Leitora Compulsiva

Biblioteca de São Paulo

Já faz um tempo que prometi a vocês fazer um post sobre a nova biblioteca construída aqui em São Paulo… Tanta coisa aconteceu que acabei me esquecendo, mas minha querida amiga Mila me lembrou disso e aqui estou eu para contar para vocês sobre minhas impressões…

Chegar na Biblioteca de São Paulo é super fácil! Contruída no espaço que sobrou depois da demolição do antigo presídio do Carandiru, a nova biblioteca ficou super bem localizada, ao lado do Parque da Juventude e numa avenida bem conhecida do pessoal por aqui! Existem muitos ônibus que passam pela região e tem uma estação do metrô bem em frente! Não tem erro!!!

Logo de cara já dá para ver que esse lugar não se parece em nada com uma biblioteca tradicional! O prédio é muito bacana, a fachada ficou super moderna! Pena que o tempo não ajudou muito no dia que fui lá e a foto ficou assim meio escura…

Todo o andar térreo é cercado de vidro e tem várias frases e imagens bacanas espalhados por toda a volta.

Assim que entrei na biblioteca fiquei de queixo caído! O interior é ainda mais incrível que a fachada!! Logo do lado esquerdo da entrada existem fileiras de armários onde podemos deixar nossas bolsas e sacolas, tornando o passeio por lá muito mais confortável. Separei apenas meu celular (pra poder tirar as fotinhos). Para entrar na biblioteca não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro. É possível consultar todo o acervo tranquilamente. O cadastro é necessário apenas para o empréstimo de material.

Uma outra coisa que me impressinou muito foi a acessibilidade do lugar. Na entrada existe uma maquete do lugar toda com indicações em braile. Os corredores são muito amplos e a existência de um elevador permite o total acesso de deficiêntes físicos e idosos.

Logo no primeiro andar estão os livros mais voltados ao público infantil e infanto-juvenil! No fundo do salão térreo há uma área de crianças que é uma gracinha, com mesinhas pequenas e brinquedos educativos.

E fiquei babando com a qualidade dos livros disponíveis… Nada de livros velhos e mau conservados… Os livros lá estavam impecáveis! Lógico que fui dar uma olhadinha nos infanto-juvenis e fiquei boba com a quantidade de lançamentos que encontrei por lá!! Eles tem a coleção completa dos livros da Meg Cabot, coleções como Artemis Fowl, Percy Jackson e os Olimpianos, Desventuras em Série, Gossip Girl, House of Night… fiquei babando!! Me controlei pra não pegar um livro e me jogar em um dos pufs que tinha lá!!

Tá duvidando? Vai dizer que não dá pra passar uma tarde toda jogada numa salinha dessa?

Os livros, no andar térreo, ficam no meio do salão. De um lado existem várias mesas onde é possível sentar e apoiar cadernos para anotações ou simplesmente apreciar uma boa leitura. Do outro lado estão disponíveis uma série de computadores, com telas de LCD e fones de ouvido (daqueles grandes e confortáveis) para acesso gratuito à internet ou ainda para assistir um filme em DVD, que dá pra pegar ali mesmo no acervo da biblioteca.

Subindo ao segundo andar, logo em frente à escada existe uma prateleira especial com os livros mais lidos do momento! Se estiver procurando livros como a série Twilight, livros do Dan Brown, aqueles de lista de mais vendidos da Veja, pode ter certeza que tem ali!!

Gosta de ler jornal? Existe uma infinidade de exemplares do dia disponíveis… E não são só jornais de São Paulo, não. Tem jornais do Rio de Janeiro, de Brasília, de Minas, de Pernambuco, de Nova Iorque, da Argentina, do Uruguai…

Tá procurando livros ou DVDs com temas ‘adultos’, ou seja, aqueles não permitidos para pessoas com menos de 18 anos?! Existe uma sala especial para esse tipo de material. É o único lugar da biblioteca que é fechado com paredes. Na porta dessa sala existe um funcionário responsável por verificar o documento de identidade de quem deseja entrar lá! Muito bacana, né?! Os menores não conseguem nem sequer ver a capa dos livros e DVDs…

Lembra que falei da acessibilidade? No segundo andar existem scanners que lêem os livros para as pessoas! É muito legal!! Você coloca o livro sobre a tela e vai ouvindo a história. Isso ajuda muito porque a produção de livros em braile é ínfima, né?! Existem ainda balcões especiais, na altura ideal para um cadeirante, por exemplo, e ainda presilhas onde é possível prender o livro para quem não pode segurá-lo!

E logicamente, para quem gosta de sentar ao ar livre para ler um livro, aproveitar a brisa gostosa ou ainda relaxar e tomar um solzinho, existem duas varandas deliciosas e cheias de cadeiras super confortáveis onde dá pra relaxar e curtir um bom livro!!!!

Acho que já deu para perceber que amei aquele lugar!! Ainda bem que eu não moro e nem trabalho perto, senão seria uma tentação passar o dia inteiro lá!!! Apesar de ser não ter nascido em São Paulo, fico muito orgulhosa de morar aqui, nessa cidade que tanto investe em cultura!!! Tenho que tirar o chapéu para o Governo do Estado de São Paulo nessas horas!!

Quem ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre esse lugar incrível, pode acessar o site:

http://www.bibliotecadesaopaulo.org.br/

 

 

30 comentários sobre “Biblioteca de São Paulo

  1. Alisson

    Que tudo SHUAHSUA’
    Muito boa mesmo, e daqui mesmo já me deu vontade de ficar nos pufs lendo Percy Jackson, House of Night.
    Incrível!

    Bem que podia ter uma dessa em todas as cidades em?
    Bj’s

  2. Camila Mosqueira

    Eu quero ir!!! Nossa, que maravilha esta bibli! Obrigada por atender meu pedido, Mila 😉 O post ficou ótimo! As fotos tb! Que celular é este que tira fotos tão boas assim?
    Deu, sim, MTA vontade de cair naqueles pufs e ficar lendo o dia inteiro. E parece tudo super novinho e de qualidade!
    To morrendo de vontade de visitar. Vou fazer uma listinha de lugares pra visitar em SP só pra colocar esta linda Bibli no primeiro lugar da lista hehehe.
    A acessibilidade é realmente incrível. Vc testou estes scanners de leitura? Achei isso o máximo! Se funcionar com perfeição pode ser usado para gravarmos audiobooks e ouvirmos enquanto estamos dirigindo etc.
    Como Alisson falou, seria maravilhoso se todas as cidades tivessem um lugar como este.

    1. Camila

      Pode deixar que quando você vier pra SP, te levo lá com o maior prazer!!! Bem na frente da biblioteca tem uma escola. Na hora do intervalo, a garotada ‘invade’ a biblioteca e fica lá lendo um pouco!!! Já virou uma espécie de ponto de encontro! Bacana, né?!
      O som do scanner de leitura não é tão perfeito não! É aquela voz robotizada, meio estranha! Mas com certeza já é um grande avanço para quem não enxerga, né?! Eu tenho alguns audiobooks, mas que são gravados por uma pessoa lendo o livro mesmo! É muito melhor!!

    1. Camila

      Faz mesmo!! Sogra é para essas coisas… para levar a gente para passear e passar um ótima tarde ao nosso lado!!! (Eu amo minha sogrinha!!!)
      É imperdível!! Dá gosto de ver tantos livros arrumadinhos!

  3. Mariana Arruda

    Cá, adorei o post!! E adorei saber do investimento que o Governo fez na biblio.
    Fiquei impressionada com sua descrição do acervo e da acessibilidade! Muito bacana mesmo!!
    Quero conhecer. Me chama em sua próxima visita?!
    Bjs,
    Mari

    1. Camila

      Oi Mari,
      Esse biblioteca é prova de que quando o governo quer, faz bem feito!! Além de todo o acervo, a contrução ficou linda. Quando a gente passa pela Cruzeiro do Sul dá gosto de ver!
      Pode deixar que te chamo sim!!!
      Beijos

  4. Fernanda

    Mila,

    Que linda a biblioteca, a entrada e aqueles pufs? ai muito lindo. Eu quero trabalhar la rsrsrs

    Aqui em BH estão desenvolvendo este trabalho de gravação para os deficientes mas este é muito mais moderno.

    Adorei o post 🙂

    bj

    1. Camila

      Oi Nanda!! Acho que o maior problema é que um aparelho desse custa muito caro! Seria bacana que as editoras nacionais investissem na produção de audiolivros. Uma pena que o mercado seja restrito. Se o público em geral pegasse gosto por ouvir os livros, o investimento seria maior!!!
      beijos

  5. Julio

    Nossa,que íncrivél.
    Parece ser ótima,moro em São Paulo e nem sabia dessa biblioteca(to desenformado…hauhuahau)
    Obrigado pelo comentário no meu blog camila,o crepúsculo vermelho vou fazer a promoção semana que vem,ainda nem terminei de ler o todas as estrelas acredita?é que to sem tempo de ler ultimamente.
    Bjssss

    1. Camila

      Tá na hora de conhecer, viu?! Morando em Sampa você não tem desculpa!! Reserva um sábado e vai lá com tempo! Dá pra ficar um tempão só curtindo o ambiente!!!
      Sei bem como é ficar sem tempo!! Também estou numa mega correria!!!
      Beijos

  6. patricia

    Geeente amei de mais, esse lugar parece tão confortável que eu acho que atrai até aqueles que não são muito chegados em livros, mais eu queria saber como eu faço para fazer um cadastro pela internet, eu to sem tempo pra ir lá, tem como fazer ou só pessoalmente mesmo? obrigada e parabéns pelo blog.

  7. Jackson

    Moro no Rio de Janeiro e ja visitei essa biblioetaca duas vezes. Ela é muito bacana msm. Achei muito legal o fato de vc nao ter aquele silencio tipico das outras biblioetecas. Existe o projeto de contar historias para as crianças e acontece bem no meio da biblioteca. Muito bacana. Sou estudante de Arquitetura e estou fazer meu Trabalho Final de graduação que é uma biblioteca inspirada na biblioteca de São Paulo.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Jackson,
      Essa biblioteca é minha paixão. A modernidade dela salta aos olhos, completamente diferente da ideia que fazemos das bibliotecas mais tradicionais. E isso aproxima ainda mais as pessoas dos livros.
      Toda vez que vou lá vejo uma porção de jovens e crianças e isso me alegra muito.
      Que bacana esse lance do seu trabalho. Espero que faça sucesso!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!