Leitora Compulsiva

O Oráculo Oculto, de Rick Riordan

O Oráculo Oculto As Provações de Apolo Rick Riordan Leitora CompulsivaTítulo: O Oráculo Oculto

Série: As Provações de Apolo #1

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 320

Tradução: Regiane Winarski

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




Sempre nutri uma paixão secreta por mitologia e desde que o Rick Riordan começou a publicar seus livros de ficção juvenil baseadas nesse universo de deuses e semideuses, venho lendo uma série atrás da outra. Não importa o quanto tudo seja meio parecido, até hoje eu amei todas as histórias, seja de mitologia grega, romana, egípcia ou nórdica!

Quando a Intrínseca anunciou o lançamento de “O Oráculo Oculto” – da nova série chamada ‘As Provações de Apolo – obviamente já coloquei o livro na minha lista de desejos e pedi um exemplar pela parceira. Eu é que não ia perder essa nova história e a chance de reencontrar velhos personagens queridos!

E sobre isso, vale fazer uma observação: a história dessa nova série tem forte ligação com as séries “Percy Jackson e os Olimpianos” e “Os Heróis do Olimpo”, então aconselho fazer primeiro a leitura dessas séries anteriores. Não vejo sentido em ler essa nova história sem ter lido as séries anteriores! Sério mesmo…

Vocês curtem séries de TV, né?! Bom, imagino que sim… Rs! Então poderíamos dizer que os cinco livros de ‘Percy Jackson e os Olimpianos’ formam a primeira temporada da série e os protagonistas precisaram passar por uma série de desafios para impedir o retorno de Chronos. Nos livros de ‘Os Heróis do Olimpo’ – que vou chamar de segunda temporada – novos personagens se juntaram aos já velhos conhecidos para enfrentar derrotar Gaia. E agora, chegamos à terceira temporada com ‘As Provações de Apolo’! rs… Teremos então outros protagonistas, novas profecias, novas aventuras… mas sempre dentro do velho universo dos deuses do Olimpo e dos garotos semideuses do Acampamento Meio-Sangue!

 O Oráculo Oculto As Provações de Apolo Rick Riordan Leitora Compulsiva

Sobre o que é “O Oráculo Oculto”?

Quando Gaia tentou destruir o Olimpo – história contada em Os Heróis do Olimpo -, Apolo acabou provocando uma pequena confusão e quase colocou tudo a perder… Para a sorte dos olimpianos, os semideuses deram conta do recado e derrotaram Gaia… Mas é claro que essa ‘trapalhada’ de Apolo não passou despercebida para Zeus, que decidiu então punir Apolo e deixá-lo de castigo. Sabem como? Retirando dele todos os seus poderes e tornando-o humano! E é assim que começa essa ‘nova temporada’… Rs!

“O Oráculo Oculto” é o primeiro livro da série As Provações de Apolo e tem como protagonista o deus Apolo, que acaba de ‘cair’ do Olimpo. Para seu total espanto, ele descobre que agora não passa de um reles humano… E para ficar ainda pior, um humano adolescente nada atraente chamado Lester Papadopoulos. E para ficar pior do pior, um humano adolescente nada atraente que toma uma surra danada e só não apanha mais porque é salvo por uma jovem chamada Meg, que por acaso é uma semideusa.

Essa não é a primeira vez que Apolo é castigado por Zeus e transformado em humano e por isso ele imagina que só precisa encontrar um semideus que convoque seus serviços por um ano. Assim ele passará por provações, mostrará para Zeus que é digno de perdão e pronto… Zeus devolve seu status de deus e seus poderes… Fácil, né?! E bastou ele contar seus planos para Meg que a garota, nada boba, resolve convocar ela mesma convocar Apolo! rs…

Com a ajuda de Meg, Apolo/Lester encontra Percy Jackson e juntos eles conseguem chegar ao Acampamento Meio-Sangue, mas não sem antes serem perseguidos, atacados e quase morrem! Lá chegando, Apolo descobre que está realmente encrencado… Estar em um corpo de um adolescente de 16 anos e ter que encarar vários de seus filhos é super constrangedor. Mas o maior problema é nenhum oráculo está funcionando, as comunicações com os semideuses está bem prejudicada, o acampamento está quase vazio e todos estão correndo perigo porque há um novo vilão à solta!

Apolo terá então que trabalhar com Meg e com outros semideuses para tentar descobrir o que está acontecendo e, em sua primeira missão, terá que encontrar e salvar o bosque de Dodona, um dos oráculos mais antigos que pode ajudá-los a conseguir uma profecia.

O que esperar desse livro?

Quem já conhece o trabalho do autor e acompanha as aventuras desses jovens semideuses não vai se decepcionar com essa leitura. Apesar de parecer um pouco mais do mesmo, essa nova série surpreende por ter como protagonista um ex-deus tão complexo quanto Apolo… Como o livro é narrado em primeira pessoa, funciona quase como um diário de Apolo, onde podemos acompanhar não só as coisas que acontecem com ele, mas também tudo o que ele sente na pela de um mortal adolescente… E podem ter certeza que esses pensamentos vão render muitas risadas.

Nas séries anteriores, os deuses sempre se mantiveram distantes e tiveram uma participação pequena. Então, acompanhar o desenrolar da trama do ponto de vista de um deus, ainda que seja um ex-deus, foi bem bacana. Vários foram os trechos do livro que me fizeram refletir sobre questões bem próprias da humanidade, da imperfeição e da mortalidade. E se eu fosse transcrever aqui as melhores frases do Apolo, poderia fazer uma postagem só com elas!! rs…

Sobre o autor Rick Riordan e seus outros livros…

Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times. Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. (Fonte: Site da Intrínseca).

Não encontrei ainda nenhuma definição de quantos serão os livros da série ‘As Provações de Apolo’, mas já sabemos que o segundo livro se chamará ‘The Dark Profecy’ e tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para fevereiro do ano que vem!!!

Além dessa série, Rick Riordan é autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos(O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano + Os Arquivos do Semideus, Guia Definitivo de Percy Jackson e Os Olimpianos), da série ‘Os Heróis do Olimpo‘ (O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo), da série ‘As Crônicas dos Kane‘(A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente + As Crônicas de Kane: Guia de Sobrevivência), da série ‘Magnus Chase e os Deuses de Asgard‘(A Espada do Verão) e da série adulta ‘Tres Navarre’ (Tequila Vermelha, A Dança do Viúvo) Além dos livros ‘Semideuses e Monstros’, ‘Percy Jackson e os Deuses Gregos’. ‘O Filho de Sobek‘, ‘O Cajado de Serápis’, ‘A Coroa de Ptolomeu’, ‘Os Diários dos Semideuses’ e ‘Vingança e Redenção no Texas’.

A série Percy Jackson e Os Olimpianos foi ainda adaptada para os quadrinhos e os três primeiros livros já foram lançados: O Ladrão de Ossos, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã.

 

O Oráculo Oculto As Provações de Apolo Rick Riordan Leitora Compulsiva

8 comentários sobre “O Oráculo Oculto, de Rick Riordan

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Estou até agora morrendo de rir com o trailers com o Lester pagando mico por não ser mais o Apolinho (como a Sheila da Intrínseca chama ele no Snapchat). Bela sacada de quem fez esses trailers.
    Foi muito boa essa comparação com as séries de TV que você fez com os livros com o Percy Jackson, se bem que na série do Apolo, o problema é a falta de profecias e não exatamente a realização dessas profecias. Se bem que agora penso que a série do Magnus Chase poderia ser considerada como um spin-off, já que é primo da Annabeth. Tipo Hércules e Xena nos anos 90, sabe?
    Mas deve ter sido divertido ver o Lester lidando com seus filhos na mesma idade que ele, hehehe… Se já tem filho adolescente que odeia quando o pai quer buscar ele na balada ou na escola, imagina quando o pai parece ter a aparência para ser irmão…

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Achei esse livro o mais engraçado de todos, porque o Apolo é uma figura.
      As reclamações que ele faz sobre ser um humano são muito engraçadas. Ele é resmungão!!
      Já imaginou finalmente encontrar seu pai e ele ser mais novo que você?? kkkk Tenso!! rs…
      Beijos

  2. Cristiane de Souza

    Oi, Camis…
    Assim como você, também tenho uma paixão secreta por mitologia… Acredito que ter uma visão de um ex-deus nos faz enxergar pontos especiais na obra… Espero poder ler o livro em breve… E adorei o Boktrailler… Você podia fazer um post específico com as melhores frases de Apolo mesmo… Adoraria saber as frases dele que mais chamaram sua atenção…
    Beijinhos…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Eu bem que pensei em fazer esse post, mas acho que pode estragar a leitura de vocês! rs…
      São frases tão bacanas que valem a pena serem encontradas aos poucos durante a leitura.
      Beijos

  3. Márcia Saltão

    Oi!
    Eu tenho esse livro, que ganhei em um top comentarista, mas ainda não li. Adoro livros com tema juvenil e sou fã desse autor. Sua resenha está perfeita e o Booktrailler está ótimo! Faça mesmo um post com frases do Apollo, com certeza vamos nos divertir! Beijos no coração.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia.
      Você já leu os outros livros?
      Bom… eu tinha pensado que fazer o post com quotes poderia estragar a leitura de vocês, mas acho que vou repensar!! rs…
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: