Leitora Compulsiva

Depois de Você, de Jojo Moyes

depois de você jojo moyes como eu era antes de você intrínsecaTítulo: Depois de Você

Série: Como Eu Era Antes de Você #2

Autor(a): Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 320

Tradução: Adalgisa Campos da Silva

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***


*** Antes de começar a minha resenha de hoje, preciso dar um aviso: Se vocês ainda não leram o primeiro livro e não sabem nada sobre a história e tampouco sobre como ela acaba – e tem verdadeiro pânico de spoilers – pode parar de ler aqui mesmo!! Ah… e também não leiam a sinopse do livro!!!!! Não há como falarmos sobre a continuação da história da Lou sem acabar por revelar algo importante sobre o final do primeiro livro. Se bem que, na minha opinião, não importa saber o que acontece no final do livro, mas sim como acontece… Rs… Enfim, aviso dado!! ***


Há alguns dias publiquei por aqui a resenha do livro “Como Eu Era Antes de Você” e hoje estou aqui para conversarmos sobre o “Depois de Você”, a continuação da história da nossa querida Lou Clark.

Logo de cara vale dizer que, assim que eu terminei de ler o primeiro livro – e depois de finalmente conseguir parar de chorar – fiquei pensando se o livro precisava ou não de uma continuação. Cheguei à conclusão que o final foi perfeito e que não havia necessidade de mais! O primeiro livro é completo e tem um tipo de final que permite ao leitor imaginar o que quiser sobre o destino dos personagens…

Mas eu estava com o “Depois de Você” na mãos e não tinha como simplesmente ignorá-lo. Ao menos descobri que minhas suspeitas estavam corretas: inicialmente a autora não tinha a intenção de escrever uma continuação! rs…

“Não planejei escrever a sequência de Como eu era antes de você. Mas trabalhando no roteiro do filme percebi que personagens nunca me deixaram. Assim como da outra vez, eles me fizeram rir e chorar. Espero que os leitores também se sintam assim ao reencontrá-los. – Jojo Moyes”

Apesar do medo de que “Depois de Você” pudesse me decepcionar de alguma forma, encarei o desafio!!

Em “Depois de Você” encontramos uma Lou Clark tão – ou ainda mais – perdida na vida quanto no início do primeiro livro. Muito embora ela tenha tentado seguir o conselho do Will sobre seguir em frente e aproveitar a vida, isso não é nada fácil de fazer! As pessoas não mudam de uma hora para a outra e com a Lou não é diferente…

Depois de algumas viagens, finalmente Lou decidiu voltar para a Inglaterra e comprou um pequeno apartamento em Londres. Apesar de já estar morando lá há alguns meses, ela ainda não desempacotou suas coisas e nem ao menos comprou móveis para transformar o apartamento em um lar de verdade… Lou está claramente deprimida!! E já que ela continua sem muita experiência profissional, o emprego mais promissor que consegue arrumar é como garçonete em um pub no aeroporto que nem ao menos paga bem.

Apesar de tudo, Lou acabou voltando a um estágio de conformidade com a vida e não tem ideia de como vai sair dessa… Seus pais estão preocupados com ela, ainda que a relação que ela tem com eles ande meio abalada! A garota nem ao menos consegue ter uma noite tranquila de sono…

E é justamente em uma noite de insônia que a vida resolve dar um empurrãozinho em Lou!! Rs… Sufocada dentro do apartamento e depois de beber um pouco, Lou decide ir para o telhado do prédio para tomar um ar e acaba caindo lá de cima. Socorrida pelos paramédicos, Lou é levada ao hospital e descobre que está toda arrebentada, mas sua sobrevivência é considerada um milagre.

Apesar de ter sido um acidente, todos à sua volta se perguntam se Lou tentou se matar. A preocupação das pessoas à sua volta é enevante e ela acaba aceitando participar de um grupo de apoio, onde conhece mais gente que perdeu a pessoa amada e que está tentando seguir em frente.

Lou acaba ainda reentrando Sam, o paramédico que a socorreu depois que ela caiu do telhado. Parece que ele é o único que acredita que Lou não tentou se matar e conversar com ele acaba fazendo um bem danado a ela. Tanto que, aos poucos, Sam acaba ganhando mais espaço na vida dela e tudo indica que a garota vai finalmente cuidar de si…

Mas estamos falando da Lou, né?! E vamos combinar que seu maior talento é deixar sua própria vida de lado para colocar os outros sempre em primeiro lugar… Ela fez isso a vida inteira dentro de casa, fez isso com sua vida profissional, fez isso com Will e agora não seria diferente…

Quando uma pessoa ligada ao passado de Will parece na porta de sua casa pedindo ajuda, Lou não consegue dizer não. De alguma forma meio torta, ela acaba se sentindo responsável pela pessoa e decide ajudá-la, ainda que isso acabe tornando a sua vida ainda mais difícil! Lou é arrastada de volta à vida de Will e forçada a reviver tudo o que passou naqueles seis meses!

Então o que temos nesse segundo livro é uma Lou destroçada, por dentro e por fora, tentando encontrar seu lugar no mundo, enquanto ainda tenta consertar a vida dos outros! rs…

“Depois de Você” é um livro um tanto quando mais leve que seu antecessor, mas nem por isso menos emocionante. O que encontramos nesse livro é um relato honesto da vida de uma pessoa que precisa enfrentar a perda da pessoa amada. Por mais que Will tenha dito à Lou para que ela aproveitasse a vida, ela ainda tem muitos demônios para exorcizar antes de ser capaz disso.

Apesar de ser menos polêmico, esse segundo livro continua instigando o leitor a pensar… São tantos os temas abordados – ainda que sutilmente – que eu poderia ficar aqui até amanhã enumerando tudo o que me fez parar e refletir…

Quando terminei de ler o primeiro livro fiquei com a sensação de que não era necessária uma continuação, mas depois de ler esse segundo livro, só tenho que agradecer à Jojo Moyes por ela ter tido a coragem de escrevê-lo!!! E agora??? Estou desejando ardentemente um terceiro livro!! kkkkkkkk

depois de você jojo moyes como eu era antes de você intrínseca

41 comentários sobre “Depois de Você, de Jojo Moyes

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lelê.
      Não existe previsão nenhuma de um próximo livro, mas quando terminei minha leitura, desejei saber mais sobre o destino da Lou!!
      Beijos

  1. Carolina

    Oi Camila, tudo bem?
    Amei sua resenha! Quando vi o segundo livro fiquei bem desconfiada. O primeiro foi tão indo, tão intenso e estava com muito medo dessa continuação. Mas a autora conseguiu arrebentar mesmo e esse segundo livro ganhou espaço no meu coração!
    Bjkas

  2. Anne Magalhaes

    Desde que foi lançado estou com ele em mãos e ainda não o li. Acho que tô naquele momento que penso que nada mais pode completar a história anterior e aquele sentimento de pq Lou e Will não ficaram juntos, pq ele teve que persistir na decisão dele.
    Depois da sua resenha vou ler o livro. Mas ainda não será hoje… rsrsrs

      1. Karina Carvalho

        Teeeeeeeeeeermineiiiiiiiii :O

        Não sei o que sentir !!!

        Jesus amado …Jojo não pretendia escrever neh ? Escreveu pq os fãs pediram muitooo certo ? Fico imaginando se ela já tivesse a intenção de continuar !

        Agora entendo o : ”Quero um terceiro” ( é o tipo de livro que não dá pra desapegar dos personagens …como é que fica a vida de todo mundo ? )

        Só eu já queria shippar Jake e Lilly ?

        Vamos falar de Will ( acho que esse foi ainda mais triste que o como eu era antes de você – okaaay pode ter sido a TPM- ) , mas viver o que Lou viveu pra chegar onde está foi como perder tudo de novo ….foi tipo um Let it go meio dolorido!

        Obvio que tem cenas engraçadas, a Treena ainda me irrita profundamente JESUSS eu já tinha esganado ela …mas a dinamica da familia tá indo numa boa direção , gostei de algumas cenas especificas da Lou com a mãe.

        Sam como sua missão foi dificil , mas valeu a pena , sam é definitivamente alguém que vale a pena <3

        Jojo Sua linda vem pra Bienal , pfv só vem !

        Lou amor , tome banho de sal grosso dia sim e dia não , 6 meses podem ser intenso ?

        Podem ….. agora aquele dia da ambulância com o Jake e a Donna E. I . T .A

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          kkkkkkk….
          Sabia que esse livro ia mexer com você!
          O que foi aquele final?! Estou doida para saber o que vem depois!! rs…
          Eu acho que Lily e Jake dariam certo!! kkkk
          Menina, esse livro foi difícil, viu?! No primeiro ficamos mais focados no Will, mas nesse segundo tem muita informação!
          beijos

  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Confesso que sou do tipo que olha as últimas páginas do livro só para checar se os protagonistas estão bem no fim da trama. Então quando vi o que ocorria com a Lou no fim do primeiro livro, devo dizer que pensei que ela iria sair de Paris com a cabeça erguida e a vontade de realizar seus sonhos de verdade. E sinto que essa mesma sensação foi passada para muita gente que leu Como eu era antes de você. Então ter uma continuação mostrando uma “regredida” da Lou a um ponto de depressão e tristeza não deve ter sido facilmente engolida por alguns leitores, acho que até eu não engolia isso bem.
    Mas você falou de que a Jojo pode ter usado isso para mostrar que é mesmo difícil lidar com perdas e na vida real é difícil deixar para trás o luto pela perda de alguém que amava muito. Nem todos conseguem se curar disso com uma viagem pelo mundo, pois o luto é algo interno, que deve ser encarado por cada um a seu ritmo. E você falou que a Lou estava depressiva, o que dificulta ainda mais essa volta por cima dela.
    Com ou sem terceiro livro, o que quero é no fim a Lou tenha vencido seus demônios e que agora ela tenha finalmente encontrado esse equilíbrio entre seus objetivos e ajudar os outros.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Quando a gente lê o primeiro livro e passa a conhecer a Lou, fica claro que ela não é o tipo de pessoa que ficaria bem com uma voltinha por Paris. E acho que se a autora mostrasse uma Lou super bem, que deu a volta por cima, seria bem falso. Isso com certeza não combinaria com ela. Lógico que a gente acaba torcendo para ela ficar bem, mas tenho que dizer que admiro a coragem da Jojo por ter mostrado uma Lou mais honesta!
      Beijos

  4. Lucy

    Sabia que eu tinha o mesmo receio que você sobre o livro precisar de uma continuação? Eu ainda não sei se precisa, mas agora que ela existe, eu estou curiosa pra saber! rsrs
    Já providenciei o meu, agora vou ler!
    Bjs

  5. Adriana Ricardo Silva

    Comecei a ler o livro ontem, ainda estou nos primeiros capítulos, mas já vi que vai ser interessante. Estou ansiosa para saber o que vai acontecer com a Lou nesta nova jornada!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Mi.
      Espero que tenha a oportunidade de ler essa continuação e que goste dessa nova aventura da Lou.
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jose.
      Entendo perfeitamente.
      Eu também detesto spoilers, por isso fiz questão de avisar!!!
      Torço para que você consiga ler esses livros em breve!
      beijos

  6. Paola Maisi

    Queria ler a resenha mas não li o livro e não sei se quero ler ao mesmo tempo quer, isso é meio estranho. Tipo, me before you é meu livro preferido e eu até indiquei a minha melhor amiga na época, ela amou e leu depois de você, porém ela disse que não era o que esperava e que Lou passa a maior parte do tempo sofrendo(não posso dizer nd sobre isso por não ter lido) então acabou que minhas expectativas “desceram” muito e eu tenho “medo” de ler e depois de me arrepender, de não ser o que tinha esperado ou não gostar do livro e ter achado melhor parar em before you. Mas talvez se um dia alguém me dar o livro ou eu ter coragem suficiente eu posso ler haha.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, querida.
      Sei exatamente como você se sente porque senti muito medo de ler essa continuação.
      Se você não gosta de spoilers, tome cuidado até mesmo com a sinopse do livro!! rs…
      Mas se resolver ler, espero de coração que faça uma ótima leitura!
      beijos

  7. crisdesouza

    Olá…
    Preciso confessar que tive a mesma sensação que você: que “Como eu era antes de você” não precisava de continuação… Mas quando fiquei sabendo que a Jojo havia feito uma continuação já fiquei doida para ler… Ainda não consegui adquirir o livro… Mas será minha próxima aquisição, pois não vejo a hora de ler “Depois de você” e me emocionar mais um pouquinho com a Lou…

    Beijinhos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Acho que o livro terminou de um jeito tão comovente que não fazia sentido.
      Mas depois de ler essa continuação, já quero um terceiro livro!! kkkkkk
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Que pena, Vi!
      Porque esse livro é lindo demais!!
      Mas eu te entendo… Demorei um tempo para tomar coragem de ler!
      Beijos

  8. Cris Setúbal

    Confesso que estou com um pouco de receio em ler esse livro, por isso estou tentar não criar expectativas em torno dele. Já ouvi muitos comentários dizendo que esse livro não é muito bom, o que me deixa com um pé atrás. Gostei muita da sua resenha e que bom que você gostou do livro. Eu Ainda tô criando coragem para lê-lo :/
    Beijo 🙂

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      É muito complicado criar expectativa mesmo.
      Ainda não encontrei ninguém que não tenha gostado, mas até imagino porque algumas pessoas possam ter tido problemas com essa leitura. Ainda mais se gostaram muuuiito do primeiro livro e do Will.
      Mas quem sabe você se anima?!
      Beijos

  9. lanawesley

    Você e a primeira blogueira que elogia o segundo livro, e isso me deu uma alegria, pois já estava chateada, pois estou com tanto entusiasmo nas leituras dos livros dela, principalmente esse e Como eu era antes de você. pelo jeito a escrita da Jojo te pegou de jeito de novo, sei que esse livro não vai ser tão bom quanto o primeiro, mas via aborda temas que nos faz refletir como a outra trama, gostei bastante e to louca para adquirir os livros.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Caramba!
      Não encontrei ainda nenhuma resenha negativa desse livro, sabia?
      Mas acho que as pessoas gostaram muito do primeiro livro e se apegaram demais ao Will, então foi difícil curtir uma história sem ele.
      Eu sempre entendi que o primeiro livro era sobre a Lou, então não tive problema algum com essa sequência!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: