Leitora Compulsiva

O Adulto, de Gillian Flynn

O adulto Gillian Flynn Leitora CompulsivaTítulo: O Adulto

Autor(a): Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 64

Tradução: Alexandre Martins

Sinopse: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, FnacBuscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

No mês de julho a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de “O Adulto”, da escritora Gillian Flynn, e foi parar direto no topo da minha lista de desejos! Já li todos os livros da autora publicados aqui no Brasil e esse, apesar de ser apenas um conto, não poderia faltar na minha coleção…

Para a minha sorte, consegui incluir esse livro no meu pedido da parceria e assim que chegou meu exemplar, já parei para ler essa história! Com apenas 64 páginas, nem me importei em passar essa leitura na frente das outras… rs!

Uma curiosidade sobre esse conto é que ele foi escrito pela autora Gillian Flynn a pedido do escritor George Martin, para fazer parte de uma coletânea de histórias sobre vigaristas, mercenários e ladrões. O título do conto na coletânea era ‘Qual é a sua profissão?’. Aqui no Brasil essa coletânea recebeu o nome de “O Príncipe de Westeros e Outras Histórias” e foi publicado pela Saída de Emergência/Arqueiro.

O adulto Gillian Flynn Leitora Compulsiva

Sobre o que é ‘O Adulto’?

“O Adulto” conta a história de uma jovem (sem nome) que desde cedo aprendeu como ganhar dinheiro fácil, aplicando pequenas fraudes, furtando uma coisa aqui ou outra ali ou simplesmente mendigando… Sem nenhuma experiência de trabalho, o único emprego honesto que ela conseguiu foi na Mãos Espirituais, um lugar que empregava videntes na parte da frente, mas mantinha uma salinha nos fundos para oferecer aos clientes satisfação sexual! Durante oito horas por dia, seis dias por semana, ao longo de três anos, ela masturbou clientes e se tornou praticamente uma especialista no assunto. Ela sempre soube o que cada um de seus clientes precisava… O problema é que três anos de atividade manual repetitiva lhe provocou uma lesão dolorosa!

Para sua sorte, uma das videntes foi embora e sua chefe Viveca decidiu lhe dar uma chance na sala da frente da Mãos Espirituais. Tudo o que ela precisava era se passar por vidente e dizer às donas de casa ricas e infelizes que podia ler suas auras! Ela era boa em dizer o que as pessoas queriam ouvir!

Em uma dessas consultas, ela atende Susan Burke, recém chegada a cidade. Logo ela percebe que a cliente está desesperada e decide tirar proveito da situação. Susan acredita fortemente que a mansão em que vive está amaldiçoada e que seu enteado pode estar possuído de alguma forma. A falsa vidente então oferece um serviço de limpeza caro e fajuto! O que ela não esperava é que, ao chegar na casa de Susan, fosse se deparar com algo verdadeiramente maligno e aterrorizante…

O que esperar desse livro?

Quem é fã da escrita da autora Gillian Flynn vai se deliciar com esse conto. Uma vigarista, acostumada a tirar proveito das pessoas, que acaba se tornando vítima se sua própria esperteza! A protagonista me lembrou um pouco da Libby, de Lugares Escuros, com um jeitão de interesseira e com pouca vontade de trabalhar.

Achei bem curioso o fato de não ser mencionado o nome da protagonista, mas acho que a ideia é justamente a de manter a identidade da vigarista em segredo! rs…

O único defeito dessa história é ela ser tão curta!! rs… Imagino que quem não está acostumado a ler contos, pode sentir a maior frustração com o final!! rs… Confesso que estou na torcida para que a autora se empolgue e resolva transformar esse conto em um romance…

Sobre a autora Gillian Flynn e seus outros livros…

Gillian Flynn é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida na cidade de Kansas, no Missouri, e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, Gillian escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago.

Todos os livros da autora já foram publicados aqui no Brasil pela Editora Intrínseca: Garota Exemplar, Objetos Cortantes, Lugares Escuros e O Adulto.

 

O adulto Gillian Flynn Leitora Compulsiva

16 comentários sobre “O Adulto, de Gillian Flynn

  1. Daniele

    Oi Camis, olha, achei que era um romance, bom saber de antemão que é um conto, mas fiquei curiosa, o enredo é bem diferente e acho que o desenvolvimento pode ser interessante. Bjsss

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Não quero nem ver o tanto de livro que vou comprar nessa Bienal!
      Vou ter que deixar o cartão de crédito em casa para não abusar!! kkkk
      beijos

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Devo dizer que adorei esse livro, mesmo sendo curto. O que me deixou impressionada agora com a resenha é que o conto já tinha sido publicado duas vezes por aqui, já que nos créditos do livro, a coletânea do George R. R. Martin era chamada pelo nome em inglês, “Rouges”. Acho que o pessoal da SDE em Portugal e da Arqueiro no Brasil usaram o apelo que Game of Thrones causa no publico para dar o nome que deram a coletânea.
    O;que percebi na leitura é que a Gillian usa seus personagens para quebrar um rotulo que se tem na sociedade que o diferente ou o que pertence a uma minoria é sempre o que vai trazer a bondade e o melhor para o mundo, quando na verdade, a bondade e a maldade está presente em todos, sem distinção de sexo, gênero, cor e idade. Simplesmente diz que todos nós somos imperfeitos. O Miles nos deixa muito confusos sobre o que ele é de verdade e o final nos dá uma virada que me deixou com coração na mão. Até mesmo as citações que a Gillian dá durante a história sobre livros em que o mistério se confunde entre uma causa sobrenatural e uma causa natural e sociopata dá o tom da história e vira uma parte desse quadro que ela deixa no final.
    Ah, os nomes em inglês do conto “What do you do?” e “The growup” combinam muito bem com a história. Só a tradução para a coletânea do George é que pecou em traduzir para “Qual é a sua profissão?” ao invés de “O que você faz?” ou “O que você faria?” que mantém esse duplo sentido do conto.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Achei uma pena que a edição da SDE tenha apelado para Game of Thrones, porque o livro tem contos que não tem nada a ver com a série.
      Demorei muito para descobrir que tinha um conto da Gillian no livro… Acho que o livro tinha que se chamar ‘Os Vigaristas’! rs…
      Os personagens da Gillian quebram mesmo os paradigmas. Gosto do fato que os protagonistas não são perfeitinhos! Pelo contrário, são todos bem sinistros… kkkk
      Essa tradução do título ficou estranha mesmo!
      beijos

  3. Karina Carvalho

    Aiiiiiiii Já quero !!! Eu tenho o Garota exemplar e o Objetos cortantes …quero o lugares escuros e O Adulto e fazer um projetinho lendo Gillian <3

    Eu adoro livro de contos ( historias rapidinhas dão a sensação de que vc consegue ler mais historias em menos tempo ) e ai menos livros na lista de não lidos rsrs

  4. Márcia Saltão

    Oie!
    Estou ansiosa para ler esse livro! Ainda não li nada da autora, mas sempre vejo tão bons comentários sobre seus livros, que estou muito curiosa! Já estão na minha lista todos os livros da Gillian, espero ter a oportunidade de ler os mesmos, pois as premissas são fantásticas. Adorei a resenha e mais motivada fiquei! Beijos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia.
      Acho que esse conto é uma forma bacana de conhecer a escrita da autora!
      Apesar de ser apaixonada pelos livros dela, preciso dizer que suas histórias não são muito fáceis de digerir!
      Conheço pessoas que odiaram os livros, porque os personagens são meio podres! rs…
      beijos

  5. Cristiane de Souza

    Oi, Camis…

    Até hoje não li nada da autora Gillian Flynn… Mas esse livro parecer ser realmente incrível… Gosto muito de contos e o fato de deixar a identidade da vigarista em segredo acredito que deixe o livro com um toque de suspense… Amei a resenha e quero muito ler esse livro…
    Beijinhos…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Esse livro de conto pode ser uma ótima forma de conhecer o trabalho da autora!
      Espero que tenha a chance de ler!
      Beijos

  6. Carol (Open Page)

    Oi Camis! Também estou na torcida para que vire um romance. Ainda fiquei em dúvida sobre quem está, realmente, falando a verdade, rs. A pena é que o conto acaba na melhor parte, seria bom saber o que acontece depois! kkk

    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Nossa, Carol.
      Que menino maligno, hein?!
      Até agora não tenho ideia de qual seria a verdade! rs…
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Eu sou louca pelos livros dela!
      Acho que agora todos já foram publicados, então vou ter que ficar na torcida para ela escrever outro livro logo!!
      Adoro esse lance de imperfeição dos protagonistas!! rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!