Leitora Compulsiva

Ally Carter – Em Queda Livre

Título: Em Queda Livre

Série: Segredos Diplomáticos

Autor(a): Ally Carter

Editora: Guarda-Chuva

Ano: 2015

Páginas: 352

Tradução: Renato Aguiar

Sinopse: Skoob

Onde Comprar o livroLivraria da Travessa, site da Editora Guarda-Chuva

***

No início desse ano, o pessoal da Editora Guarda-Chuva entrou em contato com o blog, questionando o meu interesse em fazer parceria com eles. Logo de cara fui fisgada pela informação de que eles pretendiam publicar um livro young adult de uma autora americana conhecida, mas pouco lida no Brasil. Ai ai… Foi nessa hora que a lombriga da curiosidade se agitou dentro de mim!! Sou uma fã declarada de Young Adult e não resisti em perguntar quem era a tal autora. A resposta? Ally Carter!

COMO ASSIM?? EU ADORO OS LIVROS DA ALLY CARTER!!!! 

Já tive a oportunidade de ler o Ladrões de Elite – da série Heist (que infelizmente foi abandonada pela Arqueiro) – e Escola de Espiãs, Espiãs Para Sempre e Espiãs Também se Enganam – da série Gallagher Girls. Gostei de todos os livros, principalmente das protagonistas adolescentes nada convencionais!! rs…

Não preciso nem dizer que topei a parceria na mesma hora e fiquei super feliz de poder participar da campanha de marketing para esse lançamento, com promoções bacanas nas redes sociais. Agora que o livro foi finalmente lançado, recebi um exemplar e a primeira coisa que percebi é que eles capricharam. O livro tem um acabamento de qualidade e foi impresso em papel pólen, que torna a leitura mais agradável aos olhos. Na capa mesmo a editora já colocou a informação de que o livro faz parte de uma série, para não pegar nenhum leitor desprevenido! Achei muito certo!!

11267427_853119874783152_676077680793634025_n

“Em Queda Livre” é o primeiro livro da série Segredos Diplomáticos e conta a história de Grace Blakely, uma jovem de 16 anos, filha de pai militar, que passou toda sua infância se mudando de uma base do exército para outra. Grace nunca teve um lugar que pudesse chamar de lar. Há três anos sua mãe morreu e seu pai está agora em missão no Oriente Médio, o que deixa Grace sem muita opção… Ela precisa se mudar para a casa do avô! Até aí, nada demais… O problema é que o tal avô é o embaixador dos Estados Unidos em Adria, um país (fictício) na Europa.

Essa mudança de Grace deveria ser uma oportunidade para ela começar uma nova vida e deixar o passado para trás. Grace tinha apenas 13 anos quando a mãe morreu em um incêndio em sua loja de antiguidades, mas Grace tem certeza de que não foi um mero acidente… Por muito tempo Grace tentou convencer as pessoas que a mãe foi assassinada por um homem misterioso com uma cicatriz no rosto, mas ninguém lhe deu ouvidos. Os médicos simplesmente afirmaram que ela estava sofrendo de estresse pós-traumático e que esse tal homem da cicatriz era apenas fruto da sua imaginação infantil.

Depois de três anos de remédios e terapias, Grace está pronta para voltar ao mundo real. Mas esse retorno será mais difícil do que ela imagina. A embaixada dos Estados Unidos em Adria, sua nova casa, está repleta de lembranças da mãe e não vai ser nada fácil se adaptar a uma vida de diplomacia. Cria do exército, Grace tem um temperamento forte e um comportamento rude, o que a transforma em um verdadeiro ímã para confusões. Só que qualquer confusão na Ala das Embaixadas, local da cidade onde se concentram todas as embaixadas, pode resultar em um incidente internacional.

Para ajudá-la na sua adaptação, a Srta. Chanceler recruta o jovem Noah – filho de mãe israelense e pai brasileiro – para ser o guia de Grace. O garoto tem uma excelente reputação e conhece como ninguém as regras sociais da Ala das Embaixadas. Mas sua missão não será nada fácil. Basta Noah levar Grace para uma festinha clandestina de adolescentes que a garota acaba pulando de um penhasco e invadindo o terreno da embaixada de um país hostil… Para piorar, o segundo evento social de Grace é um baile de gala no palácio e ela é obrigada a usar um vestido de princesa e se comportar como uma dama!

A situação de Grace complica ainda mais quando ela se depara com um homem alto, mal encarado e com uma enorme cicatriz no rosto. Ela tem certeza que está diante do assassino da mãe e agora precisará contar com a ajuda dos novos amigos de diferentes nações para capturá-lo e provar para todo mundo que não está louca. Mas será que não está mesmo?! rs…

Narrada em primeira pessoa, a história começa com a chegada de Grace à Embaixada dos Estados Unidos em Adria. Para explicar ao leitor mais sobre o passado de Grace, a autora usa e abusa das lembranças e diálogos internos da protagonista, o que propicia inúmeras reviravoltas ao longo da narrativa. Logo de cara temos a impressão que Grace foi negligenciada pelos adultos, que simplesmente não lhe deram ouvidos no momento mais traumático de sua vida. Os adultos da história parecem pessoas horríveis!! Mas aos poucos passamos a ter um quadro geral dos acontecimentos e percebemos que as coisas não são bem assim…

Como eu já conhecia o trabalho da autora, tinha uma certa expectativa, mas mesmo assim fui surpreendida com essa história. Ao mesmo tempo em que a autora repete a fórmula da garota de temperamento forte vivendo uma vida nada convencional, ela traz um elemento novo e intrigante: a dúvida sobre a sanidade da protagonista! Durante toda a leitura eu me perguntei se coisas realmente aconteciam daquela forma ou se aquela era apenas a maneira como Grace enxergava tudo! Passei o livro todo sem saber se deveria ou não confiar nela! hehehehehehe

Mesmo com um final plenamente satisfatório – e completamente inesperado – fiquei curiosa para saber mais sobre Grace e seus amigos. O cenário dessa história é muito bacana e imagino que a autora possa criar muita coisa interessante, que envolva questões culturais dos mais diversos países ali reunidos por meio de suas embaixadas. Até mesmo um possível romance entre Grace e Alexei, o rapaz da embaixada russa, pode ser mais explorado daqui para frente.Ainda não há nenhuma informação sobre o próximo livro, até porque esse primeiro foi lançado nos Estados Unidos em janeiro desse ano e aqui no Brasil agora em junho. Mesmo assim fico na torcida para que uma continuação saia logo! rs…

Apesar de ser um livro destinado para leitores mais iniciantes, a história tem um desenvolvimento intrincado! É uma história bem escrita e valeu mesmo a pena ter lido! Gostei bastante!! “Em Queda Livre” é um livro dinâmico e repleto de reviravoltas que atiçam nossa vontade de ler mais um pouquinho! Uma excelente estréia da Editora Guarda-Chuva no universo dos Young Adults, diga-se de passagem!!! rs…

em queda livre guarda-chuva leitora compulsiva

 

10 comentários sobre “Ally Carter – Em Queda Livre

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Eu adoro esse tipo de livro. Acho que no fundo o YA é meu tipo de livro predileto!
      Esse livro é muito interessante porque a autora encontrou uma maneira bem legal de misturar as culturas! Um dos personagens principais é filho de um brasileiro com uma israelense. Tem um momento em que ri bastante que é quando os jovens entram na embaixada do Brasil e o pessoal está vendo jogo de futebol! hehehehhe
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Gosto muito dos livros dessa autora.
      São bem adolescentes, mas gosto do fato dela explorar protagonistas nada convencionais!! Rs…
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi!
      Eu já nem me incomodo mais!
      Tenho tantos livros na estante que logo me jogo numa história nova e nem penso mais nessa angústia!! kkkk
      beijos

  1. Caroline Silva Rodrigues

    Minha gente, eu vou VICIADA em Ally Carter, e fiquei meio pirada quando largaram as séries dela! Quero muito terminar de ler Gallagher Girls, e Heist, e agora ela lança mais uma série linda! Já tô pirando aqui, quero muito! Vou ficar de plantão no blog pra seguir as novidades de Ally Carter. Parabéns e um xero

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Eu amo os livros dela e fiquei muito chateada pelas editoras não darem mais atenção às séries!
      Espero que essa seja publicada até o final!!!
      Beijos

  2. Jo e Isa Cruz

    Bom dia ! Tudo bem? Escrevo para pedir um “help” pois tenho certeza de que podera me indicar livros similares a serie Escola de Espias…minha filha de 11anos esta apaixonada e ansiosa…escrevemos p editora pedindo informacoes quanto a publicacao dos volumes 5 e 6…alem do 4.5, 5.5…
    Poderia por gentileza me dar um help…indicando leituras siMilares…condizentes com pre adolescentes…bjs e mto obrigada

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Olá, infelizmente parece que a galera abandonou mesmo a série Escola de Espiãs.
      Algumas séries que eu indico para essa idade são “O Diário da Princesa”, “Como Treinar o Seu Dragão”, a série “Rose”…
      Dá uma olhada porque acho que todas elas tem resenhas por aqui!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!