Leitora Compulsiva

Divulgação: A Poesia Deste Momento

 

Conheçam o “A Poesia Deste Momento”, um projeto mineiro que incentiva a leitura e a troca de poemas pela Internet!




Na semana passada fui apresentada ao projeto literário “A poesia deste momento”! Fiquei tão encantada com a ideia que resolvi divulgá-la aqui para vocês!!

Confiram o release do projeto:

Projeto mineiro incentiva leitura e troca de poemas pela internet

Para relaxar depois de um longo dia de trabalho, se inspirar assim que acorda ou apenas conhecer um novo autor ou autora. O projeto “A poesia deste momento” é um espaço virtual para quem acredita na beleza das palavras. Com site, página no Facebook e perfil no Twitter, a iniciativa divulga poemas contemporâneos, clássicos, de novos autores e trabalhos pouco conhecidos.

A proposta é formar um coletivo colaborativo que promova, propague e incentive a leitura de obras poéticas. Ao acessar o site – www.poesiadestemomento.com – o navegante encontra um ambiente que privilegia a palavra, o conforto de leitura e a simplicidade. Apenas um poema aleatório e nada mais. A cada acesso, uma nova obra, corretamente atribuída aos autores e com um link, caso o leitor queira conhecer melhor a produção daquele/a artista.

Para estimular a colaboração, a seção “Colabore” possui um formulário onde os usuários podem compartilhar composições próprias ou poemas que gostariam de dividir com os demais. Também é possível enviar imagens, com intervenções urbanas poéticas. A curadoria existe apenas garantir a catalogação e atribuição de autoria corretas, sem juízo de valores. Ainda é possível, compartilhar os poemas nas principais redes sociais ou enviar para algum/a amigo/a pelo whatsapp, quando o site é acessado pelo smartphone.

Periodicamente, no Facebook, poemas completos e trechos são compartilhados, sempre aceitando a contribuição dos seguidores. Já no Twitter, trechos e compilados especiais, os “Moments”, são publicados.

O nome do projeto, criado na cidade histórica mineira de Mariana, é inspirado no poema “Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade. Uma obra que sintetiza a força inominável que os versos contêm. A capacidade dessa arte de, em algumas linhas, transformar o dia de todos nós, ao mesmo tempo que transcende nossas vidas particulares, apontando para o universal do que é humano.

Vamos ler poesia? Me indica um poema? Veja, agora e sempre, a poesia deste momento!

Serviço

A poesia deste momento

www.poesiadestemomento.com

Facebook: www.facebook.com/apoesiadestemomento

Twitter: www.twitter.com/destemomento

Para outras informações e contato: apoesiadestemomento@gmail.com

Confesso que não sou muito de ler livros inteiros de poesia, mas adorei a ideia de poder abrir as redes sociais e encontrar um belo trecho de um poema, seja de escritores consagrados, seja de poetas iniciantes… Amei a formatação minimalista do site, que claramente privilegia o texto e permite que os leitores se concentrem na leitura, sem nenhuma distração!

Vale a pena conhecer!!

8 comentários sobre “Divulgação: A Poesia Deste Momento

  1. rudynalva

    Camis!
    Há uns anos atrás, os livros de poesias (e de contos), haviam quase sido extinguidos, ficava trite em ver outros estilos surgindo e fazendo sucesso e esses sendo deixados quase que completamente para traz…
    E fico tão feliz em ver que de uns 3 ou 4 anos para cá, eles tem ressurgido das cinzas, tanto que novos e cada vez mais projetos tem sido lançados com intuito de participação e divulgação, acho demais.
    Valeu por divulgar.
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Amei esse projeto! Não resisti e já abri dois poemas! Você para em qualquer sentimento poético ao entrar no site. Não se sabe o que se espera do poema, mas ao mesmo tempo, se maravilha com o que vai encontrar por lá! Espero que ele continue a espalhar poesia por aí por muito tempo, com a nossa ajuda, é claro!

    Um abraço!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: