Leitora Compulsiva

Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1, de Neil Gaiman, P. Craig Russell e Scott Hampton #Resenha

Título: Deuses Americanos – Sombras

Título Original: American Gods – Shadows

Série: Deuses Americanos #01

Autor(a): Neil Gaiman

Roteiro e Layouts: P. Craig Russell

Ilustradores: Scott Hampton

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 264

Tradução: Fernando Scheibe e Leonardo Alves

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle)

***




Em abril desse ano, a Editora Intrínseca lançou a graphic novel Deuses Americanos: Sombras – Vol.1, que reúne os primeiros nove fascículos originais da graphic novel baseada em um dos mais conhecidos e admirados romances de Neil Gaiman.

Depois de ter me apaixonado pelo romance, fiz questão de pedir um exemplar dessa HQ para poder curtir outra vez a história de Shadow!!

 

deuses americanos sombras neil gaiman graphic novel resenha editora intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1”?

“Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1” reúne os nove fascículos iniciais da história em quadrinhos American Gods: Shadows, baseada no romance de maior sucesso do autor Neil Gaiman.

Com roteiro de P. Craig Russel e artes incríveis de Scott Hampton e David Mack, a graphic novel conta a história de Shadow e começa quando faltam poucos dias para ele sair da cadeia! Desde que ele foi preso, sempre se esforçou para ficar na dele, longe de problemas. Ele só queria cumprir sua pena sossegado e voltar para casa, para sua linda esposa… Mas o destino tinha outros planos… Shadow é chamado na sala do diretor do presídio e recebe a notícia de que será liberado mais cedo. O motivo? Sua esposa morreu em um acidente de carro e Shadow poderá ao menos ir ao seu enterro!

Shadow pega o avião para voltar para sua cidade e tem um encontro inusitado com um senhor misterioso que se apresenta como Wednesday! No início Shadow fica com um pé atrás, mas depois de alguns acontecimentos aceita trabalhar para o Sr. Wednesday. A partir daí, Shadow irá viajar embarcar por uma viagem louca pelas cidades mais inusitadas dos Estados Unidos e descobrirá que o mundo dos deuses está mais perto do que ele poderia imaginar.

Esse primeiro volume traz o início da trajetória de Shadow e deixa os leitores com aquela deliciosa sensação de “quero mais”!!

 

O que esperar desse livro?

“Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1” é o primeiro dos três volumes que reúnem os fascículos da história em quadrinhos baseada no mais cultuado romance do autor Neil Gaiman. Curiosamente o autor ganhou fama e conquistou milhões de admiradores com outra história em quadrinhos premiadíssima chamada Sandman e poder ler Deuses Americanos nesse novo formato é uma delícia para os fãs!!

O texto da história em quadrinhos é bem próximo ao do livro e coube a P. Craig Russel a responsabilidade de decidir o que deveria ser mantido do texto original e o que ficaria a cargo das imagens. Nesse ponto, o roteirista trabalhou excepcionalmente bem e não faltou nenhuma das mais importantes e marcantes cenas dessa história.

As ilustrações de abertura de cada capítulo criadas por Glenn Fabry e Adam Brown – que originalmente eram as capas dos fascículos – são verdadeiras obras de arte e os traços de Scott Hampton dão vida aos personagens excêntricos criados por Neil Gaiman!

Quando terminei de ler minha linda edição de Deuses Americanos, senti que ainda teria que reler essa história, para saborear cada pequeno detalhe da trama… E minha chance chegou mais rápido do que eu imaginava com essa graphic novel, ainda que esse somente o primeiro volume.

Continuo acreditando que Deuses Americanos não é uma história para qualquer leitor e é preciso saber pensar fora da caixa para apreciar todas as nuances da trama, mas a história em quadrinho acaba tornando tudo mais palatável para quem possa ter sentido dificuldade com o romance!!

Para os fãs de Neil Gaiman, essa é uma obra imperdível!!

Sobre os autores e seus outros trabalhos…

Neil Gaiman nasceu na Inglaterra, onde começou a carreira como jornalista. Mas logo o talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil. (*Fonte: Site da Intrínseca)

Até agora, pela Intrínseca, já foram publicados os livros: O Oceano no Fim do Caminho, Os Filhos de Anansi, Lugar Nenhum, Alerta de Risco, Como Falar com Garotas nas FestasJoão e Maria, Erros Fantásticos (O discurso “Faça Boa Arte”), A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras,  Deuses Americanos (A edição preferida do autor) e Mitologia Nórdica.

Além deles, podemos encontrar também aqui no Brasil, entre outros: Coisas Frágeis 1 e 2, Coraline, O Mistério da Estrela, Criaturas Estranhas, O Livro do Cemitério, Sandman: Prelúdios & Noturnos, Sandman: Edição Definitiva – Parte 1Parte 2, Parte 3 e Parte 4, Belas Maldições, A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. Punch, Entremundos e A Bela Adormecida.

P. Craig Russell é um dos ilustradores e quadrinistas mais inovadores e ecléticos de sua geração. Na Marvel, foi responsável por desenhos de Killraven Doutor Estranho. Chegou a adaptar óperas, como A Flauta Mágica, de Mozart, e O Anel de Nibelungo, de Wagner, desenhando também personagens diversos,  como Batman, Conan, Hellboy e Sandman. (*Fonte: Site da Intrínseca)

Scott Hampton cresceu em meio a romances clássicos, livros de terror e quadrinhos. Grande desenhista e ilustrador, logo se tornou um dos profissionais mais respeitados do meio. Silverheels, uma de suas principais obras, foi um marco dos quadrinhos. Além de ilustrar as próprias histórias, também já trabalhou nas séries SandmanBatman Hellraiser. (*Fonte: Site da Intrínseca)

10 comentários sobre “Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1, de Neil Gaiman, P. Craig Russell e Scott Hampton #Resenha

  1. Carolina Durães de Castro

    Oi Camila, tudo bem com você?
    Confesso que não li nem o livro nem a HQ. O único contato que tive com esse Universo foi através da série (adaptação com um elenco incrível). Mesmo sabendo que é uma adaptação, foi por conta dela que tive vontade de ler o livro e o HQ. Lendo sua resenha, tenho a impressão de que vou gostar bastante.
    Bjkas

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Particularmente, essa versão em quadrinhos de Deuses Americanos trás em imagens a jornada do Shadow. Mesmo sendo só a primeira parte, já sabemos o quão forte será essa viagem e com o que ele tem que lidar com Wednesday.
    Quando os próximos volumes retratarem a guerra entre os deuses, há realmente a promessa de imagens fortes e impressionantes. Espero que quem já tenha lido o livro se sinta como se o que imaginou tivesse ganhado vida.

    Um abraço!

  3. Beta andrade

    Sério que fizeram uma HQ dessa história maravilhosa??????????? OMG Preciso demais!
    Tava no google procurando informações sobre a série de tv e descubro essa maravilha… Entrando já na Amazon…

  4. rudynalva

    Camis!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não da HQ e fico feliz em ver que trouxeram a essência de uma parte do livro, já que a HQ foi dividida em três partes e sem grandes modificações do original, ainda acrescendo ilustrações de traços fortes e impactantes.
    Bom domingo e mês de julho!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!