Leitora Compulsiva

Desafio Realmente Desafiante de FEVEREIRO: Hilary Duff e Elise Allen – Elixir

Acharam que não ia ter post do Desafio Realmente Desafiante nesse mês??  Tá, eu sei que o mês está acabando, mas ainda estou a tempo de cumprir o desafio, né??! hehehe

Bom, a meta para esse mês era ler um livro com um personagem que tivesse um nome com a inicial igual a sua… no caso, a minha! rs… E para dificultar ainda mais as coisas, coloquei mais um regra no desafio, lembram?? Nada de comprar livros específicos para o tema do mês! Só vale escolher um livro que já estava na estante, esperando por uma chance!!

Até agora não tive dificuldade!! Vamos combinar, minhas estante tem mais de 200 livros não lidos, então não foi nada difícil achar um com uma personagem cujo nome começa com a letra C!!

Eu tinha várias opções, mas o escolhido foi Elixir, cuja personagem principal se chama Clea! Já fazia um tempão que eu queria ler esse livro e o desafio foi uma boa desculpa.

Para quem não sabe, esse livro foi escrito por Hilary Duff – atriz, cantora, designer de moda, filantropa e, agora, autora! Hillary ficou famosa por interpretar Lizzie McGuire em uma série da Disney de mesmo nome. Depois disso, atuou em várias produções para tv e para o cinema, ao mesmo tempo em que se dedicava à carreira musical!

Mas Hilary Duff não assina Elixir sozinha. O livro foi escrito em parceira com a autora e roteirista de filmes Elise Allen!! Pois é, apesar da parceria, o nome de Elise Allen sequer aparece na capa do livro, o que achei uma baita mancada! Tudo bem que o nome de Hilary Duff desperta a curiosidade das pessoas, mas não podiam ter colocado o nome das duas??

Apesar de tudo, não posso negar que estava bem curiosa sobre esse livro, principalmente depois de ler excelentes resenhas sobre ele, de ouvir a Karina Andrade falar com a maior empolgação sobre o livro e depois de todo o burburinho causado na Bienal do Livro do Rio ano passado! Minha expectativa só podia estar alta…

E é por isso que sempre tento me controlar e não esperar muito de um livro! Sabem o que aconteceu com Elixir?? Foi uma bela decepção!! Infelizmente é verdade…

Mas vamos deixar claro que essa é a minha opinião e que muita gente adorou o livro!! E pode ser que, se eu não esperasse tanto do livro, teria gostado mais!

O livro não é ruim, mas simplesmente não achei nada que me impressionasse nele… Já vi o mesmo tema sendo abordado em outras séries e nada nesse livro me pareceu original! Não estou dizendo que as autoras copiaram outra história, não é isso… É só que fiquei lembrando todo o tempo da série Os Imortais ou de Fallen e não rolou… Fazer o que? Não dá para achar todos os livros incríveis, né?!

Elixir conta a história de Clea Raymond, a filha única de uma senadora e de um dos mais renomados médicos cardiologistas do mundo! Por esse motivo, desde que Clea nasceu, está acostumada com os holofotes! E aí está o primeiro ponto que me incomodou… Vejamos… Como é que a filha de uma senadora americana acaba se tornando uma celebridade mundial??? Quem é que dá atenção para uma garota só porque ela é filha de um político ou um médico famoso?? Alguém aí vê as filhas do Barack Obama nas capas das revistas teens?? E olha que o cara é o presidente dos Estados Unidos… Pois é!! Isso não cola aqui no Brasil!!

Eu sei… vocês podem falar: Ninguém se interessaria pela herdeira de uma rede de hoteis que nunca fez nada de útil na vida, entretanto a  Paris Hilton está aí, em tudo quando é revista e site de fofoca! Pois é, mas a Paris Hilton procura a fama, gosta de aparecer, gosta de aprontar qualquer coisa para virar notícia! Já Clea Raimond está bem longe de ser assim! Ela gosta de se manter nas sombras, não curte badalação e o negócio dela é ser fotógrafa!! A verdade é que Clea é uma menina bem tímida e reservada!!

Mas vamos à trama… O pai de Clea desapareceu há um ano e ela não consegue se conformar! Apesar de ter sido declarado morto, Clea sente que o pai está vivo! Depois de retornar de viagem, Clea percebe que um estranho aparece, misteriosamente em todas as suas fotos e, a partir daí, começa a sonhar com ele e se apaixonar cada vez mais por uma pessoa que não tem ideia de quem seja!

Uma proposta para fotografar o carnaval do Rio de Janeiro, traz Clea ao Brasil, junto com seu melhor amigo Ben. E, para surpresa de Clea, ela encontra o misterioso homem das fotos em plena areia da praia! A partir daí a vida de Clea vira do avesso e ela parte para uma verdadeira aventura em busca de informações sobre o pai, sobre suas vidas passadas e sobre seu relacionamento com o estranho. As descobertas de Clea passam por suas reencarnações e sobre o fato de que em todas as suas vidas ela se apaixona pelo mesmo homem, sem contar a existência de uma poção mágica, capaz de dar a vida eterna!!

E aí vem o segundo ponto que me desagradou… Como eu disse, para quem já leu Os Imortais (Alysson Noel) e Fallen (Lauren Kate), nada parece muito novidade!! Bom, mas se alguém ainda não leu essas histórias que eu mencionei, então não vai ter dificuldade de achar a trama original e envolvente!!

Em resumo, para mim a leitura desse livro foi morna… Não rolou nenhum momento de perder o fôlego e não vi nada que me surpreendesse! Mas… Sim, o famoso mas… o livro é bem escrito e tenho certeza que agradará muita gente!!

Elixir é o primeiro livro de uma série de mesmo nome e o segundo livro, chamado Devoted, já foi lançado nos Estados Unidos. Ainda não há uma previsão de quantos livros haverá nessa série!!

*** E não se esqueçam que tem sorteio de Os Arquivos Perdidos até 29/02!

56 comentários sobre “Desafio Realmente Desafiante de FEVEREIRO: Hilary Duff e Elise Allen – Elixir

  1. William

    Sabe que eu não tenho mais vontade de ler esse livro? Eu tinha, mas foi embira. Mancada mesmo esse negócio da outra não aparecer, eu tenho minhas dúvidas se foi ela Hilary que escreveu mesmo esse livro!
    Esse mês não consegui ler o livro para o desafio, entrei em uma ressaca maldita, daquelas que não quero nem ver sequer um livro na minha frente, tenso de mais! hahaha
    Mas quem sabe um dia eu leia né? Nesse momento, quero é passar LONGE! hehehe

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

  2. VDC

    Não morro de amores pela série “Os Imortais” (parei no volume 4), e, devido à semelhança que você citou, Camila, acho que não vou gostar muito de “Elixir”…
    Pena… Já estava na minha lista de leitura.
    Excluído.
    😀
    Obrigado pelo parecer, C. Me salvou de um completo desperdício de tempo.
    Procuro coisas que me surpreendam, não que relatem mais do mesmo.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Vini,
      Há uma diferença bem grande entre as duas séries, mas o tema central é um pouco parecido mesmo!
      Acho que tem tanto livro bom por aí, que não tive coragem de dar o meu aval a essa série da Hilary Duff!
      Como eu sou curiosa, vou ler o próximo livro… Depois digo se melhorou!! hehehe
      beijos

  3. carolinaduraes

    Oi Camila… pelo que você escreveu, realmente parece uma história sem muitos atrativos. Já começa perdendo pontos comigo por ser uma série, e pelo que li, sem muita originalidade também.
    Beijos

  4. Giovanna Delela

    Oi!
    Eu já tinha ouvido falar do livro, por ser da Hilary Duff, e não tinha vontade de ler. Nem sabia da outra autora. Acho isso de não colocarem o nome da Elise Allen na capa é muito ridículo. Talvez algumas pessoas nem prestassem atenção no nome dela, só no da Hilary, mas pelo menos ia estar lá, seria mais certo.
    Bem, se eu já não tinha vontade de ler o livro, agora que não tenho mesmo. Não gosto nem de Fallen nem d’Os Imortais, quem dirá do filho dos dois!
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Hahahaha,
      Que maldade, Giovanna! Não é o filho dos outros livros!! hahaha
      Mas não posso sair por aí falando para as pessoas lerem o livro porque é sensacional, se não é!
      Não quero também que ninguém desista de ler só porque eu não gostei tanto!! rs…
      Beijos

  5. Lise

    Confesso que nunca me interessei muito pela Hillary como autora, mas lendo o que você escreveu até fiquei interessada.

    Quem sabe arrisque.
    E gostei muito do blog.

    Lise
    liliescreve.blogspot.com

  6. Juliana Pires

    Eu gostaria de ler o livro, mas não me chamou muito atenção a historia agora que eu parei para dar uma lida em uma resenha sobre ele. Eu tenho um sério problema com Fallen, pois acho chato em alguns pontos, e não me agrada no momento ler uma outra historia que seja parecida.
    Tb acho mancada não ter o nome da outra escritora, não é justo e é uma jogada de marketing para chamar a atenção só com o nome da Hilary.

    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Juliana,
      Fiquei muito chateada quando descobri sobre a outra autora!
      Não precisavam ter deixado o nome dela de fora, até porque Elise Allen é uma roteirista conhecida e autora de uma série de livros para jovens!
      Mas, não sei como funciona esse lance do marketing!
      Beijos

  7. Camila Cristina

    Olá Camila, tudo bem? Por coincidência meu nome também é Camila e sou meio compulsiva por livros, por isso morri de inveja (invejinha boa) quando você falou que tem 200 livros sem ler na estante… com relação a Elixir, eu li e achei morno o livro, concordo que o tema nos lembra de Fallen e Imortais, porém acho que leria o segundo livro (tipo uma segunda chance). E se já que todos abordam o mesmo tema, se fosse escolher um escolheria Fallen, pois Imortal ficou meio maçante, principalmente graças a Ever que é uma das personagens mais chatas que já li.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi xará!!! rs…
      Sério que você acha que ter 200 livros não lidos é bom?? Isso é desesperados! Porque a cada dia quero comprar coisas novas e me sinto culpada pelos livros que ainda não tive tempo de ler!! hehehehe
      Sobre Elixir, eu vou acabar lendo o próximo livro, com certeza! Mas agora, sem expectativa nenhuma!
      Beijos

  8. Melissa

    Esse é o tipo de série que não me atrai. E com essa coisa então de não colocarem o nome da outra autora na capa… sem chance. Acho isso bem anti-ético, sabe. Se a outra escreveu, que o nome dela esteja lá. Não é porque a HIlary é famosa que merece mais consideração. Escrever é um trabalho árduo.

    Sobre ser semelhante a outras séries. Então, eu acho que os livros se parecem mesmo porque o ser humano não é tão original assim. Se a gente for parar pra pensar, os temas das histórias se repetem sempre, mas o interessante é o modo como isso acontece. Infelizmente, no que vejo hoje é que muitos livros estão repetindo inclusive esse “modo de acontecer”. Essa coisa de sonhar com um amor de outras vidas e sentir que já o conhece já apareceu em uns cinco livros que li recentemente, todos eles lançados nos últimos dois anos. Cansou, né?

    Enfim, foi um desabafo. rs Mas parabéns pela honestidade de sempre.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Mel,
      Adorei o desabafo! Afinal, é para isso que estamos aqui!
      Nosso papel como blogueiras literárias não é bajular ninguém e sim se sincero em relação às nossas opiniões sobre um livro! Aqui no Leitora Compulsiva, deixo claro que o que escrevo não são resenhas propriamente ditas, mas apenas deixo as minhas impressões sobre uma determinada leitura!
      E foi por isso que quis deixar claro que, em razão de já ter lido livros semelhantes nesses últimos dois anos, não consegui me encantar por essa história! Acho que, se alguém não leu nada sobre isso ainda, pode realmente gostar desse livro!
      Mas vamos combinar, não colocar o nome da outra autora foi ridículo!
      beijos

      1. Melissa

        Camila, eu também acho que temos que ser sinceras porque ficar bajulando livro é inútil. Pra isso existem mil comunidades de fãs. Mas eu gosto da sua postura, que é um pouco parecida com a minha: não é só porque não gostamos do livro que outras pessoas não vão gostar. Já resenhei livros que não gostei muito, mas nem por isso vou detonar na resenha e dizer que é um lixo. Tudo tem aspectos positivos e negativos e outras pessoas podem gostar, né?

        Sem comentários sobre essa coisa do nome da autora ficar de fora… eu hein.
        bjs

        1. Camila - Leitora Compulsiva

          Oi Mel,
          Acho muito importante adotar essa postura! Mesmo quando gosto de um livro, procuro deixar claro que pode ser que as pessoas não gostem!
          Isso aconteceu com Cosmópolis, por exemplo! Eu adorei o livro, mas reconheço que ele está longe de agradar à maioria!! Ou então quando me apaixono por séries infantis… Nem todo mundo gosta!! O mesmo vale para quando não gosto do livro!!
          Fiz questão de ressaltar que eu fiquei com a impressão de repeteco, mas porque li outras histórias parecidas e isso atrapalhou a minha análise!
          Mas quem não leu nada sobre o tema, pode achar bem original!!!
          Ainda bem que existem gostos diferentes, não é??
          Beijos

  9. lara

    oi camila,
    eu tenho uma técnica muito boa pra comprar livro (já que eu não tenho um blog, só tenho 15 anos e o dinheiro é curto), se eu tiver dúvida sobre o livro eu baixo ele pro ipad e começo a ler…se for legal eu compro e se não for eu desisto.
    Eu tive essa ideia depois de ter comprado o 5° livro de diários do vampiro e ter ODIADO!!
    Enfim, eu baixei o primeiro capítulo do elixir e também não gostei então também descartei ele.

    PS.: Terminei o último livro dos jogos vorazes e achei o final decente. Tik tok.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Iara,
      Eu fazia muito isso também! Ou baixava os primeiros capítulos ou lia o começo do livro na livraria mesmo!! hehehe Acho isso importante antes de comprar um livro! Tanto é que as próprias editoras começaram a disponibilizar o primeiro capítulos dos livros, para as pessoas fazerem um “test-read” hehehe
      Eu já estou de saco cheio de DV, mas agora que comecei, vou até o final!! hehehe
      Beijos

  10. Natália Alexandre

    Eu gostei de Elixir. Eu comecei a ler com ressalva, pq assim, Hilary é modelo, atriz, dançarina, estilista e mais outras coisas e ainda escreve? rs Estava com medo da decepção, + Elixir é bem legal!

    Gostei desse desafio desafiante, preciso de um desses para ler os encalhados 😀

    bjsss

  11. Fernanda Assis (@nandaassisbh)

    Ei Mila,

    Ah eu não tenho a menor vontade de ler, os sobrenaturais sempre acabam me fisgando e a capa é linda, mas este vi gente falando que era mais ou menos e deixei para lá. E olha que vi ela lá na bienal e aquela confusão toda, acho que se tivesse pego a senha do autógrafo teria até comprado, mas como não foi o caso rsrs.

    bjos

  12. Luara Cardoso

    Preciso dizer que esse é um livro que eu não tenho a mínima curiosidade de ler. Não sei o motivo, mas li algumas resenhas muito negativas que me desanimaram completamente. Até você achou o livro morno. Tenho que admitir que a capa é linda, eu simplesmente adoro. Mas fora isso, não é nada que me chame atenção.

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  13. VDC

    Camila, o Oscar me sumiu à cabeça, e como já era maluco, me surgiu uma ideia mais maluca ainda!!
    Já pensou em uma espécie de Oscar/premiação para blogueiros literários?
    Minha ideia:
    Todo ano uma editora diferente coloca enquetes das categorias em seu host site com os indicados pela própria blogosfera e aí têm votação!! Seria bem legal!!
    Desculpe-me por importuná-la com a ideia idiota, mas precisava partilhar isto com alguém!!
    Semear sementes, talvez…
    Rsrs…
    Não precisa publicar se não quiser!!
    Estou sofrendo da síndrome do “Comentar Sem Qualquer Conteúdo Porque Sou Viciado no Blog”.

  14. VDC

    C., acabei de desenvolver a “maluca” ideia!!
    Estarei “hosteando” as votações em meu próprio blog!!
    Sim, criei um mini-Oscar para blogs.
    Não acrescentará nada à vida dos indicados, mas ao menos será divertido, e será também uma forma de divulgar os blogs sem fazer SPAM!!
    Estou fazendo o formulário…
    Espero que tenha sua autorização para indicá-la a algo!!
    😀

  15. Marcella

    Oi Camila,
    Confesso que eu nunca tive vontade de ler o livro e ainda não tenho. O tema não me chamou a atenção muito menos a capa. Mas eu gosto muito da Hilary Duff, vou admitir que assisti todos os filmes gracinhas dela, hehe.
    Quem sabe um dia eu não pegue emprestado… Mas se tratando de série prefiro passar longe, to cheia de dividas já com as que já comecei, não pretendo começar outra agora, rs.
    Beijos

  16. Fernanda Moreira

    Mesmo com sua resenha, e com o fato de eu nunca ter me interessado tanto pelo livro, eu ainda pegaria para ler um dia que não tivesse nada de interessante para ler.

    Mas acho que quando vamos com muita expectativa ler algum livro é bem mais fácil se decepcionar. E pelo que falou, realmente a ideia não é muito original.

    Bjos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Fê,
      Minha intenção não era desmotivar ninguém a ler o livro, mas eu preciso ser sincera, né??
      Como esse lance da leitura é muito pessoal, fiz questão de contar para vocês todas as circunstâncias sobre a minha leitura! É óbvio que a minha opinião foi influenciada pelo fato de que minhas expectativas estavam altas ou que já li livros com temas muito parecidos! rs…
      Mas espero que você goste!
      beijos

  17. Camila Mosqueira

    Realmente lembra bastante aquele Imortais. E olha que eu só li o primeiro volume (depois que vi suas resenhas sobre os demais, fugi correndo desta série rs). Como não me agradou mto a outra série, esta também não tem muita chance.
    Esta Hilary Duff realmente é uma faz-tudo.. Mas não entendi pq o nome da outra autora não apareceu, se a existência da outra é conhecida.. Se fosse assim deviam ter deixado ela em segredo rs.
    Bjos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Pois é, né Mila?
      Se é para esconder, esconde direito!! rs… Afinal, não colocar o nome dela na capa e depois deixar todo mundo saber é bem idiota da parte deles.
      Apesar do tema da imortalidade, da existência de uma “poção”, das repetidas reencarnações, essa história se difere bastante de Os Imortais no quesito personagem principal. Diferentemente da Ever, a Clea não é faz uma burrada atrás da outra. E também não há nenhum tipo de conotação espiritual ou religiosa aqui!
      Beijos

      1. Camila Mosqueira

        Não tem conotação espiritual? Mas esta sua frase parece dizer que tem sim: “As descobertas de Clea passam por suas reencarnações e sobre o fato de que em todas as suas vidas ela se apaixona pelo mesmo homem”.
        Acho que queima o filme da Duff assumir que não escreveu sozinha e não colocar o nome da outra pessoa. É o mesmo que dizer “eu admito que não sei fazer sozinha, mas o crédito vai ficar só pra mim” dã rs
        Bjos!

        1. Camila - Leitora Compulsiva

          Oi Mila,
          Na verdade, mesmo que o livro mencione as reencarnações, não há uma carga religiosa ou uma indicação de doutrina! Várias são as religiões que acreditam nas reencarnação, não??
          Foi isso que eu quis dizer.
          A reencarnação é o único elemento “místico” do livro, diferentemente do que acontece nas histórias da Alyson! rs…
          beijos

          1. Camila Mosqueira

            Entendi, Mila. Realmente não é apenas o espiritismo que acredita em reencarnação, mas fazer esta ligação é tão natural pra mim que não consegui abstrair o que vc tinha falado rs. E como não aguentei ler os outros livros de Imortais, não sei bem até onde eles foram com esta história espiritual.
            De qq forma, este tá riscado da lista =P
            Bjos!

  18. Clícia Godoy (@Clicia_Godoy)

    Ah Mila!

    Já quis ler muito esse livro. Aí li umas resenhas que como as suas diziam que o livro foi uma baita decepção e depois ainda tem a história da outra escritora que nem tem nome na capa.
    Foi perdendo a vontade sabe?

    Vou passar a vez!
    =S

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!