Leitora Compulsiva

Black Hammer: Origens Secretas, de Jeff Lemire #Resenha

black hammer origens secretas jeff lemire dean ormston dave stewart resenha editora intrinseca blog leitora compulsivaTítulo: Black Hammer – Origens Secretas

Título Original: Black Hammer – Secret Origins

Série: Black Hammer #01

Autor(a): Jeff Lemire

Ilustradores: Dean Ormston e Dave Stewart

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 184

Tradução: Fernando Sheibe

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle)

***




No mês de maio a Editora Intrínseca lançou a graphic novel Black Hammer: Origens Secretas – Vol.1, que reúne os primeiros seis fascículos originais da história de Jeff Lemire, um dos maiores nomes dos quadrinhos atualmente.

Quando eu li que essa série foi eleita a Melhor Série Original de 2017 pelo Eisner Awards, o principal prêmio internacional de quadrinhos, e que a história explora os percalços na vida de heróis em decadência, minha curiosidade atingiu o nível máximo e tratei logo de pedir um exemplar pela parceria com a editora.

black hammer origens secretas jeff lemire dean ormston dave stewart resenha editora intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Black Hammer: Origens Secretas”?

“Black Hammer: Origens Secretas” reúne os seis primeiros volumes originais dos quadrinhos da série e conta a história de Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Talky-Walky, Madame Libélula e Barbalien.

Há dez anos, Black Hammer e os outros seis super-heróis salvaram Spiral City do Anti-Deus. Infelizmente, no processo, eles acabaram presos em Rockwood, lugar atemporal da Cidade do Crepúsculo. Black Hammer não sobrevive. No presente, os seis heróis vivem na fazenda Black Hammer com muito pouca esperança de escapar de Rockwood.

A única forma de sobreviver a essa espécia de purgatório é disfarças seus poderes e fingirem ser uma família comum, levando uma vida normal aos olhos dos habitantes da cidade. Mas essa não é uma tarefa nada fácil…

   

Esses seis primeiros volumes da história em quadrinhos reunidos no livro formam uma espécie de introdução, com apresentação de cada um dos personagens, dando uma ideia geral do que aconteceu com eles e onde eles estão! O livro conta ainda com posfácio do autor, perfis da construção de personagens e esboços originais.

O que esperar desse livro?

“Black Hammer: Origens Secretas” é uma história em quadrinhos sobre os heróis mais inusitados possíveis e tem um ar de decadência muito curioso! Sempre que pensamos em super heróis, imaginamos pessoas jovens, no auge de seus super poderes, lutando bravamente contra o crime. Mas o que temos nessa história são heróis já ultrapassados e praticamente esquecidos, presos em uma cidadezinha rural no fim do mundo…

No passado eles eram considerados heróis e usavam suas habilidades extraordinárias para salvar o mundo! Agora, estão presos em uma fazenda decadente, em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Eles sequer sabem exatamente onde estão, mas sabem que não é possível sair desse lugar…

Abraham Slam, que já foi conhecido como o justiceiro de força implacável, sequer tem um super poder. Na verdade ele era apenas um magrelo, que decidiu começar a malhar e a lutar. Um belo dia descobriu que era bom nisso e que poderia usar a força adquirida e as habilidades do boxe para ajudar as pessoas.

Gail Gibons, conhecida como a Menina de Ouro, que já foi a super heroína mais amada do país. Ela herdou seus super poderes do mago Zafram quando tinha apenas 9 anos. Depois disso, sempre que dissesse o nome do mago, ela se transformava na Menina de Ouro. O tempo passou e Gail envelheceu. Mas bastava chamar por Zafram e ela voltava a ser aquela menina de nove anos, que podia voar e salvar o mundo! O problema é que agora ela tem 55 anos e está presa no corpo de uma criança!!

O Coronel Weird, considerado o destemido herói espacial, já foi um grande astronauta, desbravador de planetas. Hoje em dia ele é apenas mais um velho esquisito (fazendo jus ao nome “weird”), que vive com a mente perdida na Parazona. E para complementar a esquisitice do Coronel, temos ainda sua fiel escudeira e velha amiga Talky-Walky. Talky é uma robô cheia de habilidades, mas que acaba sendo relegada à função de cuidados domésticos nessa fazenda louca em que eles estão presos.

Juntos a eles ainda temos Barbalien, um guerreiro marciano que vem ao planeta Terra em uma missão diplomática, mas que acaba se tornando um herói na luta contra criminosos e monstros. Barbalien pode assumir a forma de qualquer pessoa, o que permite que ele esconda a sua real identidade. Mas o que ele sonha mesmo é em poder assumir a sua verdadeira natureza, sem que ninguém o trate como uma aberração!

E para completar essa “família disfuncional” temos Madame Libélula, uma bruxa solitária, com um passado triste! Madame Libélula prefere ficar longe dos outros e vive em sua cabana. Volta e meia ela precisa fingir ser a mãe de Gail, esposa do Coronel Weird e nora de Abraham, mas na maior parte do tempo, fica quieta no seu canto, sofrendo pela ausência de seu amado!!

Apesar de originalmente publicada em 2015, essa história tem um ar nostálgico e é a cara da cultura dos anos 80, das séries de tv sobre super heróis e monstros de centenas de metros de altura. Infelizmente esse livro traz apenas os seis primeiros volumes dos quadrinhos e termina em um momento crucial!! Agora estou doida pela próxima edição!!!!

Sobre os autores e seus outros livros…

Jeff Lemire é autor e ilustrador canadense. Entre suas principais obras estão O soldador subaquático e a trilogia Condado de Essex. Foi eleito duas vezes melhor quadrinista do Canadá pelo Schuster Award. Além de suas graphic novels independentes, passou por grandes editoras norte-americanas, como a Marvel e a DC, onde atuou em séries como Arqueiro VerdeConstantineCavaleiro da Lua e outras.

Dave Stewart é um colorista americano considerado lendário no mundo dos quadrinhos, tendo ganhado o Eisner seis vezes. Já trabalhou com a DC, a Marvel e a Dark Horse, em títulos como HellboyStar WarsUltimate X-MenCapitão América Superman, entre outros.

Dean Ormston é ilustrador britânico. Seus trabalhos mais notáveis são a série 2000 AD e os títulos do selo Vertigo, da DC.

8 comentários sobre “Black Hammer: Origens Secretas, de Jeff Lemire #Resenha

  1. Carolina Durães de Castro

    Oi Camila, tudo bem?
    Eu tinha visto esse lançamento mês passado, mas honestamente estava em dúvida se colocaria na minha lista de desejados. Mas ao ler sua resenha, tenho certeza que é o tipo de leitura que prenderá a minha atenção.
    Bjkas

  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Mesmo não sendo muito do mundo dos super-heróis, eu gostei da proposta de Black Hammer. Tem um quê de Jessica Jones (heróis em decadência) com Sob a Redoma (não poderem sair da cidade por um determinado motivo). E até por não poderem sair e ver se precisam da ajuda deles, eles se sentem inúteis com seus poderes. O que até é um belo paralelo com a sociedade que ainda teima em querer que todos se encaixem em um determinado padrão, não valorizando essas diferenças.

    Um abraço!

  3. chefa

    Sabe que faz tempo que não leio uma Graphic novel? Acho que podia recomeçar por essa…ao menos dar um boost em coisas que não estou muito acostumada! Os desenhos são show! Beijos, Camis!

  4. RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Camis!
    A que saudade dos nossos heróis dos anos 80.
    Achei fascinante, ainda mais por trazer uma família tão desfuncional e que no final, dá tudo certo.
    Um final de semana cheio de luz e paz!
    “Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO – 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: