Leitora Compulsiva

Confissões, de Kanae Minato #Resenha

confissões kanae minato resenha gutenberg blog leitora compulsivaTítulo: Confissões

Autor(a): Kanae Minato

Editora: Vestígio

Ano: 2017

Páginas: 176

Tradução: Rogério Bettoni

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura

***




Em dezembro do ano passado, o livro escolhido como tema do Clube do Livro do Grupo Autêntica foi Confissões, da autora japonesa Kanae Minato, publicado pelo selo Vestígio. Ainda não conhecia o trabalho da autora, mas fiquei hipnotizada e arrepiada com essa história. Gostei tanto que o incluí na minha lista de Melhores Leituras do Ano e hoje vou contar o porquê disso! Rs…

confissões kanae minato vestígio resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Confissões”?

“Confissões” conta a história da professora Yuko Moriguchi, que decidiu pedir demissão após sua filhinha de apenas 4 anos ser encontrada morta na piscina da escola em que trabalha. Em seu último dia de aula, Moriguchi decide fazer uma revelação para seus alunos: a morte de sua filha não foi um acidente! Ela foi morta por dois de seus alunos, duas crianças que estão bem ali, naquela sala de aula! 

Moriguchi sabe muito bem que as duas crianças não serão punidas pela justiça e por isso preparou uma vingança diabólica: uma notícia que atormentará para sempre a vida desses dois garotos!

Nos cinco capítulos que se seguem, cada um narrado em primeira pessoa por um dos envolvidos nessa história, mais e mais revelações vão sendo feitas a respeito do assassinato da filha de Moriguchi e das consequências de sua vingança! A cada página, uma nova reviravolta… E no final, um confronto entre professora e aluno colocará todo mundo em perigo!!!

O que esperar desse livro?

Pense em todos os palavrões que você conhece para expressar espanto, revolta, surpresa, indignação, e prepare-se para usar todos eles ao ler “Confissões”. Os sentimentos provocados por esse livro são tão intensos que não há forma de lidar com eles, senão com muitas e muitas exclamações!!!!!! Rs…

Em apenas 176 páginas, divididas em 6 capítulos, a autora conseguiu criar uma história completamente aterrorizante, com tantas reviravoltas – uma mais impactante que a outra – que quando a gente termina a leitura, ainda fica pensando na trama por muito tempo!!

Essa é uma daquelas histórias sórdidas que mexe com a nossa cabeça e nos faz questionar uma série de preceitos morais! É impossível não sentir um prazer secreto pela vingança da professora e saborear a punição dos alunos criminosos, mesmo sabendo que isso é errado! Ao mesmo tempo, nos questionamos qual é o limite da punição?! Fazer algo de errado para punir alguém que errou é justificável?! Se a pessoa merecer, a ação se torna correta?! E quem é que decide quem merece ser punido ou não?!

“Confissões” é uma história sensacional, que deveria ser lida por todo mundo e que mostra porque Kanae Minato é a rainha do thriller no Japão!! Com certeza foi uma das minhas melhores leituras da ano passado e não vejo a hora de ler outro livro da autora!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Kanae Minato é uma antiga dona de casa e professora que escreveu Confissões entre uma tarefa e outra. O livro vendeu mais de três milhões de cópias no Japão, onde recebeu vários prêmios literários e foi adaptado para o cinema em um filme pré-indicado ao Oscar.

Confissões também foi selecionado como um dos dez melhores livros de suspense de 2014 pelo Wall Street Journal.

8 comentários sobre “Confissões, de Kanae Minato #Resenha

  1. rudynalva

    CAMIS!
    Imagino que seja um livro triste, pois aborda uma realidade diferente da nossa, onde as mulheres/mães solteiras são bem desvalorizadas.
    O que me deixa um pouco acabrunhada para fazer a leitura é que não gosto muito do tema vingança, acho deprimente e mesmo sabendo que a protagonista deva ter sofrido muito, não acredito que seja motivo para tentar se vingar de quem matou sua filhinha.
    Desejo uma ótima semana e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Fiquei apavorada com esse livro, além também de me fazer enxergar que certos problemas jurídicos, como a punição de menores e a maioridade penal não são exclusivos só do Brasil. mas de outros países também. O Japão é um país desenvolvido, com uma educação exemplar, mas mesmo assim, se é que a Kanee realmente pesquisou sobre a legislação japonesa para escrever o livro, não dá para os jovens que cometem assassinato uma punição do mesmo peso que a dos adultos. Tudo porque perdura uma dúvida ética sobre em que ponto da vida os jovens são responsáveis pelos seus atos e até definir esse ponto, todos esses casos são tratados como “brandos”. E há também um questionamento sobre a mídia acabar influindo nos jovens ao divulgarem os crimes (e olha que não penso que o Japão tenha algum programa de TV tipo “Cidade Alerta” ou “Brasil Urgente).
    Mas o mais difícil é imaginar que a Yuko, mesmo nesse primeiro capitulo parecendo tão controlada e responsável, tenha a capacidade de se vingar dos alunos. Ao mesmo tempo, ao ver ela questionando a mídia, as regras, ou até mesmo os perigos que cada objeto pode provocar se usados como armas, mostra que ela tem uma mente para o crime, que foi domada pelos valores que ela aprendeu e sua educação, que pode muito bem ter aflorado quando ela perdeu a filha, principalmente vendo os arrependimentos que ela mostra durante a amostra do livro. E ela pode estar arriscando sua liberdade só para se vingar, o que pode ser o pior da situação que ela passa desde da morte da filha, e nunca terá paz por causa disso.

    Um abraço!

  3. Tô Pensando em Ler (@leletapias)

    Essa autora ♥ Esse livro ♥
    Confissões deveria ser dado como matéria obrigatória nos cursos de escrita criativa… porque olha, anotei um caderno enquanto lia. Uma aula completa de como se escrever um bom thriller e de como criar personagens complexos e cheios de falhas ♥ PERFEITO!!

    Bjks

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: