Leitora Compulsiva

Meg Cabot – Despertar

Título: Despertar

Série: Trilogia Abandono

Autor(a): Meg Cabot

Editora: Galera

Ano: 2015

Páginas: 320

Tradução: Camila Mello

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura

***

Há muitos anos descobri os livros da Meg Cabot e me tornei fã. Desde então não perco nenhum de seus lançamentos, sejam livros infantis, juvenis ou até mesmo adultos. Uma das séries dela que eu estava acompanhando era a Trilogia Abandono, que finalmente chegou ao fim com o livro “Despertar”, lançado recentemente pela Galera!

Essa trilogia foi o primeiro trabalho da Meg Cabot a abordar um tema de mitologia. Nela encontramos uma releitura do mito de Hades e Perséfone, mas numa versão super atual, adolescente e romântica! rs…

E como eu sei que pouca gente conhece essa trilogia, bora fazer o resuminho…

No primeiro livro – Abandono – conhecemos Pierce Olivieira, uma adolescente de 17 anos que acaba de se mudar para Isla Huesos, a cidade Natal de sua mãe. Uma curiosidade sobre ela é que aos quinze anos ela morreu afogada, mas depois voltou à vida. Só que Pierce não viu apenas a “luz”, mas chegou a vivenciar muitas coisas quando esteve “do outro lado”. Desde então a vida de Pierce tem sido tremendamente conturbada e na maioria das vezes seus problemas tem uma única explicação: o misterioso John! A história se concentra no presente de Pierce, mas traz também muitas memórias de sua infância e de outros momentos de sua vida. No final ela finalmente descobre quem é o John e qual o papel dele em sua vida. Ela descobre também que as Fúrias realmente existem e que querem acabar com sua vida!!

Em Inferno, o segundo livro da trilogia, Pierce acaba indo parar no Mundo Inferior. John a levou para seu castelo para protegê-la das Fúrias. Eles estão apaixonados e Pierce está decidida a ficar com John, mesmo que para isso precise abrir mão de sua família e de seus amigos. Enquanto estiver no Mundo Inferior, as Fúrias não podem atacar Pierce, mas elas não são bestas e decidem se voltar contra pessoas que Pierce ama. Quando ela descobre que seu primo está correndo perigo, Pierce volta à Isla Huesos e enfrentar o ódio das Fúrias. Esse segundo livro é bem intermediário e traz muitas explicações sobre os mistérios de John.

Agora chegamos ao terceiro e – em tese – último livro! Digo em tese porque ele efetivamente traz um final a essa história e a autora diz que por agora não pretende escrever mais sobre esses personagens, mas ela mesmo diz que um dia pode criar algo novo para Pierce e John!…

Em “Despertar” a situação no Mundo Inferior está muito esquisita. Pierce se tornou a rainha do Mundo Inferior e sua tarefa é ajudar John com os recém-chegados. Ela imagina que seja um trabalho fácil, bastando separar os mortos e encaminhá-los ao seu destino… Mas é óbvio que ela não poderia estar mais enganada… Afinal, se você morresse de repente e acordasse numa praia cheia de gente, não ia querer entender o que aconteceu? Eu iria e imagino que daria um certo trabalhinho aos responsáveis pelo lugar! kkkkk E é assim que são os mortos de Pierce…

Mas é claro que esse é o menos dos problemas de Pierce… A garota precisa lidar com o primo e com a melhor amiga, que estão “de férias” no Mundo Inferior. Para piorar as coisas começam a ficar muito esquisitas e tudo indica que as atitudes tomadas por Pierce no final do segundo livro estão causando um baita desequilíbrio entre os mundos. E antes que Pierce tenha tempo de entender o que está acontecendo, algo muito terrível acontece com John e ela precisa assumir as rédeas da situação antes que seja tarde demais!!

E o que eu achei sobre esse terceiro livro e sobre a trilogia em geral??

Eu até que gostei, embora seja obrigada a reconhecer que não é a melhor série da Meg Cabot!! O terceiro livro traz uma conclusão muito boa à história e tudo ficou bem explicado! Gostei muito da forma como a trama foi conduzida e a linguagem usada é de fácil compreensão!!!

A protagonista é inteligente, independente e esperta, o que me agradou!! Apesar de ser uma garota apaixonada, ela se posiciona no relacionamento e não deixa John tomar conta da vida dela!! E ela não tem medo de encarar os desafios!! Infelizmente o mocinho dessa história não é tão interessante assim… John tem um comportamento meio abusivo e exagerado. E pior: ele é cheio de mimimi! Sério, me cansou!! Costumo morrer de amores pelos mocinhos da Meg, mas esse realmente deixou a desejar!! Ainda bem que a história não se resume ao relacionamento dos dois e além deles existem vários personagens muito interessantes!

A edição, como é de costume da Galera, está impecável! As capas da trilogia são lindas, o papel usado é confortável aos olhos e não encontrei problemas de revisão e nem nada!!

Para quem não conhece o trabalho da autora, indico começar por outras séries dela, mas para quem é fã assim como eu, vale a pena ler mais essa trilogia!!

Galera

10 comentários sobre “Meg Cabot – Despertar

  1. Nanda

    Ei Camis

    Ainda tenho remorso pq foi das únicas séries que abandonei, q estou lembrando agora tem aquela da Lauren Kate tbm de Lágrima rs. Mas eu achei o primeiro tão sem noção que não me animei a continuar rs. Quem sabe um dia 😛
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Que pena que abandonou! Mas a gente acaba tendo que fazer alguns sacrifícios, né?!
      E quem sabe um dia… kkkkk
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      As histórias da Meg Cabot sempre foram tão legais que a gente acaba criando muita expectativa quando começa uma série nova…
      Se eu tivesse que escolher só uma série dela, não seria essa… Mas já que não preciso escolher, então recomendo essa também! kkkkkk
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Depende do tipo de livro que você gosta.
      Ela escreve livros infantis, infanto juvenis, adultos e até mesmo romances históricos!! kkkk
      Eu sou apaixonada pela série Diário de Princesa porque foi a primeira que li, mas todas as outras são ótimas.
      Se quiser te empresto alguns livros dela!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, San.
      Eu sou meio suspeita porque adoro os livros da Meg e tenho tendência a pegar mais leve!! rs…
      Nem todo mundo que leu essa série gostou, mas achei interessante!! Acho que as pessoas queriam ver mais de mitologia e não foi bem assim! rs…
      beijos

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Vou dizer uma coisa, essa Pierce é quase parente minha, se é que o Oliviera dela tem esse “i” no meio do nome e não um erro de digitação, hihihi.
    Mas normalmente, quando se falam de romances YA sobrenaturais, se reclamam de protagonistas cheias de mimimi, e agora tem um protagonista cheio de mimimi. Fora dos padrões, não é.
    Mas acho que a ideia da Meg foi fazer algo a la Crepúsculo com o mito de Hades, já sabendo que seria mais romântico, mas isso afastou muito da mitologia que o inspirou.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      A Meg Cabot é uma autora de romances e não de mitologia como o Rick Riordan.
      Acho que por isso suas histórias sempre terão mais esse lado! Isso é muito comum em suas histórias!! rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: