Leitora Compulsiva

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Bienal Internacional do Livro

A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 26 de Agosto e 04 de Setembro de 2016 no Pavilhão de Exposições do Anhembi e estarei lá para conferir tudo o que vai rolar!!




A Bienal Internacional de São Paulo, que atualmente acontece tradicionalmente no mês de agosto dos anos pares, sempre foi um evento dos meus eventos literários preferidos, desde criança! Pois é… bem antes de me tornar blogueira literária e bem antes da feira ter o tamanho que tem hoje, eu já era uma frequentadora assídua! Quando eu era criança me lembro de ter ido em uma feira de livros realizada no prédio da Bienal de Artes do Ibirapuera, mas não tenho certeza se era uma edição da Bienal ou não. A primeira edição oficial da Bienal que me lembro de ter ido foi realizada no Expo Center Norte, em 1996. Depois disso, passei a ir em todas as edições. Em 2002 a Bienal mudou para o Expo Imigrantes e só em 2006 foi para o Anhembi, onde é realizada desde então. E eu estava sempre lá, celebrando meu amor pelos livros!!!!

Nesse ano de 2016 acontece a 24ª Edição da Bienal, com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, e contará com 480 marcas nacionais e internacionais ligadas ao mercado literário. As principais editoras do Brasil terão seus estandes, mas também teremos a presença de livrarias, escritores independentes, gráficas, jornais e revistas, distribuidoras, sebos e mais.

Para os leitores, esse é um evento único que reúne as melhores editoras do país. É um verdadeiro parque de diversões para quem ama ler! Os estandes das editoras são sempre lindos e é possível encontrar boas ofertas de livros. Mas aqui vale um aviso: nem sempre vale a pena comprar livros na Bienal! Uma dica é fazer uma lista dos livros desejados e anotar os preços cobrados pelas livrarias online (o Buscapé ajuda muito nessa missão! rs…). Com a lista na mão, passeie pelos estandes e procure o que vale a pena!! Ah… Não esqueça de ver os preços nos estandes das livrarias que estão na Bienal também…

Para mim, uma das melhores coisas da Bienal do Livro é a oportunidade de conhecer vários autores de livros que eu amo, principalmente os internacionais, que só vem ao Brasil nessas grandes feiras!

E aqui vale dizer que a organização da Bienal está de parabéns pelo novo sistema de distribuição de senhas para autógrafos pela internet, elaborado para evitar que se repitam as cenas lastimáveis da Bienal de 2014, em que vimos jovens e crianças espremidas no meio de uma multidão e gente que se machucou feio na tentativa de conseguir uma senha! Eu sei que algumas pessoas ficaram chateadas porque as senhas são liberadas em horário comercial e acabam rápido, mas apesar de tudo acho que esse ainda é a melhor maneira de se evitar confusão!!

Até agora já garanti minhas senhas para as sessões de autógrafo com as autoras Carlan Audrey, Jennifer Niven, Marian Keyes, Tarryn Fisher e Jen Sterling. Ainda pretendo garantir mais algumas senhas até o final da semana!! rs…

Como de costume, vou fazer várias postagens aqui no Leitora Compulsiva sobre a Bienal Internacional do Livro, para poder dividir com vocês um pouco da minha experiência no evento. Vocês poderão acompanhar as fotos nas redes sociais e vou tentar reunir o maior número de dicas possíveis para quem vai na Bienal!

Para saber mais sobre a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, vocês podem acessar o site oficial!

Bienal Internacional do Livro

8 comentários sobre “Bienal Internacional do Livro de São Paulo

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Caramba, Ká…
      Finalmente, hein?! Mas não é para parar de participar das promoções aqui no Leitora Compulsiva, hein?! rs…
      Faça uma lista com carinho e pesquise os preços mesmo!!
      Beijos

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Eu não sabia desses problemas que houveram em 2014, uma pena mesmo. Mas para mim, pegar a senha online é uma vantagem e tanto, principalmente se você vai em excursões como eu, já as filas para senhas são feitas em um horário muito distante da sessão de autógrafos. O único porém é só a necessidade de ter certeza com antecedência que você vai mesmo para a Bienal para não pegar senha a toa e tirar a vez de quem realmente vai.
    Não vou na Bienal de São Paulo desse ano, mas fico na torcida para que esse sistema online se repita na Bienal do Rio no ano que vem. Afinal, quando fui na fila da Colleen Houck no ano passado não houve confusão, mas você tinha que chegar muito cedo para ter a chance de ter uma senha e, com isso, perder muita coisa nos estandes da Bienal.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Em 2014 colocaram a Cassandra Clare e a Kiera Cass para sessões de autógrafo no mesmo dia. Teve gente que dormiu na fila!! Cheguei cedo nesse dia e já havia uma multidão na porta… Chegaram a quebrar uma das portas da entrada na confusão! Quando a porta abriu e o povo saiu correndo para pegar as senhas, muita gente se machucou! Foi um horror!!
      Essa senha online evita esse tipo de confusão e ajuda mesmo quem vem nas excursões! Só espero que as pessoas tenham noção e não peguem senhas se não puderem ir aos eventos!!
      Eu morro de vontade de ir na Bienal do Rio, mas o custo ainda é muito grande!!
      Beijos

  2. Márcia Saltão

    Olá!
    Esse evento é realmente grandioso para o mundo literário. Meu sonho de consumo! Mas infelizmente moro em outro Estado (RS) e no momento não tenho condições financeiras para viajar e nem tempo! Mas quem sabe um dia! Desejo uma ótima diversão a todos os presentes e em especial a você. Beijos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia!!
      O jeito é fazer uma poupança Bienal!! rs…
      Mas eu entendo como é… Morro de vontade de ir na Bienal do Livro do Rio, mas todos os anos fico apertada com trabalho. E quando coloco os gastos na ponta do lápis, percebo que fica pesado e que não compensa!!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: