Leitora Compulsiva

Desafio Realmente Desafiante de DEZEMBRO: Rick Riordan e Mary-Jane Knight – Guia Definitivo Percy Jackson e Os Olimpianos

Chegamos ao final de mais um ano e com ele ao final do Desafio Realmente Desafiante de 2012, o desafio literário proposto pela minha querida amiga Clícia, do blog Silêncio Que Eu Tô Lendo e que a cada mês trazia uma “tarefa literária” a ser cumprida.

Ao longo do ano, mesmo com alguns tropeços, me esforcei para ler os livros que se enquadravam no desafio do mês e cá estou eu para fazer a resenha do livro do mês de Dezembro.

A tarefa para esse últim mês era ler um livro que tivesse sido ganho de presente e esse acabou sendo o mais fácil para mim. Isso porque, bem no dia que decidi escolher o livro para o DRD, chegou em minha casa um pacotinho enviado pela Editora Intrínseca com alguns mimos e com um exemplar de O Guia Definitivo – Percy Jackson e os Olimpianos.

Diferentemente do que acontece com os livros de parceria, que nós escolhemos e pedimos, esse livrinho foi enviado a todos os parceiros como um presente.

Não sei vocês, mas eu acredito em sinais do destino!! Rs… Eu precisava de um livro que tivesse ganhado de presente e bem na hora chega um livro de presente! Tinha que ser este, não acham?!

E o que esperar desse guia? Bom, em primeiro lugar esse é um livro extra da série Percy Jackson e os Olimpianos, então, se vocês não forem fãs de PJ, nem percam tempo com o guia. Em segundo lugar, é importante já ter lido a série, porque o guia traz um monte de informações sobre os cinco livros. E por fim, para gostar desse guia, é importante ser curioso e gostar de mitologia grega.

O livro é dividido em oito seções:

Seção Um – Percy Jackson: traz informações sobre o semideus filho de Poseidon e com Sally Jackson, inclundo trechos dos livros, dados sobre sua problemática vida escolar, sobre seu padrasto, sobre a excursão da escola em que descobre a verdade sobre ser um semideus, entre outros.

Seção Dois – A Vida no acampamento: o que mais gostei desse seção é o mapa do acampamento. Bem que ele podia ter vindo impresso nos livros porque eu sempre me perdia pelos cenários. Rs! Mas não é só isso que encontramos nessa seção… Aqui podemos relembrar a chegada de Percy ao acampamento e o momento em que ele descobre que aquele não é um acampamento comum e tampouco o seu querido professor é quem ele pensava que era! Há um resumo bem legal sobre os amigos de Percy e também campistas, além de um pouco de dados sobre a vida cotidiana no acampamento. Outro ponto forte dessa seção é a existência de um teste chamado “Dez Sinais de Que Talvez Você Seja Um Meio-Sangue” e de outro chamado “Quem é seu pai ou sua mãe?”. Muito legais!

Seção Três – Deuses e Espíritos: Essa é a seção destinada a resumir as informações sobre todos os deuses que surgiram durante a série. Inclui informações sobre Cronos e seus filhos deuses. Não sei vocês, mas quando eu comecei a ler a série, corria toda hora para o Google para pesquisar mais sobre cada deus novo que aparecia. E agora esse livro traz tudo o que eu queria saber! hehehe

Seção Quatro – Bestiário de Percy Jackson: Essa parte do livro é aquela que traz informações sobre todos os monstros enfrentados por Percy e seus amigos ao longo dos cinco livros e ainda tem uma atividade para a gente fazer!

Seção Cinco – O Labirinto: Essa é toda uma seção destinada a contar algumas curiosidades sobre a aventura de Percy no Labirinto e sobre seu encontro com Dédalo.

Seção Seis – O Mundo Inferior: O “passeio” de Percy ao mundo inferior foi uma das passagens que eu mais gostei dos livros. Sempre achei muito interessante essa parte da mitologia. E o mais bacana dessa seção é que temos um passeio guiado por Nico Di Angelo, filho de Hades!!

Seção Sete – O Paiol dos Deuses: Adorei essa parte. Aqui encontramos todos os artefatos “mágicos” e outras curiosidades. Temos informações sobre a espada de Percy, sobre o boné de Annabeth, sobre a flauta do Grover, sobre os Dracmas de Ouro, dobre o Escudo de Relógio de Pulso e mais outros tantos objetos tão importantes na série.

Seção Oito – Compêndio: Nessa última seção encontramos informações sobre outros personagens importantes da série que não se enquadraram em nenhuma outra seção! rs…

Enfim… Esse é um resumo do que encontramos nesse livro, mas faltou ainda falar que o Guia Definitivo é recheado de ilustrações dos personagens, dos monstros e dos objetos.

12 comentários sobre “Desafio Realmente Desafiante de DEZEMBRO: Rick Riordan e Mary-Jane Knight – Guia Definitivo Percy Jackson e Os Olimpianos

  1. Aione Simões

    Oi Camis!
    (Ainda) Não sou fã de Percy Jackson, porque não li nenhum da série hehe (isso está pra mudar)!
    De qualquer forma, eu adorei esse guia! Achei lindo e deve ser muito interessante pros fãs!
    Beijão!

  2. Mayara Tashiro

    Parabéns, Camila!!!
    Acompanhei o seu blog nesse desafio e realmente teve algumas vezes que você quase que fura o prazo, mas foi realmente divertido!
    E aí, depois desse desafio, pretende aceitar mais um esse novo ano?
    Beijos, May.

  3. Ana Ligia

    Eu adooooro a série Percy Jakson, tenho todos os livros e com certeza quero esse Guia Definitivo também. Espero que ele tenha a mesma aparência e trabalho gráfico de “Os arquivos do semideus”, como a capa dura e as ilustrações.
    Ah, e eu concordo com você, bem que os livros da série poderiam ter vindo com um mapa do acampamento, eu também ficava um pouco perdida com as cenas que se passavam lá.

    PS: Eu te indiquei um meme lá no meu blog. Quando puder dá uma passadinha lá?
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/2012/12/meme-lacos-de-incentivo-leitura.html
    Beijos!
    ^-^

  4. Carol D.

    Camis, estou doida para participar do Desafio de 2013 iahsias
    Falando do guia, eu adorooo mitologia grega mas acabai empacando no O Mar de Monstros. Mesmo assim, acredito que algum dia (rs) irei retomar a leitura da série porque o tema me agrada bastante. E provavelmente quererei o guia iahsias

    bjs!
    Carol

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: