Leitora Compulsiva

As Fases da Lua, uma coletânea de contos

As Fases da Lua Gutenberg Leitora CompulsivaTítulo: As Fases da Lua

Autoras: Bianca Briones, Leila Rego, Clarissa Correa, Liliane Prata e Jennifer Brown

Editora: Gutenberg

Ano: 2016

Páginas: 352

Sinopse: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




Em maio desse ano, fiz uma postagem anunciando o lançamento do livro “A Fases da Lua”, pela Editora Gutenberg. Na oportunidade, comentei com vocês que eu tinha recebido uma prova do conto da autora Bianca Briones e que tinha me emocionado muito com a história!!

Um mês depois, recebi um exemplar do livro e, como sempre, a primeira coisa que eu notei foi a qualidade da edição. Gosto muito dos materiais usados pela Gutenberg para a fabricação dos livros, principalmente porque valorizam as histórias contidas neles! rs…

Infelizmente, apesar da minha empolgação, eu tinha outros livros na fila e só agora consegui tempo para curtir esse livro por completo!!

As Fases da Lua Gutenberg Leitora Compulsiva

Sobre o que é ‘As Fases da Lua’?

‘As Fases da Lua’ é uma coletânea que reúne 5 contos de autoras já conhecidas do público brasileiro. Todos os contos são protagonizados por uma mulher e cada qual guarda relação com uma fase da lua: Crescente, Cheia, Minguante, Nova e também a misteriosa Lua Azul.

‘Caminhos Cruzados’, de autoria da Clarissa Corrêa, conta a história de Alice, uma mulher independente, viajada e bem sucedida, mas que guarda lembranças tristes em seu passado. Quando era adolescente, Alice vivia em uma cidade no interior de São Paulo, mas sonhava em morar na Capital, fazer faculdade e ganhar o mundo. Seu pai morreu quando ela tinha 10 anos e sua mãe sempre demonstrou preferência por Valentina, a irmã perfeitinha de Alice. Seu porto seguro de verdade sempre foi a Tia Antônia, que a ensinou muitas coisas e estava sempre lá quando ela precisava… Alice sempre gostou de se divertir e, mesmo às vésperas do vestibular, não perdia a chance de sair para dançar. E foi em uma dessas baladas que ela conheceu o Gustavo, vocalista de uma banda. Os dois se deram bem logo de cara e Alice se apaixonou pela primeira vez… Mas as coisas não saíram como o esperado!!

‘Algumas Coisas que Aprendi’, de autoria de Liliane Prata, conta a história de Lena, uma jovem professora de artes que vive um relacionamento bem esquisito com Du. O rapaz liga quando quer, ela sai correndo para encontrá-lo e depois ele desaparece… O que resta a Lena é fica perseguindo o cara nas redes sociais e surtando com cada curtida e comentário… Esse relacionamento está até mesmo atrapalhando a vida profissional de Lena, que sonhava com uma carreira de designer e ilustradora. Até seus amigos já estão de saco cheio dessa lenga-lenga de Du isso, Du aquilo. Mas então Lena é surpreendida com uma mensagem de Giulia, uma garota que era sua melhor amiga há nove anos e que foi morar na Itália. Giulia acabou de perder o pai em um acidente e, acreditando na antiga amizade, pede para Lena ir para a Itália. A ideia parece maluca, mas Lena decide ir e sua vida muda completamente!!

‘Se Você Pudesse Ficar…’, da Bianca Briones, conta a história de Bruna, que tem um relacionamento perfeito com seu melhor amigo de infância, o Gui. Os dois passaram muito tempo longe um do outro porque Gui viajou para estudar, mas nem por isso o sentimento entre eles mudou. Assim que Gui volta para o Brasil decide pedir Bruna em casamento. Eles estão noivos e fazendo planos para o casamento perfeito, mas o destino tem outros planos…

‘Minha Canção Favorita é Você’, da autoria de Leila Rego, traz a história de Dora, uma médica oftalmologista de 32 anos que, por causa de traumas do passado, decidiu abrir mão de relacionamentos… Dora dedica sua vida à carreira e aos estudos, deixando de lado os cuidados com o emocional! Mas então Dora viaja para a Bahia para participar de um congresso médico e acaba conhecendo um cara incrível que imediatamente mexe com seus sentimentos…

‘Oráculo Azul’, da autora americana Jennifer Brown, traz a história da jovem Destiny, que foi adotada por um casal após a morte de sua mãe biológica por overdose. A vida de Destiny não é fácil. Seus pais adotivos não são muito amorosos e fazem questão de fazer diferença entre ela e Ryan – que também é adotado – de seus filhos biológicos. Mas pelo menos Destiny tem um teto e comida na mesa…

O que esperar desse livro?

Eu sempre fui fã de coletâneas de contos e estava super animada para ler esse livro. Como recebi a prova do conto da Bianca Briones, ele foi o primeiro que eu li e me acabei de chorar. A história, apesar de curta, é bem escrita e muito emocionante!  Já fiquei imaginando que todos os contos do livro seriam arrasadores assim! Quando recebi o livro completo, fui toda cheia de expectativa ler os outros contos e acho que foi aí que errei… 

Logo de cara me decepcionei com os dois primeiros contos que, apesar de muito bem escritos, apresentaram protagonistas com as quais não senti um pingo de identificação. Tanto Alice quanto Lena me pareceram imaturas e forçadas demais… Eu quis socar a cara delas! Não consegui curtir a leitura porque peguei birra das protagonistas e queria que elas se dessem mal! (Afinal, desejar o mal para personagens de livros não é pecado! rs…). Alguma coisa muito sutil no estilo de escrita das autoras – que ainda não identifiquei o que é – me fez sentir como se eu estivesse lendo com o freio de mão puxado.

É claro que isso não significa, em hipótese nenhuma, que o trabalho delas não seja bom… É, como eu sempre faço questão de destacar, apenas uma questão de gosto e de identificação!!

Ah, mas uma coisa eu preciso dizer que me incomodou: no segundo conto há um comentário besta sobre advogados, sem qualquer propósito na história.  A garota conhece um cara super bacana e pensa: “que pena que ele é advogado”, “conheci um advogado que só falava de processos”. Que coisa mais besta e preconceituosa!!!!

Mas então veio o conto da Bianca Briones, que eu li novamente e me fez chorar novamente. Depois dele precisei dar uma pausa e esperei um dia até retomar a leitura! E então veio o conto da Leila Rego e eu adorei. A história é leve, divertida e romântica! A protagonista é interessante e talvez por ser uma mulher madura, consegui me identificar com ela!! rs… Para terminar veio o conto da Jennifer Brown que trata de um tipo diferente de amor. Apesar da história ser meio sem pé e nem cabeça, eu gostei da Destiny e curti o conto!

Na geral, gostei muito dos três últimos contos, então já acho que valeu a leitura!!!

Sobre os outros livros das autoras…

Clarissa Corrêa é autora de Para Todos os Amores Errados; Tudo que se perde, tudo que se ganhaUm Pouco Além do Resto; O Amor É PoáLiliane Prata é autora dos livros O Diário de Débora; O Diário de Débora 2; O novo mundo de Muriel; Uma bebida e um amor sem gelo, por favor; À revelia; Três viúvas; Sem rumo; Eu Odeio te Amar – Meu plano maluco para dar a volta por cima. Bianca Briones publicou a série Batidas Perdidas. Leila Rego é autora de Pobre Não Tem Sorte; Pobre Não Tem Sorte 2; Amigas (Im)Perfeitas; A Segunda Vez Que Te Amei e #Partiu Vida Nova. Jennifer Brown já teve dois livros publicados aqui no Brasil: Amor Amargo e A Lista Negra.

As Fases da Lua Gutenberg Leitora Compulsiva

29 comentários sobre “As Fases da Lua, uma coletânea de contos

  1. Daniele Sanches de Souza

    Bom dia, Camila!!!
    Acabei de comprar este livro. Ainda bem que 3 contos de 5 se salvam…kkk
    Quero autografar na bienal.
    Boa sexta!!!

    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Dani.
      Não desanime com o livro!!
      Eu sou um pouco crítica com o estilo de escrita que muitos autores nacionais utilizam… Talvez por isso alguns contos tenham me incomodado!
      Mas acho que a maioria dos leitores vai curtir!
      Beijos

  2. Tô Pensando em Ler (@leletapias)

    Adorei!!!

    Consegui finalmente resgatar meu livro. E olha, essa luta pelo jeito, vai valer muito a pena ♥ Tô doida pra ler os contos que faltam!!

    Também detesto esses comentários preconceituosos dos personagens, ainda mais se não tiver um motivo relevante pra isso.

    Bjks

    Lelê

  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Como sei que você é advogada, sei que te deixou irritada o comentário que a personagem criada pela Liliane Prata no conto dela fez sobre advogados. Isso não quer dizer que a autora não goste de advogados ou tenha preconceitos a eles (eu teria que conhecer ela pessoalmente para saber disso, é claro), mas há muita gente que só pensa o lado ruim da profissão e nem pensam que um dia vão precisar de um advogado.
    O bom é que teve contos que te tocaram muito, como o da Bianca, e que cada leitor vai se identificar com os contos que gostam mais.
    Ah, e pelo jeito, os livros de contos já estão virando uma moda por aqui! Até a Rocco vai lançar um com autoras nacionais! Espero que agora os livros de contos fiquem tão populares aqui quanto já são lá fora.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      É claro que eu não acho que a autora seja preconceituosa e nem nada. Mas esse tipo de comentário é tão besta e foi tão desnecessário, que já me fez pegar birra.
      Infelizmente eu estou começando a me incomodar com o estilo de escrita que os autores nacionais estão adotando, com o uso de descrições desnecessárias… Conhece o ditado “Quem fala demais, dá oi para cavalo”? Pois é… Sinto que alguns autores tem forçado um pouco na narrativa e se excedem em comentários desnecessários…
      Mas isso é uma questão de estilo!
      Tenho certeza que muita gente curte esse tipo de narrativa.
      Beijos

  4. Márcia Saltão

    Oi.
    A capa desse livro é muito lindinha! Ainda não li, mas gostaria, pois adoro contos. E parece uma leitura leve e divertida e com uma bonita mensagem. Se tiver oportunidade, vou ler sim. Adorei a resenha, muito bem elaborada e sincera. Obrigada. Beijos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia.
      Eu adoro coletâneas de contos.
      Acho que é uma forma de conhecer o trabalho dos autores e curtir diferentes histórias!
      Espero que tenha a oportunidade de ler!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Esse livro é bem legal.
      Adoro essas iniciativas das editoras com esses livros de contos!!
      Beijos

  5. lanawesley

    Quase não leio livro de contos, porém após ler um pouco sobre esse livro deu para perceber que a premissa das história são legais e divertidas, com certeza a leitura desse livro deve ser muito bacana, fiquei bastante interessada na leitura.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lana.
      Espero que tenha a chance de ler esse livro. Quem sabe você não pega gosto pelos contos?!
      Tem tantas coletâneas boas no mercado que vale a pena dar uma olhada!!
      Beijos

  6. Gláuce Volpi

    Contos… Gosto e desgosto… De a historia não cativo o conto é bom pq é curto, e eu não fico sofrendo para acabar ele… mas quando o conto é muito bom, eu sempre fico querendo mais, e quase nunca vai ter o mais… :/ … Mas eu sempre acabo lendo conto, mesmo sabendo que vou sofrer depois… Rsrsrs…
    Colocando esse na lista de livros de contos a ler…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Gláuce.
      Eu adoro contos porque podemos ‘experimentar’ o autor! rs… É uma espécie de amostra da escrita, então acho que é sempre uma forma bacana de conhecer o trabalho dos escritores. Uma pena mesmo é quando o conto é bom e a gente fica querendo mais! rs…
      Beijos

  7. Júlia Belo

    É tão gostoso saber que várias escritoras talentosíssima estão escrevendo esse livro juntas, sempre que me lembro desse livro acaba pensando em “Um Ano Inesquecível” que também reúne escritórias lindas <3

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Júlia!
      Já ouvi falar nesse livro, mas não tenho vontade de ler… Eu gosto da Paula Pimenta, mas não me animei a ler o livro!
      beijos

  8. Ana Lúcia de Paula Pires

    Eu adoro coletâneas de contos.A capa desse livro é muito linda! Ainda não li, mas gostaria, pois adoro contos. Parece muito bom além de contos prenderem a atenção e um tipo diferente de leitura me atrai muito..Espero poder ler…

  9. Cristiane de Souza

    Oi Camis…
    Gosto muito de coletâneas de contos e me lembro de quando você disse que havia recebido a prova de um dos contos…. A capa desse livro está linda e confesso que fiquei bastante curiosa sobre o conto de Bianca Briones, que promete algumas lágrimas… rsrs
    Amei o post… Espero poder ler o livro em breve…
    Beijinhos…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Eu já tinha chorado com o conto da Bianca quando recebi a prova.
      E então li o conto outra vez e chorei tudo de novo!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!