Leitora Compulsiva

Gabrielle Zevin – A Vida do Livreiro A. J. Fikry

Título: A Vida do Livreiro A. J. Fikry

Autor(a): Gabrielle Zevin

Editora: Paralela

Ano: 2014

Páginas: 192

Tradução: Flavia Yacubian

Sinopse no Skoob

***

Outro dia desses recebi um e-mail do pessoal da Cia das Letras perguntando se eu tinha interesse em resenhar um livro deles. Eu não tenho parceria fixa, mas eles sempre se oferecem para mandar algum livro. Curiosa com o título, fui ler a sinopse e pensei: “Esse parece ser o tipo de livro que eu adoro!”. Afinal, qual é o leitor que não fica interessado num livro que fala sobre livros, sobre livrarias e sobre a paixão pela leitura?! hehehe

O livro conta a história de A. J. Fikry, o dono da única livraria da cidade de Alice Island. Sua livraria, a Island Books, não é muito grande e nem tem os livros  de grande sucesso. Fikry é um viúvo tão carrancudo e metódico que logo de cara passa a impressão de ser bem mais velho do que realmente é. Ele é daquele tipo de comerciante que não vende o que não gosta, então a Island Books não tem best sellers e nem nada que Fikry julgue ser uma literatura ruim, mas como é a única livraria da cidade… fazer o que?!

A vida de Fikry é bem chatinha… Ele abre no mesmo horário e se livra dos clientes na hora de fechar a loja. Tem uma assistente que o incomoda, mas que ele não tem coragem de mandar embora porque sua falecida esposa Nic a tinha contratado. As noites de Fikry são basicamente regadas a vinho barato, comida congelada… Pelo menos a leitura é boa! rs…

As coisas começam a mudar na vida de Fikry quando um livro raríssimo e super valioso que ele possui simplesmente desaparece de seu apartamento! Ele corre para a delegacia e pede a ajuda do policial Lambiase, mas não há nenhuma pista a ser seguida e nenhum suspeito. O sumiço do livro é realmente um mistério.

No entanto, o que realmente mexe completamente com a rotina de Fikry é um pequeno pacote deixado em sua livraria. Alguém simplesmente abandonou uma linda menina de dois anos na sessão infantil da livraria de Fikry!!! No início ele pensa que isso é problema da polícia, mas ao saber que não há ninguém para cuidar dele, ele decide que vai ficar coma menina, de nome Maya. A chegada da menina vira a vida de Fikry de cabeça para baixo, mas de uma forma boa e emocionante. O livreiro precisa mudar de vida para criar Maya, mas ele sabe que isso é a coisa certa a fazer. A menina é super inteligente e adora livros!!! rs…

Apesar de ser um livro de apenas 192 páginas, a história que ele contém é grandiosa! Fiquei completamente apaixonada por esse livro e posso afirmar que ele é um livro obrigatório para quem ama histórias sobre livros. A narrativa é simples e torna o livro bem fácil de ler. Além disso, a história prende o leitor de tal maneira que fica impossível de largar.

A.J. Fikry é um protagonista apaixonante. No começo ele parece super rabugento, mas aos poucos ficamos sabendo o que ele passou na vida e as coisas começam a fazer sentido. Muita gente que perde a pessoa que ama resolve se fechar para o mundo e é isso o que aconteceu com ele. Ele se mudou para Alice Island e abriu a livraria porque esse era o sonho de sua esposa Nic. Ela sim amava tudo aquilo… Apesar de Fikry amar os livros, ele não é muito bom com os negócios. Aos poucos fui percebendo que ele era apenas um cara sem esperança e sem objetivo de vida. E tudo isso mudou com a chegada da pequena Maya. A garota lembra a Fikry que ele é capaz de amar, de se apaixonar, de ter amigos e principalmente que ele precisa aceitar ajuda!

Há outros personagens secundários que deixam a história ainda melhor! O policial Lambiase, a cunhada de A.J. e Amelia Lomam foram os que mais me cativaram. Os três tem papéis fundamentais na história a ajudam Fikry nesse novo começo de vida!!

Essa com certeza é aquele tipo de história que nos acompanha por muito tempo, mesmo depois do livro ter acabado! Entrou para a minha lista de favoritos!!!

Para terminar, deixo aqui um vídeo com uma entrevista com a autora Gabrielle Zevin. Infelizmente o vídeo não tem legenda, mas não é muito difícil de entender para quem manja um pouquinho de inglês!!

Paralela - Rosa

18 comentários sobre “Gabrielle Zevin – A Vida do Livreiro A. J. Fikry

  1. Lauren Alice Lopes

    Sabe aquela coisa de “não julgue um livro pela capa” ? pois eh, um nunca leria esse livro só pela capa. A sinopse não me cativou também. Fiquei curiosa por ser um livro que fala de livros e de pessoas que gostam de livros, mas a capa e a sinopse anularam essa minha curiosidade.
    Depois da tua resenha, acho que ele merece receber uma atenção especial, vou colocar na minha lista.
    Gosto de histórias que os personagens se dão uma chance de mudar =)
    bjobjo

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lauren.
      É uma pena que a capa não tenha te cativado.
      A história desse livro é super emocionante e no fundo nem é um livro tão grande.
      Acho que vale muito a pena!!! rs…
      beijos

  2. jufoxygirl

    Oi Camila tudo bem? sempre acompanho tuas atualizações e resenhas pelo skoob ^^ Ouvi muitos comentários positivos sobre a história do livro, agora dizem que a revisão e tradução dele tem erros crassos que não poderiam passar. Você chegou a se deparar com algum erro desse tipo? Vi no vídeo da Tatiana Feltrin ela falando sobre isso, e que incomodou muito o fato desses erros terem passado por duas revisoras e nenhuma ter arrumado.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ju.
      Confesso que não me deparei com nenhum erro.
      Mas não sou obcecada por isso… Eu curti tanto a história que nem percebi se tinha algum erro ou outro.
      E também não acho isso o fim do mundo. Tem muito blogueiro que faz questão de ressaltar que percebeu um erro, mas isso é bobagem.
      Não desvaloriza nada a história, que é deliciosa!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Oliveira.
      É tão bom quando a gente não tem grandes expectativas, mas descobre uma história incrível!!!
      Esse é um desses livros!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      O livro é lindo mesmo.
      Pena que você já estava carregando muita coisa, senão tinha te emprestado esse livro!
      beijos

  3. Fernanda Souza

    Quem leu esse livro para o blog foi a Thalita e ela também curtiu muito. Eu pretendo ler em breve, essa coisa dele achar um “pacote” na livraria me deixou extremamente curiosa pra saber o que se desenrola depois.

    Beijos
    Fê – Leitora Incomum

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!