Leitora Compulsiva

(DRD) Kiera Cass – A Seleção

Título: A Seleção

Série: The Selection

Autor(a): Kiera Cass

Editora: Seguinte

Ano: 2012

Páginas: 368

Tradução: Cristian Clemente

Sinopse no Skoob

***

Depois de passar o mês de março sem ler nenhum livro para o DRD, resolvi retomar o desafio agora nesse mês de abril e ver se já dou uma adiantada nas leituras. O item escolhido foi o de número 02 – Ligar para um amigo, ou mandar uma mensagem no face, e pedir uma indicação de livro. No meu caso, quem me deu a indicação foi a Carol, já que nós iríamos juntas ao evento do livro que rolou no dia 06/04.

“A Seleção” é um livro infanto juvenil que, para mim, poderia ser resumido como uma mistura de The Bachelor com Jogos Vorazes e eu já explico. Em primeiro lugar temos características bem claras de uma distopia: um futuro não muito distante, no qual os Estados Unidos deixaram de existir, dando lugar a um país chamado Illéa, cujo sistema de governo é uma monarquia. Os membros da realeza são da casta 1 e a população é dividida em mais sete castas, que vão da 2 a 8, de acordo com sua função. Quanto mais baixa a casta, menor é o padrão de vida!

Apesar disso, o foco do livro é o romance. O príncipe de Illéa, Maxon, acaba de completar a idade para se casar e, conforme a tradição, serão escolhidas 35 garotas dentre todas as castas e elas se mudarão para o palácio. Aos poucos, o príncipe terá que eliminar as candidatas, até que reste apenas aquela com quem ele pretende se casar.

A história é toda contada sob o ponto de vista de America, uma garota da casta 5, pertencente a uma família de artistas, cuja condição de vida não é lá das melhores. A princípio conhecemos mais sobre a vida de America e sobre seu amor por Aspen, um garoto da casta 6. Mas então, America é surpreendida com uma carta, convocando-a para se inscrever na Seleção. Mesmo não tendo o menor interesse em ser princesa, America acaba cedendo às pressões de sua mãe e do próprio Aspen para que se inscreva e, por ironia do destino, ela acaba se tornando uma das 35 selecionadas para ir ao castelo.

Ela sabe que quanto mais tempo passar na Seleção, mais a sua família será beneficiada, mas seus interesses na “competição” acabam por aí. E é por isso que, tão logo conhece o príncipe Maxon, America deixa claro que não tem intenção de ser a escolhida e que o melhor para eles é se tornarem amigos. Seu coração está partido depois de ter sido abandonada por Aspen, mas ela não pretende se apaixonar pelo príncipe. Mas será que isso é possível?!

O livro é simplesmente uma delícia de ler! Apesar do tema não ser tão original, a autora soube trabalhar muito bem com a história e deixá-la leve e gostosa de ler. Li em livro em poucas horas e fiquei extremamente envolvida com a história e com os personagens. Além do romance, o livro traz também outras questões muito interessantes, tais como a existência de rebeldes que ameaçam a paz de Illéa, a falta de registro sobre a criação do país, a divisão das pessoas em castas… Diversas coisas que nos fazem refletir e que acredito que serão mais exploradas no próximo livro.

E falando em próximo livro, a Editora Seguinte anunciou que o livro “A Elite” será lançado no dia 23/04. Enquanto isso, é possível encontrar um e-book  com 6 capítulos da história narrados por Maxon, além dos dois primeiros capítulos do livro “A Elite”. O e-book em português é gratuito e pode ser encontrado no Site da Editora Seguinte.

24 comentários sobre “(DRD) Kiera Cass – A Seleção

  1. Mayara Tashiro

    Oi Camila!
    Eu gostei bastante de A Seleção e até li ele sob pressão por causa das amigas que viviam dizendo que era muito bom! Mas acho que a continuação vai ser bem mais interessante e vai esquenta mais para uma possível rebelião!
    Beijos, May.

  2. Juliana Pires

    Esse livro é uma das minhas próximas leituras, quando ele foi lançado eu não dei muita bola para ele, mas depois de ler um monte de resenhas positivas, eu fiquei empolgada, a história é bem promissora.

    bjks

  3. Aione Simões

    Camis, estou doida pra ler esse livro, mas não sei quando vou conseguir lê-lo, tenho outros na frente dele na estante.
    Eu gostei bastante do fato do foco ser no romance e da leitura ser leve, achei que foi um diferencial nos distópicos que, apesar de normalmente serem de uma leitura fácil e de terem romance, acabam girando mais em torno de outras temáticas.
    Beijão!

  4. Andy_Mon Petit Poison

    Não curti mto o livro, achei q faltou falar exatamente da preparação das princesas, são 35 meninas mal-exploradas =/, já li outros do gênero q a autora se focava mto mais. Acho q é por isso q ñ estou tão empolgada p/ A Elite.
    Mas concordo, realmente é meio q mistura de The Bachelor e JV, acho q esperava mais JV…kkkk

  5. Juh Sutti

    Oi Camis!
    Eu amei esse livro, foi uma leitura tão rápida e gostosa! Me agradou o fato de que, apesar de ser uma distopia, o foco foi outro. Mas, mesmo assim, espero maiores esclarecimentos sobre os rebeldes e tudo o mais.
    Eu li o e-book de O príncipe, e achei tão fofinho <3

    Beijos
    Livros e blablablá

  6. Lucy

    Ah, eu adquiri em e-book ano passado e agora que vc comentou, ele serve mesmo para o DRD, porque comprei como indicação de uma amiga depois de uma resenha. hahaha
    Eu acho que vou gostar do livro, bem ouvi falar que era uma mistura de The Bachelor (que nunca assisti, mas me contaram como é) e Jogos vorazes rsrs. (Engraçado que ainda não li, mas já baixei O príncipe do site. hahaha)
    Bjos!

  7. hassdc

    NÃO ACREDITOOO, VI ESSE LIVRO UMA VEZ MAS NÃO TINHA COMO COMPRAR E FIQUEI LOUCA ATRÁS DELE, NÃO ME LEMBRAVA O NOME… E OLHA QUEM ESTÁ AQUI HAHA. QUE ALEGRIA!!!!!!!

  8. Nanie

    Realmente o livro não é muito original e a autora abusa de clichês, né?! Mas ao mesmo tempo ela consegue trabalhar tudo tão bem que fica uma leitura deliciosa 😀

  9. Soraya Felix

    Fiquei apaixonada pela capa. 🙂 Quem olha a capa não diz que o livro é infanto juvenil. A ideia não é original, mas os temas sempre se repetem em literatura desde a Era Elizabetana. O que difere é a criatividade e pelo pouco que li do livro, ele tem de sobra.
    bjs

  10. Carol D.

    Oi Camis! Que legal! A protagonista deve ser a única que não quer ser escolhida. Ufa, por suas impressões o livro não parece ir para um lado mais infantil como eu achei que fosse. Fiquei com vontade de ler agora kkk Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Pois é, Carol.
      Quem é que não gostaria de sair da miséria e se tornar a futura rainha do país? Ainda mais considerando que o príncipe é um cara lindo, educado e tudo mais…
      Mas parece que a America não se deixa encantar por essas coisas, viu?! rs…
      Bobinha ela! rs..
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!