Leitora Compulsiva

Cate Tiernan – Livro das Sombras

Título: Livro das Sombras

Série: Coven #1

Autor(a): Cate Tiernan

Editora: Galera Record

Ano: 2015

Páginas: 208

Tradução: Rachel Agavino

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Livraria da Travessa

Onde Comprar o E-Book: Livraria Cultura, Saraiva, Livraria da Travessa

***

Sempre fui apaixonada por livros com temas sobrenaturais e apesar de ter uma quedinha por vampiros, meu tema sobrenatural predileto sobre foi o das bruxas! Sempre que aparece algum livro com esse tema, acabo colocando na minha lista de desejados… Então, quando soube do lançamento desse livro, tratei de pedir um exemplar pela parceria, sem nem me dar ao trabalho de investigar mais sobre ele… Rs! A única coisa que eu sabia era que o tema era bruxas e que eu já li outro livro dessa autora, chamado Amada Imortal.

‘Livro das Sombras’ é o primeiro livro de uma série chamada Coven e conta a história de Morgana Rowlands, uma garota de 16 anos, de aparência bem comum, que mora em uma cidade pequena em que nada de muito interessante acontece. Sua vida se resume a ir na escola, na igreja e passar um tempo com sua melhor amiga Bree Warren. Se ela e Bree não fossem amigas desde a infância, não teriam nada em comum, já que Bree é uma garota linda, popular e que faz muito sucesso com os garotos – praticamente o oposto de Morgana…

Morgana já se acostumou a não ter nada de especial. Até mesmo sua irmã caçula ganha dela nos quesitos aparência e popularidade, mas ela realmente não se importa! No entanto, a vida de Morgana é virada de ponta cabeça com a chegada de Cal Blaire à cidade. O rapaz e a mãe acabam de se mudar para a cidade e Cal passa a estudar na Widow’s Vale. Lindo e simpático, rapidamente ele conquista os alunos e professores, mas principalmente se torna alvo das paixonites das meninas e nem mesmo Morgana resiste ao charme do garoto!

O que Morgana não podia esperar é que Cal fosse muito mais do que um cara bonito. O garoto se revela um praticante de Wicca e decide convidar alguns alunos a participar de umas reuniões e aprender mais sobre esse universo. Morgana passa então a fazer parte desse seleto grupo, juntamente com sua amiga Bree. Logo na primeira reunião, Cal percebe que Morgana tem um dom especial, que ela carrega um poder ancestral sobre o qual não faz a menor ideia. Toda a atenção de Cal recai sobre Morgana, o que poderia ser uma coisa muito boa já que a garota está caidinha por ele… O problema é que Bree declarou que está apaixonada por Cal e praticamente cercou o garoto com uma fita que diz “Propriedade de Bree Warren”. E ai de Morgana se ultrapassar essa fita! rs…

A história então segue um rumo que se divide entre a manifestação do poder de Morgana e todos as desavenças que isso provoca entre ela e Bree. Nitidamente a amiga passa a sentir uma inveja incontrolável e tenta diminuir Morgana. Bree não consegue aceitar que, ao menos uma vez na vida, Morgana seja mais interessante do que ela. E muito menos que um cara possa preferir Morgana a ela… (Bela amiga, né?!)

Para piorar, os poderes de Morgana cresce a cada dia e sua família não aceita isso. A garota finalmente descobre um mundo novo do qual deseja fazer parte, mas ninguém a sua volta lida bem com isso!

556d042002424_bannercoven3

Assim que comecei a ler o livro, me lembrei de uma série escrita pela Lisa Jane Smith, chamada ‘Círculo Secreto’, mas logo de cara percebi que as únicas coisas em comum das duas histórias são: bruxas, adolescentes, duas garotas apaixonadas pelo mesmo cara e um coven. Rs!!! Definitivamente gostei muito mais da abordagem de Cate Tiernan!!

O ‘Livro das Sombras’ é um livro voltado para o público jovem e por isso a autora se preocupou muito mais com assuntos da adolescência do que com a bruxaria em si. Podemos dizer que a Wicca nessa história é apenas um pano de fundo para temas como relacionamentos, sexo, inseguranças, amizades, inveja, segredos e problemas familiares.

Eu confesso que esperava uma abordagem mais profunda da Wicca. Quando Cal revelou que estava interessado em criar um coven e ensinar os jovens mais a respeito dessa crença, imaginei que era a deixa para a autora ensinar mais sobre o tema aos leitores e quem sabe assim acabar com parte do preconceito que recai sobre ele.

Nem por isso a história deixou de ser interessante, foi apenas diferente do que eu imaginava…

Morgana é a típica adolescente insegura com sua aparência, que não acredita que possa chamar a atenção de um cara bonito e popular. Ela se considera simplesmente mediana e tem a sensação de ser diferente da sua família e de seus amigos. Ela passou a vida inteira com a sensação de algo estava faltando…

Bree é a melhor pior amiga, do tipo que faz questão de manter Morgana por perto para se sentir superior. Ela se acha linda, irresistível e faz de Morgana gato e sapato. Mesmo assim, Morgana se sente agradecida por essa amizade, pode?! Bree é uma verdadeira imbecil e faz serve muito bem ao papel de vilã da história.

Por fim, Cal é um mocinho que tem um papel fundamental na história, mas que não tem tanta expressividade. Por mais que as coisas girem em torno da sua chegada à cidade e sua iniciativa de formar um coven, ele passa longe de ser um protagonista. Digamos que ele é apenas o motivo pelo qual Morgana enfim descobre seus poderes e sua ligação com o mundo Wicca!

O livro tem um ritmo muito ágil. Fazia tempo que eu não lia um livro em tão pouco tempo. Acho que se demorei duas horas para terminar de ler, foi muito! Apesar de não ser o que eu esperava, acabei entretida nos problemas de Morgana, fiquei empolgada quando ela começou a descobrir seus dons e principalmente fiquei com a maior raiva da Bree. A história pode não ser tão elaborada ou profunda, do tipo que a gente sabe que não vai acrescentar nadinha na nossa vida, mas mesmo assim fica impossível de largar…

Esse é o tipo de livro que eu classificaria como “Novela”: Não muda nossas vidas, é previsível, mas proporciona uns momentos de descanso mental!! rs…

Me animei a dar sequência nessa série, mas infelizmente descobri que ela é composta por 15 livros, então já viu, né?! Os livros são: Book of Shadows (Livro das Sombras), The Coven, Blood Witch, Dark Magick, Awekening, Spellbound, The Calling, Changeling, Strife, Seeker, Origins, Eclipse, Reckoning, Full Circle e Night’s Child! Vamos ver quanto tempo o segundo livro demora para ser lançado, então decido se vale a pena seguir com a leitura ou não!

Galera

8 comentários sobre “Cate Tiernan – Livro das Sombras

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Muita gente acha que ler tem que ser um hábito só para aquisição de conhecimento. Eu acredito que a leitura é uma das melhores formas de lazer! rs…
      beijos

  1. marinafaedda

    Oi Camis!

    Nossa, quanto tempo sem vir aqui te prestigiar! Desculpa a sumida!

    Primeiro, resenha ótima, como sempre! Segundo, fiquei toda empolgada com a sinopse e com o que você estava contando sobre a história… aí descubro que é formada por 15 livros! Tenho cada vez menos paciência com autores que querem dinheiro a todo custo, inclusive criando séries que não acabam e que nem sempre valem a pena! Não sei se é o caso dela, mas fiquei brava de cara! Rss!

    Vou esperar suas resenhas sobre os próximos livros – caso você os leia – pra resolver se eu também vou ler ou não!

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      É uma pena que essa série seja tão grande!
      A gente desanima, né?! Ainda mais porque os livros demorar quase um ano – ou até mais – para serem lançados. Depois de um tempo a gente perde o interesse!
      Esse livro é fininho. Com certeza a autora poderia ter optado por esticar mais um pouco e dar mais informação! rs…
      Beijos

  2. chefa

    Parece mesmo uma novela como você descreveu, camis! rs Não é muito da minha alçada porque não sou lá chegada em livros de bruxaria, mas é bom pegar algo leve de vez em quando..rsrs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Sei que muita gente tem um certo preconceito com livros mais leves porque acham bobos e comerciais!
      Mas tem horas que é bom ler alguma coisa sem se preocupar muito com a vida! rs…
      É bom para relaxar! hehehehe
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!