Leitora Compulsiva

Eventos Literários: Bate Papo com Lucinda Riley em São Paulo

Olá, sejam bem vindos a mais uma nova coluna do Leitora Compulsiva: a “Eventos Literários”.

Como próprio nome já diz, nessa coluna trarei informações sobre os eventos literários que vão acontecer por aí, ou, como no caso de hoje, farei comentários de um evento que eu fui. Assim como as demais colunas do blog, não haverá um dia fixo para a publicação, até porque não é sempre que tem um evento literário para anunciar ou uma cobertura para fazer… rs!!

Espero, de coração, que estejam gostando das mudanças aqui no blog!

Agora vamos ao que interessa…

1_

Nesta última terça-feira, dia 19/03/2013, a Editora Novo Conceito promoveu um bate-papo com a autora Lucinda Riley, que está no Brasil buscando inspiração para seu próximo livro. O encontro aconteceu na Saraiva do Shopping Morumbi.

Segundo o site da Novo Conceito “Lucinda Riley nasceu na Irlanda e durante sua infância viajou ao exterior, especialmente para o Extremo Oriente, para visitar seu pai. Mudando-se para Londres, tornou-se atriz e trabalhou em teatro, cinema e televisão. Aos 24 anos, escreveu seu primeiro romance, baseado em suas experiências com dramaturgia. Em seguida, escreveu sete romances com o pseudônimo “Lucinda Edmonds”, que foram traduzidos para 14 idiomas. A autora atualmente vive entre Estados Unidos e França, com o marido e quatro filhos.

Seu primeiro livro publicado aqui no Brasil, A Casa das Orquídeas, foi um sucesso de vendas e recentemente a Editora Novo Conceito publicou o livro A Luz Através da Janela, que está indo pelo mesmo caminho! rs… Pelo o que fiquei sabendo no evento, já que ainda não li os livros, eles fazem parte de uma trilogia. A curiosidade é que esse segundo livro publicado aqui no Brasil é, na verdade, o terceiro livro da série. Existe um livro no meio deles chamado “The Girl On The Cliff”, mas a Lucinda não soube dizer o motivo dessa alteração na ordem de publicação e ninguém da editora quis se manifestar. Enfim… Pelos comentários que ouvi de quem já leu os dois livros, as histórias são independentes, mas alguns personagens se repetem nos livros e por isso são considerados como parte de uma série.

Como eu disse, eu não li os livros da autora. Então vocês se perguntam o que eu fui fazer lá, se nem fã da autora eu sou… Bom, o primeiro motivo é que, como blogueira literária, não podia perder a oportunidade de conhecer uma autora internacional, já que essas chances são bem raras! rs… E o segundo e principal motivo é que, no Natal do ano passado, acabei dando o livro A Casa das Orquídeas de presente para a minha mãe. Nós estávamos na livraria e ela me disse: “Você que é boa com livros, me indica um bom. Estou precisando de um livro para as férias”. Parecia uma tarefa fácil, né?! Pois não foi… Eu conheço o gosto literário da minha mãe e sei que ela não iria gostar de nada do que eu costumo ler!! hehehe Então olhei para esse livro e tive um pensamento bobo: “Ei! O livro fala de uma tal casa de orquídeas e ela adora orquídeas”. Comprei o livro!! Resultado… Minha mãe amou e me agradeceu!! hehehehe20_

Tá, ridícula essa história, eu sei! Mas enfim… o importante é que deu certo. E como eu deu o livro de presente, resolvi pegar o exemplar na estante dela e levá-lo para a autora autografar!! Aproveitei e comprei o segundo volume e vou dar de presente, também autografado. Mas é segredo, hein! Ela ainda não sabe!! rs…

O bate-papo com a autora foi uma delícia. Ela é excepcionalmente simpática e muito divertida. Falou um pouco sobre a vida dela, sobre seu processo criativo e seu querido “dick” e contou uma história muito interessante sobre como foi a sua primeira vinda ao Brasil, para a Bienal do Livro de São Paulo, em 2012. Disse que tem tido as melhores experiências com os fãs brasileiros.

Infelizmente não consegui anotar as respostas delas. Gostaria muito de poder transcrever aqui tudo o que ela nos contou. Mas fiz uma pergunta a ela e a resposta foi linda, então acho que merece ser comentada… (Até porque foi a resposta para a minha pergunta, né?! rs…). Perguntei a ela de que forma ela acreditava que os livros podiam mudar as pessoas. Em resposta ela nos contou que é uma pessoa muito positiva em relação a vida e que quando escreve procura transmitir uma mensagem de bondade e de esperança. Ela acredita que os livros podem inspirar as pessoas a serem melhores e, principalmente, mais felizes.

Ao final do encontro, ela pacientemente recebeu todos os presentes, autografou livros e outros mimos e deu uma atenção especial para cada um. E depois de conhecê-la posso dizer que sou fã dela. Gostando ou não de seus livros, já sou fã!! Decididamente ela é uma pessoa querida e muito especial.

Parabéns à Editora Novo Conceito por trazer a Lucinda a São Paulo para esse bate papo e pela atenção em providenciar mimos para os participantes do evento. Todos os funcionários presentes foram atenciosos e estão de parabéns.

35_

** Fotos por Paulo Guimarães, disponibilizadas no site Saraiva Conteúdo.

Acharam que já tinha acabado?? Nããão….

É lógico que eu não poderia ir a um evento como esse sem pensar em vocês, leitores aqui do blog.

E é por isso que, quem comentar aqui nesse post e incluir a frase “Quero participar do sorteio”, vai concorrer a um kit com dois marcadores e um caderninho de notas autografado pela autora Lucinda Riley!

IMG_2102

Para participar do sorteio, além da frase acima mencionada, é necessário ter um endereço para entrega do prêmio no Brasil. O comentário deverá ser identificado com nome completo e e-mail válido, ou ainda, estar ‘linkado’ a um perfil do Twitter ou do Facebook, por meio do qual eu consiga entrar em contato com vocês.

O sorteio será feito quando o post atingir o mínimo de 20 comentários e cada participante concorrerá com o número atribuído ao seu comentário. O vencedor terá 3 dias, contados da data em que for avisado do resultado, para enviar seus dados de correspondência para [email protected].

Boa sorte a todos!!

P.S. Outro kit igual a esse será sorteado na página do Leitora Compulsiva no Facebook!! Aumentem suas chances de ganhar!!

***PROMOÇÃO ENCERRADA***

Confira o resultado AQUI!

40 comentários sobre “Eventos Literários: Bate Papo com Lucinda Riley em São Paulo

  1. Lígia Paulino

    Oi Camis 😉 Adorei a sua cobertura do evento. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Lucinda lançados aqui no brasil, mas tenho uma amiga que já leu e amou muito, inclusive aconteceu o foi com a sua mãe, eu dei o livro de presente para ela. Quando fui a bienal de SP tive a alegria de conhecer a Lucinda pessoalmente e posso dizer que ele foi um amor de pessoa e desde lá já passei a ser fã dela, mesmo não tendo lido seus livros ainda!! Bjuuuu

    Lígia.

    Lígia et son monde.

  2. Juliane Pelegrin

    Olá Camila, estou adorando as mudanças no Blog, achei muito interessante a sua cobertura e a resposta que ela deu a sua pergunta.
    Ainda não li os livros dela, mas com certeza agora fiquei com vontande de ler.

    “Quero participar do sorteio.”

    Beijos!!!1

  3. Laury Alves

    Tambem nunca li os livros dela, mas como fui na Bienal e ela estava lá autografando, pensei: por que não? Resultado, primeiro livro lindo e autografado na estante, esperando para ser lido. 🙂 Também achei ela super fofa apesar do pequeno problema que tive no estande da editora.
    Quero participar do sorteio!

  4. Mariana Cardosooso

    Que inveja, sério. Fiz de tudo para ir ao evento aqui no Rio, mas moro na região dos lagos e acabei não tendo dinheiro e tempo para ir. Queria muito, sou fã dela, adorei os livros e queria muito um autografo. Cheguei a pedir para uma amiga ir e conseguir pra mim, mas ela não pode. Os dois livros me fizeram bem, mas nada se compara a história de A Casa das Orquídeas, tinha acabado de terminar meu relacionamento e foi uma distração tão boa que parei de chorar, fiquei presa ao livro… Acho que li em um dia inteiro e uma noite, cheguei virada no trabalho, mas muito apaixonada. Quero muito participar do sorteio, vai que ganho? E outra, não sei como reagiria ela respondendo a minha pergunta! Muito fofa! Beijos!!

  5. Cris Aragão

    Eventos literários sempre valem a pena, mesmo quando não somos fãs do autor, afinal não é todo dia que nos vemos cercadas por pessoas que amam ler. Eu já li A casa das orquídeas e gostei, quero muito ler o segundo livro da autora.
    Claro que eu quero participar do sorteio.
    @mcrisaragao

  6. Marcela Santos

    Oi Camis!
    Se eu pudesse, com certeza ia em todos esses eventos. Ainda mais quando o autor é estrangeiro porque a gente quase nunca pode ver eles.
    Muito legal você sortear um prêmio com autógrafo. Pelo menos a gente que não pode ir no evento tem a chance de ganhar alguma coisa, né?
    Quero participar do sorteio.
    Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!