Leitora Compulsiva

Margaret Stohl e Kami Garcia – Dezenove Luas (Beautiful Redemption)

Título: Dezenove Luas

Série: Caster Cronicles

Autor(a): Margaret Stohl e Kami Garcia

Editora: Galera Record

Ano: 2013

Páginas: 322

Tradução: Regiane Winarski

Sinopse no Skoob

***

“Dezenove Luas” é o quarto livro e último livro da série Caster Chronicles, ou série Beautiful Creatures como ficou conhecida no Brasil. Os três primeiros livros da série são: Dezesseis LuasDezessete Luas e Dezoito Luas.

Recentemente o primeiro livro da série virou filme e acho que esse foi o primeiro contato que muita gente teve com a série. O que é uma pena, porque o filme não fez jus ao livro e quem só foi ao cinema pode ter uma péssima impressão dessa história. Não que o filme seja tão ruim… Quer dizer… Já vi adaptações bem piores!! Acho que o problema maior é que os atores escolhidos para interpretar os protagonistas não convenceram. Eles simplesmente pareciam velhos demais…

Tá… mas pode ser que vocês não tenham visto o filme e nem saibam do que é que estou falando, não é mesmo?! Então vamos ao resuminho básico e sem spoilers sobre os três primeiros livros, antes de comentar sobre o último livro.

Essa série conta a história de Ethan Wate, um jovem morador da cidadezinha de Gatlin. O sonho do garoto sempre foi dar o fora da cidade, mas isso muda com a chegada de Lena Duchannes, a sobrinha do “esquisitão” da cidade. Ethan descobre que Lena é a garota com quem vinha sonhando e logo  o percebe que está apaixonado por ela. Mas Lena não é uma garota normal e sim uma Conjuradora. Ao longo do primeiro livro somos introduzidos no mundo dos Conjuradores. Acompanhamos, junto com Ethan, os meses que antecedem o décimo sexto aniversário de Lena, data na qual ela será invocada para a Luz ou para as Trevas. Ethan descobre ainda que toda a Gatlin esconde segredos, até sua própria mãe fazia parte deste universo sobrenatural. Junto com Ethan vamos descobrindo que nem todo mundo é quem parece e que sua história com Lena é mais antiga do que podia imaginar. O final do primeiro livro nos traz o primeiro confronto entre os Conjuradores das Trevas e os Conjuradores da Luz.

Já no segundo livro, a história começa a ficar mais sinistra! No final do primeiro livro Lena perde uma pessoa muito querida e não consegue lidar com isso! Ela começa a se  fechar, se afastar de Ethan e se envolve com um motoqueiro sinistro!! Mas Ethan a ama e não desistirá dela tão facilmente!! Logo de cara ele percebe que esse motoqueiro tem alguma coisa de errado e não vai sossegar enquanto não livrar Lena das influências do cara! E novamente temos uma grande luta entre o Bem e o Mal e as coisas não terminam muito bem para alguns dos personagens secundários do livro.

No terceiro livro a coisa toda se torna o maior caos. A cidade de Gatlin é tomada por uma onda de calor e uma praga de gafanhotos. A ordem das coisas está comprometida e Lena, Ethan e seus amigos procuram uma forma de restabelecer o equilíbrio, mas não será fácil. Ethan descobre que Amma, que o criou desde que perdeu sua mãe, está cheia de segredos e envolvida com coisas obscuras. Lena descobre uma caixa com coisas que pertenceram a sua mãe, Sarafine e junto com Ethan, passa a ter visões sobre o passado. Ethan percebe que suas memórias estão desaparecendo e que seus gostos estão mudando, mas tenta manter isso em segredo para não preocupar ninguém. Ridley não aceita sua nova condição e causa muita dor de cabeça para as pessoas, em especial para Link – o melhor amigo de Ethan. Macon passa quase o tempo todo em seu escritório nos túneis, juntamente com Liv, tentando entender o que está acontecendo com a cidade e como podem evitar a destruição do mundo. Enfim… todos estão desesperados e vão tentar de tudo para que o mundo não acabe. E o final do terceiro livro é do tipo “O QUÊ???? COMO ASSIM??? ISSO NÃO PODE ESTAR ACONTECENDO!!”

E agora vem a missão praticamente impossível, que é escrever sobre o quarto volume sem dar spoiler sobre o que acontece no final do terceiro livro. Isso porque tudo se resume à tentativa de Ethan, Lena e todos os seus aliados em tentar corrigir o que aconteceu. De um lado temos Ethan – o Obtinado – que fará de tudo para voltar aos braços de Lena, mesmo que tenha que enfrentar desafios do outro mundo. Ethan sabe o que quer e não medirá esforços para conseguir. Do outro lado temos Lena e sua crença no impossível. Ela sabe que Ethan nunca desistiria dela e convence a todos que eles precisam se unir para ajudar Ethan a enfrentar não só os conjuradores das trevas, mas também lutar contra os guardiões corruptos do Grande Registro.

Diferentemente do que acontece nos outros volumes, que são narrrados exclusivamente pelo Ethan, nesse quarto e último livro temos uma divisão do livro em três partes. A primeira e a terceira são narradas por Ethan e a segunda parte é narrada por Lena. Dessa forma podemos ter uma noção mais completa de tudo o que acontece, porque a visão de Ethan é muito limitada nesse quarto livro e é Lena que traz tudo o que precisamos saber sobre os outros personagens! Afinal, quem é que não gostaria de saber o que acontece com Link e Ridley, com Liv e John, com Amma e com Macon??

Quem leu minha resenha sobre o Dezoito Luas sabe que eu achava que a série era composta somente por três livros, então tomei um baita susto quando cheguei ao final do terceiro livro e me deparei com um final completamente inaceitável! rs… Por sorte eu estava errada e finalmente esse quarto livro trouxe o final pelo qual eu tanto ansiei. Me desculpem os que gostam de “realidade nua e crua”, mas eu definitivamente sou fã dos clichês e principalmente dos finais felizes, tanto quanto eles possam ser felizes… Bom, digamos que feliz não é exatamente a palavra… O que eu gosto mesmo é de finais que, independentemente de serem bons para os personagens, me deixam bem. E foi exatamente o que aconteceu nesse livro. Terminei de ler Dezenove Luas com uma sensação de missão cumprida! Senti que valeu a pena cada minuto que dediquei à leitura dessa história. Para mim tudo funcionou muito bem!

Não estou dizendo que a série é um primor da literatura, mas acredito que ela cumpriu perfeitamente o papel de ser um entretenimento. Os personagens foram bem construídos e me conquistaram. A narrativa flui bem do começo ao fim e consegui ser guiada tranquilamente para dentro dessa trama de conjuradores e mortais, de bem e mal, de caráter e corrupção.

Em diversos momentos, no entanto, senti um certo incômodo com as atitudes do casal de protagonistas. É como se em algum ponto da história eles tivessem trocado de corpo ou sei lá… Peraí, deixa eu explicar melhor! Uma das coisas que eu gostei logo que comecei a ler essa série é que ela era narrada por um garoto. Na época em que o primeiro livro foi lançado, tínhamos uma grande quantidade de livros com temática sobrenatural que tinham protagonistas mulheres e o Ethan logo de cara me ganhou por ser um cara bacana. Acontece que, num determinado ponto da história, essa atitude fofa do Ethan passou a soar para mim como uma atitude feminina, enquanto as atitudes da Lena passaram a se mostrar mais masculinas. Sabe aquele papo de que as mulheres são mais sensíveis e os homens mais práticos? Rs… Pois é… Nessa história Ethan acabou se mostrando mais sensível e Lena mais prática!!! rs…

Mas podem acreditar que nada disso afetou a minha opinião sobre a série que, como eu disse, cumpriu perfeitamente o seu papel como entretenimento. Passei horas muito bem acompanhada pelos livros. Essa história não mudou a minha vida e nem me trouxe lições arrebatadores, mas foi sim uma leitura bem legal!!!

Ah… e vocês lembram que comentei sobre um canal do Youtube chamado The Caster Music, no qual são postadas inúmeras músicas instrumentais inspiradas nos livros da série? Pois então… li todo o livro ouvindo as músicas desse canal e elas me fizeram mergulhar ainda mais na história porque dão o clima perfeito.

Para terminar, deixo vocês com um vídeo sobre a série!!

22 comentários sobre “Margaret Stohl e Kami Garcia – Dezenove Luas (Beautiful Redemption)

  1. viajenaleiturat

    Olá Camis,

    Acho as capas da Série lindíssimas, mas, infelizmente não foram suficiente para me atrair. Já li muito sobrenatural, de tempos em tempos troco o foco e gênero e como você disse que são bons, mas nenhum primor, vou deixar passar!

    Beijos!!!!!!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Thaís.
      É uma pena que não tenha se interessado por essa série. Eu gostei pelo fato de ter como tema os conjuradores (bruxos). Na época em que o primeiro livro foi lançado eram os vampiros e os anjos que estavam em alta e achei ótimo variar um pouquinho!
      Beijos

  2. livredujour

    Eu li 16 luas quando não tinha esse borburinho todo em volta da serie, o que foi bem legal pq li sem mt expectativa e gostei, tanto que comprei o segundo livro, ao qual não li mas pretendo em breve.
    Eu achei o filme horrivel, mudaram toda a história, que eu achei boa, mas assim como Instrumentos Mortais, achei confusa, com mt coisa pra assimilar, sei la. hehe
    Apesar de tudo, pretendo continuar a série.

    Beijos
    Bia

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Olá, Bia.
      Se você gostou do primeiro livro, então tenta esquecer a desgraça que foi o filme e dá continuidade na leitura! rs…
      Beijos

  3. Andy_Mon Petit Poison

    Qdo cheguei em 18 luas e vi no q a série se encaminhou, já sabia q o último livro ia ser meio nada a ver. Sinceramente eu acho q esse livro nem deveria ter existido pq o penúltimo livro foi mto mal conduzido, aí ñ poderia ser aquele final do livro 3. Mas essa foi mais uma série q começou bem e caiu ladeira abaixo =/

    Andy_Mon Petit Poison

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Que pena que teve essa impressão, Andy!
      Eu gostei do último livro, mas como disse na resenha adoro um bom clichê! hehehehe
      Beijos

  4. marinafaedda

    Poxa Camis, ainda não animei de ler essa série, mas quem sabe no futuro, né?

    Um beijo! Ah, já disse que adoro suas resenhas de séries? Você consegue sempre resumir as coisas sem dar spoiler, admiro muito isso! =)

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Infelizmente essa série não ganhou muita projeção e o filme ruim atrapalhou ainda mais! rs…
      Quem sabe um dia você consiga ler…
      Que bom saber que gosta das resenhas! Dá um trabalhão não dar spoilers!! hehehe
      beijos

  5. Nanda

    Ei Mila

    Eu gosto da série e estou curiosa para ler este último, principalmente pelo modo como termina o terceiro.Mas eu não acho que elas souberam criar um protagonista masculino, ele é uma moça! hahaha
    Ele me irritava tanto que no terceiro livro no final eu tava tipo, yeyyyyyyy ele vai morrer hauahuhaha
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Pois é, Nanda.
      No começo da série fiquei empolgada por ter um protagonista masculino, mas depois percebi o quanto o Ethan era uma moça!! hehehe Acho que elas escreveram a história com o Ethan sendo o conjurador e a Lena sendo a garota da cidadezinha do interior e depois inverteram os nomes! hehehehe
      Beijos

  6. Anne

    Cah, eu não conhecia a série, mas vi o trailer do filme e fiquei doidinha pra ler, ainda bem que vi só o trailer, pq realmente se dependesse do filme eu não teria me empolgado tanto com os livros, o filme ficou muito vago, cheio de lacunas, e a forma que eles fizeram não deixa muita brecha pra continuação. Mas enfim, voltando aos livros, terminei de ler os dois primeiros antes do filme ser lançado ^^ Li o terceiro e fiqueeei loucaaaa querendo saber o fim. Realmente espero que tudo termine bem, principalmente pro Link, que eu ameeeei, ali sim é um verdadeiro amigo, e que acabou pagando seu preço por se meter naquela confusão e se apaixonar pela Ridley.

    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Anne.
      Ainda bem que conseguiu ler os livros antes de ver o filme. Meio decepcionante, não?!
      Nossa, o terceiro livro termina de uma forma meio desesperadora, mas o final é bem bacana! Espero que goste!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rê.
      Eu estava doida para ler esse final de série!
      Estou com tantas séries inacabadas na estante, que sempre que sai um livro final, fico ansiosa para ler e “fechar o ciclo”!
      Espero que consiga ler logo!
      Beijos

  7. Thayná Cristoforo

    Não acho que Ethan é uma moça, apenas que sempre estamos acostumadas com garotos cafagestes e ele não é assim,do mesmo modo como os garotos acham que devemos ser super meigas e na realidade muitas garotas não assim e nem por isso deixam de ser mulheres.
    Super ansiosa para ler esse livro!!!!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Thayná
      Só comentei que o Ethan às vezes parece uma moça porque ele é muito inseguro com algumas coisas, enquanto a Lena é super decidida e os esteriótipos ficaram trocados! hehehe
      beijos

  8. Moniiqueta

    Camila o filme foi a decepção total..Um horror HAHAHAHA
    Porém serei bem sincera com você, não sou muito fã da série não..Li os dois primeiros livros assim me arrastando..Lena e Ethan conseguem ser o casal de protagonistas mais chatos que já li..O casalzinho sem sal viu ? Link e a prima de Lena que esqueci o nome rsrs, ganham de 10 a zero deles..
    mais vou ler a série toda porque não gosto de abandonar séries e também porque li que melhora nos últimos livros..

    http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      O filme foi cruel mesmo!
      Pior ainda é que assisti dublado!! Péssimo! Nem mesma a atuação de grandes atores salvou o filme!! hehehe
      Apesar disso, eu gosto dos livros. Me envolvi com a história, apesar do Ethan e da Lena serem mesmo paradões! hehehe
      Também não sou de abandonar séries, mas essa eu li por gosto mesmo! hehe
      Beijos

  9. Juliana Jesus

    Oi!
    Eu assisti ao filme e que decepção… até desisti de ler o 16 e 17 luas que tenho, mas que bom que o final da série tem um final decente.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      O filme é decepcionante mesmo, Jú! Mas não desanime em ler! Se você jé tem o livro, dá uma chance a ele e quem sabe você pode se surpreender! rs..
      Beijos

  10. chefa

    rsrsrs, acredita que ainda estou no primeiro livro, camis? Eu sou mesmo uma decepção…rsrsrs, mas eu ri do fato da autora não conseguir separar os papeis de protagonistas..rsrs! Isso é que dá ler tanta coisa de mocinhas indefesas, né? hahaha! Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi!
      Essa é uma série meio complicada! Ou você se empolga e lê tudo de uma vez, ou acha uma história morna e não se anima!!
      Fazer o que?! Mas juro que o Ethan parece mais menina que a Lena em alguns momentos! hehehe
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!