tanto de livros para dá aquele incentivada enquanto que algumas editoras perdem esse publico que seria muito bom para eles. Beijos, May.
      OBS: Vou dá uma olhadinha lá no seu blog!

  32. Maura C. Parvatis

    A escolha do tema pode ser vista como polêmica por alguns, muitos podem não gostar, eu, sinceramente, ao fim da leitura, suspirei e pensei: Ah, como é bom ler algo verdadeiro… Bom, não sou uma er… blogueira literária, sou uma blogueira descabelada e míope, quando criei meu blog: ‘’Os lábios flamejantes’’ eu só queria saber de postar textos de minha autoria, versos que escrevia em meu diário e queria compartilhar com o mundo, a fase poetisa passou, esse blog ainda está no ar, mas, além de escrever, eu amava ler desde os 11, 12 anos, o assunto livros não saía da minha cabecinha de vento… Eu respiro livros desde essa época, então criei outro blog, o tal Blog da /mauraparvatis, HAHA, para falar de coisas que (gostava) gosto entra elas, os meus amados livros.
    Bom, eu adoro blogs literários, possuo uns 10, 15 que são meus favoritos não porque possuem layouts bonitos ou isso ou aquilo, e sim porque fazem ótimas resenhas, mostram que AMAM o que fazem: ler e falar sobre o que leu.
    Blogs que possuem a denominação literário e falam de tudo, acho um absurdo, fico pensando: O blog não era só sobre livros e novidades literárias… O que esse post sobre eletro-forró tá fazendo aqui? HSUAHSUAHU Bom, acho que essa é uma das modinhas mais chatas dos lit blogs: ser um blog sobre pseudo literário que fala sobre tudo, música, filme, roupa, comida… E bom, eu não curto muito! Se eu chegar aqui, no Leitora Compulsiva e ver um Look do Dia, vou pensar: Aí, meu deus…
    Tenho meus blogs preferidos sobre moda, sobre futilidades, sobre nerdices em geral, sobre filmes, sobre qualquer coisa ou como os meus: sobre coisas que gostamos. E quando vou num blog literário, quero ler sobre livros, não sobre a experiência com os esmaltes lançamentos, isso converso com minha manicure! HYHSHSHAHSY
    Bom, minha opinião sobre pessoas que atulham a sidebar com links de duzentas editoras parceiras e postam uma resenha ao mês, porque trabalha-estuda-vive e não dá conta de ler, resenhar, manter é: ‘’Se não aguenta bebe leite’’, parceria é comprometimento! Se não consegue ler 20 livros por mês pra manter parceria, chame um amigo e peça que leia e comece a postar as resenhas e, de preferência, dê o livro pro amigo. Sacanagem isso, viu, o dono do blog não dar o livro pro colunista que ajudou DE GRÁTIS só porque quer ter uma estante cheia de livros que nunca leu… Isso é egoísmo, hehe!
    Bom, um comentário super hiper mega péssimo 😐
    Opinião de uma blogueira fracassada que fala sobre seu cotidiano chato recheado de livros, neuras e ah, neuras!

    Beigos!

  33. Julio

    Eu também andei reparando que alguns blogs estão sobrevivendo só por causa do colunista, e não por causa do autor do blog! O que eu menos gosto nos blogs que lançam agora é isso, a pessoa criar só pra ganhar livros de graça. Queria que eles tivessem tentado fazer um a dois anos atrás, aí sim iam ver como as coisas eram diferentes sem as parcerias e livros de graça. Eu mesmo parei de ver vários blogs por causa disso, pois o que adianta se o autor do blog nunca posta? Perde totalmente a essência do blog!
    Últimamente eu ando vendo posts de blog só por email, e vez em nunca comento. Adorei seu post Camis, uma pergunta que deveria estar na cabeça dos blogueiros mais antigos e vários leitores!

    E acho que você me fez mudar de ideia sobre colunista…eu ia colocar no blog alguns pra trazer algo diferente (Mesmo sendo blog literário), mas agora to com um pé e meio atrás rs.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Júlio,
      Acho que ter colunista não é o problema!
      No seu blog, por exemplo, adoro as suas resenhas e as do Gabriel!!
      E se você resolver falar sobre outra coisa, basta deixar claro que seu blog não é exclusivamente literário que tudo bem!!
      Beijos

  34. Hérida Ruyz

    Oi Camila,
    Concordo com você. Qdo um blog literário começa a postar muitos assuntos que não têm nada a ver com livros, acaba perdendo a identidade.
    Eu sou da velha guarda. rsrs Meu blog é de resenhas e todas são feitas por mim. Tbm faço divulgação de alguns lançamentos. Digo “alguns” porque não posto tudo que recebo, só publico os lançamentos que tenho interesse em ler e possa interessar o publico que segue o Lendo. E…só. Nada de video, séries de tv, novelas e etc. rsrs
    Com relação as parcerias… eu tenho muitas, mas só solicito um novo livro qdo o anterior estiver lido e resenhado. Não gosto de acumular livros na prateleira, pois quero ter liberdade de ler os “meus” livros tbm (fora de parceria).
    Ótimo texto.
    Bjs

  35. chefa

    Concordo com você em muitas coisas, Camis! Acho que todas, haha! Bom, mas acho que nem todo os blogs que vemos são só sobre literatura…no meu tem resenhas, promos, mas também tirinhas e contos, né? E às vezes gosto de colocar uma coisa ou outra que vi na internet e que me divertiu! rs Mas estou sumida mesmo, por conta dos concursos, sabe? Senti que isso foi um puxão de orelha, haha!
    Agora, sepre achei caixinha de correio um porre…algo do tipo: “olha o que eu ganhei da editora tal” e isso causou um furor na net; todo mundo querendo parcerias para ganhar coisas!
    Mas é bem isso…blogs perdendo identidade…;/
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Lógico que não foi um puxão de orelha!
      Afinal, seu blog se chama Recanto da Chefa e você nunca disse que era um blog literário! Então pode falar sobre o que quiser!
      Esse negócio dos vídeos tá ficando cruel! Outro dia tive pena de uma blogueira porque o vídeo dela era tedioso!
      beijos

  36. geisagm

    Acho que é isso mesmo que você colocou! Foi direto na ferida… fico tonta com a quantidade de pessoas que saem querendo empurrar seus blogs pela goela, ficam seguindo uns aos outros só pra acumular, mesmo, rostinhos no box e, pior… não têm conteúdo nenhum; nem conseguem honrar as parcerias e exibem nos tais vídeos pilhas de livros de parcerias que estão encostados, aí os posts se resumem ao que elas ganharam e, como já falaram, sinopses copiadas e coladas com um comentário bem superficiail.

    Acho que falta fazer pelo prazer de ser bem feito, de gerar um conteúdo bacana e estimular a leitura e os contatos com gente que gosta tanto quanto você… acho que as parcerias são válidas, sim, até porque faz um bem danado pra títulos que vêm sem tanto marketing (muitos escritores nacionais, por exemplo!) e permite que se conheça muita coisa boa, ou que se tenha mais ou menos certeza das não tão boas. xD

    Mas é isso… ainda acredito que esses blogs que só querem livros de presente tendem a ir sumindo… porque tudo o que é feito sem vontade de verdade não vai pra frente! 🙂

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Andressa,
      Que bom que gostou!
      Acho bacana um blog que tenha colunistas, desde que isso seja para agregar conteúdo! O mesmo vale para os vídeos de caixinha do correio! Se tem uma coisa que me irrita é blogueiro que passa vários minutos falando do kit incrível que ele recebeu na Novo Conceito, sendo que nenhum leitor poderá adquirir esse kit! Quer mostrar, beleza, mas não precisa ficar exibindo!
      Beijos

  37. Eduarda Menezes

    Oi Camila!
    Adorei o seu texto e concordo muito com você! 🙂
    Sou completamente apaixonada por cinema, tanto que quando surgiu a ideia de fazer um blog, a temática filmes passou rapidamente pela minha cabeça, até ser descartada e o meu lado leitora falar mais alto. Sendo assim, sempre procurei tomar muito cuidado com isso, pois pra mim, tendo cinema como uma segunda paixão, seria muito fácil desviar o assunto, sabe? Então quando falo de algum filme lá no blog, é somente na coluna Roteiro Adaptado, pois tem tudo a ver com livros também. Ultimamente surgi até com a ideia de saciar essa minha vontade colocando na coluna da parte direita um espaço intitulado “último filme que vi no cinema”, e vou ver se sigo em frente com essa ideia, já que ocupa um lugar bem discreto de modo geral, e não se caracteriza como post.

    Quanto aos colunistas eu acho um assunto muito delicado. Particularmente não tenho colunistas no meu blog por x motivos. O principal deles é o fato de que eu teria que me identificar muito com uma pessoa, para que ela tivesse essa “liberdade” em escrever num cantinho que é tão especial para mim. Acho que quando a gente cria um blog, moldamos tudo, desde o layout, até a maneira que escrevemos a nossa resenha, de forma que ele fique com a nossa cara, então convidar alguém de fora só se for algo anteriormente bem avaliado e muito bem pensando. Sou a favor de colunistas, mas não nos casos em que você citou; nunca colocaria um colunistas no blog para falar sobre séries, por exemplo. Já aconteceu comigo também, de entrar em um blog literário, até mesmo grande e conhecido na blogosfera, e encontrar tantos colunistas e assuntos variados que acabei deixando de lado e volto lá uma vez perdida apenas para ver se mudou algo.

    Quanto as caixinhas do correio acho uma questão delicada. Gosto de fazê-las como uma forma de mostrar novidades para os leitores, livros diversos, mostrar a diagramação, essas coisas… e um dos motivos pelo qual mais gosto de mostrar é justamente pelo fato de que adoro assistir. Muitas vezes já comprei livros por conta de Caixinhas, daqueles que a gente vê e se apaixona imediatamente, sabe? O foco é completamente nos livros.. mas acho que você tocou num ponto interessante, e nunca havia parado para pensar nas pessoas que fazem mais para mostrar a quantidade de coisas maravilhosas que receberam, do que pelo livros em si, mais pelo status por assim dizer, e pensando bem, infelizmente, acho que você está certa!

    Adorei ler a sua opinião! =)
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Eduarda,
      Muito obrigada pelo comentário!
      Realmente essas são questões muito delicadas e acho que não existe um certo ou errado para isso! O que acho é que existem intenções certas e erradas por trás daquilo que se faz.
      Se você opta por ter um colunista para diversificar o blog, é bacana. Mas se quer colunistas só para se livrar do trabalho e ficar com os livros de parceria, então isso é uma droga!
      Da mesma forma acontece com os vídeo. A idéia é bem legal, desde que e pessoa tenha carisma e esteja fazendo isso com uma boa intenção e não só para fazer inveja para os outros!
      Beijos

  38. Aline

    Oi Camila!
    Nossa! Você disso tudo! Assino em baixo.
    Acho que tem promoções demais nos blogs e resenhas de menos…
    Particularmente, nada contra esta promoções, só que pra mim não significam nada. Nunca participo. Gosto mesmo é de ler as resenhas, ver as indicações. Saber tudo do nosso “amado mundo dos livros.”
    Gosto muito do seu blog. Você escreve muito bem.
    Um gde abraço!
    Aline

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Aline,
      Muito obrigada!
      Acho que as promoções fazem parte do dia-a-dia de um blog literário! É gostoso poder presentear algum leitor com um exemplar de um livro ou um kit de marcadores. Querendo ou não, vejo como uma forma de poder dividir minhas parcerias com vocês!
      Mas tudo tem limite, né?? Não dá para querer ter um blog literário ficar fazendo promoções de qualquer coisa só para atrair seguidores!
      beijos

  39. Aris

    Olá, Camila. Acabei de descobir seu blog e gostei muito.
    Concordo com o que você escreveu; eu mesma tenho outros interesse além de livros, então, criei outro blog para postar sobre isso e num terceiro posto sobre artesanato com uma amiga, assim as pessoas não precisam suportar posts nada a ver com o que estavam procurando 🙂
    Eu também sinto falta das opiniões envolvendo a vida dos leitores, mas, fazer o que ¬¬
    Infelizmente a maioria dos blogs posta sobre os mesmos livros, geralmente lançamentos…mas… felizmente ainda é possível encontrar blogs interessantes 🙂
    Bj, Aris.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Aris,
      Seja bem vinda e obrigada pelo comentário!
      Bacana isso de você ter feito um outro blog para não misturar os assuntos! Assim fica bem melhor mesmo!! Basta deixar um link de um blog para outro e quem se interessar pelos diversos assuntos pode facilmente “pular” para o outro blog, né??
      Beijos

  40. Clóvis Marcelo ♫ (@clovismarcelo)

    Olá Camila. Esses dias estive me perguntando justamente isso que você relatou como reflexão. Qual o sentido de tantas coisas que vemos nessa famosa blogosfera literária. Como você mesma falou, sábias palavras, as pessoas estão mais preocupadas com números do que com a qualidade do seu material; seja número de seguidores, de livros, de postagens ou o que seja. Estou adentrando nesse ramo de blogs e em pouco tempo já pude observar muitas dessas coisas. Para conquistar um leitor não existe segredo mas deve-se sempre usar o bom senso creio eu. Adorei conhecer seu espaço, espero voltar por aqui. 😉 Abraços. http://defrentecomoslivros.blogspot.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Olá, Clovis.
      Infelizmente parece que as pessoas hoje em dia só pensam em virar celebridade, de qualquer jeito! E muitos blogueiros acreditam que o blog vai propiciar isso para eles!
      É uma pena que muitos blogueiros se esqueçam de fazer um trabalho bacana, enquanto só pensam nos números!
      Espero que volte e muito sucesso com o seu blog!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!