Leitora Compulsiva

Gillian Flynn – Objetos Cortantes

Título: Objetos Cortantes

Autor(a): Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 256

Tradução: Alexandre Martins

Site Oficialhttp://www.intrinseca.com.br/gillianflynn/

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Em março desse ano participei de um evento da Editora Intrínseca e ganhei um kit muito bacana. Um dos itens desse kit era um exemplar do livro “Objetos Cortantes”, de Gillian Flynn – a mesma autora de “Garota Exemplar” e “Lugares Escuros“, ambos já resenhados aqui no blog.

Fiquei tão empolgada que comecei a ler o livro alguns dias depois… Tudo bem que já estamos em outubro e só agora estou escrevendo a resenha de um livro que li em março, mas tudo bem… Essas coisas acontecem! Rs! Mas não precisam se preocupar porque o livro é tão marcante que ainda me lembro muito bem da história!! rs…

11021508_10153301995475579_2615773096968397056_o

“Objetos Cortantes” conta a história de Camille Preaker, uma jovem repórter do Daily Post, o quarto maior jornal de Chicago, a cidade onde atualmente ela mora. Seu editor, Frank Curry, sempre apoiou Camille durante os dois anos em que ela trabalha no jornal e ele acredita que só precisa encontrar uma boa história para se tornar uma grande repórter…

Agora parece que a grande história da Camille finalmente apareceu: uma garota foi assassina um ano antes e agora outra menina está desaparecida na pacata cidade de Wind Gap, que por coincidência é a cidade natal da garota. Curry acredita que as pessoas de cidade pequena desconfiam de jornalistas da cidade grande e o fato de Camille ser uma “local” pode ajudá-la a conseguir boas informações. Apesar de não estar nada contente com a ideia, ela aceita o trabalho e retorna a Wind Gap depois de oito anos. Para piorar, ela ainda terá que se hospedar na casa da mãe, com quem ela nunca teve uma boa relação.

O primeiro lugar que Camille procura ao chegar na cidade é a delegacia, mas o delegado não gosta muito da ideia de ter uma repórter fazendo perguntas, mesmo que seja uma que tenha nascido em Wind Gap. E já que a polícia não vai passar as informações que ela precisa, então Camille vai tentar extraí-las das famílias e amigos das vítimas… A presença dela não é muito bem vinda, mas aos poucos ela vai conseguindo o que precisa para sua história.

Essa investigação no entanto não é o maior desafio de Camille, mas sim ter que conviver com uma mãe neurótica, um padrasto que nem conhece e uma meio-irmã intragável. E tudo isso enquanto as lembranças de seu passado e de uma irmã que morreu a atormentam…

Objetos Cortantes FraseAos trancos e barrancos Camile vai descobrindo coisas sórdidas e sinistras, mas também vai mostrando mais sobre suas própria escuridão. Considerando que Camille Preaker é uma protagonista de Gillian Flynn, é claro que ela não é uma garota normal. Sua infância e adolescência foram problemáticas e Camille desenvolveu um vício um tanto quanto afiado: ela escreve palavras por toda a pele de seu corpo utilizando qualquer tipo de objeto cortante…

E é assim que a história se desenvolve… Camille tenta descobrir a verdade sobre os assassinatos e desaparecimentos em Wind Gap, mas ao mesmo tempo tenta manter sua sanidade diante de um passado traumático!

Apesar de Camille ser uma protagonista incomum e cheia de esquisitices, é a primeira com quem consegui sentir uma certa empatia! Talvez porque esse tenha sido o primeiro livro da autora e ela ainda estivesse ensaiando para criar protagonistas detestáveis! rs…

Quanto à parte policial da história, não há do que reclamar. O livro é cheio de reviravoltas e o final é surpreendente – os dois finais, na verdade!! Rs… As pistas que vão sendo reveladas ao longo do livro acabam fazendo com que a gente desconfie quem é o assassino, mas mesmo assim a trama é surpreendente!!

Curiosamente resenhei os livros da autora aqui no blog na ordem contrária da que foram publicados originalmente, mas isso não me atrapalhou em nenhum momento porque as três histórias não guardam nenhuma relação. No entanto, se vocês ainda não leram nenhum dos livros da Gillian Flynn ainda, eu recomendo que comecem por esse e sigam a ordem, para poderem acompanhar o amadurecimento da escrita da autora.

Além de indicar que vocês leiam os livros, recomendo também que leiam um artigo super bacana publicado no Site da Intrínseca!!

Intrínseca - Rosa

 

51 comentários sobre “Gillian Flynn – Objetos Cortantes

  1. Daniele

    Oi Camis, olha morro de vontade de ler os livros dessa autora, só tenho o Garota Exemplar mas também fiquei curiosa com esse livro, toda a trama policial e o drama da personagem. Bjsss

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Dani.
      Eu adorei os três livros dela. Acho que ela é uma das poucas que sabe como criar finais ousados, que vão contra às expectativas dos leitores!!
      Beijos

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    É o primeiro livro da Gillian, mas já começou bem! E é difícil dizer isso quando um autor estreia, pois normalmente a primeira história é a mais cheia de falhas.
    Curiosamente, li ontem a carta que abre a edição especial de Crepúsculo e até de algum modo a Stephenie Meyer comenta que quando ela começou a escrever a versão invertida da trama, ela percebeu as falhas que ela fez na sua trama. Sim, só eu sou a louca de ligar uma autora de um YA paranormal com uma autora com tramas mais sinistras e terríveis, mas o que eu quis dizer com isso é que a Gillian fez em Objetos Cortantes uma trama consistente e ao mesmo tempo forte, mesmo com uma protagonista mais “leve” do que as de Garota Exemplar e Lugares Escuros, e com uma perplexidade digna de escritores veteranos.
    E com uma trama dessas, realmente dá para ler em março e resenhar em outubro!

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Realmente a autora começou bem!
      Se bem que imagino que esse não seja exatamente o seu primeiro trabalho, apenas o primeiro publicado. Imagino que mesmo com um texto bom como esse, se ela tivesse a opção de mudar alguma coisa faria isso!! rs… Acho que todos os autores passar por isso em algum momento…
      Acho engraçado porque eu escrevo muito no meu trabalho (sou advogada) e todas as vezes que eu leio alguma coisa que escrevi fico pensando que poderia ter feito alguma coisa diferente… Acredito que escritores passem por isso o tempo todo! kkkk
      O mais interessante das tramas da Gillian é que ela não escreve pensando em agradar os leitores, mas sim em dar sentido e veracidade à história. A gente sabe que nem sempre no mundo real o vilão se dá mal, então por que na ficção tem que ser assim?! rs…
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Amanda.
      Estou na torcida para que vire filme também!
      Ainda preciso assistir o Lugares Escuros, mas quero ver se faço isso nessa semana!
      beijos

  3. mayra Rodrigues

    oi camila,
    bom esse livro ja estava na minha(enorme) lista de leitura a muito tempo mesmo! kkkkk
    mas eu ainda ficava com o pé atras sabe, ate vi videos de resenha dele mais ainda estava com o pé atrás.
    depois da sua resenha estou super convencida de que esse livro vale muito apena ler .
    minha próxima leitura com certeza!
    bjuuu

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, querida.
      Espero que coração que goste tanto do livro quanto eu gostei!
      Ele não é um livro convencional, então esteja de mente aberta na hora de ler!
      Beijos

  4. karina

    Depois que li/ vi garota exemplar acho que leria até a lista de compras de supermercado da Gillian …..a resenha só fez aumentar a minha vontade de ler ….okay me rendo mais um pra lista de desejados do skoob !

  5. Lucia Marina

    Eu gosto muito de investigações misteriosas perpetradas por policiais ou jornalistas bem agoniados e traumatizados. Deixa tudo meio sórdido, meio noir, e parece que essa autora é mestre em criar personagens assim. Quero muito ler.

  6. Nanda

    Ei Camis

    Ótima resenha. Eu sou fã da autora, gostei de todos os livros dela até agora e ela constrói protagonistas muito bem, mesmo essa sendo a menos detestável rsrs – concordo kkk-, eu passei o livro todo agoniada com as atitudes dela.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Acho que todas as protagonistas dela são detestáveis, né?! A que eu mais odiei foi a Libby! Rs…
      Beijos

  7. Mauricio Diniz

    Objetos Cortantes é um livro incrível. A relação da Camille e sua mãe é tão bem construída. Além do mistério que envolve a trama ser muito bom – claro que não descobri quem era né. A nossa protagonista também possuí uma história de vida bem interessante e que não dá para parar de ler. Livro vale muito a pena…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Maurício.
      Você nem desconfiou de quem era? Eu fiquei na dúvida entre duas pessoas! kkkkk
      Também foi uma leitura que não consegui largar!
      beijos

  8. Maristela G Rezende

    Gosto de livros com histórias que me prendem a atenção desde o começo e esse parece-me que seja exatamente esse o livro. Gostei muito da resenha e do video.

  9. Suzzy Chiu

    Hello!!!
    Com certeza quero ler os 3 livros da Gillian Flynn e Objetos Cortantes é um dos mais esperados.
    Já vi que a protagonista passa por mals bocados e ainda tendo que conviver com a mãe neurótica, um padrasto desconhecido e uma meio-irmã intragável de chata, ou seja, ninguem merece!
    Adoro um suspense e sei que a autora tem um modo de escrever que apenas nos deixam com cara de bobo, haha…do tipo q nos leva a pensar uma coisa e depois no engana super bem.
    E como assim tem 2 finais? Agora vc me deixou louca! hahaha.
    Vou seguir o seu conselho e ler na ordem que a Gillian publicou.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Suzzy.
      Esse livro é realmente doente! Não tem um personagem normal! rs….
      Senti muita raiva da mãe e da meio-irmã da protagonistas porque elas são muito nojentas! Mas a protagonista também não é uma santinha!! rs…
      Ah… sobre os dois finais, só lendo para entender!!! kkkk
      Beijos

  10. Jacy Barbosa

    Sou super fã da Gillian Flynn, depois de Garota exemplar,todos os livros dela está na minha lista.
    Adoro o suspense dela.
    Resenha perfeita.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jacy.
      O mais interessante dos livros dessa autora são as protagonistas nada boas da cabeça!! rs…
      Vale a pena ler todos os livros!
      Beijos

  11. elizabeth machado de salles

    Foi uma das resenhas que mais gostei de ler sobre a história deste romance. Você soube captar muito bem a trama. Isso me conquistou e me deixou empolgadíssima pra ler também. Agora é providenciar um. ansiosa pra conferir tudo que diz aqui.
    Beijos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Se você gostou de Garota Exemplar, vai gostar desse também!
      Não é tão elaborado, mas é bem interessante!
      Beijos

  12. Mariana Frota

    Já li tantas resenhas desse livro e também não li ainda mas quando alguém diz que a leitura foi marcante já fico doida kkkk esse livro tá na minha lista faz tempo mas ainda não tive a oportunidade(e o dinheiro kkkkk) pra comprar. Já quero.

  13. Lana Silva

    Ainda não li nada dessa autora mais esse livro pretendo ler, pelo fato de que já ouvi várias pessoas dizendo que a história e muito boa, apesar de nunca ter lido nesse gênero, espero não me decepcionar.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lana.
      Os livros dela são ótimos!
      Vale a pena pelo menos ler algum primeiro capítulo e ver se gosta na narrativa dela!
      Beijos

  14. Cristiane de oliveira

    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro apesar de gostar bastante da escrita da autora, gostei muito do que li e já está na lista de desejados ter uma personagem tão cheia de esquisitices e ainda assim ir atrás dos assassinatos da cidade é demais quero muito ler esse livro , bom acho que quero ler tudo que essa autora escrever.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Essa protagonista é a mais estranha de todas.
      Fiquei com nojo dela e ao mesmo tempo torci para que ela resolvesse o caso!! rs…
      Beijos

  15. Kemmy

    Ah, tá. Agora entendi o “objetos cortantes”, rs. Já tinha lido algumas resenhas, mas nenhuma mencionava esse detalhe da protagonista. Logo de cara já odiei a mãe dela e tô achando que alguém muito influente tem algo a ver com os assassinatos, isso se não for o padrasto dela haha ~teorias~
    Nunca li nenhum livro da autora, mas sinto vontade de ler todos! E assistir as adaptações também.
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Kemmy.
      Sério que as pessoas não se dão ao trabalho de mencionar que a protagonista de corta?! Achei um detalhe meio importante, considerando o nome do livro! rs…
      Acho que essa foi uma forma que a autora encontrou de chamar atenção para uma doença séria que tem atingido muita gente por aí…
      Beijos

  16. Adriana Oliveira

    Como assim, 2 finais? Fiquei super empolgada com sua resenha, gosto de personagens complicados e esse fato de Camille se cortar com certeza a torna uma protagonista problematica e que chama a atenção! Mal posso esperar pra ler esse livro, excelente resenha, bjão!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Adri.
      Só posso falar isso em relação ao término do livro!! Não quero explicar porque são dois finais para não dar nenhum spoiler!! rs…
      Vale a pena conhecer a história!
      beijos

  17. Jaqueline Felix

    Caramba, essa autora consegue elaborar protagonistas muito complexas. A trama em si parece interessante, com direito a reviravoltas e final (ou finais, como é citado) surpreendente. Gosto de thrillers policiais porque é um leitura instigante e envolvente.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jaque.
      As protagonistas dessa autora são muito complexas e meio doentes!!
      Mas eu adoro!!! kkkkk
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: