Leitora Compulsiva

Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

Título: Mitologia Nórdica

Autor(a): Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Ano: 2017

Páginas: 288

Tradução: Edmundo Barreiros

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




Sempre fui fã de mitologia e ultimamente estou me tornando cada vez mais fã da escrita do Neil Gaiman. Então, quando a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de um livro de mitologia nórdica escrito pelo autor, eu sabia que essa seria uma leitura com a minha cara! Rs…

Recebi um exemplar de Mitologia Nórdica pela parceria e estava super empolgada para começar a leitura, mas vamos combinar que, uma vez que o especialista em Gaiman aqui em casa é meu marido, tive que respeitar o fato de que ele leria o livro antes de mim!!! kkkkk Ainda bem que esse é um livro rápido de ler e logo pude satisfazer minha curiosidade!

mitologia nórdica neil gaiman resenha intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Mitologia Nórdica”?

“Mitologia Nórdica” é, como o próprio título já indica, um livro sobre mitologia. A intenção de Neil Gaiman foi reunir algumas das principais histórias sobre os deuses nórdicos, escritas à sua maneira!

Essa linda edição traz uma apresentação feita pelo autor, na qual ele explica um pouco sobre seu primeiro encontro com os deuses de Asgard e sobre como se apaixonou por mitologia nórdica. Assim como muitos, o primeiro contato de Gaiman com esses deuses foi por meio das histórias em quadrinho, mas então ele descobriu que as histórias da mitologia eram muito diferentes!! Rs…

Depois dessa apresentação, temos um resumo básico sobre os principais habitantes de Asgard, seguido de 15 pequenas histórias. Aos poucos somos apresentados aos deuses que habitam Asgard e descobrimos como eles surgiram e quais são os seus poderes. Acompanhamos as aventuras de Thor, as travessuras de Loki e a cruzada de Odin para encontrar a sabedoria necessária para salvar Asgard. Outros personagens também ganham destaque nesse livro: Heimdall, Frigga, Sif, Baldur, Freya…

Como o livro é dividido em pequenas histórias, não faz sentido resenhar cada uma delas por aqui, mas para vocês terem uma ideia, os títulos são: Os personagens; Antes do princípio, e o que veio depois; A Yggdrasill e os nove mundos; A cabeça de Mímir e o olho de Odin; Os tesouros dos deuses; O mestre construtor; Os filhos de Loki; O casamento incomum de Freya; O hidromel da poesia; Thor na terra dos gigantes; As Maças da Imortalidade; A história de Gerda e Frey; A pescaria de Hymir e Thor; A morte de Balder; Os últimos dias de Loki; Ragnarök: O destino final dos deuses.

Entre elas temos uma história sobre a construção de um muro em volta de Asgard e de como Loki enganou o construtor, uma sobre Iduna e as maçãs que mantém os deuses jovens e saudáveis. Há histórias sobre os mais diversos inimigos dos deuses e outras sobre os feitos de Thor e seu martelo. Há também inúmeras histórias sobre as coisas que Loki apronta, colocando os deuses em perigo… Descobrimos até mesmo como é que Odin perde um de seus olhos!

O que esperar desse livro?

Esse novo livro de Neil Gaiman é completamente diferente de tudo o que ele já escreveu: é um livro sobre mitologia e não um romance. Não temos aqui uma história linear, mas sim uma reunião de algumas das histórias sobre os deuses de Asgard, passadas de geração em geração, e que agora ganham uma versão única, escrita por um dos autores mais talentosos da atualidade!

Como fã de mitologia, fiquei encantada por encontrar várias das minhas histórias prediletas e ainda ter o prazer de conhecer histórias que nunca tinha visto. Apesar de reconhecer os toques característicos da escrita do autor, achei muito bacana ver que ele preservou as principais características dos deuses nórdicos e não tentou fazer com que eles parecessem bonzinhos ou coisa parecida! Rs…

Apesar de ter adorado esse livro, preciso ser sincera e dizer que ele esse não é um livro para qualquer tipo de leitor. Quem não gosta de mitologia e não tem muita familiaridade com esse tipo de texto, pode ter dificuldade de entender alegorias, ou pode achar tudo muito sem sentido!! Rs… Não confundam esse livro do Gaiman com aqueles escritos pelo Rick Riordan, por exemplo, que cria romances baseados na mitologia!

Mas quem é fã do autor ou já conhece um pouco dos deuses de Asgard, então essa é uma leitura imperdível!! Rs… Uma coisa legal é que cada uma das histórias é independente, então esse livro pode ser lido aos poucos, intercalando com outras histórias!

Sobre os autor e seus outros livros…

Neil Gaiman nasceu na Inglaterra, onde começou a carreira como jornalista. Mas logo o talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil. (*Fonte: Site da Intrínseca)

Até agora, pela Intrínseca, já foram publicados os livros: O Oceano no Fim do Caminho, Os Filhos de Anansi, Lugar Nenhum, Alerta de Risco, Como Falar com Garotas nas Festas, João e Maria, Erros Fantásticos (O discurso “Faça Boa Arte”), A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras, Deuses Americanos (A edição preferida do autor) e Mitologia Nórdica.

Outras editoras também já publicaram livros do autor, mas para mim, vale destacar a Edição Definitiva de Sandman, lançada em 4 volumes pela Panini!

Ah… E para quem curte séries de TV, vale lembrar que nessa semana aconteceu a estréia da série “American Gods”, que aqui no Brasil pode ser assistida pela Amazon Prime Video.

Para saber mais sobre o autor, recomendo a leitura desse artigo publicado no site da Editora Intrínseca: “De Sandman à Mitologia Nórdica

18 comentários sobre “Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

  1. Jéssica Burgos

    Comprei esse livro e ainda não li, gosto muito de ler sobre mitologia e a nórdica, em específico, tem histórias muito criativas e curiosas!
    Adorei a resenha, principalmente por ler que temos um Loki bem travesso como tem que ser hahaha

    Um abraço!

      1. Jéssica Burgos

        Fui obrigada a pular esse livro na fila de espera e valeu MUITO a pena, eu morri de rir em algumas partes (você já deve até imaginar que teve a ver com o Loki kkkk)
        Agora quero mais livros do Neil Gaiman, aceito sugestões!

        Um abraço!

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          Oi, Jéssica.
          Eu ri demais com esse livro.
          Uma das histórias que eu mais gosto é a do muro!! Rs…
          Se você não tem medo de livro grande, já devia partir logo para Deuses Americanos. Mas também pode começar mais suave com O Oceano no Fim do Caminho! Rs…
          beijos

  2. Geo

    Já está na minha listinha de leituras! Sou apaixonada por mitologias e fiquei encantada pela nórdica <3 Sua resenha ficou maravilhosa! (fiquei bem curiosa para saber como Odin perdeu um olho)
    Beijinhos :*

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lelê.
      O legal desse livro é que muita gente vai querer ler porque é do Neil Gaiman e assim vão conhecer as verdadeiras histórias sobre os deuses de Asgard, nas quais o Loki não é gatinho e nem mesmo é irmão de um Thor gostosão!! kkkkk
      Beijos

  3. kacarvalho17

    A minha expectativa se encontra estratosférica ! Eu quero devorar esse livro ! Acho que vou separar um espacinho na estante pra montar um mini altar pro Gaiman, a intrínseca tá arrasando nas edições neh ? Queria tanto ser milionária pra ter tudo!!! Mitologia nórdica é minha paixão mais que a Grega <3

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      Aqui em casa os livros do Gaiman ficam na estante do Denis porque ele acha que eu não dou a devida atenção para eles.
      Posso com isso?! kkkk
      Menina, as edições são lindas mesmo! Estou apaixonada! Mas queria que eles lançassem um Oceano no Fim do Caminho do mesmo tamanho dos outros!! Rs…
      Se bem que, como tenho livros de várias editoras, eles são todos diferentes mesmo!
      beijos

  4. rudynalva

    Camis!
    Bom ver um exemplar que demonstra a mitologia Nórdica de forma a ser entendida, porque ela não é das mais fáceis.
    Descobrir sobre todo reino de Asgard e a família dos Deuses deve ser uma ótima leitura.
    Bom domingo!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy

  5. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Um coisa, tanto os HQ da Marvel, quanto os livros do Rick Riordan quanto a mitologia nórdica, podem concordar: Loki que é Loki tem que ser travesso. E ver que como muita gente o Neil teve esse primeiro contato com os deuses nórdicos através da Marvel, realmente mostra que ele entende o que o leitor que só conhecia o Asgard como um planeta e não como um dos nove mundos sustentados pela Yggdrasill vai encontrar nesse livro! E realmente é muita coisa mesmo! Não é a toa que é uma das mitologias que mais inspiram a cultura até hoje!

    Um abraço!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: