Leitora Compulsiva

Guillermo Del Toro e Chuck Hogan – A Queda

A Queda é o segundo livro da Trilogia da Escuridão, escrita por Guilhermo Del Toro (famoso e premiado diretor de cinema) e Chuck Hogan. O primeiro livro se chama Noturno e recentemente a Editora Rocco lançou o terceiro e último livro, chamado Noite Eterna. Inclusive foi justamente o lançamento do terceiro livro que me motivou a retomar essa série. Assim que vi que o último livro tinha sido lançado, pensei: Essa é a oportunidade perfeita para ler o segundo e o terceiro livro de uma vez e encerrar uma das muitas séries que estão paradas na estante. Aposto que vocês sabem bem como é!! rs…

Para começar, essa é mais uma série de vampiros que encontramos nas livrarias, mas com certeza ela não se parece em nada com outras histórias que eu já tenha lido! Nada de vampiros bonzinhos e românticos, nada de vampiros que controlam elementos da natureza e vivem em harmonia com os humanos, nada de vampiros de beleza extraordinária… Aqui, nessa história, os vampiros são nojentos, malvados e muito assustadores!

Quem leu meu post sobre o primeiro livro deve saber que eu demorei para ler porque ficava com medo e depois tinha pesadelos quando ia dormir! E confesso que com esse segundo livro não foi muito diferente! Demorei uma semana para uma semana para ler e tive que intercalar com um livro mais leve! rs… Eu sou bem medrosa, viu?!

Para quem não conhece essa série, vou fazer um resuminho, ok?

A história começa com a apresentação de Abraham Setrakian quando criança e com a lenda de Jusef Sardu. Mais adiante, Abraham será o dono de uma loja de penhores, que tem em seu passado o título de professor de literatura europeia e folclore em Budapeste. Logo em seguida, temos o início do livro propriamente dito. Um avião pousa tranquilamente no aeroporto de NY e simplesmente apaga. Não há nenhum sinal de vida. A equipe de contenção de doenças é chamada e entra em cena Ephraim Goodweather, um brilhante epidemologista que lidera o Projeto Canário, e Nora Martinez, uma inteligente bioquímica que auxilia Ephraim. A equipe entra no avião e descobre que estão todos mortos ou em coma. O que eles não imaginam é que esse é o começo de uma assustadora invasão, liderada pelo Mestre – um dos sete vampiros originais – que colocará em risco todo o planeta e dará início a uma verdadeira guerra entre humanos e vampiros.

Depois de acompanhar a introdução da história, a explicação sobre quem são os personagens e conhecer como começa todo o contágio, no segundo volume acompanhamos o desenvolvimento de tudo. Os vampiros estão cada vez em maior número a todas as cidades do mundo já foram afetadas. O desespero se instala, muito embora o governo continue negando a epidemia! Parece que tudo está perdido, mas Setrakian, Eph e  Vasily estão disposto a lutar pelos humanos. E eles contarão com uma ajuda inusitada para combater o Mestre.

As características dos vampiros foi o que mais me surpreendeu nesse livro. Na versão de Del Toro e Hogan, os vampiros são uma mistura de zumbis – agem por puro instinto e praticamente sem consciência, alienígenas – pois possuem uma espécie de tentáculo que sai de dentro da boca e tem um ferrão na ponta – e ainda se proliferam por meio de vermes asquerosos, como um vírus violento e sem controle. Você quer se defender de um vampiro, não basta cortar a cabeça dele… tem que tomar muito cuidado com o sangue branco e contaminado que jorra de seu corpo! Eca!!!!!

O final desse segundo livro me deixou ansiosa para saber como tudo vai terminar e por isso já comecei a ler o terceiro e último livro!

Para saber mais sobre a história, visite o hotsite http://www.trilogiadaescuridao.com.br

16 comentários sobre “Guillermo Del Toro e Chuck Hogan – A Queda

  1. carolinaduraes

    Bom dia Camila, tudo bem?
    Depois que saiu o terceiro livro, eu fui correndo comprar rs e fiz o seguinte, li os três livros em seguida, pois não consegui parar…O que eu gostei nesse segundo, é que algumas perguntas foram respondidas, como o objetivo do mestre e algumas outras coisinhas… Não quero fazer spoiler nem nada, mas o final do terceiro livro realmente vai te surpreender (eu pelo menos fiquei surpresa!). Amei essa trilogia, ainda mais porque o vampirismo é explicado como uma infecção, um vírus sendo transmitido… bem diferente do que estamos acostumados.
    Adorei a resenha.
    Beijos

  2. Francisco Souza

    Oi Camis,
    Já li o segundo também e estou me preparando para ler o último que parece ser muito bom. Ultimamente tenho me dedicado intensamente ao monstruoso Game of Trones e já estou lendo o quinto volume que é um dos maiores em número de páginas.
    Acho que já havíamos conversado sobre a Trilogia da Escuridão no passado, fico feliz que você também tenha lido.

    Beijos.
    Francisco – O Literata

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Francisco,
      Eu estava precisando de uma literatura um pouco mais pesada!
      Adoro variar bastante e às vezes fico muito presa aos lançamentos infanto-juvenis! rs…
      Cara, vivo de olho nas promoções de Game of Trones, mas ainda não tomei coragem.
      Beijos

  3. Nadia Costa Luz

    Como sempre, suas resenhas são de arrasar! Corri pro site e comprei logo os tres livros depois de ler o primeiro capítulo de noturno, adoro estórias sobre vampiros. bjs

  4. Neide Maria Silva

    Oi Camila..sempre tive interesse nessa trilogia, mas não comprei..sempre tenho muitos livros para comprar e esses acabam ficando…mas apesar de ser instigante e empolgante tbém sou muito medrosa..sem contar que minha filha está viajando, só volta no final do ano, e eu moro em casas separadas do meu marido( casamento moderno)..rsssss então acho que ainda não é hora…..vou deixar passar..bjs

  5. Lucia Marina

    Aproveitei uma promo no Sub e comprei os 3 livros de uma vez. Noturno já estava na lista de compra há tempos, mas outros sempre entram na frente. Na dúvida eterna “qual livro lerei agora”, eis que o carteiro passa, resolvi procurar uma resenha, e pronto! Vou começar já!
    Bjos!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!