Leitora Compulsiva

John Harding – A Menina Que Não Sabia Ler: Volume 2

Título: A Menina Que Não Sabia Ler – Volume 2

Autor(a): John Harding

Editora: LeYa

Ano: 2014

Páginas: 288

Tradução: Elvira Serapicos 

Sinopse no Skoob

***

Quando o livro “A Menina Que Não Sabia Ler” foi lançado em 2010, ele imediatamente entrou para a minha lista de desejados. Acabei não comprando o livro na época e depois de um tempo fui me esquecendo dele. Ás vezes eu lia alguma resenha e pensava “Tenho que ler esse livro!”, mas sempre deixava para depois. No entanto, quando fiquei sabendo que o livro “A Menina Que Não Sabia Ler – Volume 2” seria lançado, achei que era a minha chance de finalmente ler essa história!!

Recentemente publiquei a resenha “A Menina Que Não Sabia Ler” e contei o quanto fiquei impressionada com o livro, que conta a história da pequena Florence. A história não é nada daquilo que eu imaginava, mas a surpresa foi muito boa!! O texto é recheado de mistérios, de suspense e até mesmo de terror. O livro é excepcionalmente sinistro e fiquei intrigada para ler a continuação.

Quando peguei o segundo volume, no entanto, me surpreendi novamente porque o livro não parecia em nada com uma continuação daquela primeira história.

Esse segundo volume começa com a chegada do Dr. John Shepherd a um hospital psiquiátrico exclusivo para mulheres em uma ilha americana. Ele chegou para trabalhar como assistente do Dr. Morgan e tudo o que tem na mala são poucas peças de roupa e um surrado exemplar do livro “Tratamento Moral”. Logo de cara já dá para perceber que há alguma coisa errada com o Dr. Shepherd e aos poucos dá para perceber que ele não é quem diz ser… De qualquer forma, ele precisa continuar a fingir ser o Dr. Shepherd e isso inclui auxiliar o Dr. Morgan com as pacientes. 

Mesmo não sendo o Dr. John Shepherd de verdade, nosso protagonista fica incomodado com o tratamento dispensado às internas e resolve aplicar os ensinamentos do tal livro “Tratamento Moral”. Para ajudar em seu disfarce, ele resolve ler o livro e percebe que concorda com tudo aquilo. Resolve então aceitar um desafio do Dr. Morgan e escolhe uma paciente para a experiência! A escolhida é uma jovem, apelidada de Jane Pomba. Aparentemente ela não tem problema algum, mas foi encontrada perdida pelas ruas e não tem qualquer lembrança de seu passado. O falso Dr. Shepherd acredita que ela é perfeita para o Tratamento Moral, pois seu problema se resume à amnésia.

Aos poucos vamos descobrindo mais sobre a verdadeira identidade do falso Dr. Shepherd e de como ele foi parar no hospital. Ficamos sabendo ainda o que aconteceu com o verdadeiro médico. Acompanhamos a rotina do hospital e do tratamento da srta. Jane Pomba. E juntando tudo isso é que entendemos qual é a relação dessa história com a do primeiro livro…

E mais uma vez o que encontramos é uma história surpreendente, na qual nenhum personagem é santo e todas as aparências enganam! As mais simples ações podem gerar as mais absurdas consequências… Assim como aconteceu com o primeiro livro, fiquei impressionada por ler uma história do ponto de vista de um psicopata! Bom, pelo menos foi essa a sensação que eu tive de certos personagens! Rs…

No geral, essa é uma “duologia” extremamente interessante e ousada. Não é o tipo de leitura confortável e há muitos crimes nas histórias, mas tudo tem uma razão de ser. Para mim valeu a pena, mas sei que muita gente não vai curtir o estilo do autor. Podemos dizer que essas histórias não são fáceis de digerir, mas para o leitor mais paciente e mais determinado, são um prato cheio!! rs…

Sobre os títulos dos livros, já tinha comentado com vocês que o título original do primeiro livro é Florence & Giles, mas toda a história tem tanto a ver com o lance dela não poder ler, que achei que o nome dado ao livro aqui no Brasil combinava bem! Agora descobri que o segundo livro se chama “The Girl Who Couldn’t Read”, que pode ser traduzido como A Garota que Não Podia Ler… Entendi que a editora optou por usar um título parecido com o do segundo livro quando lançou o primeiro. Depois ficou sem opção e deixou só Volume 2!! rs… Foi uma solução incomum, mas funcionou! hehehehe

Leya - Rosa

24 comentários sobre “John Harding – A Menina Que Não Sabia Ler: Volume 2

  1. Patricia Gomes

    Gostei muito do primeiro livro e fiquei ainda com mais vontade de ler esse segundo, que parece estar recheado de mais mistério e suspense. Desconfio quem seja a Jane Pomba, mas não sei sobre o Doutor Sheperd. Já está na minha lista de desejados!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Patrícia.
      Acho que sua desconfiança tem fundamento, hehehe
      Esse segundo livro tem bastante mistério e é tão sinistro quando o primeiro. Acho que você vai gostar também!
      Beijos

  2. Nanda

    Ei Mila

    Há séculos atrás eu queria comprar A menina que não sabia ler, mas vi muitos comentários negativos e acabei deixando para lá. Nem sabia que tinha continuação, lendo sua resenha desse fiquei até curiosa. Mas não sei se animo comprar os 2, vai ficar no quem sabe rs.
    Não gosto quando trocam os títulos assim. 😛
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Acho que esse livro não fez tanto sucesso porque as pessoas não estavam preparadas para esse tipo de livro. Ele é bem gótico e sinistro. A capa dos livros engana! hhehehehe
      Se tiver a chance de ler um dia, já saiba que ele não tem nada de bonitinho! Talvez isso ajude! hehehe
      beijos

  3. Lauren Alice Lopes

    Oi Cami!
    A menina que não sabia ler parte um está na minha estante e é o próximo da lista (terminei o segundo das cronicas de gelo e fogo, li o Garota exemplar, e agora estou lendo Perdida, a menina q não sabia ler será o próximo!)
    Então se eu gostar da parte um, vou comprar a parte dois heheeh
    bjobjo

      1. Lauren Alice Lopes

        Oi Cami 🙂
        o Garota Exemplar eu achei a primeira e a segunda parte incríveis! Quando me perguntavam sobre ele eu sempre dizia “até agora é um dos melhores livros que li,mas vai depender de como terminar”, e então.. não gostei muito do final, não sei o motivo, mas não curti o fim, sei lá o quê que me deu, axo q eu queria que alguém se desse mal. hehehe
        o Perdida eu me apaixonei *0* a história é muito fofa, muito linda. Sofia e Ian *0* Só suspiros e lembranças boas desse romance encantador !
        Hj comecei A Menina Que Não Sabia Ler, .. daqui uns dias volto pra contar como foi a minha experiência hehehehe
        bjobjo

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          Oi, Lauren.
          Eu adorei o final de Garota Exemplar justamente por causa do final inusitado! hehehe Mas entendo a sua frustração. A gente sempre quer que alguém seja punido e coisa assim! hehehe Perdida é fofo demais mesmo! Estou doida para ler Encantada!!
          Beijos

  4. Andy_Mon Petit Poison

    O livro não tinha me chamado atenção (o primeiro), por isso tbm fiquei surpresa ao saber que tinha uma continuação, não é mto a minha vibe, acho q vou deixar para lá…rs

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison bit.ly/1ncOPvS

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Andy.
      Os dois livros tem uma pegada gótica bem diferente do que estamos mais habituados e por isso não é um livro indicado para todo mundo!
      Eu adorei, mas acho que tudo o que envolve psicopatas faz o meu gênero! hehehehe
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Acho que o título do primeiro livro não era mesmo muito comercial e valeu a tentativa deles!
      Beijos

  5. Celsina Azevedo

    Ei Camis!
    Sempre tive curiosidade de ler o primeiro volume, mesmo sem saber nada da história, só mesmo pelo título e a capa. E só agora lendo sua resenha que eu percebi que não fazia realmente ideia alguma sobre “estilo” dos livos e o pouco que eu imagina estava errado. hahaha
    Por incrível que pareça estou mais curiosa, deve ser perturbador mas interessante.

    Beeijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cel.
      Eu estava completamente enganada sobre a história, mas o livro me surpreendeu bastante!!
      Quem sabe funcione para você também!
      Beijos

  6. Oliveira

    Não sabia que se tratava de um livro assim, com esse tema. Comprei os dois livros e devem chegar em breve, assim espero. Mas, fiquei mais animada ainda pela história ser assim. Não sabia sobre o nome, realmente uma novidade a mais. Será que vai ter mais livros ou para nesse segundo?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Oliveira.
      Eu fazia uma idéia completamente errada sobre o primeiro livro quando comecei a ler e acabei tendo uma bela surpresa. O segundo livro me impressionou bastante por ser uma continuação completamente ousada.
      Na página do autor não há informação sobre outros livros, mas tudo é possível.
      Beijos

  7. marinafaedda

    Oi Camis!

    Você já sabe que não gostei do primeiro livro, e eu sei que vou ler o segundo mesmo assim! rss! É que não consigo abandonar uma série,então vou acabar lendo esse também!

    Mas me diz, as personagens do primeiro livro voltam nesse? Ou não tem nenhuma conexão?

    Um beijo!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Na verdade há apenas uma única conexão, que é a Florence. Bom, na verdade isso é até quase um spoiler, porque ela demora a aparecer na história… Então, durante um bom tempo, parece que os livros não tem nenhuma conexão! hehehe
      Ai… sei bem como é esse negócio das séries. Também acho difícil não ler as sequências! hehehe
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      É difícil acompanhar todos os lançamentos, não é?!
      A gente acaba se sentindo meio perdido mesmo!
      Mas não se preocupe se está parada com suas leituras… Leia no seu ritmo e aproveite as histórias!
      Beijos

  8. Marcella Grassi

    Camii!! Por favor me responda. Porque Florence perdeu a memória? Como ela foi parar no meio da cidade? Eu acabei de ler o volume 2, ja li o primeiro e amei os dois. Mas o final desse volume 2 me deixou muuito desesperada por respostas. Por favor, sane minhas dúvidas. Obg bjoos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Marcella.
      Eu bem que queria poder responder suas dúvidas, mas não há como!
      O livro não traz nenhuma informação de como tudo isso aconteceu…
      Na minha opinião acho que ela surtou com tudo o que aconteceu no primeiro livro e resolveu se mandar da casa!! rs…
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: