Leitora Compulsiva

Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes

como eu era antes de você jojo moyes intrínsecaTítulo: Como Eu Era Antes de Você

Série: Como Eu Era Antes de Você #1

Autor(a): Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Páginas: 320

Tradução: Beatriz Horta

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Em 2014 tive o prazer de conhecer o trabalho da escritora Jojo Moyes quando li “A Garota Que Você Deixou Para Trás“. Depois desse livro, decidi que queria ler outros livros dela assim que aparecesse uma chance, mas o tempo foi passando e nada dessa chance aparecer… Até agora!

No mês passado a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de “Depois de Você”, a continuação de “Como Eu Era Antes de Você”. Esse lançamento ocorreu junto com a liberação do trailer do filme baseado no primeiro livro e virou um dos principais assuntos, entre os leitores, nas redes sociais.

Não deu para ignorar esse sinal dos deuses da literatura e pedi um exemplar dos dois livros pela parceria com a Intrínseca. Os livros chegaram e me joguei na leitura. Foi ótimo poder ler os dois livros juntos, mas hoje vou conversar com vocês apenas sobre o “Como Eu Era Antes de Você”! rs…

 como eu era antes de você jojo moyes intrínseca

Em “Como Eu Era Antes de Você” conhecemos Louisa Clark, uma jovem inglesa de 26 anos, moradora da pacata cidade de Stortfold. Lou mora em uma pequena casa, com seus pais, seu avô, sua irmã Treena e seu sobrinho Thomas. A situação financeira da família Clark não é das melhores e sua família depende de seu salário de garçonete no The Buttered Bun, um pequeno café próximo ao Castelo Storfold.

A história começa justamente com Lou perdendo o emprego quando, Frank, o dono do café, decide fechar as portas. Lou volta para casa e o drama familiar se instala. Todos ficam preocupados porque, sem o salário de Lou, vão passar aperto. Nem mesmo seu namorado de longa data, Patrick, lhe dá um descanso. Ele é viciado em exercícios físicos e dá mais atenção às corridas que à Lou, mas ainda sim encontra tempo para forçá-la a procurar logo um novo emprego.

A coitada não consegue nem um dia sequer de folga e já se vê na obrigação de ir procurar outro emprego com urgência. Após algumas tentativas frustrantes, Lou se depara com uma oferta intrigante: ser “Cuidados e Companhia para deficiente físico”. Não que ela tivesse alguma experiência, mas decide tentar porque o salário oferecido era ótimo… Rs!

como eu era antes de você jojo moyes intrínsecaInexplicavelmente Lou consegue o emprego e conhece Will Traynor, um cara de 35 anos, bonito, rico e preso em uma cadeira de rodas. Will ficou tetraplégico após um acidente dois anos antes e precisa de alguém que o ajude para tudo. Não é por menos que Will se tornou uma pessoa amarga e mal humorada, o que não facilita em nada a missão de Lou. No começo o trabalho é difícil porque Will está sempre carrancudo, mas aos poucos o jeito nada convencional de Lou começa a quebrar o gelo dele…

Com o tempo, Lou e Will começam a se conhecer e curtir a companhia um do outro. Ele ensina muita coisa para ela sobre filmes e música e ela colore seus dias com suas roupas extravagantes e histórias malucas! Aos poucos ele começa a deixar a amargura de lado, mas nem por isso sua vida se torna mais fácil. Sua tetraplegia é irreversível e sua saúde é muito debilitada. Não é a vida que ele sempre sonhou!

Will tem um plano traçado e todos tem a esperança que Lou pode fazê-lo mudar de idéia. Ela tem apenas seis meses para isso e se joga de coração aberto nessa tarefa, mudando por completo a vida de Will, a vida dela e de todos que os rodeiam!

E o que podemos esperar de um livro como esse?! Com certeza muitas emoções!!! rs…

“Como Eu Era Antes de Você” é, antes de tudo, a história da Lou. Obviamente temos muito do Will nela, mas o foco é sempre a garota e como tudo o que acontece a sua volta mexe com sua vida. Ao longo do livro, a Lou tenta encontrar uma forma de convencer Will a mudar seus planos, a levar uma vida diferente… Mas a verdade é que é Will quem está fazendo Lou mudar. Ele tenta fazer com que ela enxergue que é um mundo inteiro a ser explorado e uma vida incrível a ser vivida! Cuidar de Will faz Lou encarar a vida de uma nova perspectiva e deixar de lado tudo aquilo que ela julgava ser o “certo”.

Nem mesmo a família de Lou foi capaz de dar tanto valor a ela quanto Will dá. E falando na família dela, bem… Digamos que eu odiei todos eles, menos o avô dela! Não importa o que a Lou faça, eles estão sempre prontos para criticá-la, zombar de suas roupas, de sua personalidade e de suas escolhas. E ainda se sentem no direito de exigir que ela sustente a família. Treena, sua irmã mais nova, é sempre colocada em um pedestal por ser inteligente, mas ninguém tem coragem de dizer que ela foi idiota por ter engravidado de um cara qualquer e precisar ser sustentada pelos pais… Lou tem que trabalhar, se desdobrar em mil, dormir no pior quarto da casa e ainda ouvir que a irmã é uma coitadinha!! E sabem o que foi o pior para mim?! O fato da Lou ser incapaz de enfrentá-los!!

É impressionante ver que a Lou com a família é uma e a Lou com o Will é completamente diferente. Com ele, ela se torna desinibida, aventureira, risonha, ousada e determinada! É delicioso acompanhar essa transformação da personagem!!

Quanto ao tema da tetraplegia, das dificuldades e do sofrimento, é importante dizer que, para mim, a autora conseguiu abordar um tema polêmico e sensível, mas sem deixar a história pesada ou tornar isso o tema central da narrativa. Em momento nenhum ela fez apologia a nada e nem quis chocar os leitores… Ela apenas tratou o tema da forma mais honesta que encontrou e o mais bacana é que, em nenhum momento, ela colocou o Will no papel de santo ou de pobre coitado!

Esse livro foi para mim um banho de emoções: eu ri demais e chorei demais, eu senti muita raiva de uns personagens e me apaixonei pelos personagens, eu cheguei até mesmo a odiar a autora por ser tão honesta e me fazer reviver a perda e a tristeza…

“Como eu era antes de você” foi uma leitura que mexeu comigo e por algum tempo ainda vou refletir sobre ele. O quanto de Lou nós temos dentro de nós? O que nos impede de corrermos atrás dos nossos sonhos? Por que deixamos que nossa família ou as pessoas à nossa volta sejam capazes de influenciar nossas escolhas e até mesmo destruir nosso espírito?!

Ah… O filme baseado nessa história deve chegar em breve aos cinemas e estou ansiosa para conferir essa adaptação!!! Confiram o trailer:

como eu era antes de você jojo moyes intrínseca

50 comentários sobre “Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes

  1. Carol D. (Open Page)

    Oi Camis! Gente do céu! Falaram muito sobre esse trailer nas redes sociais e, bom, adoooreeei o par de atores 😀

    A história tem cara de ser emocionante mesmo, e prevejo muita choradeira! Mas tem uma mensagem bonita *__*. Se o livro vier a cair em minhas mãos, um dia desses, com certeza vou dar uma olhada, ainda mais porque, se temos continuação, há uma boa chance do Will sobreviver ao final… mas pela sua resenha tenho minhas dúvidas! rs

    bjs!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Esse livro é muito emocionante mesmo!!
      Nem vou comentar nada do final, mas aconselho você a não ler a sinopse do segundo livro antes de ler esse primeiro!
      kkkk
      Beijos

  2. Karina Carvalho

    Ler a resenha já me faz querer chorar, Como eu era antes de você foi um livro muito diferente pra mim…eu li , acompanhei os acontecimentos e só ficava pensando nãoooooooo, nãoooooo, não…ai eu parava respirava e pensa …okay eu faria a mesma coisa (de ambos os lados da história)! As ultimas paginas do meu Before you encontram-se enrrugadas por contas das minhas lágrima , QUE CARTA é AQUELA :0 ?? Depois de terminar a unica coisa que me passava pela cabeça é que aqueles 2 personagens não sabiam o quanto um precisava do outro pra viver o que viveram e UooOOl, como eu queria outro final ao mesmo tempo que Sei que o Final foi exatamente como tinha que ser !!!! Eu amei e Odiei a sinceridade da Jojo Moyes meu coração nunca vai se recuperar ( vem pra bienal gata quero te abraçar e agradecer)

    Sobre o filme : MELHOR ESCOLHA DE ELENCO E TRILHA SONORA

    P O S S I V E L !!!

    Ainda não li o Depois de você, mas sei que não tem como me decepcionar <3

    Ps: Camis agora vc precisa ler Dançando sobre cacos de vidro ( ai você imagina a minha situação de ler um seguido do outro ).

    Bjãooooooo!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      Fiquei muito feliz com sua presença no evento.
      Assim pudermos conversar mais sobre esse livro lindo!!
      Estou me preparando psicologicamente para ir ao cinema!! rs…
      Ai, menina… Tenho um pouco de medo de “Dançando” ainda! Ele está aqui na estante, mas preciso me preparar para ele!
      Beijos

  3. Gláuce Volpi

    Ainda não li… E também não sei que eu quero… Parece ser muito bom, mas não sei, não estou com animo, vontade de ler agora. acho que vou acabar vendo o filme, antes de ler… Tenho um bloqueio com livros desse tipo…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Gláuce.
      Com certeza esse não é um livro fácil… Ele mexe com muitas emoções, então é bom estar no espírito.
      Beijos

  4. viajenaleitura

    Oi Camis,

    É mágico quando uma leitura mexe tanto com a gente, mas depois de ACEDE fiquei meio receosa com esse tipo de leitura, sou muito emotiva kkkkkk
    E sobre não ler a sinopse do segundo livro… sem comentários hehehehe

    Beijokas

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Thaís.
      Confesso que ACEDE foi uma das minhas maiores decepções literárias…
      Já esse livro foi uma experiência incrível!!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Mariana.
      Ainda bem que essas pessoas aceitaram ler o livro, mesmo que seja só por causa do filme.
      Não importa qual seja o motivo, desde que as pessoas queiram ler alguma coisa! rs…
      beijos

  5. Jacy Barbosa

    Olá, acho que esse é o livro mais falado das redes socais.
    Ja sei do que se trata, os spoilers são inevitáveis.
    Confesso que tenho medo de me acabar de chorar, mas quero muito ler e poder opinar também rs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jacy.
      Esse livro tem sido muito comentado por aí e infelizmente não tem como escapar dos spoilers tão facilmente.
      Mas o importante nesse livro é acompanhar como as coisas acontecem e descobrir como elas mexem com você.
      Vale a pena dar uma lida!
      Beijos

  6. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Estou lendo esse livro agora e até mesmo só pelo trailer já notei umas diferenças que a Jojo fez no filme (já que cuidou do roteiro dele) e sei que são mínimas, mas como disse antes, dá uma certa suspeita de ela ser uma whovian, já que ela elas envolvem a Treena (acho que não preciso explicar mais sobre a Jenna Coleman).
    A história é tocante e sincera e mostra realmente todos os lados em relação a eutanásia e a tetraplegia. E de como é duro equilibrar seus desejos pelos desejos dos outros. Até que ponto ir atrás do que se quer é egoísmo? Até que ponto ajudar alguém pode ser considerado bondade e não exploração? Como eu era antes de você nos faz pensar nisso tudo e de uma forma bem forte e real.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      São tantas as questões abordadas por esse livro que fica até meio impossível falar sobre todas elas por aqui!
      Uma das coisas que mais me fez pensar é na relação que a Lou tem com a própria família e em como ela é incapaz de se colocar em primeiro lugar. Infelizmente muita gente confunde as coisas e acha que, ao se calar, está sendo bom e educado, mas na verdade está sendo covarde.
      Acredito que o filme será ótimo!!
      Beijos

  7. Lucy

    Eu concordo absurdamente com você sobre a família da Lou! Como eles não enxergam a importância da Lou e ainda ficam mimando eternamente a Treena? Affe!
    Agora, sobre o livro em geral, me senti muito insensível por não ter chorado. o.o’
    Eu terminei de ler essa semana e, realmente, ele é emocionante e tocante, mas me coloquei várias vezes no lugar do Will e nem quero pensar o que faria se estivesse na mesma situação.
    (Apesar de não ter chorado com o livro, certeza vou chorar com o filme. Acho que o visual vai me impactar mais rsrs)
    Ótima resenha, Camila!
    Bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lucy.
      Não vejo problema nenhum em não ter chorado!
      Eu não chorei vendo Titanic no cinema e nem por isso achei mais ou menos emocionante! rs…
      Acho que vou acabar chorando no cinema, mas quando eu leio, a história mexe muito mais comigo!! rs…
      Beijos

  8. GLAUCIA BRAGA

    GOSTO MUITO DOS LIVROS DA JOJO E O PRIMEIRO FOI COMO EUERA ANTES DE VOCE COM LOU E WILL UMA HISTORIA COM MUITAS NUANCES DE ROMANCE DESTINO TRISTEZA….

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Glaucia.
      Já teve oportunidade de ler outros livros dela? Senão, recomendo o A Garota Que Você Deixou para trás!
      Beijos

  9. Adriana Ricardo Silva

    Esse livro é maravilhoso! Mexeu muito comigo, chorei de soluçar, e ainda choro muito por causa dele! Acho que todo mundo deveria ler, pois faz com que a gente pense como é a vida dos deficientes, que as dificuldades deles não é só de locomoção, como muitos pensam. Fora que só a estória ja é muito boa. Tenho certeza que vou sair desidratada do cinema vendo este filme! Agora comecei a ler o livro “Depois de você”! Vamos ver como vou ficar depois dele….

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Adri.
      Acho que as pessoas seriam melhores se soubessem se colocar no lugar dos outros, né?!
      E é isso que esse livro faz com a gente… Somos sugados para dentro de um mundo em que as possibilidades são limitadas e os olhares de pensa são muitos!!
      Já imagino que vou me acabar de chorar também!! rs…
      beijos

  10. Carolina

    Oi Camila! Sem dúvida esse foi um dos livros que entrou para minha lista de favoritos assim que comecei a ler. É uma história tão cheia de sentimentos que fiquei emocionada do começo ao fim.
    Parabéns pela resenha!
    Bjkas

  11. Cristiane Oliveira (@Cristiane_o35)

    Eu gostei muito do livro e estou torcendo para o filme não estragar algo que gostei tanto, o livro é tão cheio de emoções tão lindo que não quero perder isso vendo um filme que não condiz com o livro apesar do que vi no traller parece ser bem fiel, já doida pela continuação, sempre fico pensando o que aconteceu depois.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Pelo o que vimos no trailer, acho que o filme será bem fiel ao livro.
      Até porque a autora trabalhou no roteiro, então acho que não ficaremos decepcionadas!!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jose.
      Esse livro é daqueles bem emotivos e é preciso estar no clima para ler!
      Espero que você se surpreenda!
      beijos

  12. Paola Maisi

    Nossa, esse foi o livro no qual mais chorei lendo ano passado, acho que chorei nas últimas 30 páginas, sério! É o meu livro preferido, me senti como se eu fosse Lou, sofri tanto lendo… Amei cada linha, paragráfo, fala ou página, não só amei como amo e ainda pretendo ler novamente, mesmo sabendo que a emoção vai ser diferente por já ter lido antes, mas mesmo assim continua sendo o livro que sempre terá um lugar especial no meu coração e o meu preferido, amo mais do que tudo e não deixo ninguém tocá-lo haha.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Paola.
      Essa sensação é deliciosa, né?! Algumas histórias simplesmente nos pertecem… Tenho livros que não empresto porque tenho uma relação muito especial com eles!!
      Fico feliz que tenha gostado tanto desse livro!!
      beijos

  13. ETHYENE CRISTINA AGUIRRE DE LIMA

    Estou ansiosíssima para ver o filme, li o livro e me apaixonei pelas personagens principais, e claro fiquei com muita raiva da família dela! Ninguém lhe dá crédito algum! Agora além do filme quero ler o segundo livro, só me falta coragem para não ler mais sobre o Will :/

  14. crisdesouza

    Olá!!!

    Esse livro é simplesmente perfeito!!! Uma das melhores leituras que já fiz!!! Me fez rir, me fez chorar e me fez tirar várias lições de vida!!! Não vejo a hora de sair o filme… Pelo jeito promete!!!
    Beijinhos,

    Cris

  15. Cris Setúbal

    Depois que a pessoa ler esse livro, fica díficil esquecê-lo. Eu gosto muito da escrita da JoJo, ela consegue abordar os assuntos com genialidade, e faz com que tenhamos um turbilhão de sentimentos. Eu jamais vou esquecer o Will e eu chorei rios quando li esse livro pela primeira vez, e acho que não vai ser diferente quando for assistir a adaptação. Esse livro é simplesmente perfeito <3

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Eu já me acabei de chorar só de ver o trailer, imagina no filme mesmo!!
      Rs…
      beijos

  16. lanawesley

    Antes eu não tinha interesse em ler esse livro, mas após assistir ao trailer do filme, e percebe o quanto a estória de amor do dois e tão linda, e emocionante, não tive como não querer ler, já coloquei na minha lista de desejados, e espero ler antes do lançamento do filme, minha expectativa esta nas alturas em relação a trama, espero que seja tão envolvente e tocante quanto dizem ser.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Ai, Lana.
      Esse livro é daqueles que fazem a gente se acabar de tanto chorar!
      Mas é preciso tomar cuidado com expectativas muito altas, viu?!
      Vá com calma e aproveite a leitura!
      Beijos

  17. Jaqueline Felix

    Eu li esse livro porque tinha muita gente comentando e fiquei curiosa. Foi muito triste, chorei, mas algumas partes são divertidíssimas. O Will ajudou a Lou a se transformar numa versão melhor de si mesma e ela o ensinou sobre os verdadeiros sentimentos e ter alegria de viver. Mas aquele final acabou comigo, porque ele TINHA que continuar vivendo. Foi muito injusto isso.
    Já peguei alguns spoilers sobre o Depois de você, mas ainda não estou preparada para iniciar a leitura.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jaque.
      Esse livro tem momentos muito engraçados, mas quando chegamos no final acabamos nos esquecendo disso e gravamos que esse é um livro super triste.
      Mas acredito que a leitura vale muito a pena.
      E ele ainda trata de um tema super importante, que é a questão dos tetraplégicos.
      Beijos

  18. Bruna Voese

    Amei ese livro, conclui Depois de voce, tambem eh otimo, ameeei! Mas a Treena, o pessoa egoista, se acha, aponta o erro dos outros, mas ela eh uma baita escorada!
    Fiquei revoltada com esa Treen

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bruna,
      Que raiva que fiquei da Treena!! Eita garota egoísta!!
      Muuiiito escorada (amei essa definição!) kkkkk
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: