Leitora Compulsiva

Divulgação: Cantigas de Ninar Dragões

Conheçam o livro “Cantigas de Ninar Dragões”, de Rogério Bernardes, publicado pela Penalux!




Nesse mês de maio está sendo lançado o livro “Cantigas de Ninar Dragões”, do autor Rogério Bernardes. Esse é o segundo livro do autor e reúne 80 poemas muito bem escritos e tocantes!

Sobre o livro:

Cantigas de ninar dragões é um conjunto de 80 poemas que versam sobre os mais variados temas, indo da infância e da nostalgia até os grandes dilemas da vida adulta: amor, abandono, injustiça social, autoconhecimento, preconceito, além de textos que versam sobre o próprio fazer poético, utilizando muitas vezes a metalinguagem como principal instrumento na construção dos versos. O que melhor define o livro, talvez, seja a linguagem mais simples utilizada. Muitos poemas flertam com a narrativa, podendo ser vistos como pequenas crônicas feitas em versos. Outros são bem curtos, em poucos versos.

Sobre minhas influências, um dos meus ídolos na poesia é justamente Cora Coralina, a

poeta goiana e doceira que escrevia sobre a vida sem maneirismos, numa linguagem clara e gostosa como os próprios doces que fazia. Também posso citar outros grandes poetas que admiro: Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros e, citando um poeta estrangeiro, Pablo Neruda.

O título do livro deriva do penúltimo poema, que trata da luta simbólica de qualquer pessoa contra seus “dragões”, que podem ser interpretados de acordo com a realidade de cada leitor. Na verdade, esta é a magia da poesia, mais até que qualquer outro gênero literário, na minha opinião: dar às palavras um valor tão forte e simbólico que cada pessoa pode interpretar de uma forma própria, trazendo muito de si mesmo para a leitura do poema.

Uma curiosidade do título é que algumas pessoas confundem a temática do livro ora

como sendo infantil (por causa do termo “cantigas de ninar”) ora como sendo uma narrativa de fantasia medieval (por causa do nome “dragões”). Embora eu admire os dois gêneros, “Cantigas de ninar dragões” não é, em princípio, para crianças (alguns poemas tratam de temática bem adulta) ou para quem busca uma narrativa no estilo “Game of Thrones”.

Sobre o autor:

ROGÉRIO BERNARDES é natural de São Gonçalo/RJ, mas atualmente vive em Brasília. Desde criança se encantou pelas letras e pelas possibilidades que só elas permitem: ver e sentir o mundo à sua volta. Cantigas de Ninar Dragões, composto por 80 poemas, é o seu segundo livro. O primeiro se chama Olhar de Andorinha e foi publicado em 2014 pela editora Scortecci.

 

E que tal uma provinha do livro?!

Onde Comprar o livro: O livro pode ser adquirido diretamente com o autor, com dedicatória, pelo Facebook ou pelo Whatsapp (61 99286-7429). 

7 comentários sobre “Divulgação: Cantigas de Ninar Dragões

  1. rudynalva

    Camis!
    Adoro livros de poemas e poder conhecer a escrita de mais um autor nacional seria ótimo.
    Desejo sucesso para ele.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Depois de ler o final do texto que o Rogério escreveu sobre seu livro, devo dizer: “Obrigada, George R. R. Martin, por fazer com que todo livro que tenha ninar dragões no titulo nos faça pensar que sejam sobre os dragões da Daenerys Targaryen, quando na verdade não tem nada a ver!”.
    Rogério, compreendi seu recado e amei o poema sobre ser um leitor que a Camila mostrou aqui. Sucesso para você!

    Um abraço!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: