Leitora Compulsiva

David Nicholls – Um Dia

Tem uns dias na vida da gente que são uma droga mesmo, né?? As coisas dão tão errado que a gente sente que não devia ter saído da cama naquele dia!! E outro dia tive um dia desses… Perdi a hora, cheguei atrasada no trabalho, o prato que pedi no almoço não estava bom, tive que ficar até mais tarde trabalhando para terminar umas coisas, saí do trabalho embaixo de chuva, peguei um trânsito danado…

Eis que, finalmente, chego em casa!! Lar doce lar!! E assim que passo pelo portão o porteiro já me avisa: “Dona Camila, tem um pacote aqui pra senhora!!” Impressionante como essas palavras tem o dom de me alegrar!! Estacionei o carro de qualquer jeito e corri na portaria!! Assinei o livro de encomendas  e antes mesmo chegar no elevador já estava rasgando o plástico!! rs…

E dentro do pacote estava uma caixinha da Intrínseca!! Opa… livro na caixa? Interessante!! Eu doida para abrir a caixa, mas o elevador chegou, briguei com minha bolsa para achar a chave da porta… Ôhh inferno!! Ufa, agora posso abrir minha caixinha com calma, né?! Finalmente alguma coisa boa no meu dia!! Não sei quanto a vocês, mas os livros sempre me alegram e receber/comprar um livro novo sempre melhora meu dia! Esqueço de todas as coisas ruins!!

Abri a caixinha com calma e encontrei um exemplar desse livro e um calendário de mesa! Fui olhar o calendário primeiro, achando que se tratava de um calendário de 2011, com alguma propaganda do livro! Mas logo na primeira folha já vi que não… Era uma folha do mês de julho de 1988, com uma data marcada – o dia 15! Virei a página e lá estava o mês de julho de 1989, com uma data marcada – o dia 15! E assim aconteceu a cada página que eu virava, um novo mês de julho, uma nova marca no dia 15! Óbvio que não entendi nada, até começar a ler o livro!! rs…

Bom, confesso que demorei um pouco para começar a ler esse livro porque saiu o quarto livro da série Academia de Vampiro e tive que passar na frente! rs… Mas depois que comecei a ler o livro, não larguei mais!! Acho que estava mesmo precisando de um “tempo” das leituras sobrenaturais!! rs…

Já sei… chega de tagarelar da vida e vamos à história, não é mesmo??

“Um Dia” conta a história de Dexter e Emma. Eles estudam juntos, mas só se conhecem de verdade no dia da formatura deles! Depois de beber um tanto a mais do que o devido, Dexter e Emma acabam na cama da garota. Ela gosta dele, mas sabe que ele não presta! rs… Ele se pergunta como é que nunca tinha reparado nela antes, mas sabe que precisa ir embora logo, antes que as coisas se compliquem. O dia amanhece e a data é 15 de julho de 1988!

Depois desse dia, Dex e Em seguem sua vida, mas se tornam grandes amigos. Mas o interessante desse livro é que cada capítulo se passa em um 15 de julho. Ano após ano, sempre no mesmo dia, ficamos sabendo o que está acontecendo na vida deles. E, mesmo sendo apenas um único dia por ano, conseguimos acompanhar toda a história de vida desses personagens!! Apesar da amizade deles ser invejável, não tem como não torcer para eles ficarem juntos! rs…

A leitura desse livro flui super bem e achei o livro ótimo! A única coisa que não me agradou foi o final… clichê demais!! rs… Mas mesmo assim valeu a pena!! É bom ler alguma coisa mais “realidade” de vez em quando! Achei muito interessante como o autor consegue contar a vida toda deles narrando apenas um único dia por ano, durante vinte anos!!

E então não resisti à curiosidade e peguei minhas agendas velhas para tentar lembrar o que é que eu estava fazendo nesse mesmo dia, ao longo dos últimos anos… Encontrei um pouco de tudo: trabalho, estudo, cinema, livros, família… Foi um passeio e tanto!! rs… Ainda bem que nem todos os meus dias são infernais!!! rs…

55 comentários sobre “David Nicholls – Um Dia

  1. Carol

    Camila,

    Eu estou lendo o livro e devorando a historia…concordo com voce eu tambem precisava de alguma historia real rsrs

    Agora voce me deixou curiosa…como ganhar livros da Intrinseca?

    Eu tambem sou apaixonada por livros… eles me deixam felizes…demais mesmo!!

    Beijos

  2. Mariana Borges

    Nossa, quando o dia é para ser ruim não tem como escapar, mas lembra que no final sempre melhora HASUAHUSHAUSHA Eu soube desse livro pelo trailer do filme que vai sair agora, eu simplesmente amei ainda mais por ser com a Anne Hathaway, agora fiquei com mais vontade ainda de ler o livro apesar de ser clichê HASUHAUSAHUSA Obrigada pela resenha, beeijos!

    1. Camila

      Oi Mari,
      É mesmo, pelo menos no final o dia sempre melhora!! rs…
      Eu fiquei sabendo do filme só agora!! Sou um pouco desligada para cinema!! Mas vou assistir com certeza!!
      Beijos

  3. Cacá

    Oie Camis!

    Primeiro, ganhar/comprar livros também me alegram sempre! rss
    Adorei a história do calendário marcando a data importante do livro. Já vi outras resenhas dele por aí então já sabia que o foco da história era nesse único dia. Estou bem curiosa para ler esse livro. Pode ser que não tenha nada a ver mas a história me lembrou a do livro “Onde Terminam os Arco Iris”, da Cecilia Ahern, que também é sobre dois amigos, passam-se anos da amizade deles, torcemos o livro todo para eles ficarem juntos, mas a história é cheia de desencontros.

    Beijos

  4. Amanda

    Confesso que não fava nada por esse libro- entes de ler essa resenha ÓTIMA! Achei super interessante o livro, o fato de o narrador narrar a vida deles em apenas um único dia, isso realmente é fantástico! Eu achei muito engraçado – e criativo – a parte em que você pega a sua agenda pra ver o que estava fazendo nesse dia. Eu realmente gostei dessa resenha, parabéns. (:

    1. Camila

      Oi Amanda,
      Sabe o que é mais engraçado, quando peguei minhas agendas descobri que dá para saber muito da minha vida em apenas um dia!! hehehehe
      Faça o teste para você ver!! hehehe
      Beijos

  5. Camila Mosqueira

    Legal este livro! Me lembrou aquele “Onde terminam os arco-íris” da Cecelia Ahern (autora do Ps. Eu te amo), que conta os desencontros do casal protagonista por mais de vinte anos! É uma canseira e tem mta coisa que não precisava ter acontecido. O final é clichê tb, mas eu ficaria revoltada se não fosse rs.
    Este aí tem o diferencial de falar apenas um dia do ano. É uma abordagem bem diferente. Deve ser interessante acompanhar a evolução dos personagens a cada ano.
    Bjos!

    1. Camila

      Oi Mila,
      Você já é a segunda pessoa que me fala desse outro livro e agora fiquei bem curiosa!!
      O final desse livro é clichê, mas talvez não do jeito que você imagina!! hahaha
      Beijos

      1. Camila Mosqueira

        Não sei se vc ía gostar deste outro livro pq é meio enrolado. Os desencontros são revoltantes! Qndo vc pensa que agora vai dar certo…. pense de novo! Nada feito..
        O jeito q eu imagino final clichê é “E viveram felizes para sempre”, mas se pensar bem, isso nao implica em “e viveram Juntos” hehe
        Acho que a capa podia ser mais bonitinha e não precisava contar que seriam contados 20 anos logo de cara assim..
        Bjos!

        1. Camila

          Hahaha, eu tenho várias opções para finais clichês, tanto para finais felizes quanto para finais infelizes!! hehehehe
          Acho que dizer que são 20 anos não atrapalha em nada não! Mas também acho que a capa podia ser melhor!
          Beijos

  6. Fernanda

    Ei Mila,

    Ah (olhando o comentário acima) eu já li Onde terminam os arco-íris e amei, será que é parecido mesmo?

    Eu não peguei este livro, ainda estou na dúvida se pego pq tenho outros na fila, será? as resenhas estão positivas, mas ainda não sei se faz meu estilo rs.

    bjo

    1. Camila

      Oi Nanda,
      Eu pedi esse livro porque estava precisando de um pouco de “vida real”. Mas não acho que seja um livro obrigatório não! rs…
      Agora fiquei curiosa sobre esse outro livro!
      Beijos

  7. Elena Bessa

    Que livro legal! Deve ser bem diferente né, um livro que avança de ano a cada capítulo… Imagino que a leitura não deve cansar por causa disso! xD
    E siim, nada melhor do que receber a encomenda de um livro ou comprar livros novos! Mesmo esperando ainda um tempo pra lê-lo, só o fato de ter o livro em mãos já é bom. =)
    Beijos!! ^^

    1. Camila

      Oi Nena,
      Eu compro livros mesmo sabendo que não vou ter tempo de ler tão cedo!! Só de ter o livro comigo já me sinto feliz!! Eu sei que isso é compulsão, mas antes comprar livros do que fumar, beber, usar drogas!! hehehhehe
      A narrativa desse livro não cansa mesmo porque traz somente o essencial para a gente entender a história!
      Beijos

    1. Camila

      Oi Hérida,
      Receber livros é tudo de bom, né?!
      Eu até que gostei da capa, mas não acho muito impactante não! Poderia ser melhor!! rs…
      Sou bem visual também e cansei de comprar livro sem nem ler a sinopse, só porque gostei da capa! rs…
      beijos

  8. Elisa

    Esse livro está na minha lista dos desejos há alguns meses, mesmo antes de lançar. Soube de sua existêcia por causa do filme estrelado pela minha musa, diva, simpática e talentosa Anne Hathaway (já tem trailer, e o filme parece ser ótimo). E a história me interessou muito. Achei muito fofa. Estou com inveja da sua folhinha de calendário. Quero uma tb. Com certeza vou ler e qd estrear no cinema, estarei lá na fila da pipoca.

    Bjs
    Lisa

    1. Camila

      Oi Elisa,
      Definitivamente eu sou a mais perdida!! Todo mundo já estava sabendo do filme e eu não!! hahaha
      Mas é lógico que agora vou esperar ansiosamente! Eu amo a Anne Hathaway também!
      Adoro esses mimos dos livros! Vou guardar junto!!
      Beijos

  9. Juh

    Ahh adorei a resenha, achei muito legal vc começar contando seu dia hehehe. Quando vejo que tem encomenda para mim meus olhos brilham e fico super animada também!!
    Esse livro parece ser bem fofo e leve, já esta na lista de desejados ^^
    beijocas
    Livros e blablablá

    1. Camila

      Oi Juh,
      Ainda bem que você gostou do meu bla bla bla!! hehehe
      Eu sempre fico com medo do povo brigar comigo e achar que é enrolação! Mas eu gosto de falar sobre minha experiência completa com um livro!! hehehe
      Beijos

    1. Camila

      Oi Nina,
      É tão bom quando você aparece por aqui! Sei que sua vida está a maior correria, mas fico feliz que você tenha reservado um tempinho para visitar velhas amigas!! rs…
      Beijos

  10. Alessandra

    Oi Mila! Depois de ler a sua resenha fiquei morta de vontade de ler o livro. È impressionante como o visual me chama atenção, eu tinha visto esse livro antes de ler sua resenha e não quis ler só pq não gostei da capa…rsrs. Depois de ler sua resenha mudei totalmente de ideia! Estou lendo Cidade das Cinzas no momento e AMANDO! Não consigo largá-lo e olha que estou sem tempo para ler, mas agora leio malhando! Nada de desperdiçar meu tempo…rsrs. Por falar na série Instrumentos Mortais, vc sabe qdo vão lançar Cidade de Vidro? Eu já baixei na internet, mas estou me segurando para não ler… De repente sabendo a data consigo me segurar…rsrs. Adorei vc ter começado sua resenha falando um pouco da sua via! 🙂 Bjs

    1. Camila

      Oi Alê,
      A capa não é das melhores mesmo! Vi esse livro em inglês e a capa é a mesma, só que em preto e branco! Achei um pouco mais bonita! Laranja não é das minhas cores prediletas!! hehehe
      Nossa, eu lia muito quando andava na esteira! Agora estou sem tempo de caminhar. Minha atividade física se limita ao tênis e não tem como ler enquanto dou umas raquetadas! hehehe
      Que bom que está gostando do Cidade das Cinzas! Até agora não rolou uma previsão concreta para o Cidade de Vidro, mas tenho um pressentimento que a Galera pode lançar esse livro em setembro, por conta da Bienal do Livro do Rio! Vamos torcer!
      Beijos

  11. Mariana Ribeiro

    Olá, acabei de conhecer seu espaço literário e adorei!!
    Virei aqui para conferir as novidades sempre que eu puder. Não encontrei o gadget do gogle friend connect para seguir o blog, como faço? rs
    Adorei a resenha!!
    Já tinha visto comentários bem positivos a respeito do livro e fiquei ainda mais curiosa após conferir o seu ponto de vista.
    Já entrou para minha lista de desejados!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    1. Camila

      Oi Mari,
      Seja bem vinda ao meu cantinho! rs…
      Aqui no Leitora não tem mesmo o gadget de seguidores.
      O que é possível é se tornar assinante para receber as atualizações por e-mail.
      Que bom que gostou da resenha!
      beijos

  12. Mundo da Leitura

    Ah, mais um para minha listinha de compras! Pela sua resenha o livro parece ser muito bom, uma história bem interessante 🙂 Hehehe, também quero fazer parcerias com as editoras, comprar todos os livros que eu quero está me levando à falência!!!! Ótima resenha como sempre Camila! E obrigada pelos comentários lá no blog, fico muito feliz quando você comenta pq a tua opinião tem alta estima para mim 🙂

    Beijos
    Adriana

    http://mundodaleitura.wordpress.com/

    1. Camila

      Oi Adri,
      Realmente as parcerias são ótimas nesse sentido!
      Antes eu comprava uma média de 15 livros por mês e estava indo à falência! rs…
      Não precisa agradecer pelos comentários não! Gosto muito das suas resenhas e adoro “bater um bom papo” literário!!
      Já me cadastrei lá para não perder nenhuma novidade!
      beijos

  13. Sanzinha

    Camila, eu não queria ler esse livro… até ler sua resenha!
    Sério, agora preciso ler urgentemente! Adorei!
    Vc contou a história de uma forma tão gostosa que me fez mudar de ideia.
    Já entrou pra lista!

    1. Camila

      Oi San,
      O livro é bem gostoso de ler! Pode parecer estranho pensar que cada capítulo se passa um ano depois do capítulo anterior, mas dá para entender perfeitamente tudo o que se passa na vida dos personagens!! O livro só perdeu pontos por causa do final!! rs…
      Beijos

    1. Camila

      Oi Clícia,
      Acho importante dar uma mudada de estilo, de vez em quando! Para não enjoar!!!
      Se bem que acho que daqui a pouco vou estar precisando de mais sobrenatural! Peguei uma fase bem real nessa última semana!! rs…
      beijos

  14. William

    Acho essa capa linda Milla, sempre que passo na livraria e ele está lá eu pego. MAs ainda precis que uma luz acenda e diga “É ESSE!” HAUSha
    Confesso que não tinha lido nenhum resenha dele, e a sua me deixou com muta vontade de lê-lo. Eu am estórias meio que “reais” sabe? O sobrenatural as vezes me irrita de mais, apesar de amar! hehehe

    Beijos

    1. Camila

      Oi Will,
      Acho que você é o primeiro que diz que a capa é linda!! rs…
      Tem horas que muito sobrenatural cansa mesmo! Nesses últimos dias estou só com livros “realidade” aqui… Mas já comecei a sentir falta dos vampiros… Não tem jeito, eu sou uma viciada!! rs…
      Beijos

    1. Camila Mosqueira

      Eu nem li o livro, como posso ter entregado o final? rs Mas depois de tantos desencontros é mais fácil pensar num final “não clichê”, não é? =)
      Bjos!

  15. Dandra

    Todas as resenhas que leio desse livro, as pessoas ressaltam essa sensação de realidade com a história. Parece que Dex e Em, Em e Dez (rs) existiram de verdade, tamanha é a veracidade que o autor dá a todos os pontos da trama. Eu amei!

    1. Camila

      Oi Dandra,
      Isso é verdade mesmo!
      Os personagens são tão reais que a gente tem a sensação de estar lendo sobre um casal de amigos que a gente só encontra uma vez por ano!! rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: