Leitora Compulsiva

ADOTE BIBLIOTECA – um projeto da Livraria Cultura que vale a pena divulgar!

 

Estava eu navegando pelo site da Livraria Cultura, quando me deparei com banner acima. Fiquei curiosa na mesma hora e cliquei para saber mais sobre isso. Como seria possível adotar uma biblioteca?

ADOTE BIBLIOTECA é o nome do projeto criado pela Livraria Cultura, em parceria com o POIESIS – Organização Social de Cultura, que visa angariar doações para bibliotecas de vários municípios brasileiros.

Vejam só o texto de apresentação do programa, que está disponível no site:

“O Brasil ainda é um país de poucas bibliotecas. Em pequenos municípios e muitas escolas públicas, as bibliotecas existentes há muito não renovam seu acervo. E assim, as possibilidades para criarmos um país de leitores ficam cada vez menores. No mundo contemporâneo não há cidadania plena sem o hábito da leitura, por isso precisamos reverter este quadro urgentemente. E você pode participar. Por meio do ADOTE BIBLIOTECA, um projeto da Livraria Cultura e da POIESIS – Organização Social de Cultura, você escolhe uma cidade ou uma escola pública, seleciona um ou mais livros e se torna parceiro deste movimento que quer tornar o Brasil um país de leitores. A Livraria Cultura cuida do transporte e reverte parte do valor total doado em mais exemplares para cada uma das bibliotecas adotadas.”

Para participar, basta acessar o SITE e escolher uma das bibliotecas cadastradas no projeto. Depois você será encaminhado para uma página contendo os livros que você pode escolher, dentre aqueles que a biblioteca está pedindo.

Após escolher o livro, basta efetuar o pagamento. A Livraria Cultura se encarrega da entrega do livro para a biblioteca que você determinou. Além de entregar os livros doados pelos consumidores, a Livraria Cultura ainda reverte parte do dinheiro que recebe por essas doações em mais exemplares para as bibliotecas.

Não é uma excelente idéia?

Eu sei que muitos leitores aqui do blog dependem das bibliotecas de suas cidades para ter acesso a bons livros e por isso fiz questão de divulgar esse projeto!!!

Se vocês conhecerem mais projetos como esse, peço que me mandem a informação para eu poder divulgar aqui!!

28 comentários sobre “ADOTE BIBLIOTECA – um projeto da Livraria Cultura que vale a pena divulgar!

  1. carolinaduraes

    Bom dia Camila! Adorei a iniciativa…. são esses tipos de projetos que promovem a cultura. Vive-se comentando que no Brasil são poucas as pessoas que tem o hábito de ler. E de certa forma, é verdade, porque nem todos tem condições de comprar os livros e as vezes, apesar da existência das bibliotecas nas cidades, o acervo é comprometido.

  2. VDC

    Têm muitos livros aqui em casa que eu não apreciei muito, e nem quero tê-los na coleção. Uns até mesmo comprei e nunca vou ler, por isso não vejo necessidade de possui-los… Vou dar uma olhada neste projeto. Além de fazer a diferença para alguns leitores, como você disse, Camila, é ainda melhor para nós!! Você se sente bem pela ação!! =)

  3. Melissa

    Iniciativa super legal! O Brasil não é um país de leitores e um dos fatores que contribui para isso é o preço do livro que por aqui é extremamente caro. Eu mesmo compro livros como “Jogos Vorazes” na Amazon.com por sete dólares e mesmo com a taxa de entrega internacional fica mais barato que comprar a edição brasileira. Mas nem todo mundo lêm em inglês, né?

    Vale muito a pena investir nesse projeto comprando livros contemporâneos porque de clássicos da literatura editados em 1970 as bibliotecas já estão cheias.

    Legal você postar isso aqui, Camis! Vou compartilhar no Facebook do Livros de Fantasia.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Mel,
      As pessoas só sabem reclamar dos problemas culturais do país!
      Infelizmente os livros no Brasil são caros porque a tiragem é muito pequena! Quanto mais exemplares são produzidos, mas se dilui os custos de revisão, diagramação, capa e direitos autorais! Sem contar que nós brasileiros reclamamos do preço, mas queremos livros de alta qualidade.
      Os americanos estão super acostumados com edições de qualidade inferior porque o que eles querem é somente ler a história e não colecionar os livros! hehehehe Na verdade, o que eles fazem é produzir dois tipos de livro: um com qualidade inferior e baratinho e outro mais caro, com bem mais qualidade!
      Aqui no Brasil isso não rola! Não temos consumidores suficientes. Como o povo não compra, a editora produz poucos livros e fica caro. Como o livro é caro, o povo não compra… E assim vai!
      Beijos

  4. Philip Rangel

    Cami, gostei demais dessa ideia. Ainda mais, quando tratamos em um país que o povo brasileiro não é tão chegado a leitura, apesar dessa realidade já ter mudado muito.

    Esse projeto está de parabéns, daí que criamos uma nova realidade em nosso país.

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Philip,
      Não adianta ficar sentado reclamando das adversidades da vida. As pessoas precisam agir!
      É por isso que acho muito bacana quando encontro um projeto como esse.
      Um exemplar a mais pode não parecer muita coisa, mas se cada pessoa que faz compras pelo site puder contribuir, já imaginou quantos livros a mais as nossas bibliotecas terão?
      beijos

  5. Juliana Pires

    Camila que ideia bacana!
    Valeu pela divulgação sem ela eu realmente não ia ficar sabendo. Vou ver se consigo participar, pois acho que o incentivo a leitura é muito importante. E quanto mais variedade maior o publico que a biblioteca atende.
    Beijos

  6. Sabrina Inserra

    Oi Camila!!!
    Nossa, muito legal mesmo o projeto!!!
    Vou colaborar, com certeza! 😉
    Adorei o post! Achei muito legal a sua iniciativa de divulgar um projeto bacana e pouco conhecido. Confesso que eu vivo no site da Cultura, mas nunca tinha reparado no banner (shame on me!).
    Beijos!!

  7. Carol D.

    Mila, muito bom o projeto. Uma pena não ter nenhuma biblioteca de Campinas fazendo parte do projeto da Cultura, pq só Deus sabe a situação da “variabilidade” de textos que encontramos por aqui. Só mesmo tendo a chance de visitar as bibliotecas das universidade – que são mais completas que a municipal. Adorei a sua iniciativa de dilvulgar aqui no LC. Vou passar o link adiante tbm 🙂

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Carol,
      Obrigada pela ajuda!
      Quanto mais gente ajudar na divulgação, melhor!
      Infelizmente as bibliotecas públicas não conseguem atrair o público porque muitos dos livros são antigos e estão em péssimo estado de conservação! Sem contar que a maioria não tem livros mais modernos, capazes de atrair os jovens! É uma pena!!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!