Leitora Compulsiva

E. Lockhart – O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

O_HISTORICO_INFAME_DE_FRANKIE_LANDAUBAN_1377883336PTítulo: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Autor(a): E. Lockhart

Editora: Seguinte

Ano: 2013

Páginas: 344

Tradução: André Czarnobai

Sinopse no Skoob

***

“O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks” faz parte do catálogo da Editora Seguinte e foi lançado no segundo semestre da ano passado. Mesmo sem grandes investimentos em publicidade, esse livro acabou se tornando conhecido e muitos blogueiros já resenharam sobre ele. Ganhei um exemplar do livro em um encontro do Literatura Solidária e depois de ler várias resenhas positivas, acabei dando uma chance ao livro.

O livro conta a história de Frankie Landau-Banks, uma garota comum entre seus 14 e 15 anos. Ela é estudante Alabaster, uma escola tradicional e competitiva, cujo objetivo é preparar os jovens para ingressarem em uma das disputadíssimas universidades da Ivy League. Os frequentadores dessa escola costumam ser filhos de pessoas bem sucedidas, que também frequentaram a escola. O pai de Frankie é um antigo aluno, da época em que a escola era exclusiva para garotos, e sabe da importância que os laços feitos na escola tem para a vida futura de suas filhas.

No ano anterior, Frankie não era mais que uma simples garota magrela e nerd, irmã mas nova de Zada e membro do Clube de Debates. Mas então as férias chegaram e Frnakie cresceu 10 centímetro e engordou 9 kilos, o que a deixou um um corpo cheio de curvas e capas de chamar a atenção de todos os garotos. De volta à escola as coisas começam a mudar e o principal de tudo é que Matthew Livingston, um dos veteranos mais cobiçados e populares da Alabaster, percebe a existência de Frankie e acaba se tornando seu novo namorado! Perfeito, não?! Hum… Não para Frankie, uma feminista de carteirinha que se recusa a ser somente a namorada de um cara. Frankie quer provar a todos que ela pode ser muito mais que um rostinho bonito.

E é por isso que, assim que descobre que seu namorado faz parte da Leal Ordem dos Bassês, Frankie traça um plano para mostrar o seu valor. A Leal Ordem dos Bassês é uma antiga sociedade secreta de alunos da Alabaster, fundada em 1951 e exclusiva para garotos. Seu pai foi membro da Ordem e Frankie cresceu ouvindo histórias que ele e seus amigos contavam sobre todas as travessuras que aprontavam na escola. E é por isso que Frankie sabe tanto sobre a Ordem.

Na primeira oportunidade que encontra, Frankie decide que, se não pode se juntar a Ordem por bem, se juntará por mal! A garota dá um jeito de manipular os garotos membros da Ordem e faz com que todos eles coloquem seus planos em prática. Sua intenção não é prejudicar ninguém, mas sim mostrar que as garotas podem ser tão espertas quanto os garotos!!

Essa leitura tem todos os elementos para ser bem bacana, mas para mim não rolou! O que é uma pena. Para começar, achei a ideia central do livro muito parecida com a da série Sociedade Secreta, da autora Diana Peterfreund, que eu adoro, por sinal! Inclusive a ideia da autora de começar o texto com uma carta da personagem assumindo a culpa por tudo o que aconteceu, é bem igual ao início dos livros da Sociedade Secreta! E com essa comparação em mente, já comecei a leitura com o pé esquerdo.

Depois disso não consegui simpatizar com a personagem! Na verdade, odeio esse tipo de mulher que está sempre tentando provar que pode ser melhor que os homens, como se houvesse algum tipo de competição. Isso é irritante porque parece que somos obrigadas a sempre contrarias as expectativas dos homens para termos nosso valor reconhecido! Pelo menos, em Sociedade Secreta, as garotas só queriam ser aceitas, com todas as suas qualidades e defeitos. Mas nessa história a personagem fez coisas idiotas só para provar que podia ser igual aos garotos, o que nunca vai acontecer! Homens e mulheres não são iguais, apenas merecem o mesmo respeito! Me desculpe, mas se eu amo ser dona de casa e cozinhar para o meu marido, quero ver quem vai ser a feminista de coragem que vou apontar o dedo na minha cara e dizer que eu não posso!!!

Com isso, por mais que eu tenha me esforçado, não consegui gostar do livro… Não me animei, sabem?! Só conseguia pensar que a história não é tão original quanto eu queria e que a personagem estava me irritando a todo momento!!  rs…

Enfim… é uma pena que isso tenha acontecido, porque eu realmente queria ter gostado do livro. Mas tenho certeza de que deve ser uma leitura muito melhor para quem não conhece Sociedade Secreta e para quem curte esse lance de garotas tentando ser melhores! hehehehe Nada contra, viu?! rs…

Seguinte

22 comentários sobre “E. Lockhart – O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

  1. Franciely Bortoski

    Que pena que você não gostou, esse era um dos livros que eu estava ansiosa pra ler. Eu me considero feminista ou, pelo menos, tento ter ideias feministas, mas claro, isso não quer dizer que eu ou qualquer das pessoas feministas de verdade achemos que você não possa cuidar da casa e de seu marido ^^ Só queremos que todo mundo tenha a possibilidade de fazer o que quiser, seja ser gerente de uma grande empresa, professor, ou ficar em casa, independente de ser homem ou mulher. A única igualdade que se quer é a dos direitos, respeito e nada de ficar fazendo bobagem pra provar que é “melhor”. Ninguém aqui é melhor, só estamos tentando ser iguais. Infelizmente se a personagem é assim, ela não é feminista hehehehehe Acho que também não vou conseguir gostar do livro por causa da personagem… Mas pelo menos ela é jovem, dá pra errar q ainda tem tempo de conserto!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Fran.
      Infelizmente muitas pessoas não tem ideia do que ser feminista realmente significa. Algumas mulheres acham que precisam tomar o lugar dos homens e mostrar que são melhores, o que é um verdadeiro absurdo! As mulheres tem mais habilidades em algumas coisas e os homens em outras. Eu fico muito triste quando as mulheres sentem vergonha em dizer que são donas de casa… Como se isso fosse uma coisa ruim! Outro dia estava em uma audiência e a moça do cartório estava pedindo as informações da testemunha. A senhora disse que era dona de casa e a funcionária perguntou: “Não tem ocupação?” Nossa, aquilo me doeu! Como assim?! Será que as pessoas tem noção do trabalho que se dá manter uma casa em ordem, cuidar dos filhos e tudo mais?!
      Mas enfim… esse não é o foco do livro, né?! Já estou viajando aqui.
      Acho que o problema da Frankie é que ela quer se comportar como um moleque e ela apronta coisas ruins! Não gosto desse tipo de personagem!
      beijos
      Beijos

  2. Danielle Souza

    Oi Camila,
    Eu não li Sociedade secreta, mas tenho vontade, acredito que seja um ponto a favor do livro como você apontou. Não gosto de garotas querendo provar que são iguais ou melhores que os homens, sou da opinião que cada um tem onde se destacar independente do sexo.
    Ainda assim eu gostaria de conferir a trama, quem sabe para mim ela funciona, mas adorei sua sinceridade!!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Dani.
      Acho que se eu tivesse que escolher entre esse livro e a série Sociedade Secreta, com certeza partiria para a série! hehehe
      Mas se for ler esse livro, desejo que tenha uma experiência melhor que a minha!
      Beijos

  3. Nanda

    Ei Mila

    Engraçado que eu ganhei a prova na bienal, mas nunca fui muito com a cara dele pq a capa é feia demais. Na verdade eu nunca li direito resenha sobre e nem sabia que era um juvenil rsrsrsrs. Claro que por ser da Seguinte vc imagina, mas putz, não esperava isso. Eu adoro Sociedade secreta, agora fiquei mais curiosa para ler, mas não com grandes expectativas depois da sua resenha.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      A capa realmente não é muito bonita e o livro é bem juvenil.
      Acho que é um livro interessante, mas para mim faltou clima. Eu gosto tanto de SS que não conseguia para de comparar as duas histórias. E na comparação, esse livro perdeu feio! hehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Andy.
      Antes de ler esse livro li várias resenhas sobre ele e muitos diziam que o livro era ótimo. Mas quando eu li achei tudo muito forçado. No final a garota perdeu tudo e achei que pelo menos ela ia entender a lição, mas não foi o que aconteceu!
      Beijos

  4. Beatriz Araujo

    Eu estava doida para ler este livro, desanimei um pouco, mas como você disse eu nunca li Sociedade Secreta talvez eu goste mais porque não tem com o que eu comparar e por mais que seja gostei de como é o livro me pareceu bem interessante, vou da uma chance a ele depois

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Acho que você não deve desanimar não. Como você não leu Sociedade Secreta, acho que vai ter muito mais facilidade com esse livro.
      Beijos

  5. Oliveira

    De início não queria nem saber desse livro, por causa da capa. Achei desde o início essa capa horrorosa! Mas, ao ler algumas resenhas decidi lê-lo. E sinceramente, não sei o que vai ser, pois há vários aspectos a olhar no livro, difícil afirmar algo. Mas, gostei da sua opinião, se você quer fazer algo, quem é que vai te impedir?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Oliveira.
      A capa é feia demais e acho que a editora poderia ter feito alguma coisa melhor. Se eu estivesse andando na livraria e olhasse para esse livro na estante, nem teria parado para olhar para ele! rs… Acho que se você tem vontade de ler o livro, não deixe minha opinião te desanimar!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Letícia.
      Até gostaria de fazer um sorteio, mas não tenho um livro para sortear. Não sou parceira da Seguinte e nem tenho como comprar um exemplar só para sorteio!!
      Vou ver se penso em alguma coisa…
      beijos

  6. marinafaedda

    Oi Camis!

    Você é das minhas: pra que tentar competir com o sexo oposto? Pra mim somos todos humanos, não vejo motivos para tentarmos superar uns aos outros, e não vejo nada demais em ter “gostos de mulherzinha”, tão desprezados por pseudo-feministas. Digo pseudo porque, sinceramente, não conheço nenhuma que seja legítima, mas ainda tenho esperanças de que elas existam por aí… aliás, lembra que resenhei “Anjos Caídos”? Se quiser ver uma feminista de verdade, dá uma lida no livro, lá tem uma das que lutam por direitos iguais entre homens e mulheres, e não por superioridade feminina – na minha opinião, tão ruim quando a masculina; sou totalmente pela igualdade!

    Mil beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Acho que as pessoas tem grande dificuldade de encontrar o meio termo das coisas… Se as pessoas se metessem menos na vida dos outros, as coisas seriam mais fáceis. Acredito que a maioria das mulheres não pensa no que realmente quer da vida, mas sim no que se espera que ela queira e isso está completamente errado. Conheci muitas mulheres que queriam um romance, uma casa cheia de filhos… Mas no final estavam enfiadas até o pescoço em trabalho, porque a sociedade esperava que elas fossem grandes executivas. Conheci também o contrário! É triste demais!!
      beijos

  7. Rissia Ribeiro

    A temática do livro para mim parece boa já que nunca li um livro nesse estilo mas não gosto muito dessas coisas : mulher se mantado de esforço para mostrar que pode ser melhor que os homens. Ate porque somos humanos, os homens não são as melhores criaturas do mundo assim como a mulher também não é, sem falar que também a homens que apoiam totalmente as mulheres. Por isso sinto dizer que esse livro não faz parte da minha lista de desejos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rissia.
      Acho que esse livro é até legalzinho, mas tem muuuita coisa no mercado melhor.
      Eu recebi excelentes indicações dele, mas só li mesmo porque ganhei e ele estava aqui em casa mesmo! ehehhe
      Beijos

  8. chefa

    Nossa, camis, pensamos igualzinho! Eu também leria e pensaria de mesma forma. Engraçado que enquanto eu estava lendo, estava pensando comigo: “nossa, que absurdo” e provavelmente passando pelas mesmas emoções que você! hahaha

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!