Leitora Compulsiva

A Sombra do Passado, de Sylvain Reynard

a sombra do passado sylvain reynard leitora compulsivaTítulo: A Sombra do Passado

Série: Noites em Florença #2

Editora:Arqueiro

Ano: 2016

Páginas: 304

Tradução: Santiago Nazarian

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




Em outubro a Editora Arqueiro anunciou o lançamento “A Sombra do Passado”, o segundo livro da série Noites em Florença, de Sylvain Reynard – que ficou conhecido aqui no Brasil pela Trilogia de Gabriel. Como eu venho acompanhando a série, não podia deixar de pedir um exemplar! Aproveitei que o livro chegou pouco antes da minha semana de férias e levei ele comigo na viagem…

a sombra do passado sylvain reynard leitora compulsiva

Sobre o que é “A Sombra do Passado”?

“A Sombra do Passado” é o segundo livro da série Noites em Florença e traz a continuação da história de Raven Wood, uma jovem que acabou se envolvendo com o misterioso William York – o poderoso vampiro que governa o submundo de Florença.

A série Noites em Florença começou com um livro introdutório chamado “O Príncipe das Sombras“, que fez uma ponte entre a Trilogia de Gabriel e essa nova série. Nesse livro, o professor Gabriel Emerson decidiu emprestar suas cópias do conjunto completo de ilustrações que o artista Botticelli fez sobre A Divina Comédia para a Galleria degli Uffizi e, junto com sua esposa Julia, compareceu ao coquetel de abertura da esposição. Mas sabia ele que o misterioso Príncipe de Florença estava decidido a matá-lo porque o considerava, de alguma forma, responsável pelo roubo de suas ilustrações centenas de anos antes! Mas apesar do desejo de colocar fim à vida de Gabriel, o Príncipe de Florença sofreu um atentado e o principal suspeito era o Príncipe de Veneza! Juntamente com os membros de seu conselho, o Príncipe de Florença precisou colocar fim à ameaça ao seu governo!

Apesar desse livro introdutório ter nos apresentado o tão misterioso Príncipe de Florença, foi somente no primeiro livro da série, chamado “A Transformação de Raven“, que fomos apresentados à Raven Wood, a protagonista dessa história.

Depois de finalmente ter ganhado a guerra contra o principado de Veneza, o Príncipe de Florença – cujo nome é William York – decidiu reaver suas preciosas ilustrações. Já de posse das obras, ele é atraído por gritos de uma garota com o aroma mais doce que ele sentiu em séculos! Raven, uma jovem restauradora da Galeria degli Uffizi foi atacada por três bandidos, mas o Príncipe decide salvá-la. A garota então acorda em seu apartamento e percebe que alguma coisa está errada… Ela então descobre que ficou desaparecida durante uma semana inteira e agora nem ao menos se parece com ela mesma! Na tentativa de descobrir o que está acontecendo, Raven se encontra com o Príncipe de Florença e sua vida vira de cabeça para baixo! Além de misterioso, o Príncipe é extremamente atraente e sedutor. Apesar de saber do perigo, de temer os seres do submundo e de odiar os planos do Príncipe, ela não consegue se manter afastada!

E agora chegamos ao segundo livro e o que encontramos é uma história muito mais cheia de ação. O romance entre os personagens está evoluindo, mas é claro que o fato dele ser um vampiro muito antigo e poderoso, enquanto ela é uma simples mortal não ajuda! William simplesmente não sabe como lidar com essa coisa de sentimentos. Ele bem que tenta fazer algo bom para Raven, mas as coisas não saem bem como ele imaginava.

Além de não saber exatamente como agir com Raven, William ainda precisa lidar com todos os problemas que estão atingindo seu principado. Ele sabe que existe um traidor e que as coisas não estão indo muito bem para o seu lado. Alguns recentes acontecimentos chamaram a atenção de seus mais cruéis inimigos: a Cúria – um grupo de humanos com habilidades especiais que caçam e aniquilam vampiros…

Lidar com tanta coisa ao mesmo tempo pode ser difícil até mesmo para o Príncipe de Florença!

O que esperar desse livro?

“A Sombra do Passado” é um livro muito mais cheio de ação que seus antecessores e estou gostando muito dessa trama. As intrigas e disputas de poder entre os vampiros são muito bem construídas e é bem interessante observar como o protagonista consegue se manter frio diante de todos os problemas. Afinal, não faria sentido um vampiro tão antigo e poderoso agir de forma impulsiva, ou se deixar levar por sentimentos tão humanos!! rs…

Apesar de gostar do caminho que a história está tomando, nesse segundo livro não consegui lidar bem com a Raven. Nesse segundo volume ela agiu como o exato oposto de William, ou seja, enfiou os pés pelas mãos, se deixou levar pelo desespero e tomou algumas atitudes bem burras… Se bem que acho que a intenção do autor era justamente mostrar essa diferença entre humanos x vampiros!! Será mesmo possível que dois seres tão diferentes possam ficar juntos?!

Enfim… Essa é uma série que pretendo acompanhar até o fim porque estou bem curiosa em relação a todo esse lance de disputa de poder. Várias revelações sobre William foram feitas nesse segundo volume e agora quero muito saber como tudo isso vai se desenrolar!!

Sobre o autor e seus outros livros…

Quase nada foi divulgado sobre a verdadeira identidade do autor por trás do pseudônimo Sylvain Reynard. Sabemos que ele é canadense, já escreveu vários livros de não ficção e tem um profundo interesse pela arte e pela cultura renascentistas. Mas, embora declare ser do gênero masculino, seus fãs têm uma forte suspeita de que na verdade S.R. seja uma mulher. Semifinalista ao prêmio de Melhor Autor e Melhor Livro no Goodreads Choice Awards de 2011, Reynard apoia diversas instituições de caridade e acredita que a literatura ajuda a explorar os diversos aspectos da condição humana, como o sofrimento, o amor e a redenção (*Fonte: Site da Arqueiro).

O primeiro trabalho de Sylvain Reynard publicado aqui no Brasil foi a Trilogia de Gabriel, composta pelos livros: O Inferno de Gabriel, O Julgamento de Gabriel e A Redenção de Gabriel. A nova série, chamada Noites em Florença, é composta até o momento pelos livros: O Príncipe das Sombras, A Transformação de Raven e A Sombra do Passado.

 

51 comentários sobre “A Sombra do Passado, de Sylvain Reynard

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Me lembro de ter lido que a trilogia O inferno de Gabriel nasceu como uma fanfic de Crepúsculo, mesmo que eu não consiga ter a noção de como isso ocorreu já que acho as tramas bem diferentes. Mas aqui vejo que não só Sylvain levo essa inspiração a sério, mas fez vampiros mais “reais”, próximos dos conceitos clássicos. Brilhantes mesmo, só nas maquinações e na frieza!
    O mais interessante é ver também não só referências a cultura e a história de Florença (que acabo chamando mais de Firenze depois de começar a assistir muitos programas italianos na TV), mas também à religião, já que cúria, nome dado a grupo que caça os vampiros na trama, é um denominação dos órgãos administrativos da Igreja Católica, existindo tanto a Cúria Romana, quanto as Cúrias Diocesanas. Apesar de que quando procurei na Wikipédia, também descobri que o termo Cúria era usado desde da Roma Antiga para denominar a reunião de algumas famílias sobre a chefia de um curião, que seria equivalente aos sacerdotes e xamãs em outras culturas.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Também não vejo nenhuma semelhança entre a Crepúsculo e O Inferno de Gabriel.
      Na verdade, a única coisa em comum é que ambos tem uma estrutura de “A Bela e a Fera”.
      Bom, sobre a interpretação de Sylvain sobre os vampiros, não tenho esse mesmo preconceito que você e acredito que, por se tratar de seres ficcionais, não existe uma descrição que seja mais “real” que outra, apenas algumas que sejam mais velhas e mais copiadas. Um jogo de RPG sobre vampiros que é super popular mostra inúmeras versões desses seres e é bem interessante de conhecer cada uma delas!
      Beijos

  2. Morgana Brunner

    Oiii querida, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, o enredo não me prendeu sabe? Mas, confesso que fiquei apaixonada pela sua resenha, gostei dos quotes escolhidos e da forma que expôs sua opinião.
    Beijinhos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Morgana.
      Pena que essa história não é pra você! Mas entendo completamente!
      Só não entendi o negócio do quote!
      beijos

  3. Daniele Vieira

    Olá
    Adorei sua resenha, colocar um pouco dos livros anteriores ajudou muito para que eu entendece mais do mundo da série. Mas infelizmente tive uma péssima impressao do primeiro livro lendo diversas resenhas e estou com um baita pé atras com a série =/

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Dani.
      Que bom que ajudou.
      Nunca é fácil falar de uma continuação sem lembrar do que rolou nos livros anteriores!
      beijos

  4. Rosana Gutierrez

    Oie Camis
    Eu recebi o livro e acabei me enrolando e não li ainda.
    Adorei sua resenha, ainda mais que temos o gosto parecido para livros hehhe
    E sendo em Florença, já me ganha 50%, com história legal, aí não tem erro.
    Bjsss

  5. Caty Reis

    OÁ, EU gosto da autora desde o Inferno de Gabriel. Gosto do trabalho de pesquisa com os clássicos que ela faz e o fato desse livro se passar em Florença me deixou bastante animada. Pretendo ler em breve. Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Caty.
      Realmente o trabalho de pesquisa do autor é impecável!!
      Eu gosto particularmente das menções às obras de arte!
      beijos

  6. Márcia Saltão

    Oi!
    Nunca li nada do autor, mas quem sabe eu me anime, um dia desses.
    O Inferno de Gabriel, a premissa nunca chamou minha atenção, mas essa série já achei mais interessante. E por tudo que você comentou, realmente parece ser uma boa leitura.
    Resenha muito bem elaborada, como sempre.
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia.
      O que mais gosto desse autor é que ele constrói suas histórias em torno de lugares reais, obras de arte, galerias…
      É muito interessante poder acompanhar a história e ainda aprender muita coisa interessante!
      Beijos

  7. Mariana

    Oi,tudo bom?
    Não conhecia o livro nem a série que ele pertence. Gostei muito da temática e acredito ser um livro que eu leria.
    Amei a resenha!

    Beijos:*
    Treslivrolatras.blogspot.com

  8. Fabrica Dos Convites

    Oi Camis, também estou adorando esta série, mas ao contrário de você, gostei da Raven neste volume. Ok, concordo que algumas ações foram burras, mas achei que se encaixou no enredo. Só espero que o próximo livro não demore, pois estou morrendo de curiosidade.
    Bjs!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Sorte a sua que gostou da Raven!
      Eu desanimei com algumas burrices dela!! kkkkk
      Também espero que o próximo livro chegue rápido!
      beijos

  9. Beta Oliveira

    Oi, Camis! A série “Noites em Florença” é meu primeiro contato com o autor – ainda não li a trilogia do Gabriel – e estou adorando. Para você ter ideia, nem sou tão fã de histórias de vampiros, mas não consigo parar de ler os livros. Sou absolutamente apaixonada por Florença, então foi uma combinação que deu certo. Adorei a personalidade forte e apaixonada de Willian. E também passei raiva com a Raven e com a irmã dela neste livro. Tem limite pra teimosia, né?
    Agora, quero muito ler O Romano e ver como a série termina!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Beta.
      Fiquei surpresa com o final do livro e estou doida para ler o final dessa história também!!
      Que bom que está curtindo essa história! Mas vamos combinar que a irmã da Raven é chata demais, né?! rs…
      beijos

  10. Beatriz Andrade da Silva

    Há algum tempo que eu tenho curiosidade com os livros dessa série e acredito que cada um deles vai me agradar bastante. Esse eu acho que seja um dos melhores mas que tem alguns pontos que talvez não agradem tanto. Gostei de conferir sua opinião sobre a obra.

  11. World Of Make Believe

    Ultimamente ando bem curiosa para ler A trilogia do Gabriel. Bateu meio que do nada, tava um dia desses olhando no amazon e me ocorreu que eu devia me aventurar nessa trilogia e agora me deparo com esse super poste falando sobre a nova trilogia do autor e comentando sobre o segundo livro. Admito estou curiosa demais para conhecer a escrita e mesmo não sendo uma fã também desconfio que seja uma mulher!!!

    Beijos e até logo! 😉

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Comecei a ler a Trilogia de Gabriel quando o terceiro livro estava sendo lançado, então foi ótimo poder ler toda a história de uma vez!
      Se você se animar, faça isso também! Estou penando por ter que esperar os livros dessa nova trilogia! hehehehe
      Beijos

  12. Leticia Golz

    Oi, tudo bem?
    Já ouvi bastante elogios quanto ao livro e a série. Fico feliz que esteja gostado. Eu particularmente gosto de obras com intrigas, mas o meu problema é com os vampiros. Nunca consigo gostar muito de tramas assim. Mas achei muito válida sua dica para quem curte esse estilo de livro. Parabéns pela resenha.

  13. denisedimerb

    Mas gente!!!!

    Jamais imaginei que era esse o tema desse livro! Nossa, eu adoro os vampiros. Adoro ler sobrenatural e afins e lendo a sua resenha, maravilhosa por sinal, percebi que me enganei completamente sobre o tema desse livro…nossa…estou perdendo tempo….

    Bjs…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Denise.
      Infelizmente essa série não ganhou muito destaque e acho que pouca gente ficou sabendo do que ele tratava!
      que bom que pude ajudar! rs…
      Espero que tenha a chance de ler!
      Beijos

  14. Paulo Rafael Botter Franco

    Olá! Por conta da sua resenha já fiquei com vontade de ler essa obra, confesso que não sou muito chegado em histórias de vampiros, mas você dividiu sua resenha tão perfeita que me convenceu e vou dar uma chance para esse livro.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Paulo.
      Que bom que pude te apresentar esse livro!
      Espero que goste da leitura se tiver a chance de ler!
      beijos

  15. Kamila Villarreal

    Olá!

    Como assim Sylvain é homem? Podia jurar que era mulher… Tá, isso não vem ao caso. Sobre a obra, ela não me atraiu muito. Por mais que eu ame a Itália, essa trama não me cativou a ponto de arriscar a leitura. Mas vai que, em outro momento, eu arrisque?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      Na verdade, Sylvain Reynard se apresenta como um homem, mas ninguém conhece sua verdadeira identidade e muita gente especula que quem escreve as histórias seja uma mulher. Eu confesso que tenho as minhas dúvidas!! rs…
      Uma pena que a história não te atraiu.
      beijos

  16. São Tantas Coisas

    Olá, como a leitora disse acima, pensei que era uma autora, e não autor..rs
    Agora sobre o livro, apesar de não gostar muito de trama envolvendo vampiros e tudo mais, fora House Of Night, gostei de ver pelas suas impressões que está série contém muita ação e muitos momentos tensos. Isso deixa a leitura melhor, e até posso começar a ler, quem sabe eu também não goste.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Mairton.
      Bom, ninguém sabe a verdadeira identidade de Sylvain Reynard, então pode até ser uma mulher!
      Você curtiu HON? Eu estava gostando, mas acabei abandonando no meio do caminho porque enjoei!
      Essa é uma história de vampiros mais adulta!
      beijos

  17. rudynalva

    Camila!
    Um dos seres sobrenaturais que mais gosto são os vampiros e essa é uma das séries que gostaria de acompanhar, porque além de toda ação que comentou, tem o romance e o romance entre vampiro e humano é sempre intenso, carregado de sentimentos verdadeiros e profundos.
    “O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy

    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rudy.
      Eu adoro vampiros também, mesmo que a tal modinha já tenha passado!
      É sempre bom encontrar novas histórias com esses seres!
      Espero que tenha a chance de ler essa série!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ana.
      Se você gostar de romances, vale a pena conhecer a Trilogia de Gabriel, desse mesmo autor. Essa pelo menos não tem seres sobrenaturais! rs…
      beijos

  18. caroolkilljoy

    Olá, tudo bem? Então, eu já li Inferno de Gabriel e confesso que não fui muito fã desse livro. Adorei a parte sobre Dante, porém quando chegamos no romance já é outra história. Isso me desanima muito a ler qualquer outro livro do autor, mesmo sendo mil vezes recomendado. Quem saiba um dia eu mude de opinião, mas por enquanto passo a leitura.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Quando a gente lê um livro de um autor e não gosta, acho difícil mesmo ter vontade de ler outro!
      Eu tenho vários autores na minha “black-list”! kkkkk
      Beijos

  19. Cristiane de Souza

    Oi Camis….
    Sua resenha ficou incrível, mais uma vez… Parabéns!!! Mas infelizmente a obra não chamou minha atenção… Não curto muito leituras com vampiros… Enfim…. Quem sabe um dia eu dê uma chance a essa leitura…
    Beijinhos…

  20. Livros & Tal - Ana.

    Olá, tudo bem?

    Ok, preciso confessar: Tenho os livros do Gabriel na estante, mas nunca os li, tenho o primeiro dessa série, Noites, também nunca li, nunca li nada do autor… ganhei os livros, os coloquei lá e lá eles estão até hoje. Lembro que na época do lançamento esses livros viraram febre, os do Gabriel, não sei, mas acho que isso que meio que me fez perder o interesse – rs. Bom, adorei poder conhecer um pouco mais do autor e de A Sombra do Passado, gostei da questão de Vamp x Humano, bem, só lendo, né? Quem sabe mais pra frente…

    Beijo!
    Ana.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ana.
      Sei bem como é ter uma porção de livros na estante, mas não ter tempo para ler tudo!
      Espero que um dia você se anime a dar uma chance!
      Beijos

  21. Mayara Milesi

    Que lindaaaaaaaaaa essa capa!!
    Sou completamente apaixonada pela escrita desse autor misterioso desde os livros da trilogia do Gabriel.
    A falta de tempo me impossibilitou ainda de ler o primeiro livro dessa trilogia, mas eu li o Principe e eu simplesmente AMEI… Não vejo a hora de me aprofundar e matar a minha curiosidade de ver que o Sylvain escrevendo sobre os vampiros…

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Mayara.
      Essa nova história é super bacana e é uma das coisas mais legais é a participação do Gabriel, que volta e meia aparece na história! rs…
      Beijos

  22. krisnamara

    Camila, tudo bem?

    Vou te confessar uma coisa, desde O inferno de Gabriel, fiquei meio resistente a esse autor. Achei o seguinte: ele escreve bem, e na trilogia que citei ele tinha todos os elementos pra fazer um trabalho espetacular (muita gente na verdade acha que ele conseguiu essa proeza), mas pra mim foi difícil. Abandonei ainda no livro um porque achei uma leitura chata e arrastada, me cansou e deu sono.

    Você acha que, mesmo que eu tenha tido essa impressão com O inferno de Gabriel, vale a pena ler essa série nova?

    Beijo

    Leitoras Inquietas

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: