Leitora Compulsiva

Marcia Peltier – Todas as Coisas Visíveis e Invisíveis

Título: Todas as Coisas Visíveis e Invisíveis

Autor(a): Marcia Peltier

Editora: Casa da Palavra

Ano: 2014

Páginas: 176

Sinopse no Skoob

***

Não sei se já comentei com vocês, mas um dos tipos de livro que eu mais gosto de ler são os livros de crônicas. Desde criança sempre me encantei com essas histórias da vida real. Comecei lendo os livros da coleção “Para Gostar de Ler” e depois fui completamente seduzida pelas histórias do Veríssimo e do Mario Prata, sempre com um grande enfoque no humor. Mas no ano passado li um livro de crônicas da jornalista Leila Ferreira, que traz uma série de crônicas sobre situações do dia-a-dia, mas com um toque extremamente delicado e sob o olhar de uma mulher. Me apaixonei pelo livro e decidi procurar outros parecidos…

Assim que recebi a lista de lançamentos dos livros da LeYa e Casa da Palavra no mês passado e vi a sinopse desse livro, sabia que tinha encontrado o que procurava…

A autora Marcia Peltier é jornalista e apresentadora do programa Marcia Peltier Entrevista, na Rede CNT. Ela já trabalhou em diversos canais de TV, apresentou programas, escreve colunas para o jornal e ainda tem tempo para criar suas duas filhas. Ao longo de sua vida sempre gostou de escrever e os textos encontrados nesse livro são um apanhado de tudo o que ela escreveu ao longo da vida e, se aparentemente eles não tem qualquer ligação um com o outro, a verdade é que juntos eles contam a história de vida da própria autora.

Ao todo são 48 crônicas: Introdução, Apenas uma Voz, Inquietude, Coisa de Mulher, Um Toco, Desigual, Roupa Velha, Formiguinhas Virtuais, A Colheita, Síndrome do Ninho Vazio, Filhas Únicas, Tesouros, Pássaro Ferido, Miná, Passagem, Ancestralidade, Vento, Cálice de Sangue, Chuva Dourada, Grão de Areia, O Taiti é Aqui, Vida no Estômago, Mente Briguenta, As Rosas do Dalai Lama, Yogananda, A Árvore Mãe, Bravuras, Em Benefício dos Seres, Onde encontrar o poder da entrega?, Um Ninho no Caminho, Música para Curar Feridas, Caudalosa, A Tarefa do Tempo, Unicórnios, Enigmas, Dragões, Sem Ressalvas, São Miguel, O Ponto de Eternidade, Verão em Roma, Insônia, Um Sinal, São Francisco, As Batatas, Amor Fati, Maria Madalena, Espelho, Leituras Que Confortam e Carta aos Leitores.

Pelos títulos já dá para perceber que a autora fala de tudo um pouco, né?! Encontramos textos sobre sentimentos, sobre espiritualidade, sobre ser mãe, ser filha e ser esposa, sobre morte, sobre alegrias e sobre tudo mais o que se passa na vida, na mente e no coração de uma mulher. Tudo escrito escrito com muita poesia e muita sensibilidade.

Como o livro é formado por várias crônicas, não haveria sentido se eu comentasse uma por uma, então prefiro passar apenas uma impressão geral! O livro tem apenas 126 páginas, mas precisei de pelo menos uns dois dias para lê-lo, não por ele ser cansativo ou coisa assim, mas porque eu quis aproveitar cada frase, degustar a poesia e pensar sobre todas as questões apresentadas pela autora. Esse é um daqueles livros em que a gente lê a história do outro e pensa sobre a nossa própria! rs…

Gostei muito do livro e recomendo! Poxa… É uma pena que não consegui publicar essa resenha antes do Dias das Mães, porque teria sido uma excelente indicação de presente!! hehehehe

E para vocês poderem degustar um pouquinho do livro, fiquem com o trecho inicial e o booktrailer:

Casa da Palavra - Rosa

10 comentários sobre “Marcia Peltier – Todas as Coisas Visíveis e Invisíveis

  1. Oliveira

    Camila, é bom quando se interessa por algo e vê logo um lançamento que deixa bastante feliz por ver naquilo uma boa leitura não é?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Com certeza, querida!
      E ainda mais quando não é um gênero muito popular por aqui! hehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Esse tipo de livro é muito bom para ajudar a gente a refletir um pouco sobre a vida.
      Acho ótimo, mas não é o tipo de livro que agrada a todo mundo!
      Beijos

  2. marinafaedda

    Camis, eu também amo crônicas! Gosto das divertidas, das que nos fazem pensar, das que contam situações cotidianas… sempre achei que é um gênero literário riquíssimo, fico feliz quando você resenha livros assim!

    Um beijo!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      As crônicas da Marcia Pelier não são daquelas muito divertidas. A autora tem uma linguagem mais poética e trata muito mais de sentimentos e relações pessoais do que de situações cotidianas, mas é bem bacana!
      Que bom que gosta!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lauren.
      O livro é bem interessante, mas tem uma pegada bem diferente do que estamos mais acostumadas! ehhe
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Acho que as crônicas nos permitem refletir mais sobre o dia-a-dia do que um livro comum! rs…
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: