Leitora Compulsiva

Bienal do Livro de São Paulo: Saldo Final

Bienal do livro são paulo 2016

A Bienal do Livro de São Paulo terminou e hoje estou aqui para revelar a vocês o meu saldo final: livros comprados, livros autografados, o que ganhei de presente, os autores que conheci e muito mais!!




A Bienal do Livro de São Paulo durou 10 dias e estive presente no Anhembi em 8 deles. O resultado é que estou em dívida com as minhas postagens aqui no Leitora Compulsiva, mas tenho muita coisa para contar para vocês.

Quem leu o post sobre as minhas primeiras impressões deve saber que fiquei muito decepcionada com a Bienal do Livro nos primeiros dias. Os preços altos e problemas em alguns eventos tinham me deixado chateada, mas com o passar dos dias, percebi que ‘o que não tem remédio, remediado está’… Decidi então deixar de lado essas coisas ruins, preparei vários lanchinhos para levar na mochila e voltei para o Anhembi determinada a ver o evento com outros olhos!

Participei de outros eventos muito bem organizados, encontrei uma porção de amigos queridos, descobri boas promoções de livros, conheci novos autores, ganhei uma porção de mimos e ainda tive a chance de autografar vários livros…

No final das contas, percebi que deveria ser menos crítica para curtir mais Percebi que deveria me preocupar menos com a organização do evento e com as editoras e mais com os amigos, com os autores e com os livros!! Funcionou!!!  Não vou dizer que essa foi uma Bienal do Livro incrível, porque seria mentira. Mas pelo menos encontrei aquilo que fez valer a pena os oito dias de muito cansaço e as bolhas nos pés! rs…

1) O que eu comprei na Bienal do Livro

Essa foi a primeira Bienal do Livro em que não surtei e saí comprando todos os livros desejados. Em parte porque os preços não estavam atrativos, mas principalmente porque tenho tanto livro na estante esperando por uma chance que a culpa falou mais alto…

Nesse ano comprei apenas 5 livros:

Bienal do livro são paulo 2016

  • – A Promessa da Rosa, da Babi A. Sette
  • – A Rainha Sombria, da Vivivanne Fair
  • – Metrópole, da Melissa de Sá
  • – Contos Amargos, de Alessandra Morales, Allana Machado, Bruno Catão e Paulo Vitor Mendonça
  • – a graphic novel de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

2) Os livros que ganhei das editoras na Bienal do Livro

Apesar de ter comprado bem pouco nessa edição da Bienal do Livro, tenho muitos livros novos para colocar na estante, graças a todos os presentes que ganhei das editoras nos eventos dentro e fora da feira. Querem ver?

HarperCollins Bienal do livro são paulo 2016

HarperCollins – No dia 26 de agosto aconteceu a festa de 15 anos do Publishnews e de 1 ano da HarperCollins Brasil. De presente ganhei um exemplar de “Código de Cavaleiro”, de Ethan Hawke!

Novo Século

Novo Século – ganhei um kit muito bacana contendo um exemplar de “Incrível, Fantástico, Inacreditável”, a biografia em quadrinhos de Stan Lee.

Cia das Letras Bienal do livro são paulo 2016

Companhia das Letras – participei do encontro de blogueiros parceiros e ganhei uma sacola recheada, contendo os livros: “Sou Fã! E Agora?”, da Frini Georgakopoulos; “O Erro”, de Elle Kennedy e “O Problema dos Três Corpos”, de Cixin Liu.

Astral Bienal do livro são paulo 2016

Astral Cultural – essa editora nova promoveu um encontro de apresentação para os blogueiros durante a Bienal do Livro e fui presentada com exemplares dos livros ” Poder Extra G”, de Thati Machado, “Chuta que é Carma!”, de Vanessa Bosso e “Tá, e Daí”, de Ana de Cesario.

Gutenberg Bienal do livro são paulo 2016

Gutenberg – ganhei um kit muito foto contendo um exemplar do novo livro da Bianca Briones, chamado “Como Se Fosse Magia”.

Arqueiro Bienal do livro são paulo 2016

Arqueiro e Sextante – Participei do Encontro de Blogueiros Parceiros e ganhei uma sacole recheada, contendo exemplares dos livros “O Feiticeiro de Terramar”, da Ursula K. Le Guin e “Quando o Amor Bater à Sua Porta”, de Samantha Holtz.

3) Outros presentes que ganhei de editoras

Além dos kits com livros, ganhei também alguns presentes lindos de outras editoras que merecem registro!

Intrínseca Bienal do livro são paulo 2016

Intrínseca – logo no primeiro dia de Bienal do Livro, ganhei uma sacola linda recheada de ‘itens de sobrevivência’ básicos! Rs… O kit foi dado para os blogueiros parceiros e dentro encontrei uma garrafinha de água personalizada, um power-bank (para carregar o celular), lápis e caneta, além de bolachinhas!!

Rocco Bienal do livro são paulo 2016

Rocco – Comentei com vocês no outro post da Bienal que participei de um evento de Harry Potter promovido pela Rocco. Apesar de tudo o que aconteceu, vale o registro do kit que foi dado a todos os participantes!

Skoob Bienal do livro são paulo 2016

Skoob – Durante toda a Bienal, o Skoob distribuiu essas lindas sacolinhas no estande do Submarino, mas só consegui garantir a minha no último dia! rs…

Faro Bienal do livro são paulo 2016 Faro Bienal do livro são paulo 2016

Faro Editorial – No dia 29 de agosto aconteceu o XII Encontro de Blogs de Letras, especial da Bienal do Livro. Tivemos a presença das autoras J. Sterling e Tarryn Fisher. Os livros das fotos já eram meus, mas ganhei ecobags, camisetas e marcadores das séries.

4) Livro que ganhei de presente do marido

Harry PotterHá tempos eu estava de olho nessa edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal ilustrada, mas estava indignada de ter que desembolsar mais de R$ 100,00 no livro. Não que ele não seja lindo e tudo mais… O problema é gastar tanto em um livro que já li, só porque agora saiu uma edição ilustrada! rs…

No primeiro dia da Bienal do Livro até cheguei a perguntar o preço dele no estande da Rocco e quase caí para trás quando a moça me disse que o livro custava R$ 140,00! “Ah… Mas tem 20% de desconto!, ela disse. E quem é que consegue fazer conta depois de um susto desses?! kkkkk

Mas então, no último dia da Bienal do Livro, lá estava eu passeando com meu marido quando me deparo com uma super promoção do livro no estande do Submarino… Impossível não ficar tentada a comprar… E o maridão, percebendo a minha cara de “Quero ter, mas não quero pagar”, decidiu me dar o livro de presente!! Não achei nada ruim!! rs…

5) Os autógrafos

Durante a Bienal do Livro de São Paulo tive a oportunidade de encontrar vários autores nacionais e internacionais, tirar fotos e garantir autógrafos nos meus livros. Abaixo, fiz uma listinha dos livros que agora estão devidamente autografados na minha estante:

  • – Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven
  • – A Promessa da Rosa, de Babi A. Sette
  • – Contos Amargos, de Alessandra Morales e outros
  • – A Rainha Sombria, de Vivianne Fair
  • – Metrópole: Despertar, de Melissa de Sá
  • – Como se Fosse Magia, de Bianca Briones
  • – Simon Vs. a Agenda Homosapiens, de Becky Albertalli
  • – A Jóia e A Rosa Branca, de Amy Ewing
  • – A Oportunista, A Perversa e O Impostor, de Tarryn Fisher
  • – O Jogo Perfeito, Virando o Jogo e O Jogo Mais Doce, de J. Sterling
  • A Garota do Calendário: Abril, de Audrey Carlan

6) Impressão Final

A Bienal do Livro de São Paulo foi incrível? Não, infelizmente não… Mas foi um bom evento no geral. Apesar dos corredores vazios no primeiro final de semana, ao longo dos dias o público foi melhorando bastante. No últimos dias da feira foi possível encontrar ótimas promoções e vi bastante gente comprando!

As atrações deixaram muito a desejar. Por causa da crise econômica, tivemos poucos grandes nomes da literatura, tanto nacional quanto internacional. Sobrou espaço para as pseudo-celebridades e para os youtubers, que publicaram livros de qualidade questionável e escritos por ghost-writers… Mas é claro que o público dessa turma não está preocupada com o conteúdo, não é mesmo?! A sensação que eu tenho é que as pessoas compram esses livros da mesma forma que comprariam uma caneca com a cara de seu ídolo… Mas enfim…

O que mais senti falta nessa Bienal foram os eventos internos dedicados para a discussão de temas importantes ligados ao mercado editorial. Os poucos painéis que aconteceram foram mal divulgados e foi até mesmo difícil encontrá-los na programação do site…

Como eu disse no começo desse post, tive que deixar o olhar crítico de lado depois da decepção inicial e só assim consegui aproveitar os dias que passei no Anhembi. Me diverti muito na companhia de amigos e isso foi o mais importante!

Torço muito para que a organização e as editoras se reúnam para pensar em mudanças para a Bienal de 2018. Quem sabe a literatura volte a ser o foco da Bienal?!

Todas as fotos que eu tirei estão num álbum no Facebook!!

24 comentários sobre “Bienal do Livro de São Paulo: Saldo Final

  1. Cristiane de Souza

    Oi, Camis…
    Realmente quando vamos a um evento assim temos que deixar parte do olhar crítico de lado para tentar aproveitar ao máximo, né… Que saldo positivo dessa Bienal… Livros fantásticos, kits lindos… Tomara que daqui a dois anos eu tenha a oportunidade de ir…
    Beijinhos…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Nessas horas, preciso aprender a deixar o lado profissional de lado e curtir mais como leitora! Senão fico maluca! kkkkk
      O saldo foi mesmo bem positivo!
      beijos

  2. Tô Pensando em Ler (@leletapias)

    Que delícia de postagem, mulher!!!!

    Descobri essa biografia do Stan Lee no domingo a noite. Fiquei passada. Vou comprá-la logo mais.

    Eu me diverti, sendo essa minha primeira como autora, achei bem bacana. Como blogueira, nem curti muito. Não consegui ir a eventos, mas conheci e fiz vários novos amiguinhos blogueiros.

    Comprei pacaraio de novo!!!!

    E te vi!!!! O que já valeu toda a semana ♥

    Bjksssssss

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lelê.
      Foi só mostrar essa biografia para o Dê que já perdi meu livro! rs…
      Achei tão legal encontrar os amigos, ainda mais aqueles que estavam lançando seus livros. Senti o maior orgulho!!
      Parabéns!!
      Beijos

  3. stelio dias

    muito bom o comentario. gostei. sugiro insistir na excelente observaçao da ausencia de debates internos… isso torna feira e os livros dinamicos como que saindo das estantes e stands….parabens stelio

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Obrigada, Stelio.
      Uma feira como essa precisa abrir mais espaço para as palestras e para as discussões sobre o mercado editorial!
      Não há dúvida que algo precisa ser repensado!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Duvido que eu consiga dar conta de tudo isso!
      Na verdade, vou selecionar só o que eu quero mesmo e vou me desafazer de algumas coisas!!
      Não é justo ficar com esses livros parados aqui na estante enquanto tem tanta gente querendo ler!
      Beijos

  4. Marília leocádio

    Oláaa, obrigada por compartilhar essas maravilhas, realmente eu nunca fui a nenhuma bienal então só fico na vontade, enfim é por causa dessas fotos que sempre penso que tenho que fazer um esforço para ir nas próximas e conseguir muitos autógrafos Muito legal o post!!!.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Marília.
      Que pena que nunca conseguiu ir a uma feira como essa, mas não desista!
      Hoje em dia eu tenho um olhar mais crítico porque sou blogueira, mas acredito que a Bienal foi muito mais legal para quem é somente leitor!!
      beijos

  5. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Foi bom que você se focou em amigos e menos nos fatores depressivos da Bienal. O foco ficou muito no publico jovem, que vê esse tipo de evento como algo enorme e diferente. O adulto vê, infelizmente, esse tipo de evento como uma gastação de dinheiro. Simplesmente pensa “Pra que vou gastar 25 reais de entrada para comprar livros que posso achar na web ou em grandes livrarias por preços mais baixos que dos estandes?”. Posso até dizer que meus pais pensam assim, porque é a mais pura verdade para eventos que acabam pensando mais num público que em outro. E até penso que se tivesse mais alguns painéis bem divulgados sobre a situação política atual e o impacto disso na cultura, iriam com certeza puxar esse público adulto. Talvez não o fizeram com o medo de brigas acaloradas sobre política parecidas com as que já ocorrem na web, só que com a diferença de que poderiam ameaçar a paz do evento.
    Como você conseguiu a sacola do Skoob? Vi muitos comentários no Instagram que, apesar dos avisos nas redes sociais, era muito difícil de achar a Vi Lordello e a equipe do Skoob nos estandes e conseguir o kit. Acho até que essa dificuldade seja porque eram poucos kits disponíveis até o fim da Bienal, já que na promoção que fizeram no Skoob, só deram dois kit para dois sortudos do site (e um monte de livros para os outros ganhadores).
    Ah, pelo menos a Intrínseca foi esperta em perceber esse problema da comida cara na Bienal e fizeram esse kit de sobrevivência, que já vi no Snapchat! Adorei que pensaram nas comidas também!
    Espero que mantenham a reserva de senhas online para a Bienal do do Rio ano que vem, só que com uma lista de espera para que caso alguém desista ou não tenha como ir, tenha como passar a senha rapidamente! Assim, também vou poder me valer dessa comodidade!

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Leticia.
      Acho bom que o mercado literário se volte para o público jovem! É importante publicar livros atrativos para as crianças e adolescentes, para, quem sabe assim, criarmos uma geração de leitores. Mas é preciso tomar muito cuidado, porque o livro tem que ser atrativo, mas tem que ter qualidade. Infelizmente estamos vivendo uma época triste para a literatura, na qual o nome do autor na capa de um livro é mais importante do que o que está escrito dentro! Vi cenas assustadoras de crianças quase sendo esmagadas e pisoteadas na tentativa de se aproximar de uma pseudo-celebridade que sequer escreveu o próprio livro. Confesso que me sinto traída pelas editoras! A literatura era nosso último refúgio de cultura de qualidade, de atividade voltada para o desenvolvimento intelectual… Mas enfim… Ainda bem que tenho muito livro bom aqui na estante! rs…
      Sobre a sacolinha do Skoob, consegui uma graças ao meu marido, que passou uma conversa na vendedora do Submarino e ela revelou o horário da próxima entrega de sacolinhas. Então, enquanto ele comprava o Harry Potter pra mim, eu fiquei na porta esperando dar o horário!! rs… Foi fácil assim! rs…
      Nossa, esse kit da Intrínseca foi o mais incrível! Claro que é bacana ganhar livros, mas num evento como a Bienal, comida, água e bateria para o celular se tornam muito mais importantes. Minhas bolachas nem sobreviveram para a foto! Comi antes de chegar em casa!! rs…
      Gostei muito do sistema de senhas online, mas é preciso mesmo ter uma fila de espera. E é preciso ter pessoas mais educadas trabalhando no evento também!
      Beijos

  6. Márcia Saltão

    Oi, Camila!
    Amei as suas fotos, parabéns, lindos kits e livros fantásticos. Lamento pelas decepções, mas o que importa e que você deu a volta por cima e se divertiu! Encontrar os amigos, autores, tirar fotos…que maravilha! Quanta história para contar e relembrar. E que venham outros eventos igualmente importantes, bem organizados e quem sabe, com uns precinhos melhores, né? Mas essa parte, acho que é sonho mesmo!kkkk Beijos e obrigada por compartilhar seus momentos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia.
      Já que não temos como mudar certas coisas, o jeito é mudar a forma como vamos lidar com elas. E foi assim que consegui superar as decepções e procurar ver o que de melhor a Bienal do Livro teve a oferecer!
      Obrigada pelo carinho!
      beijos

  7. viajenaleitura

    Oi Camis,

    A tendência é sempre estarmos criticando tudo, parece que estamos lendo e analisando tudo o tempo todo, muito legal essa sua ideia de olhar o copo meio cheio e partir para a diversão, a reclamação do pessoal foi mesmo a literatura questionável que estava atraindo um público mais questionável ainda hahaha
    Mas, adorei sua ideia e no final a Bienal rendeu momentos bons e lembranças deliciosas! Adorei sua experiência retratada com tanta sinceridade <3

    Beijos!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Thaís.
      Infelizmente a gente tem essa tendência de analisar tudo nos mínimos detalhes. Depois de tantos anos de blog, acabo enxergando as coisas pelo lado profissional e fico analisando demais… Mas tem horas que é melhor deixar isso tudo de lado e voltar a ver as coisas do ponto de vista de uma simples leitora. E com certeza o melhor de tudo foi poder encontrar amigos de longe, que só consigo encontrar a cada dois anos!! rs…
      beijos

  8. Karina Carvalho

    Ainda encantada com o evento do blog de letras ( Valeu Guardiã da meia noite , por me mandar pra lá ) Faro arrasou!

    Algumas coisas me irritaram também e apesar de youtubers terem feitos sucesso …tinha evento para amantes de cerveja tbm , acho que no fundo era só dar uma pesquisada que tinha evento para todos os gostos ! O Cortella em um sabado a noite lotou a Arena cultural <3

    Bienal pra mim é sempre sinônimo de encontrar os amigos ! Amei nossas filas rsrs e já quero mais fotinhas, mtas fotinhas nossas ! Vamos começar a contagem regressiva pra 2018

    Ps: Esse kit do Stan Lee é MARAVILHOSO!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      Achei vários eventos interessantes, mas pouco sobre o mercado editorial em si.
      Acho que a Bienal é sempre uma grande oportunidade para as editoras se sentarem com os leitores e pensarem em soluções para melhoria do mercado! Mas enfim…
      O melhor é sempre encontrar os amigos, mesmo que seja passando um tempão em pé numa fila de autógrafo. Na verdade a gente nem sente o tempo passar, né?! rs…
      beijos

  9. sannzinha

    Nossa, Camis!

    Adivinha quem voltou pra casa com um caminhão transbordando? Você mesma! rsrs
    Estou muito chateada por não ter podido ir à Bienal neste ano. Eu já tinha tudo programado, mas acabou não dando certo, infelizmente.
    Mesmo não tendo atendido às suas expectativas no início, dá pra ver que você soube aproveitar e acho que isso é o mais importante, né?
    Agora lute pra encontrar lugar na estante para os novos livros… rsrs

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, San.
      Meu marido voltou de viagem e quando viu todos as sacolas que eu trouxe da Bienal ficou até assustado!
      Eu tinha comentado que não tinha comprado quase nada e ele achou que eu tivesse ficado louca! rs… Mas depois expliquei que não comprei quase nada, mas que ganhei muita coisa! rs…
      Poxa, uma pena que você não conseguiu vir… Sei bem como é ter tudo programado e dar errado. No ano passado estava super animada para ir para o Rio, mas meu passeio furou na última hora!
      Pois é, San… Quando percebi que a Bienal não iria corresponder às minhas expectativas de feira literária, resolvi mudar as expectativas e começar de novo! Foi um ótimo evento para fazer social, ver os amigos, encontrar o pessoal das editoras…
      Lugar na estante?! Já desisti!! Preciso mesmo é separar os livros que pretendo vender!! rs…
      beijos

  10. Milena Cherubim

    Ai Camis… a Bienal esse ano foi tensa =( Eu realmente gostaria de ter mais nomes bons. Porém a crise e a essa nova ‘moda’ de youtubers está demais…

    Tirando isso, foi bom ver vocês lá!

    Beijos

    Milena Cherubim
    Memories of the Angel

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: